23/09/2009

* 2009 – PALESTRA “5 S” NA ABLUDEF

No dia 21 de setembro a equipe de profissionais da ABLUDEF juntamente com alguns associados presentes no dia participou da palestra 5S, ministrada pelo palestrante Aloisius do SENAI. Como mediadora deste evento a senhorita BRUNA do SENAI e a senhora Dalva Day da ABLUDEF, providenciaram o encontro na sede.
O SENAI programou para a “SEMANA DO VOLUNTARIADO” diversas palestras para entidades de Blumenau, a ABLUDEF foi a primeira a receber essa palestra com o tema 5 S,seguindo do CERENE com o tema Analise de Potabilidade da água, no dia 23 , a ONG Amiguinho feliz terá a palestra cujo tema Planejamento Escolar dia 24 e para encerra a semana dia 25 será na Casa da Esperança com a Oficina de Fuxico.

A ação faz parte do Fórum de Sociedade, projeto incluído na programação anual de atividades da unidade (SENAI).

O QUE VEM A SER O 5 S?

O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.

Seiri – organização, utilização, liberação da área. Essa técnica é utilizada para identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, existentes no local de trabalho. Conforme o palestrante comentou ao grupo, temos muita coisa enfurnada dentro das nossas gavetas, guarda-roupa e devemos passar adiante. Para nos não vai ter mais utilidade para outro talvez. As principais vantagens do Seiri é conseguir liberação de espaço;eliminar ferramentas, armários, prateleiras e materiais em excesso;arejar a casa onde vivemos ou o ambiente de trabalho.

Seiton – ordem arrumação. É uma atividade para arrumarmos as coisas que sobraram depois do Seiri. Seu conceito chave é a simplificação. Os materiais devem ser colocados em locais de fácil acesso e de maneira que seja simples verificar quando estão fora de lugar. A vantagens deste sistema é a rapidez para encontrarmos as coisas que necessitamos. Como exemplo: a chave de casa, do carro, documentação, contas a pagar e as que já estão pagas. Sendo assim economizamos tempo e espaço.

Seiso –limpeza: Devemos limpar a área de trabalho e também investigar as rotinas que geram sujeira, tentando modificá-las. Ou seja manter as coisas limpas, sem poeiras, organizadas. Também observar desperdícios em casa e no ambiente de trabalho. Como exemplo compras desnecessárias de alimentos, roupas, maquiagens. Comprar o que realmente vai usar e não o que poderá usar futuramente e deixamos esquecidos até sair de validade. No serviços não utilizar papeis apenas para pouca anotação, quando poderemos utilizar rascunhos,utilizar com responsabilidades as ferramentas de trabalho sem destruir, zelar por elas. Deixar os banheiros, quartos sempre limpos e arejamos.

Seiketsu –padronização, asseio, saúde.Para chegarmos a esse patamar devemos mudar nossos hábitos, perserveração e melhoria continua, não temporária. Temos que melhorar o ambiente de trabalho, a nossa casa, como redução dos custos em nosso benefício. Eliminação de desperdícios e aprendermos a desenvolver trabalhos em equipe, tanto em nossas casas envolvendo a família toda como no ambiente de trabalho.

Shitsuke – disciplina, autodisciplina. Ao chegarmos ao 5 estágio, é simplesmente sabermos que tudo que foi realizado nas etapas seguintes é simplesmente fazermos o que deve ser feito e da maneira mais harmoniosa possível. Se for aplicado em casa a família como um todo sai ganhando. Se os pais cumprem o papel seu, que é de dar amor, disciplina, segurança.Com certeza os filhos terão disciplina em seu dia a dia, sem que os pais tem que desperdiçar um tempo maior para ver que o que foi ensinados a eles , sem precisar vigialo-los o tempo todo. Apenas ver se estão sendo cumpridas suas obrigações e orientando sem esquecê-los. Tornando adultos com educação, obrigações e respeitando outras pessoas ao longo de suas vidas. No trabalho devemos seguir com disciplina isso não quer dizer que seremos eternos robôs, mas fazer o que nos compete em cada área e trazer novas idéias, sem perder tempo com coisas que não ajude o crescimento de nossos afazeres. Com certeza as vantagens são muitas, trabalho agradável, convívio igual com maior interação nas relações humanas, valorização do funcionário no trabalho pela chefia. E em casa mais harmonização no lar. Coisas que temos condições de fazer e que as vezes precisamos dar uma parada e escutar de outros o que fazemos sem pensar e nos tornamos estressados achando que a vida é pesada, mas com arrumações podemos torná-las mais agradáveis e seguir em frente com mais saúde, e qualidade de vida.

Um comentário:

  1. Desejo a vcs um Feliz Natal e continuem com esse trabalho maravilhoso!!! Que o ano de 2010 seja repleto de muito amor e felicidades bjs Miiriam!!!

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Abraços e uma ótima pesquisa.
Carinhosamente
Dalva Day
dalvaday@gmail.com
Assistente Social, Blumenau/SC