29/11/2008

* 2008 - DOADOR DE SANGUE - Doe vida

Por medo ou algum tipo de preconceito, muitas pessoas deixam de doar sangue e conseqüentemente deixam de salvar vidas. No dia 25 de novembro é a data que marca o Dia Nacional do Doador de Sangue. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o ideal é que 5% da população doe sangue pelo menos uma vez ao ano. No Brasil, essa taxa é de apenas 2%. Os bancos de sangue de todo o país estão sempre com déficit de abastecimento e uma das causas do problema é a falta de informação da maioria das pessoas.
OS REQUISITOS PARA DOAÇÃO SÃO:

- Estar em boas condições de saúde.

- Ter entre 18 e 65 anos e pesar mais que 50 kg.

- Não estar em jejum. Se tiver almoçado, aguardar no mínimo 2 horas para doar. Se o alimento for muito gorduroso aguardar até 4 horas.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

- Não ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação.

- Não ter feito doação de sangue há menos de 2 meses (homem) e há menos de 3 meses (mulher).

- Apresentar RG ou documento oficial com foto.

NÃO PODE DOAR A PESSOA QUE:

- Estiver com gripe, febre ou infecção.

- For portador de sífilis, malária ou doença de chagas.

- For alcoólatra ou tiver ingerido álcool há menos de oito horas.

- Usuários de drogas injetáveis.

- Tiver contraído hepatite após os 10 anos de idade.

O ato de doar é simples e dura menos de dez minutos. A doação é segura e confiável. É importante desmistificar a idéia de que doar "purifica" o sangue, engorda ou emagrece, atrapalha o desempenho sexual e principalmente torna o indivíduo "habituado" obrigando-o a doar sempre.

Desde 1964, em Decreto promulgado pelo Presidente Castello Branco, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado no mês de novembro, dia 25.

HISTÓRIA DO SANGUE

A crença de que o sangue que dá e sustenta a vida também é capaz de salvá-la vem de tempos remotos. Entretanto, foram necessários séculos e séculos de estudos e pesquisas para a ciência descobrir sua real importância e dar a ele uso adequado. Até chegar esse dia, prevaleceram as práticas fundamentadas na intuição e no senso comum. Conta-se que, na Grécia antiga, os nobres bebiam o sangue de gladiadores mortos na arena, a fim de obterem a cura de diversos males, entre eles a epilepsia. Defendendo a sangria na cura de qualquer doença, o médico grego Galeno, reportando-se à teoria de Hipócrates, também concluiu pela existência de quatro humores no corpo humano: o sangue, a bile amarela, a bile negra e a fleuma. Em 1492, no Século 15, para se curar de grave enfermidade, o papa Inocêncio VIII foi convencido a ingerir o sangue de três jovens que acabaram morrendo anêmicos, sem que se conseguisse restabelecer a saúde do pontífice.

AS TRANSFUSÕES DE SANGUE TIVERAM INÍCIO NO SÉCULO 17

Realizadas experimentalmente em animais, a primeira transfusão de sangue é atribuída a Richard Lower em demonstração realizada em Oxford, em 1665. A primeira experiência em ser humano aconteceu dois anos mais tarde, em 1667, em Paris. Seu autor foi Jean Baptiste Denis, professor de filosofia e matemática em Montpellier e médico do rei Luis XIV. Tomando um tubo de prata, Denis infundiu um copo de sangue de carneiro em Antoine Mauroy, de 34 anos, doente mental que perambulava nu pelas ruas da cidade. Conta-se que após resistir a duas transfusões, Mauroy teria falecido provavelmente em conseqüência da terceira. Um fato curioso: as transfusões de sangue nessa época eram heterólogas, isto é, com sangue de animais de espécies diferentes. Denis defendia a prática argumentando que, ao contrário do humano, o sangue de animais estaria menos contaminado de vícios e paixões. Considerada criminosa, a transfusão heteróloga foi proibida na Faculdade de Medicina de Paris e, posteriormente, na de Roma (Itália) e na Royal Society, da Inglaterra.

AS TRANSFUSÕES COM SANGUE HUMANO DATAM DO SÉCULO 19

Embora proibidas, as experiências não foram de todo abandonadas. Em 1788 (Século 18), após tentativas fracassadas com transfusões heterólogas, Pontick e Landois obtiveram resultados positivos realizando transfusões homólogas (entre animais da mesma espécie), concluindo que elas poderiam ser benéficas e inclusive salvar vidas. A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818 que, após realizar com sucesso experimentos em animais, transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós-parto.

O QUE É SANGUE?

O sangue carrega nutrientes, gases e produtos do metabolismo das células. Até os dias de hoje não existe nenhum substituto para o sangue. Doadores são a única fonte de sangue para os pacientes que dele necessitam. O sangue possui uma parte líquida denominada plasma e uma parte celular composta de glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas. As células do sangue são produzidas na medula dos ossos, especialmente nos ossos chatos como vértebras, costelas e esterno. Essas células são essenciais para a vida, pois são responsáveis pelo transporte do oxigênio aos tecidos, pelo controle das infecções do organismo e por ajudar no controle de sangramento. Uma unidade de sangue doada pode ser separada em: glóbulos vermelhos ou hemácias, plaquetas, plasma, e crioprecipitado (componentes não celulares).

PLASMA

O plasma é a parte líquida do sangue. Sua função é transportar água e nutrientes para todos os tecidos do organismo. O plasma também contém sais minerais, proteínas relacionadas com a coagulação do sangue (fatores da coagulação) e com a defesa contra infecções (imunoglobulinas), hormônios, enzimas e as células do sangue.

GLÓBULOS VERMELHOS OU HEMÁCIAS

As hemácias são células anucleadas e possuem a forma de um disco bicôncavo. Contêm no seu interior uma proteína chamada hemoglobina a qual é responsável pelo transporte do oxigênio do pulmão a todas as partes do organismo e do gás carbônico dos tecidos para os pulmões. A anemia resulta da alteração estrutural ou diminuição do número de glóbulos vermelhos ou da redução da quantidade de hemoglobina presente no seu interior.

GLÓBULOS BRANCOS OU LEUCÓCITOS

São os leucócitos as células de defesa do nosso organismo contra infecções. Eles possuem a capacidade de migrar do sangue para os tecidos e combater microorganismos que invadem o corpo. A diminuição do número de leucócitos ou a alteração da sua função deixa o organismo suscetível a múltiplas infecções.

PLAQUETAS

As plaquetas são pequenos fragmentos celulares presentes no sangue que contribuem para a parada do sangramento após um ferimento. Pacientes com diminuição do número de plaquetas ou que possuem plaquetas com função prejudicada têm risco aumentado de hemorragia. O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos como o fêmur produzem sangue.

TIPOS DE SANGUE

O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo os mais importantes o ABO (A, B, AB e O) e o Rh(positivo e negativo).

No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%.

O sangue O Negativo é conhecido como universal. Pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais pois é o sangue que salva em situações de emergência.

O O Positivo é o sangue mais utilizado no Brasil. O estoque de um hemocentro deve ter, no mínimo, 50% desse tipo sanguíneo.

GRUPO SANGÜÍNEO ABO E FATOR RH

A DESCOBERTA DO SISTEMA DE GRUPO SANGÜÍNEO ABO

Em 1900, final do Século 19, o imunologista austríaco, Karl Landsteiner, observou que o soro do sangue de uma pessoa muitas vezes coagula ao ser misturado com o de outra, descobrindo o primeiro e mais importante sistema de grupo sangüíneo existente no organismo: o ABO.

O SANGUE POSSUI ANTÍGENOS E ANTICORPOS

Existem em nosso sangue certos tipos de glóbulos brancos, chamados linfócitos, cuja função é produzir proteínas especiais denominadas anticorpos. Quando microorganismos ou substâncias estranhas, denominadas genericamente antígenos, penetram em nosso corpo, os linfócitos entram em ação e passam a produzir anticorpos contra os invasores. Em geral, a reação do anticorpo com o antígeno acaba causando a destruição ou a inativação dos antígenos. Essa reação de defesa é fundamental para proteger nosso organismo contra o constante assédio de microorganismos causadores de doenças.
INCOMPATIBILIDADE SANGÜÍNEA NO SISTEMA ABO
Landsteiner percebeu que as hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue podem ter, ou não, aderidos em suas membranas, dois tipos de antígenos, A e B, nos quais podem existir quatro tipos de hemácias:
• A: apresentam apenas antígeno A;
• B: apresentam apenas antígeno B;
• AB: apresentam antígenos A e B;
• O: não apresentam nenhum dos dois antígenos.
No plasma podem existir, ou não, dois tipos de anticorpos: Anti-A e Anti-B.
Assim:
• o indivíduo de sangue tipo A não produz anticorpos Anti-A, mas é capaz de produzir anticorpos Anti-B, uma vez que o antígeno B lhe é estranho;
• o indivíduo de sangue tipo B não produz anticorpos Anti-B, mas é capaz de produzir anticorpos Anti-A, uma vez que o antígeno A lhe é estranho;
• o indivíduo AB não produz nenhum dos dois anticorpos pois os dois antígenos lhe são familiares;
• o indivíduo O é capaz de produzir anticorpos Anti-A e Anti-B, pois não apresenta em suas hemácias antígenos A e B.
A primeira transfusão precedida de exame de compatiblidade ABO foi realizada em 1907, por Reuben Ottenberg. No entanto, esse procedimento só passou a ser utilizado em larga escala a partir da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918).
O SISTEMA DE GRUPO SANGÜÍNEO RH
Quase quatro décadas após a descoberta do sistema de grupo sangüíneo ABO, outro fato que revolucionou a prática da medicina transfusional foi a identificação, também em humanos, do fator Rh, observado no sangue de macacos Rhesus.
Na população branca, cerca de 85% das pessoas possuem o fator Rh nas hemácias, sendo por isso chamados de Rh+ (Rh positivos). Os 15% restantes que não o possuem são chamados de Rh- (Rh negativos).
INCOMPATIBILIDADE SANGÜÍNEA NO SISTEMA RH

É importante conhecer o tipo sangüíneo em relação ao sistema Rh, pois também nesse caso podem ocorrer reações de incompatibilidade em transfusões de sangue.

Um indivíduo Rh negativo só deve receber transfusão de sangue Rh negativo. Caso receba sangue Rh positivo, haverá sua sensibilização e a formação de anticorpos Anti-Rh.

ERITROBLASTOSE FETAL

Os anticorpos Anti-Rh são responsáveis por uma doença conhecida como eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido, que decorre da incompatibilidade sangüínea entre a mãe e o feto (ela Rh- e ele Rh+), resultando na destruição das hemácias do feto pelos anticorpos Anti-Rh produzidos pela mãe. Em 1951, eram conhecidos nove sistemas de grupos sangüíneos: Atualmente, são 23.

CURIOSIDADES

1. A cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil

2. Cerca de 1 em cada 5 pessoas que são internadas no Hospital, necessitarão de transfusão de sangue durante o período em que permanecerem internadas

3. Três é o número de vidas que são salvas com cada doação de sangue

4. O sangue representa cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo adulto

5. O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml / kg de peso para as mulheres e 9 ml / kg de peso para os homens. O volume máximo admitido para uma doação é de 450 ml ± 50 ml, aos quais podem ser acrescidos de até 30 ml para realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis e normas técnicas

6. A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue

7. Doando sangue você não ganha nem perde peso

8. Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual

9. A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas. Portanto, você não corre risco de contrair AIDS ou Hepatite com a doação de sangue

10. Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora.

11. O sangue doado é testado para seis doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV, Sífilis e Doença de Chagas

12. Plasma é a parte líquida do sangue e corresponde a cerca de 55% do seu volume. Os outros 45% do volume do sangue é representado pelas células: glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos

13. Glóbulos vermelhos ou hemácias são células que têm a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e gás carbônico dos tecidos para os pulmões. São estas células que dão a cor vermelha ao sangue

14. As plaquetas são pequenos fragmentos celulares cuja função é ajudar na interrupção de sangramentos

15. Os glóbulos brancos ou leucócitos são células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções

16. Todas as células do sangue são produzidas na medula dos ossos, principalmente nos ossos chatos

17. A duração de um concentrado de hemácias varia de 35 a 42 dias

18. A duração de um concentrado de plaquetas é de apenas 5 dias

19. A duração de uma unidade de plasma varia de 1 a 5 anos

20. Aférese é um tipo especial de doação que permite a coleta de apenas um componente do sangue

21. Pela técnica de aférese é possível doar separadamente plasma, plaquetas, leucócitos ou hemácias

22. Mulheres representam menos de 40% dos doadores de sangue no Brasil

23. Anemia é a principal causa de inaptidão à doação de sangue .

24. Para um homem, após uma doação de 450 ml de sangue: o plasma é reposto em 24 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 8 semanas

25. Para uma mulher, após uma doação de 450 ml de sangue: o plasma é reposto em 24 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 12 semanas

26. Ainda não há nenhum substituto para o sangue humano

SANTA CATARINA necessita de sangue, faça sua parte... doe vida

Fonte: www.unimedvitoria.com.br/

http://www.prosangue.sp.gov.br/

www.acispes.org.br/noticias

28/11/2008

* 2008 - SEXTA FEIRA - 28 DE NOVEMBRO DE 2008

Hoje eu e meu marido Adalberto, acordamos com um sentimento de renovação, de força para continuar a reconstrução de nossa linda cidade. Por ser filha de militar, fui educada com valores, tais como: o de patriotismo, lealdade, luta, enquanto ele estava á serviço do exercito, por muitas vezes nossa mãe, representou também a figura de PAI.
A comida estava escassa, água terminou, fomos ver se a ponte pênsil já estava dando acesso para nossa rua. Necessitávamos do básico, pão, carne...
Caminhamos pela rua, com um olhar angustiado, vendo destruição, tristeza. Mas ao depararmos com a equipe de militares colocando uma ponte provisória. Atravessamos a ponte instalada e fomos motivados com energia para continuar a luta.

O restabelecimento de água potável ainda não foi realizado, a previsão de que até o final da tarde seja refeita. Voltamos para casa e continuaremos com a vigília, ouvindo o rádio, vendo o noticiário local pela TV. Ontem o apresentador do Jornal Nacional William Bonner., esteve em Blumenau, mostrando imagens trágicas. Na 25ª Oktoberfest ele esteve mostrando imagens da maior festa do sul do país e agora mostra o lado triste dos blumenauenses, e de toda região.

Hoje 28 de novembro a apresentadora Ana Maria Braga também veio a nossa cidade, realizou o programa MAIS VOCÊ e solicitou ajuda para os milhares de desabrigados em Santa Catarina.

A ABLUDEF por meio da presidenta Maria Helena Mabba, já comunicou aos funcionários que todas as atividades que seriam realizadas no mês de dezembro na entidade foram canceladas e somente as assistentes sociais e alguns funcionários irão estar de plantão auxiliando os 1840 associados e suas famílias.

Os diversos encerramentos dos grupos que estariam sendo realizado a partir do dia 01 de dezembro até o dia 19 de dezembro foram cancelados, pois muitos associados foram assolados pela catástrofe, ora por enchentes ora por enxurradas e deslizamentos dos morros em Blumenau.

A ABLUDEF teve um grande prejuízo, pois uma das fontes de renda da instituição o QUIOSKI está instalado no terminal do centro de Blumenau.

O QUIOSKI foi duramente atingido durante a enchente, destruindo todo o estoque. Continua fechado fazendo com que a cada dia só acumule prejuízo. Teremos que atender associados que estão em vulnerabilidade social, muitos moravam em locais onde foram devastadas as encostas, morros sumiram. Necessitaremos de muita ajuda do poder público, de doações, para que essas famílias possam voltar a ter esperança.

As pessoas que puderem ajudar, com doações, de roupas, moveis, materiais de limpeza e higiene solicitamos que enviem para o seguinte endereço.

ABLUDEF – Associação Blumenauense de Deficientes Físicos

Rua: Bertha Odebrech nº 63 – Bairro: Garcia

CEP: 89020-430 Blumenau – SC

http://www.abludef@yahoo.com.br/

27/11/2008

* 2008 - BAIRRO PROGRESSO

O Bairro Progresso foi criado oficialmente em 1956 pela Lei no 717, tem uma superfície de 9,4 km2 .
São 193 ruas, as principais são:
Rua: Progresso (criada através da Lei no 364, de 28 de agosto de 1952) ;
Rua: Bruno Schreiber (pela Lei no 2.475, de 28 de junho de 1979);
Rua: Santa Maria (pela Lei no 1.920, de 28 de março de 1973),
Rua: Rui Barbosa (pela Lei no 3.500, de 13 de setembro de 1988)
Rua: Santa Terezinha (através da Lei no 1.962 de 23 de agosto de 1973) e a
Rua Francisco Benigno (pela Lei no 2.180 de 09 de setembro de 1976).
O Bairro Progresso é um dos bairros mais atingido pela enchente que assola Blumenau. As mediações do Colégio José Mauricio, da Loja de sapatos, da padaria, do Mercado Passos, mais conhecido como “Mercado do Passinho”, da pizzaria e do rancho do pastel, locais que diariamente acessamos, mais de 35 anos compramos, hoje vemos destruição. Nada podemos fazer nos sentimos impotentes. A força da natureza se fez presente, tudo foi tomado pelas águas e para ironia da situação hoje clamamos por água para saciar a nossa sede.
Essas imagens mostram que as águas invadiram estabelecimentos, ruas deixando moradores em pânico. Foi um domingo Triste, que entra para a história de Blumenau.
Hoje dia 27 de novembro ainda estamos isolados de outras localidades. Aos poucos o exército vem chegando com suas pontes pênseis. Levando água potável, alimentos, medicações. E conseqüentemente a CELESC (centrais de Energia de Santa Catarina) vem colocando postes para que a energia seja estabelecida e numa seqüência a SAMAE (Serviço Autonomo Municipal de Água e Esgotos) consegue ativar a ETA3 para que o fornecimento de água potável seja normalizados, trazendo para o bairro Progresso o retorno da “NORMALIDADE”, para as famílias . Somente dia 28 está previsto a ativação da ETA3.
Abaixo tomadas de fotos enviadas pelo meu cunhado João Carlos Day , das encostas do rio Garcia e do morro que faz o contorno do cemitério da Rua Progresso, onde deslizou durante a enchente trazendo pânico e desgraças para as ruas Progresso, Julio Heiden, Emilio Tallmann deixando o Bairro sem acesso ao centro de Blumenau.

Texto: Dalva day

Fotos: João Carlos Day/ Dalva Day

Colaboração: Site da prefeitura de Blumenau

26/11/2008

* 2008 - TRAGÉDIA EM BLUMENAU E MUNICIPIOS ARREDORES

No sábado, 22, eu e meu marido Adalberto estávamos indecisos se iríamos ou não ao Shopping Neumarkt, em Blumenau . A nossa idéia era dar um rápido passeio e ver as novidades de Natal. Como chovia muito decidimos acompanhar os acontecimentos de casa e só mais tarde nos dirigir ao Shopping. A tarde veio a notícias inesperada que o Shopping havia sido invadido pela lama, por causa de um deslizamento ao lado do prédio, fazendo com que os responsáveis do mesmo, providenciassem a evacuação imediata. Segundo relatos, todos entraram em pânico, pois não sabiam realmente o que estava acontecendo.
De casa, ficamos monitorando a rua Progresso que fica em frente a nossa residência, pois o morro daquela rua ameaçava desabar. Havia necessidade de avisar as autoridades imediatamente, já que carros poderiam ser tomados pelo barro e residências poderiam ser alagadas, pois o barro poderia contribuir com isso, se atravessasse a rua e caísse no rio. E isso realmente aconteceu.
O terror começou no domingo à tarde. Eu estava observando a chuva que corria intensamente, quando vi o morro desabar em poucos segundos. Pessoas que assistiam o deslizamento sumiram junto com o morro. Eu apenas consegui tirar as fotos por que estava com a câmera direcionada para o deslizamento que nem de longe imaginaria tal magnitude do desastre que estava por vir. Ondas de três a cinco metros invadiram as residências em frente a nossa casa. O desespero das famílias era grande e nada podíamos fazer apenas olhar para a tragédia. E assim seguiu a tarde e a noite inteira, em verdadeira sentinela. Postes de alta tensão eram engolidos pela lama e sumiam pelo rio. Nós e os vizinhos ficamos em vigília durante a noite toda, pois não tínhamos energia e no escuro só podíamos ouvir o morro caindo, galhos quebrando e pessoas pedindo socorro.
No domingo, (23) eu e meu marido fomos ver os estragos. Passamos por uma “pinguela” (ponte pênsil) e apesar do rio cheio decidimos ir adiante e avistamos árvores caídas, desbarrancamentos e muito sofrimento. Na segunda-feira, (24) , esse meio de acesso (a ponte) já não existia mais, apenas tínhamos o registro fotográfico, pois ela caiu pela força das águas do domingo a noite.
A nossa rua, Julio Heiden, que fica no Bairro Progresso, era uma alternativa de acesso depois que houve a queda da barreira na rua Progresso. Mas simultaneamente caiu casas, desceu morros, sumiram mais de 200 metros de rua. Ficamos isolados. Todos os moradores da Rua Rui Barbosa, Jordão, Progresso e até da localidade das Minas de Prata, ficaram sem acesso, totalmente isolados.
Outra alternativa de acesso era através da rua Progresso pela rua Germano Roeder (Associação Artex), mas a ponte caiu nas cabeceiras. Não tendo acesso para a circulação e a passagem de veículos, somente de forma precária através de motos ou a pé, em busca de alimentos e água.
O cemitério da Rua Progresso houve muito deslizamento, túmulos foram jogados na Rua Progresso. Outros túmulos foram soterrados a exemplo do túmulo de meu sogro.

A rua Emilio Tallmann também sem acesso, pois além de barreiras encontramos casas destruídas, todos ilhados sem ter como sair do bairro.

No domingo, 23 ainda havia possibilidade de ver os estragos na rua Amazonas perto da portaria da Industria COTEMINAS, na rua que dá acesso ao terminal do Garcia. A tragédia estava por vir ainda. Duas horas após a nossa caminhada, desceu uma tromba de água da Rua Brusque onde destruiu muitas casas e invadiu outras tantas. Pessoas que encontramos em nossa passagem comentavam que ainda bem que não tinha chegado água na casa deles, mas duas horas depois amargavam a lama e a destruição em seus lares.
Tânia Regina Moraes, assistente social da ABLUDEF, colega de serviço, preparou a máquina digital para o final de semana, pronta para registrar fotos de seu sobrinho Lucas que poderia nascer a qualquer momento. Registrou fotos de tragédias no alto do morro conhecido como “MORRO DO CENTENÁRIO”, por causa da Soc. Recreativa Centenário, continuidade da Rua Emilio Tallamann, Rua Osasco, e da famosa Ponte do Centenário, que também foi tragada pelas águas do rio Garcia. Tânia enviou fotos para minha casa, via Florianópolis onde minha filha colocou no blog, pois ficamos quatro dias sem energia, consequentemente sem acesso a internet.
Alegria foi para nossa comunidade que na manhã do dia 25 de novembro,terça feira, um mês antes da chegada do “PAPAI NOEL”. Vimos com alegria à chegada das máquinas para obstruir o morro. Os caminhões da CELESC trazendo um bem precioso que foi a energia, estavam carregados de postes, transformadores e fios. Estávamos quatro dias sem energia, somente assim percebemos o quanto é valioso a energia, a água potável. Um pequeno “mosquitinho” que logo se transformou num grande “helicóptero”, trazendo soldados, médicos, alimentos, água. Mostrando que havia uma corrente de solidariedade sendo formado em nosso redor, e que não estávamos abandonados. Agradecemos esses heróis que incansavelmente estiveram e ainda estão salvando vidas .
Hoje, quarta-feira (26) o quadro da minha localidade está assim, houve a abertura da Rua Progresso, mais precisamente uma “picada”, onde passam pessoas em moto, ou a pé. Somente passa 01 carro quando á necessidade de levar socorro. Existem muitas pessoas ilhadas em meu bairro, pois não há como tirar a enorme quantidade de barro e casas destruídas. A energia ainda esta precária e em algumas localidades não existem ruas, pois sumiram levando postes e transformadores. Existe o fantasma da chuva nestes próximos dias, atualmente Blumenau tem 4.500 desabrigados que estão distribuídos nos 54 abrigos montados nos 35 bairros existentes na cidade. Temos confirmados 20 mortos e muitos desaparecidos. A maior preocupação além de abrigar essas pessoas, são as moradias que estão em risco e algumas estão desmoronando a cada instante. Temos urgência de água potável, alimentos, roupas, pois o povo blumenauense esta momentaneamente fragilizada, mas como temos exemplos de outras tragédias nosso lema é “BLUMENAU NÃO PODE PARAR”. Hoje não posso atuar, pois continuo ilhada sem acesso a outras localidades. Minha unidade de trabalho no momento esta desativada, não foi atingida pelas águas, mas não tem acesso ainda. A Abludef esta localizada numa transversal da rua Araranguá, onde houve a primeira vítima desta tragédia, a pequena Luana de 3 anos. A menina Luana Eger, de 3 anos, foi a primeira vítima desta tragédia em Blumenau. No dia 22 de novembro foi soterrada junta com sua casa. Sua mãe Virgínia e seus dois irmãos Juan de 7 anos e Rafael de 5 anos, escaparam da tragédia. Seu pai Evandro estava fora da cidade, restando a ele o consolo de comprar o vestidinho cor de rosa, para seu funeral, cor preferida da pequena Luana.

Fotos Marcos Porto/Ag. RBS, Moacyr Lopes Júnior/Folha Imagem e Fernando Donasci/Folha Imagem

Temos que exercitar neste Natal a nossa solidariedade ao povo de Santa Catarina.

Doe seu coração, precisamos de vocês.
texto: Dalva Day
Fotos: Adalberto e Dalva Day/ Tânia Regina Moraes e Francisco Assis

25/11/2008

* 2008 - Informações sobre a Enchente e Enxurrada de Blumenau

Queridos Amigos,


Estamos passando por uma devastadora enchente + enxurrada em Santa Catarina. Diversas cidades do leste, norte e especialmente do Vale do Itajaí, já decretaram estado de emergência ou de calamidade pública, como Blumenau. Há mortos, feridos e desabrigados. Só em Blumenau desde sábado (22) mais de 150 mil pessoas estão sem energia elétrica. Falta água potável, alimentos, remédios, produtos de limpeza, colchões, cobertores e roupas limpas. Em diversos bairros há pessoas ilhadas, pois em toda parte houve desmoronamentos e as ruas estão tomadas pelo barro. Pontes, casas e ruas sumiram e a água tomou conta deixando famílias desabrigadas. Moro no bairro Progresso (Distrito do Garcia) e apenas ontem (segunda-feira, 24) a defesa civil conseguiu chegar para ajudar e avaliar os estragos. Minha casa não sofreu com cheias ou com deslizamentos, mas sinto por todos os outros que não tiveram a mesma sorte e precisam de apoio e de nossa solidariedade. Compartilhamos dos demais sem energia elétrica em nossa casa e por isso não posso responder e-mails ou atualizar o blog, e não tenho previsão de quando será possível. Por enquanto sempre que eu tiver alguma informação conveniente minha filha (Louisiana) que está em Florianópolis fará as atualizações necessárias e também responderá os e-mails e comentários que chegarem. Que o bom tempo não demore a chegar! (Dalva Day)
Doações - URGENTE! - As doações para Blumenau podem ser feitas: 1) Em dinheiro: Caixa Econômica Federal Agência: 0411 C/C: 80.000-0 2) Alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, colchões, água e fraldas descartáveis: Fundação Pró-Família Rua Itapiranga, 368, atrás do Galegão ou levá-los para o abrigo mais próximo de sua casa VEJA A LISTA (Fonte: Patrícia Kleinubing – fone: 9976-0284)

* Defesa Civil - 199 ou (47) 3326-6823

* Prefeitura - Clic - Prefeitura de Blumenau (47) 3326-6994- 3326-6995 e 3326-6947

* 45 abrigos estão atendendo a população - A Secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil acabam de divulgar uma relação atualizada dos abrigos que estão ativados e recebendo pessoas desalojadas em Blumenau. O número de locais, que até ontem era de 35 aumentou para 49. Cerca de 3 mil estão alojadas nos abrigos provisórios e o restante buscou ajuda na casa de parentes e amigos. Abrigos ativados: CLIC AQUI

* Atendimento no AG do Garcia transferido para o 23º BI - Devido ao risco de novos deslizamentos na região o atendimento do Ambulatório Geral do Garcia - AG foi transferido para o 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, na rua Amazonas. (Fonte Prefeitura de Blumeanu)

* Telefones de ambulância e bombeiros voltam a funcionar normalmente - A Prefeitura de Blumenau informa que o telefone 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o número 193 do Corpo de Bombeiros voltaram a funcionar normalmente nesta terça-feira, dia 25. A comunidade é incentivada a utilizar esses números para solicitar ajuda, quando necessária.

* Central recebe doações para ajudar flagelados - Quem quiser solidarizar-se com as vítimas da calamidade que atingiu milhares de pessoas no município poderá entrar em contato com esta central para receber informações de como colaborar. Conta corrente para receber as doações: Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) Agência 003 – Conta corrente nº 102086-0 A central está localizada no seguinte endereço: Rua Otílio Verdi s/n (transversal da rua José Deeke), bairro Escola Agrícola. CEP 89.031.570 – Blumenau SC. Os contatos podem ser feitos com: Orlando Matos Jr – gerente administrativo-financeiro da Semascri – fone: (47) 9927-5193. Marco Antônio Geraldini – Diretor Administrativo-financeiro da Semascri – fone: (47) 9601-1706. Mário Hildebrandt – Secretário da Semascri – fone: (47) 9975-0032.

* Denuncie é CRIME: Há comerciantes tentando lucrar com a desgraça alheia. Comercializam produtos essenciais com até 400% num momento que deveria ser de inteira solidariedade. DENUNCIE na Polícia Civil, para que um inquerito seja aberto. Denuncie também através de comentários no BLOG.

* Acompanhe ao vivo notícias de Blumenau:
- PREFEITURA - http://www.blumenau.sc.gov.br/
- RÁDIO NEREU RAMOS - http://www.radionereuramos.com.br/
- RÁDIO CBN - http://www.clicrbs.com.br/
- BLOG RÁDIO ATLÂNTIDA DE BLUMENAU - clic aqui
- BLOG de ADALBERTO DAY - http://www.adalbertoday.blogspot.com/

* Nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau - ATUALIZADO

* COMENTE - Fotos Enchente e Enxurrada - Blumenau/2008

Fonte das fotos abaixo: Tânia Regina Moraes, assistente social da Abludef, que registrou a enchente na comunidade do Zendron, em Blumenau.

Fonte das fotos abaixo: Jornal de Santa Catarina - Edição do dia 25/11/08

21/11/2008

* 2008 - ASSEMBLEIA DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS NÃO-GOVERNAMENTAIS DO CMI – GESTÃO 2008/2010

EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº. 01/2008
João Paulo Kleinubing, Prefeito Municipal de Blumenau, convoca nos termos da Lei Complementar nº. 604, de 05 de Outubro de 2006, as Entidades não-governamentais, com sede em Blumenau, para assembléia de escolha dos conselheiros titulares e respectivos suplentes, para comporem o Conselho Municipal do Idoso – CMI, para o Biênio 2008/2010, conforme normas previstas neste Edital.
Dentre os Conselheiros do CMI da gestão 2006/2008 haverá uma Comissão Especial, composta por Conselheiros não-governamentais, que coordenará o processo de Escolha;
Data da Assembléia de Escolha: 20/11/2008. Local: Fundação Universidade Regional de Blumenau – Rua Antônio da Veiga, 140 – Auditório da Biblioteca – (Padre Orlando Maria Murphy) - Blumenau/SC. Horário: 8h30min às 11h
Número de Vagas: 07 (sete) vagas para Conselheiros titulares e 07 (sete) vagas para seus respectivos suplentes.
Programação do dia da Escolha:
8h30min – Abertura dos trabalhos da Assembléia de Escolha com a leitura e aprovação do Regimento Interno;
8h45min – Apresentação dos candidatos;
9h – Início do Processo de Escolha;
10h – Término do Processo de Escolha e Início da apuração dos votos;
11h - Aclamação dos candidatos.
O Colégio Eleitoral será formado por representantes de entidades não–governamentais, comunitárias ou privadas, sediadas no município, regularmente constituídas, tais como:
- Representantes de Instituição de ensino superior: faculdades, universidades;
- Representantes dos usuários e/ou suas organizações: associações de moradores, instituições religiosas, associações de aposentados, grupos de idosos;
- Representantes de entidades de atendimento ao idoso: asilo, hospitais, clínica geriátricas;
- Representantes dos trabalhadores do setor: associações de trabalhadores, sindicatos;
- Representantes de organização de usuários e defesa dos direitos dos cidadãos;
- Representantes do sistema “S”.

A Comissão Especial nomeada pelo CMI ,após abrir a assembléia compôs a mesa com as seguintes pessoas senhoras Luizita dos Santos , Rosane Hahne e o Pastor Luterano Friedrich Gierus e a stª Aline Simas. A seguir nomeou a relatora Tânia Regina Moraes, auxiliada pelas assistentes sociais do SEMASCRI senhora Selma e stª Kátia.

Cada candidato ao cargo de conselheira(o) do CMI gestão 2008/2010 teve um espaço que não excedesse o período máximo de 02 (dois) minutos. Conforme as categorias foram chamadas as candidatas(o):

I - um (01) representante de instituição de ensino superior com curso na área afim (gerontologia ou social);

II - um (01) representante de usuários e/ou suas organizações;

III - dois (02) representantes de entidades de atendimento ao idoso;

IV - um (01) representante dos trabalhadores do setor;

V - um (01) representante de organizações de usuários e entidade de defesa dos direitos dos cidadãos;

VI - um (01) representante do sistema “S”.

Os candidatos foram escolhidos por meio de voto secreto; durante 01 hora houve a eleição, conforme programação aprovada pela comissão especial do processo de eleição do CMI – biênio 2008/2010.

RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO
I - um (01) representante de instituição de ensino superior com curso na área afim (gerontologia ou social);
Titular: Juliana da Silva Brandão – FURB
Suplente: Marlene Dierschnabel da Silva
II - um (01) representante de usuários e/ou suas organizações;
Titular: Rosana Hahne – Comunhão Martim Lutero
Suplente: Alda Werner
III - dois (02) representantes de entidades de atendimento ao idoso;
Titular: Titular: Creuza Maria Fleck – Ibgeron
Suplente: Maria do Horto Coimbra
Titular: João Ernesto da Silva
Suplente: Marilene Girardi
IV - um (01) representante dos trabalhadores do setor;
Titular: Vanessa Rocha - Aprossmvi
Suplente: Ana Maria Steuck
V - um (01) representante de organizações de usuários e entidade de defesa dos direitos dos cidadãos;
Titular: Dalva Day - Abludef
Suplenta: Tânia Regina Moraes
VI - um (01) representante do sistema “S”.
Titular: Diane Mirtes Libardo
Suplente: Idelfonso dos Santos
O resultado da Assembléia de Escolha será publicado em Jornal local, no dia 25/11/2008 e a posse será realizada no dia 27/11/2008, ás 9 hs, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Blumenau, pelo prefeito João Paulo K.Kleinubing.

* 2008 - GRUPO DE ARTESANATO ARCO IRIS

No dia 18 de novembro o grupo de artesanato arco Iris, assistiu uma palestra sobre DIABETE, pela terapeuta ocupacional Mariana Nicoletti Censi. Após a palestra teve início mais um encontro do grupo de artesanato arco Iris, como temáticas foram decorados diversos sabonetes com motivos natalinos. O grupo estava animado pela facilidade de produzirem belas peças. A coordenadora Dalva Day deu uma sugestão ao grupo para que fossem decorados, uma quantidade de sabonete maior e presentear os colegas dos outros grupos que a ABLUDEF mantém na entidade. A sugestão foi aceita por todos.
No final da tarde já tínhamos uma quantidade razoável de sabonetes decorados. Alguns associados fizeram potes, vidros decorados para colocar bombons, balas e doces a serem sorteados nos grupos durante os encerramentos do ano. Dia 25 de novembro serão dados à continuidade das decorações nos sabonetes, para que possam alcançar o objetivo proposto de presentear os amigos de outros grupos da ABLUDEF.

20/11/2008

* 2008 - ROTARY CLUB BLUMENAU VERDE VALE

No dia 18 de novembro a convite do senhor Mauricio de Andrade (Diretor da Avenida de Serviços Profissionais), membro do Rotary Club Blumenau Verde Vale, ABLUDEF apresentou uma palestra para os 32 membros e convidados. Maria Helena Mabba presidente da ABLUDEF e da CODEPA falou sobre as conquistas e parcerias que a entidade obteve em 2008. O Rotary Club Blumenau Verde Vale mantém um projeto que visa o reconhecimento de profissionais e entidades que são notoriamente conhecidos pelos serviços que prestam ou prestaram à comunidade. Neste ano rotário a ABLUDEF foi à entidade escolhida para receber esta homenagem. A solenidade de homenagem e palestra foi realizada no Restaurante Park Blumenau na Vila Germânica (piso Superior).
As assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes, e a terapeuta ocupacional Mariana Nicoletti Censi estiveram acompanhando Maria Helena Mabba, neste encontro.
Conforme mostra os slides, foi apresentado aos rotarianos o que a ABLUDEF tem a oferecer aos 1840 associados inscritos na instituição. Também mostrou que as parcerias que a ABLUDEF conquistou ao logo dos 20 anos de existência, são necessárias para que a instituição possa dar esse apoio às pessoas associadas e a comunidade que vem nos pedir auxílios eventuais, como (empréstimos de muletas axilares/canadenses; cadeiras de rodas/banho).

Após a apresentação o presidente do Rotary Club Blumenau Verde Vale o senhor Jorge Stoeberl, agradeceu e presenteou a presidenta Maria Helena Mabba, com um emblema do Rotary Club Verde Vale, como agradecimento pela palestra proferida aos presentes.

Após o jantar oferecido ao grupo, o presidente parabenizou alguns membros do Rotary Club Verde Vale, pela passagem dos 12 anos do clube, ocorrido no dia 19 de novembro.

Related Posts with Thumbnails