O Diretor Hercílio Schmitt da COOPER enalteceu o início da trajetória da Cooper, comentou que coincidia com a data em que o movimento cooperativista completava seu primeiro centenário. Tudo começou em 1944 quando um grupo de operários da Indústria Têxtil Companhia Hering, muitos deles tecelões como os pioneiros de Rochdale, resolveram fundar uma cooperativa de consumo de empregados, com área de atuação em Blumenau e com o objetivo de distribuir aos cooperados gêneros alimentícios. Na época, havia pouca concorrência e o abastecimento era precário, o que comprometia o orçamento familiar.
Foi em 16 de março de 1944, nas dependências do Clube Náutico América, com 101 pessoas, entre funcionários e dirigentes da Cia Hering, que foi fundada a Cooperhering – Cooperativa de Consumo dos Operários da Indústria Têxtil Companhia Hering de Responsabilidade Ltda, hoje Cooper, com um capital inicial de Cr$ 24.000,00. No mesmo dia foram eleitos e empossados o primeiro Conselho de Administração e Fiscal da Cooperativa: Clodoaldo Machado da Luz (1º Presidente), Jacob Beleski (Gerente), Leopoldo Ferrari (Secretário), Else Pein, Félix Rothbart, Lothar Steinhoff, Walfried Otte, Max Fritzsche, Ricardo Fischer, José de Souza e Olívia Zimmermann. A assembléia de fundação foi presidida pelo economista rural Teatino Carneiro da Cunha Melo, da Diretoria de Economia e Assistência ao Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, mentor intelectual e grande incentivador da cooperativa, segundo testemunho de cooperados mais antigos. Os 101 cooperados multiplicou-se rapidamente. A pequena loja, que inicialmente distribuía apenas alguns gêneros alimentícios que eram descontados em folha de pagamento, cresceu. Com o desenvolvimento do Grupo Hering, a Cooper ampliou o atendimento, abrindo lojas nas cidades onde a Hering tinha filiais: Encano (1968), Rodeio (1978), Paulista (PE) (1982 até 1995), Ibirama (1985), Gaspar (1988 até 1998). Na década de 90, a Cooper passou a atender toda a comunidade, não se limitando aos funcionários da Hering. Em 1998 incorporou a Cooperativa Artex e fez-se presente também no bairro do Garcia. Com o passar dos anos, outras lojas foram abertas: Água Verde (1975), Omino (1980), Mafisa (1991). Em 1999 as atividades da Matriz, localizada no bairro Bom Retiro, foram transferidas para a Água Verde. A loja foi ampliada, criou-se o centro administrativo e a filial Água Verde tornou-se a sede da Cooperativa.
COOPER GARCIA
São mais de 9 mil cooperados cadastrados na Cooper Filial Garcia. Sua entrega no dia 28/11/2007 a comunidade trouxe ao público uma maior variedade de produtos perecíveis (açougue e frios), mais conforto e facilidade.A principal mudança é a área do interior da loja, ela foi toda climatizada, ganhando nova pintura, pavimentação do pátio interno, piso novo, banheiros mais confortáveis, novas câmaras frias e balcões. Tendo ainda uma área a mais de 120m² que servirá como depósito climatizado de frutas e verduras.Nesta manha do dia 28/11 a COOPER reservou ainda um presente para a comunidade, com a colaboração do historiador e cientista social Adalberto Day,foi feito 6 paineis contando um pouco da historia da COOPER do Garcia.Adalberto Day e a esposa Dalva Day juntamente com a gerente da Cooper Garcia a senhora Hilda Busanna cortaram a fita da reinauguração.
(dados retirados do site da COOPER,2007) Fonte Dalva Day/ fotos Arquivo Dalva e Adalberto Day
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: Só poderei responder COMENTÁRIOS que tenham o NOME e E-MAIL do REMENTENTE. Você também poderá enviar um e-mail para mim no dalvaday@gmail.com Obrigada!
Como fazer:
- Quem ainda não tem site ou um blog, escolha a opção NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco.
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Deixe o seu NOME e E-MAIL de contato para retribuir os seus comentários.
Abraços e uma ótima pesquisa.
Carinhosamente
Dalva Day
dalvaday@gmail.com
Assistente Social, Blumenau/SC