29/08/2016

* 2016 - Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado anualmente em 29 de agosto no Brasil. A criação desta data tem como principal objetivo focar na luta pelo combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. O machismo e outras formas de preconceito são os principais alvos a serem combatidos pelos movimentos que lutam pelos direitos LGBT.
No entanto, sem deixar de lado a importância da luta por uma geral igualdade entre os diferentes gêneros sexuais, o Dia da Visibilidade Lésbica dá destaque ao papel da mulher gay que, além de enfrentar o preconceito por ser lésbica, ainda carrega uma discriminação histórica por ser mulher (misoginia). Origem do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica Esta data foi criada em 1996, durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ). A partir de então, o dia 29 de agosto passou a representar um marco na luta das lésbicas pela visibilidade de seus direitos e posicionamento na sociedade como mulher e gay, enfrentando não apenas a homofobia, lesbofobia, mas também a misoginia.
Saiba mais também sobre o Dia Internacional do Orgulho Gay. Atualmente, a maioria dos programas e ações que envolvem o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica são organizados por grupos como a Liga Brasileira de Lésbicas, a Rede Afro LGBT, a Rede de Lésbicas Negas (Candace), a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, entre outras organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Só poderei responder COMENTÁRIOS que tenham o NOME e E-MAIL do REMENTENTE. Você também poderá enviar um e-mail para mim no dalvaday@gmail.com Obrigada!

Como fazer:

- Quem ainda não tem site ou um blog, escolha a opção NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco.
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Deixe o seu NOME e E-MAIL de contato para retribuir os seus comentários.

Abraços e uma ótima pesquisa.
Carinhosamente
Dalva Day
dalvaday@gmail.com
Assistente Social, Blumenau/SC