A seguir foi comunicado aos idosos sobre a saúde de dois idosos que participam do grupo, a senhora Rosalina e seu Jeremias. A idosa senhora Rosalina, esposa do senhor Paulo Teodoro da Silva, foi acometida de 2 A.V.Cs, (Aneurisma Vascular Cerebral) no mês de outubro , conforme relato do seu esposo. Ela está se recuperando na casa da filha. O associado senhor Jeremias Neto, também foi acometido de 02 A.V.Cs ( Aneurisma Vascular Cerebral) estando acamado e em casa de sua filha. Sua recuperação está acontecendo muito lentamente, o idoso tem 83 anos. Após os relatos sobre os idosos acamados, sempre é colocado aos grupos, questões referente o Estatuto do Idoso. Os profissionais têm o dever de simplificar as informações e orientações para o público atendido. Uma das questões abordada foi sobre a segurança que os idosos necessitam, quando buscam seus proventos junto aos caixas de banco. Enfatizamos a necessidade dos idosos estar acompanhados com algum familiar, pois há muitas denúncias de assalto nos primeiros dias do mês.. Dos presentes ouve comentários diversos em relação a caso de assalto á idosos. Foi colocado que devemos nos adaptar ao crescimento do município, pois quando eram jovens, a segurança era bem melhor. Todos eram vizinhos antigos, hoje a realidade é totalmente o inverso, a cidade cresceu, temos um contingente de pessoas novas.
ASSINATURA DO LIVRO DE PRESENÇA
Em todos os encontros é passado aos presentes o livro de assinatura referente o encontro, além de ser necessário para a instituição comprovar os atendimentos deste público, a coordenadora tem maior visibilidade no final do encontro para contabilizar. A ABLUDEF tem como projeto principal “Reabilitação e inclusão” das pessoas com deficiências, são realizados mensalmente atendimentos em diversos grupos como: Reabilitando para a vida – Grupo de Integração – Grupo de Informática – Mercado de trabalho – Grupo de Adolescentes – Grupo Ciranda, Cirandinha para crianças de 0 a 6 anos – Educação do Ceja – Alfabetização – Grupo de famílias – Grupo de mulheres e Grupo de Idosos entre outros.
Maria Helena presidenta da ABLUDEF solicitou aos idosos que ouvissem as músicas que ela reservou para eles. Músicas antigas e alegres alegraram ainda mais o ambiente. Mariana realizou uma nova dinâmica, para que os idosos pudessem se exercitar moderadamente. Todos cantaram, também gostaram da confraternização realizada pela presidenta, pois sabem que ela trabalha em prol de todos os associados da entidade. A madrinha do grupo Tânia liderou o trenzinho, convidando os idosos que pudessem participar seguir o trem.
A coordenadora do Grupo senhora Dalva, mostrou o trabalho que a idosa Maria Joaquina Ribeiro, produziu no Grupo de Tear, que a ABLUDEF mantém em parceria com a FCB - Fundação Cultural de Blumenau . Os idosos as vezes não acreditam que ainda conseguem apreender. Maria Joaquina aos 63 anos, é um exemplo de dedicação nos trabalhos de artesanatos, além do grupo de tear, participa das aulas de artesanatos arco íris todas as 3ª feira, onde aprende a pintar panos de louças. Também participa de Oficinas de biscuit, tear manual, pinturas em tecidos, ministrados por professoras nos cursos em parceria com a COOPER.
Antes de encerrar o encontro e servido um lanche de confraternização, foi relembrado todos os assuntos referente ao próximo encontro no dia 28 de novembro: Amigo invisível, Coroação do Rei e Rainha – medalha e faixa e a festa de Natal.