27/10/2008

* 2008 - GRUPO DA MELHOR IDADE 24/10/08

Precisamente ás 13h30min foi aberto o 10º encontro do GRUPO DA MELHOR IDADE, na sede da ABLUDEF. A coordenadora do evento a assistente social Dalva Day, junto com a madrinha a assistente social Tânia Regina Moraes, deram as boas vindas aos idosos. Compareceram ao encontro 28 idosos, dos que é 53 composto o grupo. Foi realizada uma dinâmica com o tema “Abraçar o amigo”, pela T.O Mariana, onde todos os idosos, profissionais e voluntários puderam interagir, cantando e abraçando conforme a música.

A seguir foi comunicado aos idosos sobre a saúde de dois idosos que participam do grupo, a senhora Rosalina e seu Jeremias. A idosa senhora Rosalina, esposa do senhor Paulo Teodoro da Silva, foi acometida de 2 A.V.Cs, (Aneurisma Vascular Cerebral) no mês de outubro , conforme relato do seu esposo. Ela está se recuperando na casa da filha. O associado senhor Jeremias Neto, também foi acometido de 02 A.V.Cs ( Aneurisma Vascular Cerebral) estando acamado e em casa de sua filha. Sua recuperação está acontecendo muito lentamente, o idoso tem 83 anos. Após os relatos sobre os idosos acamados, sempre é colocado aos grupos, questões referente o Estatuto do Idoso. Os profissionais têm o dever de simplificar as informações e orientações para o público atendido. Uma das questões abordada foi sobre a segurança que os idosos necessitam, quando buscam seus proventos junto aos caixas de banco. Enfatizamos a necessidade dos idosos estar acompanhados com algum familiar, pois há muitas denúncias de assalto nos primeiros dias do mês.. Dos presentes ouve comentários diversos em relação a caso de assalto á idosos. Foi colocado que devemos nos adaptar ao crescimento do município, pois quando eram jovens, a segurança era bem melhor. Todos eram vizinhos antigos, hoje a realidade é totalmente o inverso, a cidade cresceu, temos um contingente de pessoas novas.

ASSINATURA DO LIVRO DE PRESENÇA

Em todos os encontros é passado aos presentes o livro de assinatura referente o encontro, além de ser necessário para a instituição comprovar os atendimentos deste público, a coordenadora tem maior visibilidade no final do encontro para contabilizar. A ABLUDEF tem como projeto principal “Reabilitação e inclusão” das pessoas com deficiências, são realizados mensalmente atendimentos em diversos grupos como: Reabilitando para a vida – Grupo de Integração – Grupo de Informática – Mercado de trabalho – Grupo de Adolescentes – Grupo Ciranda, Cirandinha para crianças de 0 a 6 anos – Educação do Ceja – Alfabetização – Grupo de famílias – Grupo de mulheres e Grupo de Idosos entre outros.

Após reforçar os avisos, realizou-se a DINAMICA sobre formar palavras do alfabeto sobre – FRUTAS – CIDADES – NOMES ( feminino e masculino).Essa dinâmica tem como objetivo, estimular o funcionamento do raciocínio rápido e interagir com todos os idosos. Os idosos em casa gostam de responder as questões apresentada pelos diversos programas de TV, onde mostram em alguns, jogos de soletrar, adivinhações. Adaptamos para o grupo letras do alfabeto mais comuns, para a realidade deles. Mostramos o quanto é difícil às pessoas, mesmo jovens quanto estão disputando prêmios em dinheiro e erram com facilidade, e nós enquanto telespectadores achamos que seria fácil para responder, mas quando estamos na disputa nos dá o tal de "BRANCO " na memória e as vezes esquecemos até palavras que usamos no nosso dia a dia. Neste momento formamos grupos com14 pessoas Equipe A e 14 na Equipe B, comandada por profissionais e voluntários, os idosos competiram com bastante dinamismo. Após a competição foi anunciado os vencedores a equipe B, com o placar de 9 a 7, apesar de pedir para continuarmos a competição sabemos que devemos estimulá-los aos poucos, prometemos retornar em outra oportunidade.
Em seguida foram repassados outros informes e retornamos aos lembretes para que ficassem bem esclarecidas as nossas prioridades para o próximo encontro em novembro. Foi perguntado aos idosos sobre o “AMIGO INVISIVEL” que é realizado sempre no ultimo encontro, quais as mudanças que poderíamos estar fazendo para melhorar a dinâmica do presente invisível. Todos pediram que retornássemos a escolha do amigo somente no dia da entrega do presente, pois como temos idosos que esquecem ou mesmo por motivo de doença faltam ao encontro, temos idosos que recebem o presente e não tem a quem entregar pela falta do seu amigo. Também pediram que os presentes ficassem em torno de R$5,00 reais, já que trabalhamos com pessoas que recebem 01 salário ou mesmo o BPC. Sugestão aceita.
Sobre candidatas e candidatos a Rainha e Rei , todos os associados idosos do Grupo da Melhor Idade, concorrem ao pleito . Percebemos que mesmo os mais tímidos, querem disputar. Solicitamos aos idosos que a “ELEIÇÃO 2008 ” , que todos façam sua propaganda até o dia 28 de novembro dia da eleição, quando estarão disputando os cargos de RAINHA – REI – 1 ª e 2ª princesas - 1º e 2º príncipes. Foi sugerido ao grupo para analisar com sabedoria quem deve representa-los, que sejam pessoas idosas pertencentes ao grupo, que represente a entidade quando solicitada, que seja simpática, atuante junto ao grupo, amiga(o), companheira(o), fale bem da entidade ABLUDEF.
A próxima DINÂMICA foi sobre JOGOS COM BOLAS.
A dinâmica das “bolas” consistia que todos os 28 idosos fossem divididos em 14 pessoas para cada grupo, formando duas equipes A e B. A equipe “A” era liderada pela assistente social Tânia e com assessoria do Alairton (Associado), a equipe “B” liderada pela assistente social Lenira e assessorada pela T.O. Mariana, e a presidenta Maria Helena e a assistente social Dalva monitoravam o andamento da dinâmica. Depois de 3 tentativas, todos conseguiram fazer a dinâmica. Foi colocada na mão da primeira idosa de cada fila uma bola de tamanho médio, com o objetivo de chegar pelas mãos dos idosos até o final da fila, e seguidamente passar mais 14 bolas, parando nas mãos dos idosos , assim sucessivamente. Objetivo da dinâmica: devemos realizar o trabalho que solicitado, verificando sempre se o projeto inicial esta correto. Todos fizeram a distribuição das bolas aleatoriamente, mas não perceberam que se separassem as 14 bolas inicialmente, todos os idosos iriam receber uma bola e não chegar ao final da fila, com idosos sem nenhuma bola e outros com duas ou mais. Sugerindo que temos deixar de levar vantagem e dar mais atenção ao trabalho para que esse seja concretizado integralmente certo e não “mais ou menos.” Todos entenderam e no final da dinâmica, os idosos receberam cada um 01 bola, para exercitarem em sua casa.

Maria Helena presidenta da ABLUDEF solicitou aos idosos que ouvissem as músicas que ela reservou para eles. Músicas antigas e alegres alegraram ainda mais o ambiente. Mariana realizou uma nova dinâmica, para que os idosos pudessem se exercitar moderadamente. Todos cantaram, também gostaram da confraternização realizada pela presidenta, pois sabem que ela trabalha em prol de todos os associados da entidade. A madrinha do grupo Tânia liderou o trenzinho, convidando os idosos que pudessem participar seguir o trem.

A coordenadora do Grupo senhora Dalva, mostrou o trabalho que a idosa Maria Joaquina Ribeiro, produziu no Grupo de Tear, que a ABLUDEF mantém em parceria com a FCB - Fundação Cultural de Blumenau . Os idosos as vezes não acreditam que ainda conseguem apreender. Maria Joaquina aos 63 anos, é um exemplo de dedicação nos trabalhos de artesanatos, além do grupo de tear, participa das aulas de artesanatos arco íris todas as 3ª feira, onde aprende a pintar panos de louças. Também participa de Oficinas de biscuit, tear manual, pinturas em tecidos, ministrados por professoras nos cursos em parceria com a COOPER.

Antes de encerrar o encontro e servido um lanche de confraternização, foi relembrado todos os assuntos referente ao próximo encontro no dia 28 de novembro: Amigo invisível, Coroação do Rei e Rainha – medalha e faixa e a festa de Natal.

24/10/2008

* 2008 - COMPLEXO TURÍSTICO MOINHO DO VALE

COMPLEXO TURÍSTICO MOINHO DO VALE
De 11/10 a 09/11 de 2008, acontece duas exposições para marcar época, a 1ª Exposição de Carros Clássicos Antigos de Blumenau,organizada sob direção de René Huewes (wwwrhrestauracao.com.br) e a 2ª sobre a história de Blumenau de 1930 até 1985 – de Luiz Bernardes , no Complexo Turístico do Moinho do Vale.

A reinauguração de uns dos cartões postais de Blumenau ,Moinho do Vale, aconteceu dia 07 de outubro. O empreendimento que outrora era apenas restaurante , se transformou em um refinado complexo , tendo além do restaurante, que tem capacidade para 150 pessoas, uma casa de evento, com capacidade de 400 pessoas em auditório ou até 250 pessoas em buffet, uma choperia com estilo botequim, servindo as melhores bebidas e loja de souveniers.

A construtora responsável por esse empreendimento foi a Construtora A2, que em 5 meses trabalharam com vigor, com 12 horas diárias de trabalho, para que fosse colocado a disposição dos blumenauense e dos turistas a casa até o inicio da 25ª Oktoberfest.

15/10/2008

* 2008 - ELEIÇÃO DO 1º CONSELHO GESTOR – UNIDADE CASA BRASIL

No dia 15 de outubro de 2008, ás 19hs, no auditório do Instituto Gene Casa Brasil, localizado na Rua: Progresso nº 167 – Bairro Progresso, foi apresentado e aprovado o 1º Conselho Gestor. Foram realizadas anteriormente 3 etapas de discussões com a comunidade, nos dias 19/09 ; 24/09 e 08/10.
A assistente social e Coordenadora da Casa Brasil Fernanda, fez a apresentação do Instituto Gene Casa Brasil, em multimídia, o advogado Leandro solicitou a colaboração do jornalista Fernando para fazer a leitura do Estatuto do Instituto Gene Casa Brasil. Após retificações propostas pela plenária colocou em votação.
Por aclamação foi aprovado o Estatuto. Em seguida foi apresentado o Regimento Interno, que também após leitura, retificações foi aprovado.
O advogado Leandro pediu aos presentes que se manifestassem quanto a construção do Conselho Gestor da Casa Brasil, comentou que serão escolhido 9 conselheiros titulares e 9 suplentes, com duração de mandato de 01 ano, com direito a reeleição.
Serão assim distribuídos:
06 conselheiros escolhidos da comunidade,
01 representante da entidade constituída,
01 bolsista da Casa Brasil e
01 Coordenador Nacional Casa Brasil.
06 representantes da comunidade:
Os titulares e suplentes:
- Carlos Alberto Sales de Oliveira
- Mário Colombi = suplente: Odilon Tadeu Dallacosta
- Vilmar Krug = suplente: Luciana Dalpasqualli
- Isaias José Beloni
- César Gonçalves Dias = suplente: Maicon Krug
- Janete Maria Teixeira
01 representante da entidade constituída: Professor Bizotto
01 bolsista da Casa Brasil : Fernanda Colombi
01 Coordenador Nacional Casa Brasil: Horst Nilton Boeving

Horário de funcionamento da Casa Brasil: 8:30 às 12hs e das 13 ás 17:30hs

De segunda feira a sexta feira

www.casabrasil.gov.br

* 2008 - JORNAL "O GARCIA"

- Jornal “O GARCIA”
Nesta edição nº 3 - de Outubro/2008,. Os destaques para as matérias sobre o 23 BI – Nosso Batalhão, O Cantinho da saudade sobre o Clube 12 ou Morro, Inauguração do AGG – Ambulatório Geral Schwester Marta, ABLUDEF e o dia Nacional do deficiente, Mostra dos Trabalhos EEB Padre José Mauricio, sobre a Casa Brasil e muitos outros destaques.

O DIA NACIONAL DO DEFICIENTE Dia 11 deste mês é comemorado o Dia Nacional do Deficiente Físico, e ninguém representa melhor isso, do que a ABLUDEF.

A ABLUDEF é uma entidade não governamental, sem fins lucrativo, fundada em 28 de maio de 1988,no município de Blumenau /SC, por um grupo de pessoas com deficiência física, tendo como primeira sede, um imóvel alugado no Bairro Itoupava Norte, situado na região norte da cidade. Sua primeira presidente foi a sósia fundadora Jandira Vasselai, que esteve na direção da entidade por 6 anos. A presidente atual é Maria Helena Mabba.

A política de atendimento é destinada às pessoas com deficiência física e suas famílias, cadastradas na instituição, priorizando as que encontram-se em situação de vulnerabilidade e/ou exclusão social.

O atendimento é realizado através da inclusão nos serviços e atividades do programa “Apoio habilitação, reabilitação e inclusão social das Pessoas com Deficiência Física e familiares”, executado através das seguintes ações:

Apoio à reabilitação pessoal e social,

Promoção da Inclusão das pessoas com deficiência física e familiares no mercado de trabalho;

Atendimento domiciliar às pessoas com deficiência física altamente dependentes (por equipes multidisciplinar, com atendimento e acompanhamento médico, psicológico e social) ;

Promoção da integração na vida comunitária.

Você pode colaborar com a ABLUDEF, contribuindo na sua conta de energia elétrica. Mais informações na própria sede da associação que fica no Garcia, na Rua Bertha Odebrech, 63, ou pelo telefone 3035-5922.

Expediente:

- Impressão: Gráfica Médio Vale

- Tiragem cinco mil exemplares.

- Distribuição mensal e gratuita.

- Circulação Distrito do Garcia, Centro e Região.

- Jornalista responsável: Liliane Bento

- Gerente comercial: Carlos Ubiratan

- Designer: Michael Diderot

- Diagramador: Yuri Apolônio

- Endereço: Rua Ignácio dos Santos, 83 – Bairro Glória.

- Contatos: ogarcia@grandeagencia.com.br

fone: (47) 3329 2143

Arquivo: Associação Blumenauense de Deficientes Físicos / Dalva Day

14/10/2008

* 2008 - DIA DO DEFICIENTE FÍSICO

Em 11 de outubro é comemorado o Dia do Deficiente Físico. Trata-se de uma data importante para 9 milhões de cidadãos brasileiros. De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há hoje, no Brasil, 24,6 milhões de pessoas com deficiências (PDs).
Neste dia, a ABLUDEF organizou uma grande confraternização entre seus associados de zero a 100 anos.
Maria Helena Mabba , presidenta da ABLUDEF realizou em comemoração ao DIA DO DEFICIENTE FÍSICO – 11/10, o DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DO IDOSO – 01/10 e o DIA DA CRIANÇA – 12/10, uma grande festa na sede.

Foram confeccionadas lembrancinhas para 100 crianças. A senhora Sueli Mohr doou 100 bolas plásticas e coloridas, para serem entregues as crianças com deficiências e seus irmãozinhos com idade entre zero a 6 anos, compareceram 69 crianças. As outras receberão a visita das assistentes sociais da ABLUDEF, pois são crianças com deficiências acentuadas. No sábado dia 11 de outubro, a ABLUDEF se decorou para receber seus associados, mas devido a chuva a festa que estava programada para ser realizada em seu pátio , foi transferida para o interior da sede.

Na abertura Maria Helena solicitou a terapeuta ocupacional Mariana, que realizasse junto aos associados uma dinâmica, e todos puderam se exercitar com musicas.

Foi contratado o grupo BOLOTA, com diversos personagens infantis, entre eles o Casal de palhaços, Pikachu, o homem aranha, e também o Sombra.

O grupo da Melhor Idade participou ativamente das comemorações, referente ao DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DOS IDOSOS.

Para as crianças que participaram o SEMASCRI – Secretaria da criança e do adolescente enviou moças para maquiar as crianças. Todas as crianças fizeram fila para serem presenteadas com pinturas de borboletas, flores e personagens infantis.

Voluntários da igreja evangélica distribuíram ALGODÃO DOCE e MAÇA DO AMOR para todas as crianças presentes ao evento.

O grupo BOLOTA montou a CASINHA DE BOLINHAS para que as crianças pudessem pular sem se machucar dentro do cesto de bolas. Também distribuíram balões em forma de CACHORRINHO.

Para abrilhantar a festa o Didgei, o DJ, Allan Jacobs Pereira e o conjunto “OS IMATUROS”, tocaram diversas músicas a pedido dos presentes.

Ariel também contribuiu com o trio “THE ANGELS”, dançando com muita animação, fazendo com que os associados e convidados interagissem com o grupo.

Foi realizado o sorteio da RIFA de 10 produtos, que os associados venderam em prol da entidade.

1º prêmio: 01 TV 14` - ganhador Jefferson

2º prêmio: EDREDON casal – ganhadora Eduarda

3º prêmio: EDREDON casal – ganhador não identificado

4º prêmio: EDREDON casal – ganhador Luiz Roberto

5º prêmio: EDREDON casal – ganhadora Blandina

6º prêmio: Mala de Viagem – ganhadora Silvia

7º prêmio: KIT COOPER – ganhadora Ana Elisa

8º prêmio: Jogo de banho/rosto (Angeloni) – ganhadora Rosalina

9º prêmio: KIT COOPER – ganhadora Marlene

10º prêmio: Jogo de copo – ganhador Nunes

Houve sorteios de brindes para os associados presentes. Edson Mauricio e Silvana foram contemplados com 01 computador cada, que foram doados pela comunidade e restaurados pelo professor de informática Jorge. Edson recebeu a premiação pelas mãos do palhaço e do homem aranha. Silvana recebeu dos associados Alairton e Eliane representantes da diretoria da ABLUDEF.

Para finalizar a festa, Maria Helena Mabba entregou a cada criança de 0 a 6 anos, uma bola e a lembrancinha de E.V.A, pela passagem do DIA DA CRIANÇA comemorado dia 12 de outubro. As crianças demonstraram sua alegria pela beleza das cores das bolas.

09/10/2008

* 2008 - PARODIA DO DIA SEM CARRO – FUSCÃO PRETO

Dia 22 de setembro, 04 associados da ABLUDEF, receberam a premiação das 04 bicicletas, referente ao I CONCURSO DO DIA SEM CARRO, realizado no 2º encontro do DIA SEM CARRO realizado na cidade de Blumenau. No dia 26 de setembro estiveram na sede da ABLUDEF, o senhor Eldo Jung – da ABCICLOVIA, para a entrega oficial das bicicletas aos 04 associados ganhadores do concurso.
A ABLUDEF participou da categoria EDUCAÇÃO ESPECIAL, cujo tema foi “DIA SEM CARRO”, Os 03 premiados da categoria infantil , foram os associados da Educação Especial – ABLUDEF, Jean Carlos Portella Forbici, Luana Marcondes e Milena Maria Dorow.
Na categoria do CEJA, foi realizado trabalhos de Poesia ou paródia, com os temas Vida saudável, meio ambiente, cidade sem carro.
Os vencedores foram os Alunos de ALFABETIZAÇÃO DA ABLUDEF, cujo representante da turma foi o aluno: Allan Jacob Pereira.

Toda a equipe de profissionais e os pais dos ganhadores infantis estiveram presente , prestigiando a entrega dos prêmios aos ganhadores do Iº CONCURSO DO DIA SEM CARRO.

No dia 08 de outubro a presidenta Maria Helena Mabba e a assistente social Dalva Day, realizaram o sorteio da bicicleta para os alunos da ALFABETIZAÇÃO. O associado Allan recebeu do representante da ABCICLOVIA a bicicleta, para o sorteio junto ao grupo que fizeram à paródia vencedora do concurso.

O vencedor foi o estudante Luiz Carlos José Pinto, que foi agraciado com uma “linda bicicleta”.

Após a entrega da bicicleta, os alunos da ALFABETIZAÇÃO, cantaram a paródia “Fuscão Preto”, que compuseram sobre a orientação da professora Tereza Becker(CEJA) em homenagem a presidenta Maria Helena Mabba pela passagem do seu aniversário dia 08 de outubro.

01/10/2008

* 2008 - ENVELHECER COM DETERMINAÇÃO

A convite da Inge Lauterjung, artista plástica, fomos visita-la no Lar Elsbeth Koekler . Ela uma senhora de 84 anos, nasceu no ano de 1924, e que fez suas primeiras obras somente aos 66 anos, no ano de 1990.
Seu currículo artístico nos remete ao atelier de Elio Hahnemann, Érica Araújo, Paulo Cecconi, Simone Tanaca e Rosi Darius. Esteve na Itália em 1994, no atelier de Roberto Machini e em 1997 teve aulas de acrílica com Sérgio Poddighe.
A senhora Inge Lauterjung, é uma idosa atípica, em lugar de estar apenas vendo os dias passar, ela está produzindo, deixando um legado de beleza retratado, em seus quadros, que enfeitam os corredores do Lar Elsbeth Koekler, em seus cartões com belas flores secas, que aos 84 anos aprendeu.
Fez-nos refletir, porque que alguns idosos têm essa capacidade de produzir, não se importando com avanço dos anos.
No dia 04 de agosto, véspera de completar 87 anos faleceu Martha Maria dos Santos associada da ABLUDEF. Ela fazia crochê, bordados, costurou desde os 16 anos, para jovens e senhoras da comunidade. No mês de julho recebeu seu diploma de ensino médio, sonhava estar sentada num banco universitário. Teve poliomielite aos 2 anos, usou cadeira de rodas , não deixou de viver intensamente.
Meu pai, também partiu aos 85 anos, no dia 06 de junho de 2007, mas leu, discutiu políticas, foi militar até o seu último suspiro, era determinado, exercitava a mente, com palavras cruzadas, leituras. Tinha sua memória invejável, tanto do passado quanto da atualidade.
Faço aqui minha reflexão, se todos os jovens lessem mais, pesquisassem mais, vivessem mais, construíssem mais, com certeza viveriam mais.
Não devemos deixar nossa mente “enferrujar”.
ESTATUTO DO IDOSO - LEI Nº 10.741, DE 01 DE OUTUBRO DE 2003
COMEMORA-SE O DIA DO IDOSO NACIONAL E INTERNACIONAL
NO
DIA 01 DE OUTUBRO

* 2008 - FESTA NO PRÓ - IDOSO DE BLUMENAU

Blumenau, possui um espaço próprio para as atividades com os idosos. Se localiza no CENTRO DE REFERENCIA DOS IDOSOS DE BLUMENAU - PRÓ-IDOSO.
Segundo o último senso realizado , Blumenau possui 22.800 idosos.
Dia 30 de setembro foi realizado o encontro dos idosos do Distrito do Garcia. Participaram GRUPOS DE IDOSOS, formados nas igrejas, no CSU (centro social urbano), Associações de moradores e instituições . Durante a confraternização , foram apresentados vários ritmos musicais para dançar e ouvir, desde a valsa, xote, musicas gaúchas, alemãs. Os idosos mostraram que estão preparados para as festas de outubro como a 25ª OKTOBERFEST (09/10 a 26/10), e as diversas festas que acontece em outubro pelo vale de Itajaí.
Durante o evento algumas salas do Centro, foram utilizadas por profissionais (sala 09), 5 profissionais fizeram cortes e pentearam os cabelos dos idosos, de gratuitamente. Ouve uma grande procura durante o dia. Também foi oferecido aos idosos o cartão SIGA, para transporte coletivo urbano. Teve mostra dos trabalhos realizados pelos idosos que participam no centro de referencia ao idoso (PRO-IDOSO) .
Os idosos da ABLUDEF, que participam do GRUPO DA MELHOR IDADE, foram prestigiar o acontecimento. Participaram do cinema para idosos, com o filme Jecá Tatu. Dançaram, cortaram suas mandeixas. A coordenadora do grupo Dalva Day e a madrinha dos idosos de 2008, Tânia Regina Moraes, ambas assistente sociais acompanharam o grupo, no CENTRO DE REFERENCIA AO IDOSO DE BLUMENAU - PRÓ-IDOSO.
As funcionária e voluntária do pró - idoso ofereceram lanches e refrigerantes a todos os idosos que participaram das festividades alusiva ao DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DO IDOSO, que será comemorado dia 01 de outubro. Durante a semana estará sendo realizado diversos encontros de idosos dos 35 bairros de Blumenau, no centro de idosos.
PARABÉNS a todos os idosos pelo seu dia " 01 de outubro" .
DIA INTERNACIONAL DO IDOSO
E
DIA NACIONAL DO IDOSO
O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
Instituído pela Lei 11.433, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 28 de dezembro de 2006.
Related Posts with Thumbnails