09/10/2016

* 2016 - Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos será comemorado com o  seminário com o tema: Viver e morrer com dor: não precisa ser assim (2016) . A programação inclui a apresentação da medicina paliativa aos estudantes e profissionais presentes. Também foi tratado  tema dor como quinto sinal vital (juntamente com os outros quatro> pressão, frequência cardíaca, temperatura e frequência respiratória)além de palestras relacionadas.
A medicina paliativa é reconhecida como área de atuação médica desde 2011 pelo Conselho Federal de Medicina e diz respeito á atuação do médico dentro do contexto de filosofia do cuidado. O especialista em cuidados paliativos trata do paciente e não mais de sua doença. O objetivo é olhar as necessidades e sintomas não só do ponto de vista físico,mas tabém do ponto de vista emocional, social e espiritual. Estende, ainda, o olhar sobre a família e o cuidador durante o tratamento.
O tratamento não exclui o cuidado e/ou tratamento que modifica a evolução da doença. Ele surge no momento em que a doença se apresenta incurável e trabalha de forma multiprofissional em busca de melhor qualidade de vida, tentando amenizar ao máximo o sofrimento do paciente.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails