23/12/2008

* 2008 - ENCERRAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ABLUDEF

No dia 19/dezembro/2008 encerraram-se as atividades do ano na ABLUDEF. Maria Helena Mabba convidou os profissionais para tomar um lanche de confraternização. Todas as mulheres da equipe trouxeram um prato pronto para juntos saborear. A presidenta agradeceu a equipe por estarem unidas neste ano de tantas glórias e tragédias, e que trabalharam com afinco e sem renumeração, priorizando as necessidades dos associados e não deixando que o natal deste ano, fosse mais triste do que a realidade nos mostra. Pediu colaboração a todos e um pouco de paciência por não poder presentear a todos como gostaria. Todos entenderam e comentaram que o importante é a união de todos e que aguardariam a situação melhorar.

A assistente social Dalva Day pediu a palavra e comentou para a presidenta que o grupo também não poderia presenteá-la pelas mesmas dificuldades apresentadas. Após dar o cartão de natal com as mensagens dos profissionais disse que todos estavam desejando a ela uma bela passagem de ano e parabenizando-a pela conquista de sua nova casa e que toda a equipe se uniu e compraram um guarda-roupa para presenteá-la.Emocionada e com a voz embargada agradeceu a todos. Após os agradecimentos convidou cada funcionário para receber uma lembrança e pessoalmente desejar a cada um “Feliz Natal e próspero Ano Novo”.

Iniciou a entrega para os dois motorista do BLUFÁCIL (sistema de ônibus adaptados para atendimentos severos),pois os mesmos tinham apenas permissão de vir a sede para receber as homenagens de natal. Agradeceu os trabalhos prestados em nome dos associados atendidos pelos motoristas Luiz e Givanildo. A ABLUDEF tem também dois motoristas como funcionários. O motorista Delmar trabalha nos atendimentos das visitas domiciliares das assistentes sociais, terapeuta ocupacional e psicóloga. O motorista José atende diretamente a presidenta Maria Helena Mabba, pois além de presidenta voluntária da ABLUDEF , também exerce o mesmo cargo na CODEPA como voluntária.

As assistentes sociais Dalva Day, Maria Lenira Fiamoncini e Tânia Regina Moraes, também foram presenteadas com toalhas pintadas com o logo da ABLUDEF e um sabonete de papai Noel.

Em seguida homenageou Dyrce Costa e Angela Leite funcionárias dos serviços gerais da entidade, também Mariana Nicoletti Censi, terapeuta ocupacional e a secretária Aline Simas.

Representando os associados estiveram presente José Carlos (tesoureiro) e Alairton José Cristovão (conselho fiscal), da diretoria da ABLUDEF gestão 2008/2010.

Allan Jacobs Pereira, associado e voluntário, Dr. José Monarin, advogado da ABLUDEF e a voluntaria Marisa Pereira, irmã da presidenta e coordenadora do Grupo Integração, também foram homenageados.

* 2008 - Doação de solidariedade

Cartão de natal da ABLUDEF - 2008
No dia 08 de dezembro a ABLUDEF recebeu doação da Igreja Presbiteriana pelas mãos do pastor Léo. Estive junto com a presidenta Maria Helena Mabba, na igreja onde recebemos doações de alimentos e roupas. A igreja já estava com armazenamento máximo, fazendo com que disponibilizasse a mercadorias para algumas ongs, igrejas, abrigos. A ABLUDEF através das assistentes sociais Dalva e Tânia fizeram levantamento para que tivessem um parecer de quantas pessoas estavam necessitando de alimentos e roupas ( aquelas que foi possível conectar via telefone, pois a maioria não confere o número ou esta desligados). A ABLUDEF devido aos últimos acontecimentos em Blumenau não tem condições de levar as doações nas casas de cada associados, tivemos que pedir a colaboração dos familiares para que viessem a sede retirar mediante nome do associado cadastrado na entidade.

Chegando as mercadorias na ABLUDEF, todos os profissionais e alguns associados que tinham acesso a entidade , realizaram multirão para separar as roupas e alimentos, e já sendo enviados ou mesmo chamando associados que tinham condições de vir a sede para receber sua cesta básica e escolhendo roupas.

A ABLUDEF através da sua oficina de fraldas geriatrica fez fraldas para os associados que necessitam delas. Todos os associados que estão na demanda de recebimento de fraldas na entidade, são através de visitas domiciliares agendados pelas assistentes sociais e cadastrados conforme suas necessitadades.

Como estava previsto para o mês de dezembro vários encontros dos grupos com encerramentos, tiveram que serem cancelados. A ABLUDEF não foi atingida pelas enchente ou pela enxurrada em sua sede. Mas o quiosqui instalado no terminal urbano da FONTE teve perda total, fazendo com que esse local que dava suporte para as ações da instituição ficasse uma semana parado e gerando uma grande divida. Outro ponto de apoio da ABLUDEF a prefeitura de Blumenau, também não pode restabelecer o repasse das verbas ocasionando uma dificuldade financeira à instituição. Os funcionários honraram seus trabalhos até o final do mês, mesmo não recebendo seu salário.
No dia 18 de dezembro foram encerrados os atendimentos da ABLUDEF, em consenso com a presidenta Maria Helena Mabba, os funcionários encerraram com as entregas de fraldas geriátricas, alimentos, brinquedos, panetone e sucos de uva, para os associados que puderam chegar até a instituição.

O encontro iniciou-se as 14horas com a senhora Beth da pastoral da saúde do bairro Garcia, apresentando um monológo sobre o nascimento de Cristo. Interagindo com o público presente.

Foi dividido em 4 setores de atendimentos. No setor 1, a presidenta Maria Helena, distribuiu brinquedos as crianças com deficiências associadas.Foram entregue 33 brinquedos.

No setor 2, ficaram Maria Lenira Fiamoncini Assistente social e Mariana Nicoletti Censi terapeuta ocupacional, na entrega de kits com panetone e sucos para os associados que participam de grupos assistidos pelo serviço social da entidade como grupo de integração, grupo reabilitando para a vida, grupo da melhor idade, grupo de mulheres, aula de alfabetização CEJA, hrupo de informatica, fisioterapia,grupo de artesanato arco iris, grupo de oficina OAPI e outros.

No setor 3 a assistente social Tânia Regina Moraes, coordenadora da oficina de fraldas geriátrica entregou as fraldas para os associados que estão na listagem de recebimentos. Também esteve auxiliando Alairton Cristovão associado e representante da diretoria da ABLUDEF.
No setor 4, esteve coordenando as senhoras Angela e Dyrce que trabalham nos serviços gerais da ABLUDEF e a senhora Terezinha Pereira Georg que também faz parte da equipe da oficina de fraldas e do grupo da Melhor Idade. Dona Terezinha tem 62 anos e deu uma grande lição, pois em lugar de ficar dentro de casa veio até a Vila Germânica e trabalhou como voluntaria até ser chamada pela ABLUDEF para auxiliar a sede. Dona Dolores também associada e voluntaria, apesar de estar no abrigo, pois a sua casa esta em área de risco. Todos os setores foram auxiliados pela assistente social Dalva Day.

Todos os associados que puderam vir à sede tiveram livres acessos as doações, seguindo alguns critérios. Primeiro foi dado prioridade aos associados atingidos pela catástrofe e todos assinaram o documento de toda doação que receberam, além de fotografados.

A ABLUDEF ofereceu aos associados que foram buscar doações, um lanche com bolachas e refrigerantes. Em outras oportunidades os associados sempre são recebidos com lanches mais reforçados. Todos que vieram entenderam que a instituição não estava recebendo verbas e não poderia estar fazendo festas de final de ano. Convidamos todos a participarem ativamente da entidade no ano de 2009. E desejamos a todos um ótimo NATAL de muita união e mais familiar.

13/12/2008

* 2008 - Natal Alles Blau Blumenau

Blumenau terá o evento natalino mais importante do Brasil. .Essa é a expectativa da comissão formada por lideranças empresariais e representantes do Poder Público
Projeto/Objetivo
Resgatar a auto estima da população blumenauense, oportunizando a criação de um evento natalino diferente, baseado na capacidade de recuperação da nossa gente.
Visão Imediata:
* Resgatar a alegria;
* Resgatar a esperança;
* Resgatar o acreditar;
* Restaurar a beleza da cidade;
* Atrair o turismo e
* Potencializar o comércio.
Evento/Período:
De 08 de dezembro de 2008 a 06 de janeiro de 2009 Entidades Apoiadoras:
- Secretaria de Turismo/Blumenau; CDL;Acib; Sindilojas; Fundação Municipal de Cultura/Blumenau; Blumenau Convention Bureau; Ampe;Sinduscon; Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares ; FURB;Teatro Carlos Gomes; Santur; Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
Para saber mais acesse, ou clique no link abaixo.

07/12/2008

* 2008 - Preparação do NATAL em Blumenau

Blumenau se prepara para as festividade natalina, no mês de dezembro. Seus principais locais de turismo já se encontram enfeitados para a chegada do aniversariante do mês “ o menino Jesus”. Simbolo de perdão, de união, do renascer. O cartão postal de Blumenau a “Torre da Igreja Matriz “ de Blumenau já tem seu cartão de natal, uma imagem da familia de CRISTO.
A Catedral São Paulo Apóstolo , foi construída em 1876, e a construção do prédio da nova catedral finalizou no dia 25 de janeiro de 1958, a 50 anos. Todo o prédio é construído com pedras de granito vermelho. Para complementar esse belíssimo conjunto arquitetônico foi construído a famosa “Torre da Matriz”, com 45 metros de altura e três sinos, que simbolizam as tres figuras divinas, primeiro Jesus e tem 510 quilos e 110 centímetros , segundo Maria tem 350 quilos e tem 98 centímetros e o terceiro José com 200 quilos e 82 centímetros de diâmetro. Os três sinos vieram importados da Alemanha, são de aços fundidos e acionados por controle remoto. Sua construção teve início em setembro de 1960, o matéria utilizado “granito rosa” foi trazido de localidade de Subida, no município de Apiúna, levando dois anos e oito meses para a torre ser inaugurada no dia 31 de maio de 1963. Para chegar ao topo da torre, são exatos 158 degraus no interior de uma das colunas.
Para a construção desta obra foi solicitada uma contribuição mensal das famílias católicas do município, inclusive minha família, que mensalmente pagava um valor X no carnê.
Em 19 de abril de 2000, é criada a Diocese de Blumenau, com isso a Igreja Matriz São Paulo Apostolo passa a se chamar de Catedral São Paulo Apostolo.
A casa do Comércio, está atualmente instalada no antigo Prédio Cavalinho Branco. Em 30 de setembro de 1923, a comunidade Evangelica construiu a Maternidade Johannastiff, após mudança da maternidade para o predio na Alameda Rio Branco, hoje asilo Elisabetn Koeller. Desde 2004 o prédio é a sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas. Na parte terrea do prédio esta localizado o restaurante escola “SENAC Bistrô”, com aulas de culinária. No lado externo, há um belo deck, como antigamente havia no restaurante Cavalinho Branco, majestoso como o nome sugere.
A Casa Husadel é considerada uma das construções típicas de arquitetura dos Alpes Suíços , mais antiga de Blumenau. Construida pelo relojoeiro Paul Husadel , um dos primeiros comerciantes a se instalar na rua XV de novembro, em 1902. Sua construção data do final do século XIX.
O Castelo Havan em Blumenau, foi construido em 1978, pelo empresário Udo Schadrack, sendo essa uma réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade localizada ao sul da Alemanha.É o segundo atrativo mais fotografado do sul do Brasil.

Rua XV de novembro, principal rua da cidade de Blumenau, anteriormente conhecida por ser estreita e cheia de curvas , como “Wurstrasse” (Rua da Lingüiça), depois pela expansão da cidade colonia, chamou-se de Rua do Comércio e atualmente como Rua XV de novembro, em homenagem a Programação da Republica. A rua XV de novembro foi a primeira rua a ser asfaltada em Santa Catarina, no ano de 1929. Avenida Castelo Branco , mais conhecida carinhosamente de Avenida Beira rio foi aberta em 1969. Circulam pela avenida aproximadamente 25 mil veículos diariamente. Desta avenida podemos ver o rio Itajaí-açu que por muitas vezes estende-se majestosamente dando água para os habitantes e que às vezes resolve revoltar-se e invadir as casas dos blumenauenses.

A Prefeitura de Blumenau com seu característico estilo enxaimel , esta totalmente enfeitada com o espírito natalina , como também a Macuca ( primeira locomotiva de Blumenau).
Papai noel já esta morando em Blumenau.
Fonte: Secretaria de Turismo de Blumenau
Fonte: Blumenau, arte, cultura e as histórias de sua gente (1950-1985), Edith Komann, 1994 Fotos: Dalva e Adalberto Day

* 2008 - FEIRA DE NATAL NO SCHOPPING NEUMARKT

No shopping Neumarkt no mês de dezembro está sendo realizado a Feira de artesanato de Natal, onde as ONGs do município de Blumenau, colocam seus trabalhos artesanais para venda.
O shopping Neumarkt foi inaugurado em setembro de 1993, ampliou-se o segundo piso e a área empresarial no ano de 1997.
Uma das ONGs que está com produtos artesanais no schopping Neumarkt é a ABLUDEF. A instituição atende 1840 associados e suas famílias.
São trabalhos realizados pelos próprios associados das ONGs, que durante o ano fazem nos grupos de atendimentos. Esse ano são 20 ongs que estão colocando a venda seus artesanatos.
Os trabalhos que estão à venda são realizados durante o ano, muitas vezes em parceria com empresas, como a COOPER que disponibilizam professoras para dar cursos gratuitos aos associados. No ano de 2008, tivemos diversos cursos, destaco pintura em pano de louças, tear manual, culinária, artesanato de reciclagem, biju, etc. A coordenadora do grupo, Dalva Day assistente social enviam email a diversas empresas de Blumenau, para pedir doação de materiais para serem revertido em trabalhos pelos grupos. A COOPER disponibilizou sabonetes, para que o grupo Arco Iris pudesse fazer sabonete decorativos de natal.
Venha conferir os artesanatos que estão a venda na feira de artesanato de natal no shopping Neumarkt em Blumenau.
Fotos e texto: Dalva Day

* 2008 - BLUMENAU - ESPERANÇA

Transversal da rua Antonio Zendron, apenas ficou a cruz com vegetação. Mostra que “Alguém”, nos protegeu de maiores tragédias.

Rua da Glória, sentido rua Progresso onde localiza-se o correio do bairro Garcia, a loja Lojão Progresso, a Lanchonete Trevo, o posto policial do bairro , desmoronou aproximadamente 100 metros de muro que ladeia a empresa COTEMINAS.

Rua Emilio Tallmann, sobrou casas destruídas, entulhos e buracos, mas como o blumenauense não desanima já esta em fase de recuperação. Os que tem ainda seu imóvel, já esta arrumando seus lares de forma que possam estar reunindo seus familiares, para o acontecimento primordial que é o aniversário de CRISTO, dia 25 de dezembro.

Rua Julio Heiden , rua Progresso e rua Emilio Tallmann, todas as ruas e transversais tiveram grande avarias no bairro. Moradores e funcionários da prefeitura de Blumenau trabalham incansávelmente pela recuperação das vias públicas.

Na rua Julio Heiden e na ponte da rua Germano Roeder, momento de apreensão . A comunidade de Blumenau mostra seu lado de solidariedade, todos se ajudam para que , possa estar novamente produzindo, e deixando a situação de vulnerabilidade social momentânea do qual todos estão passando, seja apenas passageira.

O terminal da Garcia no bairro Glória e na rua Julio Heiden foram atingidos pelas cheias. Devido a destruição da rua Julio Heiden em alguns trechos, o transporte dos onibus municipais está momentaneamente desativado, fazendo que muitos dos moradores andem kilometros até o terminal Urbano. O importante para a população é poder estar reconstruindo BLUMENAU o mais rápido possível. E pela força que os blumenauenses demonstram, temos a certeza que a nossa “Loira Blumenau”, estará surgindo das águas do rio Itajaí com mais força , mais brilho que outrora.

O Quartel 23º BI, está localizado no Bairro Garcia, força primordial para que Blumenau volte a sorrir. O Batalhão foi e continua incansável na ajuda do povo de Blumenau. Junto com a polícia civil, militar, bombeiros, voluntário, cruz vermelha lutaram bravamente, onde não havia esperança de sobrevivência lá estavam esses “anjos” do salvamento. Jovens e adultos tiveram a maior lição de vida, que foi a demonstração de solidariedade, onde todos sem distinção de raça, credo ou classe social ajudaram Blumenau e cidades vizinhas, estenderam a mão aos irmãos. Esperamos que isso possa estar sendo visto como uma demonstração de solidariedade, para que outros povos vejam que o maior tesouro que um ser tem é a amizade, solidariedade, respeito, e que nenhum bem material supera.

METAJUHA - Associação de Moradores das ruas Emilio Tallmann, Julio Heiden e arredores da Associação Artex, totalmente destruída.

Iremos juntos reconstruir Blumenau, cada um faça a sua parte.

01/12/2008

* 2008 - RUA AMAZONAS PRINCIPAL VIA DO BAIRRO GARCIA

Rua Amazonas, principal rua do Bairro Garcia, que da acesso ao terminal Fonte e a loja Casarão da malha.

Limpeza do terminal FONTE, onde esta instalada o quioski da ABLUDEF, que devido as enchentes em Blumenau m está tendo prejuízo diário. Motoristas e funcionário da Empresa Nossa Senhora da Glória, estão fazendo multirão de limpeza e garantindo o transporte municipal, mesmo que precariamente.

Devido as enchentes em Blumenau a ABLUDEF está com grandes perdas, pois o quioski do terminal da FONTE custeia boa parte das ações desenvolvidas pela entidades em favor dos 1840 associados e suas famílias.

Rua Frederico Busch Jr, principal via de acesso a rua Bertha Odebrech onde está instalado a ONG ABLUDEF que atende pessoas com deficiência Física em Blumenau e de todo o Vale do Itajaí.

Rua que da acesso ao CEI da rua Antonio Zendron, e a rua que dá acesso a Sociedade Recreativa Desportiva Centenário, após essa foto o morro veio abaixo e interditou a rua.

Rua Antonio Zendron, que da acesso ao C.E.I. Ignes Demmer Zendron, que fica numa transversal Rua Espírito do Santos , nº 117,bairro Valparaíso.

Rua Independência, perto da ponte que da acesso a Sociedade Recreativa Desportiva Centenário, que fica na rua Centenário nº 240, no bairro Valparaíso.

FONTE: Dalva Day (texto)

FOTOS: Maria Helena Mabba e Tânia Regina Moraes