11/11/2016

* 2016 - Dia Mundial do Bambolê

No dia 11 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Bambolê. A data tem o objetivo de incentivar o uso deste brinquedo que, desde os anos 90, encanta crianças e adultos em nosso país, como uma forma divertida de fazer exercícios físicos. Acredita-se que o bambolê tenha surgido há pelo menos três mil anos no Egito. Confeccionados com fios de parreira secos, eram utilizados pelas crianças que queriam imitar artistas de rua que faziam apresentações de dança com os bambolês.
Entretanto, o brinquedo, tal como o conhecemos hoje, surgiu apenas em 1958, nos Estados Unidos. A ideia veio de uma viagem à Austrália, onde os americanos Richard Knerr e Arthur Melin, sócios em uma fábrica de brinquedos, viram crianças brincando com círculos feitos de bambu.
O projeto do bambolê foi batizado com o nome de “hula hoop” e em menos de quatro meses após o seu lançamento já havia vendido cerca de 25 milhões de unidades. O bambolê chegou ao Brasil através da marca Estrela, no mesmo ano do lançamento nos Estados Unidos. Aqui, finalmente recebeu o nome Bambolê, devido a uma associação com a palavra “bambolear”, que significa gingar, rebolar. Vários outros países se renderam à moda do brinquedo. Porém, em países como a Inglaterra, por exemplo, o bambolê era feito de madeira ou de metal, o que o tornava perigoso, chegando a ser conhecido como aro mortal.
O objetivo do brinquedo, que é recomendado para crianças a partir de 6 anos de idade, para desenvolver diversas habilidades motoras, consiste em que a pessoa que brinca consiga mantê-lo o maior tempo possível rodando, sem deixá-lo cair no chão. Para isso, pode-se usar os quadris, braços, pescoço ou pernas. Não só como um brinquedo, o bambolê é utilizado em números acrobáticos, sendo uma modalidade de esporte que participa em campeonatos internacionais.
Entre as vantagens no uso do bambolê, listadas por personal trainers, estão a melhora na postura, o trabalho abdominal, o exercício aeróbico – capaz de queimar muitas calorias, o alongamento da coluna e até mesmo a definição da cintura.
Fazer um bambolê em casa é bastante prático, basta utilizar um pedaço de magueira de plástico, verificando-se sempre se há segurança para as crianças, e todos podem aproveitar os benefícios deste brinquedo.
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=20&p_secao=19

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails