31/03/2014

* 2014 - REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA HABITAÇÃO DE MARÇO


 No dia 26 de março realizou-se a reunião ordinária do CMH, no SEMUDES - Secretária de Assistência Social e do Adolescente.Iniciou-se às 9hs com a abertura pelo presidente Romeu Horst Friztke auxiliado pelo secretário executivo Walner S. Bernardes Filho. Foi lida para apreciação da Pauta da convocação CMH nº 02/2014 e aprovada. Em seguida houve a leitura/discussão e aprovação das atas anteriores n 01/2014. A Assistente social Cristiane Barcelos foi convidada  pela mesa para apresentar o item da pauta nº 3, Apresentação: " Metas e prioridades  LDO - Lei Diretrizes Orçamentarias para o exercício 2015". Após apresentação alguns conselheiros se manifestaram e a Cristiane Barcelos explicou os pontos que não foram bem esclarecidos, deixando algumas dúvidas aos conselheiros, e se comprometeu a trazer mais elementos para elucidar as  dúvidas na próxima reunião e também enviar a apresentação para os conselheiros. 
No item 5. houve a apresentação dos Projetos Pró-moradia referentes as ruas: Pedro Kraus e Araranguá. 
Na sequência foi apresentado o  projeto M.C.M.V. II o conhecido "MINHA CASA,MINHA VIDA II",que no dia 28/03/14 iniciou em Blumenau sua inscrições. O presidente Romeu Horst Friztke fez questão de apresentar os dados sobre o projeto e as novidades. O programa MCMV oferecerá 372 moradias, dispostas em quatro bairros do município. 
1º O BAIRRO TRIBESS, na região norte, abrigará um terreno com 100 unidades; 
2º O BAIRRO PROGRESSO estarão outras 64;
3º O BAIRRO ITOUPAVAZINHA serão construídos 144 apartamentos;
4º O BAIRRO FIDELÍS , outras 64 unidades serão disponibilizadas à comunidade. 
Além da localização das unidades habitacionais, outra preocupação do Governo Federal, da SEMUDES e da Prefeitura Municipal de Blumenau, foi de modificar, adequar e melhorar o layout dos apartamentos que serão construídos. Enquanto os apartamentos feitos anteriormente tinham 43m², o novo layout pensado especialmente para o novo projeto do Minha Casa Minha Vida oportunizando que cada apartamento tenha, agora, entre 46 e 51m². A disposição dos cômodos também foi modificada, a fim de otimizar o espaço das residências e aumentar a convivência e a privacidade. Os novos condomínios dos bairros Tribess e Progresso estarão em áreas de mais de 50 mil metros quadrados e, com o grande espaço, surge outra novidade: a intenção de se construir parques com grandes áreas verdes e de preservação ambiental. Segundo Romeu Horst Friztke, diretor de Habitação da Semudes, a ideia é fazer, dentro de cada um dos condomínios, uma área de lazer. “Além dos moradores, as comunidades dos quatro bairros que receberão as unidades do Minha Casa Minha Vida vão ganhar parques, porque as áreas serão abertas ao público, não restritas apenas aos moradores”, explicou o diretor.
Outra novidade será a oferta de Trabalhos Técnicos Sociais de Pré-Ocupação (TTS), que visam melhorar e aperfeiçoar a convivência em condomínio. Os TTS tratam-se de palestras, oficinas e atividades interativas que mostrarão aos donos das unidades como é viver em condomínio, dando um acompanhamento na fase de preparação e adaptação das famílias. Mais informações sobre o programa Minha Casa Minha Vida podem ser obtidas através do link :
www.minhacasaminhavida.com.br/. 

Devido a impossibilidade de apresentar "Regularização Fundiária" , foi decidido colocar na pauta da próxima reunião, dia 30/04/2014.
AGENDA DAS REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DA HABITAÇÃO (sempre na última 4ª feira do mês)

Abril:  30/04/14
Maio:  28/05/14
Junho: 25/05/14
Julho: 30/07/14
Agosto: 27/08/14
Setembro: 24/09/14
Outubro: 29/10/14
Novembro: 26/11/14
Dezembro: 17/12/14

30/03/2014

* 2014 - DICAS 6

Imagem: dicascaseiras.wordpress.com
“ Basta espalhar um pouco de sal comum no forno para o livrar do cheiro desagradável que fica depois de ter  queimado nele qualquer coisa.”
Imagem: flaviakitty.com
“ Berinjela, ótimo para emagrecer, colocar 2 rodelas da fruta de molho a noite e tomar o líquido em jejum  pela manhã.”
Imagem: blogdogrupocaixaseguros.com.br
“ Beterrabas brilhantes basta ferve-las com a casca  em  água  com  sal,  ½ copo de vinagre  e 1 colher  sopa de  Açúcar”
Imagem: blogquedelicia.com 
“ Bife à milanesa sairá da rotina se misturar à farinha  de  rosca um  pouquinho de  manjericão  picado e  alguns  dentes  de alho amassado.”
Imagem: www.aquinacozinha.com
“ Bifes de fígados macios: Para que os bifes de fígado fiquem macios, acrescente um pouquinho de leite ao temperar.”
Imagem: www.segredosdatiaemilia.com.br - 
“ Bifes mais dourados. Ponha uma pitada de açúcar no óleo de fritura. Os bifes ficarão dourados.”
Imagem: viajarnamatematica.ese.ipp.pt
“  Bolachas empacotadas duram mais se, depois de abertas forem guardadas na geladeira dentro da própria embalagem.”
Imagem: www.cozinhasitatiaia.com.br
“ Bolinhos de bacalhau, use ovos inteiros nos  bolinhos de bacalhau, ao invés de bater as claras em neve, isso  evita  que fiquem gordurosos.”
Imagem: www.viveraprendendo.com 
“ Borrife com leite os bolos antes de colocá-los no  forno. Eles  ficarão com uma aparência  mais bonita.”
Imagem: www.fazfacil.com.br
“ Brilhando os azulejos, torneiras e porta de box,  use um  pano com limpador de vidros.”
Imagem: elle.abril.com.br 
“ Bucha de banho limpa, sua esponja  também  precisa de banho, mergulhe-a numa solução de ½  xíc de água sanitária por 1 litro  de água pura.”
Imagem: entretenimento.r7.com
“ Cabelos Alisados, para não ressecá-los, redobre  os  cuidados para deixá-los macios e brilhantes. Semanalmente, faça um banho de abacate ou  iogurte com mel.”
Imagem: agape-amorverdadeiro.blogspot.com
“ Cabelos brilhantes: junte ½ copo de vinagre à última água  de enxaguar.”
Imagem: blogdacitwar.blogspot.com
“  Cabelos grosso é só cortar uma vez por mês as  pontas na lua cheia.”
Imagem: pontodabelezaa.blogspot.com
“ Cabelos grosso para te-los use talco no xampu ele engrossará.”

FONTE: 
As DICAS de culinária, alimentação, casa, vestuários  e outros foram colecionados ao longo dos  37 anos de minha vida matrimonial, sendo que foram retiradas de revistas, jornais,  folhetos e por isso não tenho condições de saber a fonte de cada uma das 1000 DICAS. Apenas colecionei as 1000 DICAS e gostaria de dividir com vocês em várias postagem. Para não perder a contagem e repeti-las irei seguir a ordem alfabética. Também peço que se tiverem algumas DICAS por favor repasse que terei imenso prazer em  adiciona-las, com os devidos créditos. Importante: Se você é autor de algum desses materiais postados aqui, favor informar por e-mail dalvaday@gmail.com para eu inserir os seus créditos. Obrigada.

26/03/2014

* 2014 - MINHA CASA, MINHA VIDA II

PROGRAMA: MINHA CASA MINHA VIDA, em Blumenau
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMUDES ) abrirá no dia 28/03/2014 (sexta-feira), e seguira até 15 de julho (terça-feira), em Blumenau, as inscrições para o cadastro de interessados no programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV), do Governo Federal. O programa oportuniza às famílias de baixa renda do município para que possam adquirir  sua casa. 
Está sendo montada no setor 3 do Parque Vila Germânica uma central e tem como horário de atendimento das 8h ás 12h e das 13h30 às 17h30. 
A QUEM É DESTINADO ESSE PROGRAMA (MCMV) ?
Exclusivamente a pessoas cuja renda bruta mensal familiar não ultrapassa R$ 1.600,00 reais , conforme portaria do Ministério das Cidades. 
A inscrição para o Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida está disponível para todasas famílias que:
* Tenham renda familiar bruta de até R$ 1.600,00;
* Residem em Blumenau no mínimo 2 anos;
* Já tenham cadastro no CADÚNICO do Governo Federal;
* Não seja proprietário de imóvel em qualquer local do País;
Não tenham acessado a nenhum programa habitacional do Município;
* Tenha acima de 18 anos ou seja emancipado;
* Todos os requisitos acima, obedecem o estabelecido pelo Programa do Governo Federal.
DOCUMENTAÇÃO:
Além do requisito de renda máxima , as famílias deverão cumprir as seguintes orientações:
* Residir em Blumenau há pelo menos dois anos. 
* A pessoa já tenha cadastro no CAD ÚNICO do governo federal, que não seja proprietária de nenhum imóvel em qualquer lugar do país;
* Não tenha acessado nenhum programa habitacional desenvolvido no município;
* Tenha idade superior a 18 anos ou que seja emancipada.
(Todos os requisitos exigidos para o cadastro em Blumenau obedecem ao que é estabelecido pelo governo federal.)
Conforme exigido pelo governo estadual, no ato da inscrição é necessário que sejam apresentados diversos documentos. A inscrição só poderá ser efetuada com a documentação completa e atualizada, sendo pessoal e intransferível.
É preciso levar a documentação original para o cadastramento habitacional. Além dos tradicionais RG, CPF e Título de eleitor, as pessoas que se inscreverem precisarão apresentar também prova de estado civil (certidão de nascimento ou de casamento), carteira de trabalho de todos os membros da família com idade superior a 16 anos, comprovante de residência atual e documentação de guarda ou tutela (caso haja).
Também é exigida a apresentação de:
* Comprovação do tempo de moradia em Blumenau,
* Atestado de frequência escolar, 
* Laudo médico no caso de se tratar de uma pessoa com deficiência, 
* Carteira pré-natal em caso de mulher em gestação,
* Comprovantes de renda como a folha de pagamento dos últimos três meses ou guia de recolhimento do INSS (autônomos) ou ainda extrato bancário dos últimos três meses. 
* Ainda é preciso de um extrato dos três últimos lançamentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Nos casos de famílias que residem em áreas de risco, o Governo Federal ainda exige um relatório da Defesa Civil que comprove a situação.
ATENDIMENTO: 
Os três meses e meio de atendimento serão divididos em datas conforme a inicial do primeiro nome dos interessados em realizar o cadastro. É importante, segundo a Secretária de assistência Social - SEMUDES, destacar que a seleção das famílias não é feita por ordem de chegada. 
Para as pessoas cujo nome começa com a:
LETRA A:  o prazo se estende entre 28 de março e 4 de abril.
LETRA B OU  C: o prazo é de 7 a 11 de abril. 
LETRA D e E ou F : o prazo é de 14 a 17 de abril.  
LETRA G, H e I: o prazo é de 22 e 25 de abril 
LETRA J: o prazo é entre 28 de abril e 6 de maio .
LETRA K e L: o prazo é entre 7 e 9 de maio. 
LETRA M e N: o prazo é entre 12 e 23 do maio.
LETRA O, P ou Q: o prazo é entre  26 e 30 de maio.
LETRA R ou S: o prazo é entre 2 a 6 de junho. 
LETRA T, U e V: o prazo é entre 9 e 13 de junho.
LETRA W, X, Y ou Z : o prazo é 16 de junho. 
De 17 de junho até 15 de julho o atendimento será feito para todas as letras.
O programa MCMV oferecerá 372 moradias, dispostas em quatro bairros do município. 
1º O BAIRRO TRIBESS, na região norte, abrigará um terreno com 100 unidades; 2º O BAIRRO PROGRESSO estarão outras 64;
3º O BAIRRO ITOUPAVAZINHA serão construídos 144 apartamentos;
4º O BAIRRO FIDELÍS , outras 64 unidades serão disponibilizadas à comunidade. 
Além da localização das unidades habitacionais, outra preocupação do Governo Federal, da SEMUDES e da Prefeitura Municipal de Blumenau, foi de modificar, adequar e melhorar o layout dos apartamentos que serão construídos. Enquanto os apartamentos feitos anteriormente tinham 43m², o novo layout pensado especialmente para o novo projeto do Minha Casa Minha Vida oportuniza que cada apartamento tenha, agora, entre 46 e 51m². A disposição dos cômodos também foi modificada, a fim de otimizar o espaço das residências e aumentar a convivência e a privacidade. Os novos condomínios dos bairros Tribess e Progresso estarão em áreas de mais de 50 mil metros quadrados e, com o grande espaço, surge outra novidade: a intenção de se construir parques com grandes áreas verdes e de preservação ambiental. Segundo Romeu Horst Friztke, diretor de Habitação da Semudes, a ideia é fazer, dentro de cada um dos condomínios, uma área de lazer. “Além dos moradores, as comunidades dos quatro bairros que receberão as unidades do Minha Casa Minha Vida vão ganhar parques, porque as áreas serão abertas ao público, não restritas apenas aos moradores”, explicou o diretor.
Outra novidade será a oferta de Trabalhos Técnicos Sociais de Pré-Ocupação (TTS), que visam melhorar e aperfeiçoar a convivência em condomínio. Os TTS tratam-se de palestras, oficinas e atividades interativas que mostrarão aos donos das unidades como é viver em condomínio, dando um acompanhamento na fase de preparação e adaptação das famílias. Mais informações sobre o programa Minha Casa Minha Vida podem ser obtidas através do link :
www.minhacasaminhavida.com.br/. 
FONTE
Site da prefeitura de Blumenau.  Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri

25/03/2014

* 2014 - DICAS 5

Imagem: www.morandosozinho.net
“ Após fritar bife, peixe ou pastel ferva um pouco  de  óleo com uma colher(sopa) rasa de canela  em pó. O  cheiro  de  fritura desaparece.”
imagem: paposeriodemulher.blogspot.com
 “ Aproveite as embalagens de ovos para guardar  bolas da árvore de natal.”
Imagem: www.ceapi.com.br 
“ As ameixas pretas ficam mais saborosas e macias quando aferventadas 
no chá preto.”
imagem: blogdokamalito.com
“ As camisas e blusas de seda ou bordadas  ficam  mais  apresentáveis quando são passadas  pelo  avesso.”
imagem: caroldaemon.blogspot.com 
“ As cascas das batata-doce sairão facilmente se  você colocá-las imediatamente em água fria após  o cozimento.”
imagem: frigideira.soubh.com.br 
 “ As claras dos ovos muitas vezes são desperdiçadas quando precisamos só da gema. Para não jogá-las fora e conservá-las por mais tempo, coloque cada clara em um recipiente individual das fôrmas de gelo, depois cubra a fôrma de gelo com um plástico aderente. Assim as claras vão durar muito mais.”
imagem: comidademae.wordpress.com
“ As claras em neve crescerão mais se forem acrescentadas 3 gotas de limão ou uma pitada de sal.”
imagem: soumaeemecuido.blogspot.com
“ As esponjinhas de espuma, para passar base,  devem ser lavadas com sabonete neutro ou de glicerina. Logo depois de usadas no  rosto,  enxágue em água."
imagem: blog.novomundo.com.br 
 “ As faquinhas dos liquidificadores para afiá-las novamente coloque dentro do copo do liquidificador cascas de ovo  e ligue o aparelho.”
imagem: pt.dreamstime.com
“ As folhas de alface conservarão como novas na geladeira se você colocar perto delas, um limão partido.”
imagem: donadecasanao.blogspot.com
“ As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.”
imagem: solucoeslucymizael.com.br 
“ As garrafas de café ficarão sem odor ou cheiro, se colocar dentro delas, por + – 10 mm, uma solução de água quente e sal. Depois é só enxaguar.”
imagem: www.dafiti.com.br 
“ As golas dos casacos de lã ficam limpas quando  são  esfregadas com um pano umedecido em água  e  amoníaco  em partes iguais.”
www.diariofitness.com.brimagem: 
 “ As maças que se descascam para salada de frutas, não ficam escuras se respingarmos nelas  um  pouco de  sumo  de limão.”
imagem: desbaratinando.websiteseguro.com
“ As peças de lã preta conservam o seu aspecto  de novas quando são lavadas em água de cozedura de espinafre.”
FONTE: 
As DICAS de culinária, alimentação, casa, vestuários  e outros foram colecionados ao longo dos  37 anos de minha vida matrimonial, sendo que foram retiradas de revistas, jornais,  folhetos e por isso não tenho condições de saber a fonte de cada uma das 1000 DICAS. Apenas colecionei as 1000 DICAS e gostaria de dividir com vocês em várias postagem. Para não perder a contagem e repeti-las irei seguir a ordem alfabética. Também peço que se tiverem algumas DICAS por favor repasse que terei imenso prazer em  adiciona-las, com os devidos créditos. Importante: Se você é autor de algum desses materiais postados aqui, favor informar por e-mail dalvaday@gmail.com para eu inserir os seus créditos. Obrigada.

23/03/2014

* 2014 - 1ª REUNIÃO DOS GRUPOS AUTÔNOMOS PRÓ-FAMÍLIA DE 2014

No dia 21/03/2014 realizou-se as 14hs a 1ª reunião dos Grupos Autônomos da Fundação Pró-família de 2014, na sala 4. Conforme as coordenadoras dos clubes de Idosos de Blumenau chegavam a reunião foram recebidas com muito carinho e cada coordenadora recebeu das mãos da Luciane a pastinha com a pauta da reunião e alguns mimos de boas vindas.  

ORDEM DO DIA DA REUNIÃO
Gerente: Janete 
ABERTURA: Gerente Externo senhora Janete, deu as boas vindas e desejou a todas um ano de muito trabalho e agradeceu pelo belo trabalho realizados nos grupos de idosos existente em Blumenau. 

Na sequencia a senhora Edite, diretora de Programas do Idoso,foi convidada a ler a mensagem de "sejam bem vindos", entregue a cada uma das coordenadoras de grupos da terceira idade. 
A vice-presidente da Fundação pró-família senhora Débora Cardoso leu a parábola "Onde você colocou o sal". Falou sobre a importância de deixar de ser um copo e pediu a todos que fossemos um lago.
Integra da parábola: Onde Você colocou o Sal? O velho Mestre pediu ao jovem aprendiz que estava triste, que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d’água e bebesse. -“Qual é o gosto?’ – perguntou o Mestre. –“Ruim” – disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse: -“Beba um pouco dessa água”. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou: -“Qual é o gosto?” –“Bom!” disse o rapaz. –“Você sente o gosto do sal?” perguntou o Mestre. –“Não” disse o jovem.
O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse: -”A dor na vida de uma pessoa não muda”. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras:  “É deixar de Ser copo, para tornar-se um Lago.”
Presidente da Fundação pró-família Karin Gouveia e o vice-prefeito Jovino Cardoso
O vice-prefeito Jovino Cardoso , deu as boas vindas e citou o salmo 27.8, após desejar um ano de muito trabalho e dedicação de todos para que os idosos de Blumenau sejam assistidos com respeito e dignidade. A presidente da Fundação pró-família a senhora Karin Gouveia agradeceu a todos e deu os recados mensais para as coordenadoras dos grupos externos, tais como:
·   a) Divulgação da Empresa Operação Turismo, com senhor Edson.· 
 b) Folder da festa de Páscoa, do qual a pró-família se apresentará no dia 30/03 e no dia 06/04 – domingo com o coral e flauta.
·  c) Dia 01 de março – dia do trabalhador estarão se apresentando na Vila Germânica os idosos com a dança sênior, a dança folclórica, a dança do ventre e o tai chi chuan.
·   d) Dia 09/05 a Festa em comemoração ao Dia das Mães, haverá café e dança com a Banda Vogue, todos os grupos autônomos estão convidados. Pedem que confirmem a presença e a quantidade de pessoas até o dia 22/04/14, pelo tel.
·   e) Dia 31/05 será realizado o Casamento Coletivo no Galegão e Vila Germânica, as inscrições vai do dia 24/02 até dia 25/04.
·   f) Divulgação da Festa do Massaranduba: 14ª FECARROZ – de 25/04 a 04/05 no Pavilhão C do Parque de Eventos do Município. A tarde da terceira Idade será no dia 30/04 a partir das 13:00hs.
·  g) Pediu que as coordenadoras já começassem a se agendar para marcar os cafés junto a prefeitura e a questão das viagens com os grupos da terceira idade ainda não tem agenda. Na próxima reunião já poderão ter melhores definição sobre a questão.
Antonio Carlos empresa Resort Água de Palmas 
Senhora Karin Gouveia convidou os senhores Antônio Carlos do Resort Água de Palmas (Gov. Celso Ramos SC) para a divulgação do seu espaço para a terceira idade. Srº Antonio Carlos falou sobre as diversas atividades que tem a oferecer para os grupos da terceira idade, como 10 piscinas, algumas aquecidas, topo-águas e cascatas. Passeio de trenzinhos, bingo animado, Baile da felicidade entre outras atrações. Tudo com facilidade para o público da terceira idade, em parceria com as prefeituras dos municípios.
O senhor Edson da empresa Operação turismo também teve seu espaço para divulgar seu trabalho. Finalizando com o agradecimento das duas empresas que gentilmente ofereceram um delicioso café para as coordenadoras dos grupos externo de idosos.
Luciane 
Luciane pediu que todas as coordenadoras entregue na secretaria da pró-família,a listagem dos grupos até 30/05/14. A atualização dos cadastros dos integrantes dos grupos de idosos é importantíssima e quando houver alterações de endereço, telefones e email sejam enviados para ela.
Drª Karin, psicóloga realizou uma palestra para todos os presentes cujo o tema foi:                          “A ARTE DE VIVER EQUILIBRADA”

Ao iniciar a palestra a psicóloga iniciou com a pergunta “Como vocês chegaram aqui hoje: Como uma balão cheio ou um balão vazio?”
Todos com opiniões diferentes, diziam que estavam cheias, outros meio cheios e assim por diante. Diante das resposta Drª Karin disse "então vamos aprender a equilibrar nosso emocional."
Em uma de suas mãos apareceu um circulo de madeira, com 4 cavidades e na outra mão 4 paus que seriam os suporte do circulo para formar UM BANCO para sentar. Explicou que para se tornar um banco, necessitava das 4 pernas para poder equilibra-lo e assim poder sentar nele.
1ª Perna do banco significa “DEFINIR SUAS PRIORIDADES”
a) Percepção com DEUS
b) EU (muitos se esquecem de sua pessoa e fica só em função dos outros e assim seu emocional se desequilibra. Se você não estiver bem, não consegue se harmonizar com outras pessoas.)
c) MARIDO (Alguns priorizam os filhos e a família, mas primeiro sem que estar bem com seu marido ou esposa, para juntos poderem educar, cuidar de seus filhos e assim completar com a família).
d)TRABALHO (priorizar o trabalhos depois que todas as etapas forem cumpridas.) Muitas pessoas vivem integralmente para o trabalho enquanto que seu lado familiar estar desorganizado.
e)Trabalho da Igreja (As pessoas confundem DEUS com trabalhos da Igreja, ou seja, Deus em primeiro lugar, depois fazer trabalhos com a comunidade com a Igreja e com a sociedade).
Por isso que a taxa de divorcio na 3ª idade é de 51%, a falta de prioridades, faz chegar a maturidade sem planos de vida. Ressaltou que desde o nascimento por vezes pensamos equivocadamente. Deu como exemplo a seguinte frase: “No nascimento de um bebê, devemos primeiro pensar na mãe , segundo no pai, terceiro no casal e em quarto no bebê.” A maioria disse que se pensa primeiro no bebê e assim a psicologa Karin, completou a frase...por isso que muitos casais se separam, mãe com depressão pós parto, pai abandonado e bebê inseguro, chorando...se o casal não estiver estruturado, não consegue viver numa vida equilibrada. 

2ª Perna do banco significa: “ORGANIZE O NOSSO TEMPO” Temos a capacidade de fazer várias coisas, mas poucos sabem organizar seu  TEMPO. Temos que ter uma agenda para poder fazer nosso plano diário e assim separar o que é importante do que é urgente. É importante termos sempre um plano de ação , do que não ter nenhum. Exemplos como não ficar horas ao telefone, ou no portão de casa falando coisas desnecessária. Organize seu tempo, marque uma hora com a pessoa e fale tudo que é necessário, temos vários lugares para conversar, como num café social.
3ª Perna do banco significa: “DESABAFAR E OUVIR” Por as angustias para fora. Procurar não ficar falando do passado e chorando as mágoas, isso afasta as pessoas. Resolver a questão e seguir em frente. “ Muitos dizem que perdoam , mas ficam com a mágoa e isso acarreta danos para as pessoas. A pessoa que comete o erro, seguem em frente e a que perdoou e não consegue se desligar, carrega o peso nas costas para sempre. Ficamos segurando as mágoas e não nos libertamos.
4ª Perna do banco significa: “BUSQUE A PAZ INTERNA”. Nunca se buscou tanta a paz e hoje vivemos com tantas guerras e individualismo. A paz interna não vem dos comprimidos receitados para nos dá alegria. Devemos buscar mais amor, paz. A raiva se transforma em medo, em angústia, em depressão. Muitos andam encurvados, levamos um lixão nas costas. Por vezes ficamos em desiquilíbrio emocional, devemos estar atentos e voltar ao equilíbrio. Quero que todos façam um exercício diário. Serão apenas dois momentos diários, o primeiro ao se levantar. Agradecer a Deus por estar vivo. Segundo momento a noite, ter gratidão , saber agradecer pelas coisas boas. E finalizou a palestra convidando a todos para fazer uma dinâmica do balão.

Foi distribuído balões coloridos e todos foram convidados a enche-los e depois ir esvaziando aos poucos e assim colocando as coisas ruins para fora do balão. No segundo momento todos encheram os balões e foram convidados a dividir entre os colegas , jogando-os para o alto e todos foram ajudar a estoura-los.

Foi alegria geral e além do momento de confraternização todos os problemas foram embora junto com a ajuda de todos.
Lembrança do pró-família para a palestrante

Após a proveitosa palestra, foi oferecido aos presentes um belo café da tarde, com cucas, doces, salgadinhos e um bom papo entre as participantes. São momentos únicos que devemos aproveitar e agradecer a DEUS por estarmos juntos a pessoas que elevam nossa autoestima e faz com que a semana seja mais proveitosa e principalmente mais leve.

20/03/2014

* 2014 - DICAS 4

Imagem: www.docesregionais.com 
“ Ao bater clara em neve, adicione uma pitada de  sal, desta forma ela aumentará de volume.”
Imagem: voltaaomundorestaurante.blogspot.com
“ Ao cozinhar as verduras, coloque uma colherinha de açúcar. Ajuda a manter a cor e o sabor das verduras. Evite usar o bicarbonato porque ele elimina as vitaminas.”
Imagem: nutricaodocenutricao.blogspot.com
 “ Ao cozinhar os legumes no vapor, acrescente gotas de vinagre balsânico e  ervas secas,  por  exemplo tomilho, estragrão, sálvia e  alecrim, ficam   mais saborosos e cheiroso.”
Imagem: frasesdavida.wordpress.com
Ao cozinhar postas de peixe, coloque na água um pouquinho de vinagre, para que fiquem branquinhas  e não se quebrem. O fogo deve ser baixo.”
Imagem: abcnutricaopersonalizada.blogspot.com 
 “ Ao descascar uma grande quantidade de alho, coloque-o primeiro de molho em  água fria por meia hora. Será muito mais fácil descascá-lo.”
Imagem: coisinhasdecozinha.blogspot.com
“  Ao fazer moqueca ou peixe ensopado evite misturar os  ingredientes com 1 colher de pau para a carne não  desmanchar. Para mexer, balance suavemente a panela   e fique atenta ao tempo de cozimento.”
Imagem: elvirabistrot.blogspot.com
Ao fritar peixe, coloque um ramo de salsa no óleo  da  frigideira. Ele ficará mais cheiroso e gostoso.”
Imagem: dicalinks.com
“ Ao limpar as manchas de um tecido, procure estender à parte manchada sobre um mata-borrão ou um outro tecido  para que o líquido empregado  na limpeza não se espalhe muito.”
Imagem: pt.wikihow.com
“ Ao limpar objetos cromados, use apenas água morna,  pois, como não enferrujam, dispensam o uso de detergentes mais fortes.”
Imagem:www.paopinheirense.com.br
“ Ao preparar o seu jardim, plante antes da lua  nova, para que as raízes se fixem melhor no solo. Na lua cheia, faça enxertos e podas para garantir o  melhor desenvolvimento das plantas.”
Imagem: mulher.uol.com.br
“ Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco. Isso evitará que ele tome vento e consequentemente murche.”
Imagem: sustentaveleorganico.blogspot.com
“ Ao refogar o fígado de boi, tempere com um pouquinho de  canela  em pó. Assim o refogado não  exalará o  cheiro forte de fígado  e ficará mais   saboroso.” 
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
“ Ao terminar os bordados de ponto cruz ,passe-o e  coloque um tecido macio e umedecido com água por cima. Isso fará com que os pontos se acomodem no  lugar certo.
Imagem: www.enfimcasada.com.br 
 “ Ao utilizar qualquer solução tira manchas de  roupas, aconselha-se antes, fazer um teste numa  pontinha da roupa  para ver o resultado.”
briecomgoiabada.blogspot.com
“ Apenas uma colherinha de açúcar espalhada em  uma forma é suficiente para amaciar meio quilo de  carne dura.”
FONTE: 
As DICAS de culinária, alimentação, casa, vestuários  e outros foram colecionados ao longo dos  37 anos de minha vida matrimonial, sendo que foram retiradas de revistas, jornais,  folhetos e por isso não tenho condições de saber a fonte de cada uma das 1000 DICAS. Apenas colecionei as 1000 DICAS e gostaria de dividir com vocês em várias postagem. Para não perder a contagem e repeti-las irei seguir a ordem alfabética. Também peço que se tiverem algumas DICAS por favor repasse que terei imenso prazer em  adiciona-las, com os devidos créditos. Importante: Se você é autor de algum desses materiais postados aqui, favor informar por e-mail dalvaday@gmail.com para eu inserir os seus créditos. Obrigada.
Related Posts with Thumbnails