05:00 – saída de Blumenau
09:30 – chegada Pontal do Sul e travessia Ilha do Mel
Chegamos ao PORTAL DO PARANÁ, colocaram uma pulseira em cada membro do grupo,todo visitante deve usar, e somente 5.000 mil turistas podem visitar a ILHA DO MEL por ano. 95% é área de prevenção SANTUÁRIO ECOLOGICO, seu fundador foi o alemão MEHL, esse por sua vez cobrava pedágio ou taxa para às embarcações que iam ao porto Antônina. A ILHA DO MEL era um ponto de quarentena para os escravos vindo para o Brasil,eram tratados com MEL e LIMÂO para curar das gripes e ir para o continente. Hoje a ilha é administrada pelo INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ - IAP . A ILHA DO MEL não é um BALNEÁRIO é uma área de conservação da natureza, ela é tombada como patrimônio histórico e natural.É uma formação geológica localizada no litoral do Paraná e possui um Zoneamento Ecológico e de Uso Público.
10:00 – chegada e visita ao Farol das Conchas
12:00 – almoço no restaurante do David
13:30 – saída para Fortaleza de N.Sra. dos Prazeres
15:00 – visita à Fortaleza de N.Sra. dos Prazeres
16:00 – saída para Paranaguá e chegada prevista 18:00
Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná ,significa grande mar aberto. Foi fundada em 1648, tem hoje aproximadamente 150 mil habitantes. Os nativos de Paranaguá são conhecidos como "PARNANGUARA" . Está a 6 metros do nível do mar. A 1ª igreja em solo paranaense conta de 1578, IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. A RUA DA PRAIA é a rua mais antiga de Paranaguá.
18:00 – deslocamento ao hotel
20:30 – jantar no restaurante do hotel
21:30 – breve caminhada Rua do Cais
DOMINGO: 27.04.2008
7:30 – café da manhã e liberação dos apartamentos
8:30 – saída para passeios em Paranaguá
HISTÓRIA DO PORTO DE PARANAGUÁ: O Porto de Paranaguá é um grande terminal de cereais, considerado o maior porto exportador de grãos do Brasil. Situado no interior da baía de Paranaguá, sua influência estende-se a uma vasta região do Brasil, e é um porto escoador dos Países do Mercosul, Empresas internacionais, etc.Foi inaugurado em 1935. Sua existência até os dias de hoje está ligado aos cinco ciclos: ciclo do ouro, da erva-mate, da madeira, do café, e da diversificação, quando seu movimento passou a ser de exportação de milho, soja, farelo, algodão, óleos vegetais, etc. A visitação se faz mediante autorização da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA. O Porto D. Pedro II, principal escoador de grãos e carga em geral do sul do Brasil e do Mercosul, absorve grande parte da mão-de-obra disponível, mas é intenção do prefeito diversificar as atividades desenvolvidas no município, sem esquecer os projetos de responsabilidade exclusiva do poder público, como educação, saúde e ação social.
12:00 – almoço no restaurante Danúbio Azul
13:30 – saída para estação ferroviária
14:00 – passeio de trem de Paranaguá a Curitiba
PASSEIO DE TREM:
Começamos pela estação Ferroviária de Paranaguá - depois passamos no município de ALEXANDRA e levamos 1h30 min até MORRETES (40km), depois fomos rumo a CURITIBA (70km) perfazendo um total de 4hs e 30 minutos de viagem. Em MORRETES estávamos a 10 metros em relação ao mar, até CURITIBA chegamos a 905 metros em relação ao mar.
A estrada de ferro foi construída em 1880, levaram 5 anos a sua construção (1885), andamos de trem dentro da mata Atlântica, passamos por vários túneis e pontes centenárias.
HISTÓRIA DA ESTRADA DE FERRO - Possui 14 túneis escavados na rocha, 41 pontes e viadutos em dimensões colossais, utilizando estrutura metálica. O maior VÃO vencido esta localizada na ponte São João, cujo comprimento é de 113m sobre o rio do mesmo nome. A ponte conta com 4 vãos, sendo que o vão médio tem altura de 58m. O Viaduto Carvalho, construído com grande tenacidade, esta a mais de 900m de altura, usando como suporte muros de ate 100m de altura fazendo uma curva de 45 graus no trecho conhecido como CURVA DO DIABO. O maior túnel da Serra do Mar é o de ROÇA NOVA, com 457m de extensão, na altitude de 905m. O magnífico panorama do contrafortes da Serra do Mar com paisagens como a cachoeira “Véu da Noiva” e o Santuário de “Nossa Senhora do Cadeado”, aliado à técnica do arrojado traçado da estrada, continuam sendo uma atração emocionante mesmo depois de um século .
19:00 – chegada em Curitiba e retorno a Blumenau
23:00 – chegada prevista em Blumenau.
Olá,
ResponderExcluirfiquei muito envaidecida de ver minha cidade ser mostrada com tanta propriedade, mas apenas para registro: quem nasce em Paranaguá é
" parnanguara ".
Espero que voltem logo a nos visitar
Grande abraço
Rose