30/01/2008

* 2008 - REUNIÃO DA CODEPA

CODEPA - Comissão de Direito e Defesa dos Portadores de Deficiência e Patologia do Vale do Itajaí) - 1ª reunião de 2008 - 29/01/2008
Referente à reunião com a SETERB no dia 21/12/07.
Foi convocada uma reunião extraordinária da CODEPA, para informar as ong´s, os assuntos tratados com os representantes da SETERB, senhores Roberto Tribess (diretor de transporte), Isaias Isidoro (gerente) e Rinaldo Costa (fiscal) sobre transporte especial, participou na ocasião a presidente da CODEPA e ABLUDEF a srª Maria Helena Mabba, a presidente da APAE srª Lorena , a assistente social da ABLUDEF srª Dalva Day e o advogado srº José Morarim.Também, foi colocado a necessidade de cada entidade indicar duas pessoas para representá-las na visita agendada para o dia 07/02/08 a Joinville,para verificar o serviço de transporte especial . Foi colocada em pauta que cada entidade que tenha associados com necessidades especiais para fazer o mais breve possível à listagem dos mesmos e enviá-la a SETERB, para que possam estar viabilizando o agendamento para o transporte especial. Daremos inicialmente preferência às pessoas que necessitam transporte para tratamento médico, para fase escolar e para o mercado de trabalho, posteriormente ampliarão para outros serviços. Outra pauta foi a indicação dos representantes na área de habitação, foi indicado o srº Sergio Soares como titular e srº Rogério Néri de Souza como suplente, para o Conselho Municipal da Habitação. Foi repassada para as entidades a necessidade de indicar dois representantes para a COMTRABLU, Comissão de transporte de Blumenau sob a lei nº 670 de 18/12/07, ainda não tendo indicadores.
Nesta reunião foi indicada a senhorita Adriana Bollmann (secretaria da CODEPA e da AFISVALE - Associação dos Fissurados do Vale do Itajaí como suplente da Assistente Social da ABLUDEF senhorita Tânia Regina Moraes para o CMS – Conselho Municipal da Saúde.



Que saber mais sobre este tema?
Clique nos links abaixo:


* ONIBUS ADAPTADO – 2008
* REUNIÃO EM JOINVILLE – 2008
* REUNIÃO DA CODEPA – 2008
* MICROONIBUS ESPECIAIS - 2007
* NA CIDADE SEM MEU CARRO – 2007
* Reunião com a Seterb Área Azul – 2007
* Reunião com a seterb – 2007

29/01/2008

* 2008 - MAIS UMA ETAPA DO SONHO

Em continuidade da realização do grande sonho “AG – GARCIA”, foi assinada no dia 29/01/08, a ORDEM DE SERVIÇO pelo prefeito João Paulo Karan Kleinubing, e a secretária da saúde Drª Elisabeth Ternes Pereira, para a construção do Grande Ambulatório Geral do Garcia. A solenidade foi prestigiada pela comunidade que juntamente com a Comissão Especial em Pról da construção do AG GARCIA, que lutam pela melhoria da saúde do Grande Garcia.
Como representante da ABLUDEF e do CMI, também faço parte da Comissão Especial em Pról da Construção do AG GARCIA, observo principalmente a acessibilidade, tanto no que se refere aos PDF (Pessoas Deficientes Físicas) como também pessoas idosas. Outra observação é quanto à necessidade de uma lanchonete ou mini restaurante, para que possa atender as pessoas que querem fazer um lanche , ou mesmo as crianças enquanto aguardam atendimento médico. O restaurante estaria não só atendendo as futuras instalações do grande AG-GARCIA, como a atual CASA BRASIL e a Secretaria Distrital, onde passam diariamente um grande número de usuário a serviço no bairro.
Fotos/Arquivo: Dalva e Adalberto Day

24/01/2008

* 2008 - REUNIÃO NA SEDE DO SEMUS

No dia 24/01/08 (quinta feira), na sede do SEMUS – Secretaria da Saúde, as 10hs, realizou-se reunião com a secretária da saúde Drª Elizabete Ternes Pereira, Engª. Sandra e o Diretor Dr. Marcelo Lazarin e o Sr. Caleb Zanis, representando o Gabinete do Prefeito, com a Comissão Pró-Construção AG Garcia, representada por Carlos Alberto Salles de Oliveira (Presidente da Comissão Pró-Construção AG GARCIA), Adalberto Day (historiador e pesquisador da historia do Grande Garcia), Dalva Day (Assistente Social da ABLUDEF) Diana E.Salles de Oliveira , e Luiz C.C.Rebellato ( presidente do Conselho Municipal de Saúde).
A secretaria da saúde colocou na reunião que a empresa NAKAZIMA Engenharia Ltda de Florianópolis ganhadora da licitação, foi cancelada sua atuação e que no dia 29/01/08 (terça feira), as 19hs ;o senhor prefeito João Paulo Karan Kleinubing irá assinar a ordem de serviço, no local das futuras instalações do novo AG Garcia, prédio da antiga cantina/salão da Artex.
Outro ponto positivo da reunião foi à garantia da transferência do atual AG, até meados do mês de agosto.
A Obra será realizada em duas etapas da seguinte forma: a primeira etapa será realizada de “forma acelerada”, e terá tudo que um Ambulatório Geral necessita, mais a parte Odontológica e de psicologia, hoje localizada nas imediações da Rua Capinzal, complementando, com um Posto de coleta para exames. Será um espaço correspondente a 1070 m² e funcionará completamente isolada do restante da construção. A segunda etapa será realizada de forma mais lenta, totalizando após a construção concluída um espaço de 2000 m² de área e será o maior e mais moderno da cidade de Blumenau.
Fotos arquivo: Dalva e Adalberto Day

23/01/2008

* 2008 - INAUGURAÇÃO DA NOVA UNIDADE DA CASA BRASIL

Como representante do CMI - Conselho Municipal dos Idosos de Blumenau, e assistente social da ABLUDEF , recebi convite para representar as entidades na inauguração da Unidade do Projeto Casa Brasil, hoje dia 23 de janeiro de 2008, as 19 hs, na sede da Secretaria Distrital do Grande Garcia, sito a Rua Progresso, 167 no Bairro Progresso.
CASA BRASIL é um projeto interministerial do Governo Federal, apoiado por órgãos públicos, bancos e empresas estatais tendo com objetivo principal ampliar a inclusão digital, a cidadania, a cultura e o lazer às comunidades locais.
Neste espaço começará a funcionar :
TELECENTROS: são espaços de inclusão digital e social que visam universalizar o acesso público, livre e gratuito aos meios, ferramentas, conteúdos e saberes através das tecnologias da informação e da comunicação.O acesso à internet para um Telecentro é tão importante quanto os livros para uma biblioteca.O telecentro, faz o papel de uma biblioteca pública , de uma sala de aula, dando oportunidade aos jovens pesquisarem a historia de sua cidade, seu bairro, sua comunidade dando apoio às pessoas que hoje não têm recursos para comprar um computador.
AUDITÓRIO sala com espaço para, no mínimo, 50 assentos, equipamentos para áudio e vídeo com caixas acústicas, tela de apresentação e canhão de projeção de imagens. Servirá para reuniões da comunidade, apresentação de palestras, filmes e demais usos adequados a um auditório de pequeno / médio porte.
SALA DE LEITURA Neste espaço serão organizada rodas de leitura visando incentivar este hábito. Também haverá a organização de encontros de poesias, leituras dramáticas de peças teatrais e textos escolhidos pelos educadores locais.
ESPAÇO MULTIMÍDIA (para o meio do Ano) Esse espaço visa, não apenas a eficácia social e cultural, mas também a sustentabilidade e o estimulo de visões criticas sobre cultura, trabalho, produção de conteúdo e gestão da própria vida. Uma oficina é composta por membros que promovem a identificação do grupo com uma tarefa criativa dentro de uma dinâmica emergente de aglutinação por interesse. Cada uma das oficinas deve ser alocada em um espaço/laboratório. O projeto concebe a existência de 8 (oito) oficinas. São elas:
-Auditório (Oficina Social);
-Oficina de Texto;
-Laboratório Gráfico;
-Laboratório de Vídeo;
-Laboratório de Áudio;
-Laboratório de Rádio;
-Laboratório de Reciclagem;
-Laboratório Hacker.
LABORATORIO DE INFORMATICA E LABORATORIO DE DIVULGAÇÃO DA CIENCIA
O PROJETO CASA BRASIL propõe dois tipos de laboratórios:
Laboratório de Informática (montagem e manutenção de equipamentos de informática);
Laboratório de Divulgação da Ciência.
O Laboratório de Informática ensina a montagem e manutenção de equipamentos de informática com a função de oferecer à população a possibilidade de conhecer o funcionamento eletro-eletrônico dos equipamentos de informática (hardware), aprofundando o processo de inclusão digital e preparando os jovens para o mercado de trabalho.
O Laboratório de Divulgação da Ciência são espaços destinados à popularização e disseminação da ciência em todo o território nacional, e possuem a missão de divulgar a ciência através da técnica, da cultura e da arte.
OFICINA DE RÁDIO

Oficina de Rádio é um tipo especial de emissora de rádio FM, operada em baixa potencia e de cobertura restrita, criada para propiciar informação, cultura, entretenimento e lazer às comunidades.
Ao ver concluída mais uma unidade da CASA BRASIL , acredito que o deficiente físico ao ter acesso a internet, terá mais facilidade em adentrar ao mercado de trabalho, no momento que este tenha acesso à informação, à cultura, ao lazer e à pesquisa.
O Decreto nº 5.296 (decreto de acessibilidade), garante a inclusão social de pessoas com deficiência as atividades de sua comunidade. De acordo com a legislação do Ministério do Trabalho, empresas com mais de 1 mil funcionários são obrigadas a ter pelo menos 5% de deficientes em seu quadro de funcionários. Há, inclusive, multa de R$ 5 mil prevista para cada funcionário deficiente que as companhias deixarem de contratar. Mas, na prática, a lei é pouco aplicada. Fazer valer a lei já é um bom começo para mudar esse quadro.
Conforme dados da ONU, há cerca de 650 milhões de portadores de deficiência no mundo , aproximadamente 10% da população mundial, (80%) dos deficientes vive nos países em desenvolvimento, 20% das pessoas mais pobres do mundo têm deficiências. A sua marginalidade se reflete nas crianças, onde 90% dessas crianças com deficiências não freqüentam a escola.
CASA BRASIL - Atendimento começa dia 28, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O acesso livre será de 28 de janeiro a 15 de fevereiro. Informações pelo telefone: 3326-6007 ou no endereço: Rua Progresso, 167, Distrito do Garcia.

20/01/2008

* 2008 - O direito ao Conhecimento

A primeira unidade do projeto Sesi Indústria do Conhecimento do país foi inaugurada no dia 11 de junho de 2007, dentro da empresa COTEMINAS, indústria do ramo têxtil, em Blumenau. Essa parceria trás a comunidade do Distrito do Garcia a oportunidade de ter uma biblioteca pública, espaçosa com cerca de 1.500 (mil e quinhentos) títulos de livros, CDs, DVDs e 10 (dez) computadores para pesquisa na internet para os colaboradores, suas famílias e comunidade. O projeto é uma iniciativa do Sesi em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/MEC, empresas e instituições públicas e privadas. Esse é o mais recente dos projetos implantados pela COTEMINAS em Blumenau, com parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e se chama Indústria do Conhecimento. A biblioteca pública mantida pela empresa COTEMINAS, fica localizada próximo ao Terminal Urbano Garcia. Basta ir até a portaria da empresa se cadastrar e ter acesso ao Mundo do Conhecimento. A biblioteca está disponível para todos, tem rampa de acesso, banheiro adaptados, seguindo as normas da ABNT. O Decreto nº 5.296 (decreto de acessibilidade) garante a inclusão social de pessoas com deficiência às atividades de sua comunidade. Dando direito a pessoa com deficiência acesso a leitura e a pesquisa na internet. No dia 18 de janeiro, fui visitar o local, representando a ABLUDEF, como assistente social, e pude constatar a funcionalidade do ambiente, dando acesso aos idosos e PPDs, a biblioteca.
DECRETO Nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004. - Publicado no D.O.U. de 3.12.2004. Regulamenta as Leis nºs 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
Foto: Família Day

16/01/2008

2008 - FINAL DE FÉRIAS

Timbó conhecida como a Perola do Vale, beleza, tranqüilidade e qualidade de vida, com aproximadamente 33 mil habitantes. Essa Perola do Vale fica ao sul de Santa Catarina, tem como origem italiana, alemã.
Conforme o site da prefeitura de Timbó, ela é classificada pela ONU como a 10º melhor cidade do país para morar. Economicamente ocupa o 14º posto de arrecadação do estado de Santa Catarina.
O índice de analfabetismo é de apenas 1,9%, sendo Timbó, em nível estadual, a 3º cidade em qualidade de ensino.
Timbó foi fundado por Frederico Donner, imigrante alemão, em 12 de outubro de 1869; data em que construiu sua moradia e a primeira casa comercial às margens do rio Benedito.
Sua emancipação política se deu pelo decreto estadual nº 527, de 28 de fevereiro de 1934, criando o município de Timbó. Sua instalação deu-se em 25 de março de 1934.
O termo Timbó é a designação comum a várias plantas das famílias das leguminosas das sapindáceas, geralmente as com casca e/ou raízes que possuem uma seiva tóxica.Contudo, o termo pode remeter mais especificamente à árvore chamada de Piscidia erythrina, da subfamília papilionoídea, nativa da Martinica. Essa espécie também possui casca utilizada para tinguijar, além de flores brancas com pintas purpúreas e vagens lineares.
Passei uns dias das minhas férias nesta Peróla, onde um pedacinho do meu coração ficou morando lá. Como dizem “filhos nascem e damos asas para voar”, e temos que continuar a aplaudir e deixá-los fazerem seus ninhos pelo mundo. Essa é a continuidade da vida.
Imagens da cascatas de água da TAPYOCA em Timbó fotos muito belas feita da nossa visita em 15 e 16 de janeiro de 2008. Informações pelo site da prefeitura de Timbó: http://www.timbo.sc.gov.br/historico
Related Posts with Thumbnails