31/08/2016

* 2016 - Dia Nacional do Outdoor

O Dia Nacional do Outdoor em 31 de agosto de cada ano, é uma comemoração extraoficial de brasileiros, que tem sido bastante festejada pela categoria em todo o Brasil. Essa data comemorativa tem por fim, marcar a data da fundação da Central de Outdoor, que foi oficialmente constituída em 31 de agosto de 1977 na sede da agência brasileira de propaganda, Local Publicidade Limitada, na cidade brasileira de São Paulo-SP, sendo inicialmente formada por 11 empresas do setor, mas que atualmente representa cerca de 1.321 empresas do segmento outdoor em todo o Brasil.
A fundação da Central de Outdoor se deu pela iniciativa das seguintes empresas: Alvo Exibidora de Cartazes e Painéis Ltda., Colagem Propaganda S/C, Época S/A Empresa de Publicidade, Espaço Propaganda Ltda., Exibição Propaganda Ltda. S/C., L&C Cartazes Murais Ltda., Local Publicidade Ltda., Pintex Organização de Publicidade, Publicidade Karvas Ltda., Publicidade Klimes São Paulo Ltda., e Publix Ltda. Para conhecimento, no Brasil, Outdoor é a designação popular de um painel de mídia exterior e de grandes dimensões, sobretudo em placas modulares, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou nas empenas de edifícios nas grandes cidades. A palavra outdoor é de origem inglesa e, em inglês, tem sentido totalmente diverso do seu significado em português. Billboard é a palavra inglesa para qualquer referência a propaganda em painéis, letreiros luminosos, letreiros em paredes, muros etc... com exposição ao ar livre ou à margem das vias públicas.
Contudo, é importante ressaltar que atualmente existem padrões, e nem toda mídia exterior é comercialmente chamada de outdoor. Painéis rodoviários, empenas, bandeiras, lonas, frontlights, backlights e totens, são outros exemplos de mídia exterior, popular e erroneamente chamadas de outdoor no Brasil.
No início desta  década, mais de 6% do investimento em propaganda era destinados ao outdoor. Já em 1976, esse número chegava ao fundo do poço, caindo para apenas 0,8%. Não era difícil perceber que alguma atitude deveria ser tomada. E o embrião da Central de Outdoor veio a nascer na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ. Na época, o maior anunciante do meio era a Souza Cruz, que comprava 24 quinzenas anuais, tendo direito assim a condições especiais de negociação.


Tal negociação era realizada, de um lado, com todas as empresas exibidoras de outdoor do Rio de Janeiro. Do outro lado, com uma divisão do cliente que se chamava Central de Mídia Souza Cruz. Desta forma, para efeito de negociação, as exibidoras cariocas passaram a se denominar perante o cliente, Central de Outdoor de Comercialização. Mas era apenas uma denominação, praticamente um apelido, pois não havia efetivamente uma estrutura de organização. Fica claro então, que esta Central de Outdoor nada mais tem a ver com aquela antiga Central de Outdoor de Comercialização, estabelecida no Rio de Janeiro com o fim específico de negociar com a Souza Cruz. Apenas para ilustrar, na cidade brasileira de São Paulo-SP, existem entre 7 e 8 milhões de anúncios nas ruas [indicativos ou publicitários]. Desse total, apenas 7 mil são outdoors pertencentes às exibidoras afiliadas à Central de Outdoor, todos identificados em termos publicitários e cadastrais. Todas estas características constituem o grande diferencial das exibidoras afiliadas à Central de Outdoor, qualificando seus quadros como " o verdadeiro outdoor ". 

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