30/05/2010

* 2010 – CRAS – Garcia

O CRAS é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de pessoas da comunidade a participar de projetos junto a secretária de assistência social - SEMASCRI. O objetivo principal é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, de fortalecimentos dos vínculos. Temos atualmente 2 CRAS atuando em Blumenau, já está em encaminhamento mais 4 unidades do CRAS. (Fortaleza – Itoupavazinha – Garcia II – Ponta Aguda). No CRAS do Garcia temos o programa PAIF de atenção integral a família ; Pró jovem; Casa de Brincar; Oficinas oferecidas como mosaico, judô, inclusão produtiva (fabricação de sabão ), ginástica, dança e jogos. O CRAS esta localizado no antigo prédio do CSU, perto do terminal do Garcia, no bairro Glória.

      Serviço de Atendimentos de Idosos

A assistente social Márcia Blatt, palestrou para as coordenadoras de grupo autônomo sobre o objetivo deste atendimento que agora será oferecido pelo CRAS do Garcia. Tem como objetivo, promover serviços de atendimento aos idosos nas áreas de abrangência dos CRAS.  Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Metodologia: cadastramento dos idosos do território de abrangência no CadÚnico.

• Implantar a agenda da Família com os grupos.

• Inclusão digital

• Desenvolver ações socioeducativas, promovendo o acesso ás informações sobre direitos e participação cidadã.

O GRUPO DA MELHOR IDADE da ABLUDEF a partir de agora faz parte do CRAS Garcia, enquanto que o GARCIA II não estiver pronto. Depois seremos assessorado por eles. No próximo encontro vamos trabalhar com o tema: Levantamento das necessidades (especificas) a serem trabalhadas. Os grupos poderão receber palestrantes da área de atendimento ao idoso, conforme agendamento antecipados. A reunião aconteceu no dia 26 de maio, as 14 horas, e a coordenadora de grupos da ABLUDEF, senhora Dalva Day esteve presente.

29/05/2010

* 2010 - 28 DE MAIO DE 2010

PARABÉNS PELOS 22 ANOS
Na sexta feira dia 28 de maio a Associação Blumenauense de Deficientes Físicos - ABLUDEF  completou 22 anos.

Os funcionários da ABLUDEF homenagearam a presidenta Maria Helena Mabba pela passagem do aniversário da entidade. Pois todos estão de parabéns pelo trabalho realizado dentro da ong.  

Maria Helena Mabba agradeceu a todos e convidou os funcionários e alguns associados presentes para saborear o bolo da aniversáriante "ABLUDEF".
A entidade recebeu homenagem em alguns blogs pela passagem de aniversário.
         
                                      



28/05/2010

* 2010 - 22º ANIVERSÁRIO DA ABLUDEF

A ABLUDEF é entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 28 de maio de 1988, no município de Blumenau/SC, por um grupo de Pessoas com Deficiência Física; completando neste ano 22 anos de funcionamento. A entidade teve como primeira sede um imóvel alugado no Bairro Itoupava Norte situado na região norte da cidade. Sua primeira presidente foi a sócia fundadora Sra. Jandira Vasselai (+2003) que esteve na direção da entidade por 6 anos. A sede própria, situada na região central da cidade, fica localizada próxima ao Terminal de Ônibus Urbanos da Fonte, foi adquirida em 1998 sob a gestão da segunda presidente da instituição Maria Helena Mabba (1995-2010) onde se encontra em funcionamento num prédio de 02 (dois) pavimentos. Com a estrutura adequada para as Pessoas com Deficiência Física a entidade vem otimizando os seus serviços visando proporcionar e garantir atendimento de eficiência e de qualidade para o seu público usuário.
ABLUDEF tem como diretrizes: a organização e participação do segmento na viabilização do acesso a política de atendimento especializada e políticas públicas pelas Pessoas com deficiência Física e suas famílias; e participar dos espaços de discussões e decisões de efetivação das políticas publicas e de garantia dos direitos sociais, alicerçadas na Política Nacional De Integração para a Pessoa com Deficiência e Constituição Federal.
Sua missão: “Possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder público e comunidade, que visem oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social, assim como de combate a discriminação e preconceito das Pessoas com Deficiência Física, residentes no município de BLUMENAU E REGIÃO; buscando garantir os seus direitos humanos e de cidadania assegurados na Constituição Federal e leis específicas de proteção e de acesso às políticas públicas.” A política de atendimento é destinado às Pessoas com Deficiência Física e suas famílias cadastradas na instituição; priorizando as que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou exclusão social. Com a concepção de que as pessoas com deficiência são sujeitos de direitos a entidade desenvolve ações de apoio a estas e suas famílias, articuladas ao poder publico e privado. O atendimento é realizado através da inclusão nos serviços e atividades do programa social “Apoio habilitação, reabilitação e inclusão social das Pessoas com Deficiência Física e suas famílias” e executado através das seguintes ações: apoio à reabilitação pessoal e social; promoção da inclusão das PDFs e familiares no mercado de trabalho; atendimento domiciliar às PDFs altamente dependentes (por equipe multidisciplinar,com atendimento e acompanhamento medico,psicológico e social); promoção da integração das PDFs na vida comunitária.
O programa abrange os seguintes serviços: atendimento e acompanhamento social; inserção nas políticas públicas; apoio psicológico; reabilitação física (fisioterapia); formação escolar(ensino fundamental e médio); inserção e acompanhamento no mercado de trabalho;viabilização da inserção em cursos de preparação, qualificação ou requalificação profissional; treinamento em informática; apoio jurídico; viabilização de acesso ao transporte coletivo urbano gratuito; realização de atividades sócio educativas e encontros de integração e socialização; realização de encontros de lazer(temáticos) para as crianças PDFs e suas famílias; promoção de atividades de integração das PDFs com a comunidade; transporte de usuários, que não possuem acesso ao transporte urbano ou próprio(realizados com veículos da entidade).O projeto/programa é executado com uma equipe fixa de 08 profissionais. A equipe própria e composta por: 02 Assistentes Sociais, 01 Psicóloga; 02 Motoristas, 01 Auxiliar Administrativo; 02 Auxiliar de Serviços Gerais. Os demais são resultantes de parcerias, convênios , pessoas voluntárias, e contrato com serviços terceirizados como 01 advogado , 01 professor de informática e 01 contador.
Nestes 22 anos conquistou um grande apoio da comunidade em geral. A entidade possui convênios com a Prefeitura Municipal de Blumenau (Secretaria Municipal de Assistência Social, Fundo Municipal de Assistência Social) para financiamento de prestação de serviços (FMAS) e com a CELESC para captação de recursos financeiros da comunidade, através de doações espontâneas nas faturas de energia elétrica; também conta com 01 quiosqui no Terminal Urbano da fonte luminosa ,fonte de renda própria;  feiras de artesanatos realizada pelo município e as seguintes parcerias de longo prazo: Fundação Universidade Regional de Blumenau que cede Recursos Humanos e equipamentos para reabilitação física– Curso de Fisioterapia e exames de auto custo disponibilizados pelo Hospital Santa Catarina. Convênios com a Justiça Federal e o Fórum através das penas alternativas, recebendo alimentação e mão de obra (prestação de serviço ou em espécies).  
A ABLUDEF tem seu foco de atuação na inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias através dos seguintes projetos sociais, que são desenvolvidos em sintonia com a Política Nacional De Assistência Social e Política Municipal de Assistência Social do município: Programa“Apoio a Habilitação, Reabilitação e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Física” e as suas famílias (1995). O projeto: “Acredite Neles! Com limites e sem barreiras” com o objetivo de promover a integração das pessoas com deficiência na comunidade e avançar na eliminação das barreiras arquitetônicas e atitudinais. O projeto Oficina Asas Para a Integração que beneficia pessoas com deficiência com necessidade de terapia ocupacional e usuárias de fraldas descartáveis. Tendo a entidade recebido, em de 2006, o prêmio IV FAPs (Fundo de Apoio a Projetos Sociais) do Instituto Guga Kuerten pelo desempenho deste projeto.
Os projetos têm contribuído para a melhoria do processo de desenvolvimento individual e coletivo das pessoas com deficiência. Influindo de forma positiva na qualidade de vida do publico alvo e de suas famílias, obtido pelo acesso a serviços especializados, alcance de políticas publicas, inserção no mercado de trabalho e convivência comunitária. A entidade possui títulos de utilidade publica municipal (Lei 4.072/92), estadual (Lei 8.974/93) e federal (Lei 3.415/00) e inscrição nos Conselhos de Assistência Social municipal (Resolução: 019/99) e Nacional (Resolução: 239/06) e Certificado De Entidade De Assistência Social (CEAS): número 0503 (validade de 19/12/2006 a 18/12/2009) e o LOGO como marca registrada pelo SEBRAE.
Ao completar 22 anos de sua existência a presidenta Maria Helena Mabba faz um balanço da trajetória da entidade. “Foram anos de conquistas, realizações e grandes parcerias. Mas por outro lado foram anos de tristezas por ver que a sociedade caminha para um futuro sem controle de seu crescimento. Novos carros e motos potentes são lançados diariamente ao mercado para consumo. Mas...não pensam nas ruas,nos pedestres e nas suas próprias vida. Quando a entidade foi criada contava apenas com 10 associados, contamos hoje com aproximadamente 1500 associados. Já chegamos a um número de 1840 (2009), mas devido a algumas enfermidades, idade avançada e outros tipos de deficiência alguns vieram a óbito, outros foram para outros municípios".
"PARABÉNS ABLUDEF"

26/05/2010

* 2010 - Núcleo de “Famílias e Vítimas de Trânsito”.

A partir do sucesso que foi a CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E SEGURANÇA DO TRÃNSITO,onde 31 mil pessoas estiveram visitando o “Feirão de carro Acidentado”, a Associação Blumenauense de Deficientes Físicos - ABLUDEF em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau - SETERB , irão, reativar o núcleo de “Famílias e Vítimas de Trânsito”.
Reuniões sobre a temática já esta sendo realizada na ABLUDEF, pelas assistentes sociais Dalva e Tânia,psicóloga Marivete, presidenta Maria Helena Mabba, presidente da SETERB Rudolf Clebsch, juntamente com Lucimara de Lima responsável pela Mobilidade Alternativa. e-mail: mobilidade@seterb.sc.gov.br
O grupo tem como objetivo auxiliar pessoas que de alguma forma foi atingido por um acidente de trânsito, serão realizadas reuniões com acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais e advogados para a troca de experiências e aprender a conviver com a perda. As reuniões acontecerão toda 4ª quinta-feira do mês, das 14h às 16h.

24/05/2010

* 2010 - AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A FERROVIA DE INTEGRAÇÃO


A presidenta da ABLUDEF, Maria Helena Mabba e a assistente social Dalva Day estiveram presente na Audiência Pública sobre a Ferrovia Integração, nas dependência da ACIB, no dia 24 de maio , as 19horas. A Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC), coordenou a  audiência pública e teve como apoio a Acib, Assimvi e Intersindical Patronal de Blumenau, também pediu apoio dos presentes para a inclusão da bicicleta e das ciclovias ao longo do caminhos das estradas de ferro. Todos os presentes apoiaram. Outra reivindicação foi que a ferrovia não seja apenas para transporte de mercadorias, mas a inclusão de transporte de passageiros, sendo que deveríamos pensar seriamente na rota turística, incluindo a cidade de Blumenau. Outro pedido foi que toda a extensão seja arborizada, desde o litoral até a cidade de Rio do Sul. Temos alguns exemplo de cidades turiticas onde o ponto de atração é o TREM, como Bento Gonçalves (RS) e Paranaguá (PR), onde tive o prazer de visitar.

Vários representante do Vale do Itajaí , tais como representantes de entidades empresariais da região, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, empresários e associações ligadas à mobilidade urbana com abrangência do litoral até Rio do Sul, estavam presente a audiência da Ferrovia da Integração. O coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado estadual Pedro Uczai (PT-SC), pediu que todos se unissem para que o Estado de Santa Catarina seja integrado ao sistema ferroviário do país e do exterior.

A presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba falou aos presentes que quando criança teve oportunidade de andar de trem, entre Blumenau e Rio do Sul. Manifestou seu apoio as reivindicações feita pelo presidente da CICLOVIA de Blumenau. Reforçou a necessidade dos engenheiros que estarão a frente do projeto observarem a acessibilidade, para que não façam algo que tenham que adaptar posteriormente.
A Ferrovia da Integração terá uma extensão de cerca de 700 quilômetros entre o Porto de Itajaí e a fronteira com a Argentina, o que permitirá a posterior integração de Santa Catarina ao porto de Antofagasta, no Chile, formando uma ferrovia bioceânica no futuro.
Do total de R$ 1,59 trilhão de investimentos previstos no PAC 2, R$ 958,9 bilhões devem ser gastos de 2011 a 2014, e os R$ 631,6 restantes estão previstos para depois de 2014. Com R$ 46 bilhões a serem aplicados somente em investimentos ferroviários, o programa prevê a expansão da malha ferroviária brasileira dos atuais 29 mil quilômetros para 40 mil até 2020.

* 2010 - ENCERRAMENTO DA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E SEGURANÇA DO TRÂNSITO


Após um mês de campanha intitulada "CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E SEGURANÇA DO TRÂNSITO" , entre os dias 17 de abril a 16 de maio, encerrou a exposição dos carros batidos e motos envolvidos em acidentes de trânsito na cidade de Blumenau.


Foram incansável os associados da ABLUDEF, pessoas que estiveram envolvidos em acidentes e foram vitímas dessas tragédias no trânsito. Pessoas que tinham sonhos e de uma hora para outra as imprudências de terceiros no trânsito deixaram marcas para uma vida inteira. Alguns perderam famíliares e hoje convivem com a dor da perda e as dores em seus próprios corpos. Agradecemos pessoas como Jéssica (21 anos), Leodenice (35 anos), José Anacleto (43 anos), Ilson (45 anos), Hilda (43 anos) e Alairton (44 anos) que com suas lutas diárias se prontificaram em relatar suas experiências de superações para as  mais de 20 mil pessoas que passaram no parque Ramiro Ruediger durante a campanha.
Vários jovens estiveram escutando e documentando seus relatos para posteriores TCCs em seus seguimentos educacionais. Tivemos jovens como Rafael  e Eduardo (TCC) do curso de Designer da FURB, fazendo trabalhos sobre adaptações em mobiliario de cozinha para pessoas cadeirantes. Jovens como Janaina e Andréia (TCC) sobre informativo e folders para a entidade na área de Jornalismo do IBES, e um grupo de alunas do 3º ano do ensino médio do Colégio Bom Jesus.

Maria Helena como presidenta da ABLUDEF, no último dia da campanha, presenteou a equipe da SETERB que organizou a campanha, pois como entidade sem fins lucrativo não teria como organizar um evento de grande porte, mas foram parceiros nos 30 dias de evento. Entregou placas como agradecimentos a pessoas como Marco Leal  (responsável pelo transporte especial BLUFÁCIL) que trouxe as pessoas com deficiencias agilizando o transporte, muitos dos quais são usuário deste sistema que veio para ficar. Senhor Rubens presidente da SETERB pelo seu lado humanitário. Aos guardas de trânsito que estiveram pacientemente atendendo os associados da ABLUDEF como toda a comunidade.

21/05/2010

2010 - PLENÁRIA ESTADUAL MULHERES DO PT


No dia 15 de maio a senhora Evanilde Severino vice-presidente da ABLUDEF e as associadas senhoras Maria Joaquina Ribeiro sua filha Lia Ribeiro e a senhora Selma Anhaya representaram as mulheres com deficiência da ONG de Blumenau a ABLUDEF – Associação Blumenauense de Deficiência Física no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A presidenta Maria Helena Mabba esteve representando a ONG na Campanha de Conscientização e Segurança do Trânsito realizada entre os dias 17 de abril a 16 de maio de 2010.

20/05/2010

* 2010 - BAZAR CASA DA AMIZADE

A Casa da Amizade está realizando um grande Bazar com mercadorias aprendidas pela Receita Federal nos dias 20 ; 21 e 22 de maio respectivamente. Este Bazar Beneficente estará financiando os projetos de 21 entidades assistidas pela ASR, para tanto deverão estar com os projetos e orçamentos comprobatórios dos valores de acordo com a solicitação previa da ASR. A presidenta da ASR – Gestão 2009/2010 senhora Neilen Sackl está a frente desse grande Bazar Beneficente , tanto na organização quanto da execução, sabedora das necessidades das ONG`s a qual está sempre em contato com suas companheiras de trabalho.

LOCAL:  Salão Paroquial do Santuário Nossa Senhora Aparecida. 

REALIZAÇÃO DO BAZAR:

Dias 20/21/22 de maio ( Quinta/ sexta/sábado).

Horário do Bazar:

Dias 20 (quinta) e 21 (sexta): das 13:h. às 22:00h.

Dia 22 (sábado): das 8:00h às 15h (até acabar as mercadorias).

DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS (500 por dia):

Dias: 20 e 21 de maio (9 horas da manhã).

Dia: 22 de maio (8 horas da manhã).

A ABLUDEF através do projeto "AMPLIAÇÃO DA SEDE" está confiante na comunidade e acredita que com a venda dos produtos poderão ser beneficiados com a compra de materiais para a construção da sede.
A ampliação da sede se torna dia a dia uma necessidade , devido ao grande aumento de usuários que a cada mês nos procuram para se cadastrar. A atual sede já se tornou pequena, salas de a tendimentos com poucos espaços, salas de encontros não comportam grupos de mais de 50 pessoas. Os trabalhos realizado pelos profissionais (assistentes sociais, psicólogas, fisioterapeutas), são prejudicados sensivelmente em sua qualidade.
OBJETIVO PRINCIPAL: Contribuir para o aumento da inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência física e de suas famílias residentes no município de Blumenau, através das ações do desenvolvimento da autonomia e fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e sociais.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
• Atender às demandas que nos vem diariamente da comunidade em busca de atendimentos e informações como também de pedidos de empréstimos das orteses. (cadeira de rodas, de banho, muletas canadenses e axilares, andadores e outros).
• Sensibilizar, informar e orientar a comunidade sobre os direitos e as dificuldades de integração social das pessoas com deficiência, com palestras e seminários.
• Viabilizar os atendimentos dos profissionais em salas com maior acessibilidade e individualidade .
• Atender as demandas em local acessível , devido ao pouco espaço para salas de arquivos, palestras, salas de estudos e reuniões.

A ABLUDEF estará completando 22 anos de fundação no dia 28 de maio de 2010.

15/05/2010

*2010 - DIA DA ASSISTENTE SOCIAL

Dalva Day - Assistente social da ABLUDEF - CRESS 3618

Tânia Regina Moraes - Assistente social da ABLUDEF - CRESS 3617

* 2010 - 3ª ETAPA DA GINCANA DO GRUPO DA MELHOR IDADE

No dia 14 de maio realizamos o 3º encontro do Grupo da Melhor Idade na ABLUDEF. O Grupo é composto por 43 associados. Também teve a continuidade a 3ª etapa da Gincana da Melhor Idade. O encontro é realizado na última sexta feira do mês ,excepcionalmente este encontro aconteceu na 2ª sexta feira do mês, a última sexta feira de maio dia 28 de maio a entidade estará fazendo 22 anos de existência. A coordenadora do grupo a senhora Dalva Day esteve a frente dos trabalhos das 8hs as 17 hs, neste encontro contou com voluntários como o professor de informática Jorge Imianowsky, que auxiliou na entrega das fotos Book para as associadas senhoras Nadir de Simas, Edla Loos, Glória Gonçalves Duarte pela participação no dia 11 de março do I seminário na ABLUDEF, sobre deficiência, gênero e cidadania.
A secretária Mirian Carla Fabeni, auxiliou a assistente social Dalva,pois a sua amiga Tânia Regina Moraes também assistente social não pode estar no encontro porque quebrou o pé no dia 8 de maio . As senhoras Angela, Dyrce e Marina deram auxilio na cozinha, onde serviram café com bolachas no café da manhã, no almoço serviram macarronada, carne moída com saladas e batata palha, a tarde o café com leite foi recheado com diversas cucas (abacaxi, farofa, banana, queijo, nata e outras delicias). Os motoristas da entidade Delmar e Dé transportaram muitos dos idosos com deficiências física. A presidenta da ABLUDEF é também a madrinha da melhor idade esteve sempre atenta para que o grupo de idosos  tivesse uma tarde de bingo e bastante acolhimento. A coordenadora antes de dar início a tarde de BINGO, desejou a todos uma BOA TARDE e pediu que todos colocasse em suas orações um pronto restabelecimento da companheira de trabalho Tânia, que devido a fratura terá que ficar afastada pelo mínimo de 3 meses. A primeira etapa da gincana do dia foi colocado ao grupo que hoje seria aberta as caixinhas de moedas para contabilizar,todos concordaram de abrir no mês de agosto para viajar em setembro,continuaremos a colocar moedas nas caixas conforme a equipe da qual pertence. Como tarefa do mês as equipes  A e B deveriam escolher um nome de guerra para serem identificadas. A equipe A escolheu como nome de guerra “Andorinha” enquanto a equipe B escolheu o nome “Beija-Flor”, cada uma recebeu 1000 pontos extras.
O segundo item foi pedido a todos os presentes que preenchessem os três palpites da copa do mundo da primeira etapa que o Brasil participar. O  1º jogo será dia 15 de junho, o 2º dia 20 de junho e o 3º dia 25 de junho. Após o preenchimento foi recolhido e a pontuação para esse item é a seguinte. O associado idoso que acertar os três palpites do jogo irá receber um brinde e a sua equipe levará 2000 mil pontos, mas terá que acertar os 3 jogos.
Foi realizado 3 partidas de BINGO,a primeira jogada teriam que preencher toda a folha e teriam direito de escolha entre uma cesta básica doada pelo senhor Sandro (comunidade) ou 01 TV de 14’, doado pela comunidade. O senhor Paulo Schneider ganhou a TV,com o número decisivo 8. O jogo de BINGO é realizado 1 vez ao ano, pois como temos muita coisas para o grupo da Melhor Idade, como jogos de memórias, artesanatos . Seu Paulo deu a sua equipe 1000 pontos e levou a TV usada.


A segunda rodada o senhor Rodolfo Bonette foi o contemplado do segundo jogo, na escolha da premiação o senhor Rodolfo recebeu das mãos da assistente social da ABLUDEF um cesta básica, e deixou a segunda opção para o próximo jogo.

A terceira rodada foi contemplado o senhor Paulo Schnaider, este havia comentado que não tinha sorte, mas que no final da confraternização já havia comprovado que sua sorte estava em alta. Ao começar o jogo reinou silêncio, pois a expectativa é grande entre o grupo, levando muito a sério a questão de não esquecerem os números sorteados.
Após ás 3 partidas, a coordenadora passou os informes referentes ao grupo da melhor idade e convidou todos a participar do café da tarde . Ao encerrar o encontro a presidenta Maria Helena Mabba reforçou a necessidade de todos os idosos se vacinarem (GRIPE A - INFLUENZA A - H1N1), também convidou os idosos a participarem da CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO, que a ABLUDEF, está participando desde o dia 17 de abril até o dia 16 de maio.




No final do encontro do Grupo da Melhor Idade da ABLUDEF, Maria Helena pediu que a assistente social dalva Day,  fosse a frente do grupo do qual coordena para ser homenageada pelo DIA DA ASSISTENTE SOCIAL (sábado) dia 15/05/2010. Recebeu uma linda cesta de flores e mais um caneta gravada com seu nome  em homenagen ao dia alusivo da ASSISTENTE SOCIAL.
O PLACAR da II ª GINCANA DO GRUPO DA MELHOR IDADE ficou assim :

Equipe A = 17.900 + 2.000 = 2.000 + 1.000 = 22.900

Equipe B = 21.600 + 1.000 + 1.000 = 23.600

14/05/2010

* 2010 - MOBILIDADE URBANA

A ABLUDEF participou a convite do GRUPO RBS - Regional Blumenau  do debate  “RBS Debates - Especial Blumenau 160 anos com o tema Mobilidade Urbana.  No Teatro Carlos Gomes – Auditório Willy Sievert – Pequeno Auditório. Endereço: Rua XV de Novembro, 1181 – Centro, no horário: das 19h30 às 21h30min .




O evento serviu para uma discussão e achar soluções para o problema que preocupa e atinge a todos os moradores da cidade. Estiveram na platéia diversas autoridades, especialistas e representantes de entidades. Maria Helena Presidenta da ABLUDEF foi acompanhada da Vice-presidenta Evanilde Severino e a secretária Miriam Carla Fabeni com a senhora Angela Rosane Leite Fernandes. Teve como palestrante o Eng. André Fialho – assessor técnico da Urbanização de Curitiba (URBS), especialista em transporte público, consultor na área de transportes e membro da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP).

Como Debatedores, os senhores Walfredo Balistieri – Secretário de Planejamento Urbano de Blumenau; Christian Krambeck – Arquiteto e Urbanista, professor da FURB e Unerj, senhora Carla Back – Professora e especialista em aproveitamento urbano e o senhor Ivo Theis – Colunista do Jornal de Santa Catarina e professor da FURB.
Como mediador o reporter Joelson dos Santos – Apresentador do Jornal do Almoço da RBS TV Blumenau.
O gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT), Délcio Dalagnollo esteve no debate, juntamente com a presidenta da ABLUDEF, Maria Helena Mabba.

* 2010 - Capacitação para Conselheiros Municipais da Política de Assistência Social ; Idoso e Segurança Alimentar

A Secretaria da Assistência Social, da Criança e do Adolescente - SEMASCRI, com o objetivo de promover a qualificação dos Conselheiros que agregam os Conselhos Municipais de Assistência Social, Idoso e Segurança Alimentar, buscando garantir a compreensão das atribuições dos Conselheiros no controle social no município de Blumenau, realizou uma Capacitação , no dia 12 de maio , na AMMVI - Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí.

Na abertura da Capacitação falaram as seguintes pessoas:

Julio Cesar Pereira - Representante da SEMASCRI

Elcido Schluter – Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS

Vanessa Rocha – coordenadora do CMI

O palestrante Francisco Lemos contextualizou sobre a democracia. Qual a lição que a democracia trouxe. Falou sobre a democracia a partir da constituição de 1988. Disse que temos duas democracia a democracia participativa ( espaço nos conselhos) e a democracia representativa ( pelos vereadores/prefeito).

Também temos a democracia formal (reconhecida por lei) e a democracia material ( que é constituída no cotidiano).

Respeito a diversidade

No Controle social contextualizou que devemos ater no diagnosticar a realidade , ter dados sobre a realidade, ter conhecimento, construir e mobilizar para garantir.

Políticas públicas pontuou os seguintes tópicos:

A utilização de recursos;

Discutir a saúde,trabalho e educação;

Ações governamentais e não governamentais sobre a políticas públicas.

Sobre as questões operacionais, falou sobre :

• Criação de comissões, permanentes ou temporárias;

• Secretária executiva;

• Calendário de reuniões;

• Publicidade de reuniões;

• Manutenção da memória das reuniões e deliberações.

• Participou cerca de 40 representantes da Política de Assistência Social ; Idoso e Segurança Alimentar

* 2010 – FLORES DE MEIAS DE NYLON


No dia 12 de maio numa tarde de chuva, frio, Ada mais gostoso do que passar a tarde fazendo o que gosta. Leodenice associada da ABLUDEF recebeu no ano de 2009 os primeiros ensinamento de como fazer flores de meias de nylon, e hoje já está administrando o curso a suas colegas do Grupo de artesanato arco Iris. Suas flores hoje tem mercado garantido nas feiras de artesanato na Cidade. Leodenice recebe muitas encomendas e não se faz de rogada, ensina as amigas a serem tão boas ou melhores que ela na arte de fabricar flores.
A equipe fez flores de nylon e de E.V.A., para apresentarem nas feiras de artesanato, como exemplo a feira da amizade que estará acontecendo nos dias 09/07/2010 a 11/07/2010, no pavilhão da Vila Germânica.

* 2010 – RIFA PARA COMPRA DE APARELHO DE ORTESES

A associada Evanilde realizou a rifa “mãos que auxiliam” para a compra de um aparelho de orteses para que possa continuar a andar e fazer artesanato com mais mobilidade. A vencedora da cesta foi a senhora Rosemari Waldrich mãe da associada Evelise Cécilia de Oliveira. Miriam Carla Fabeni secretária da ABLUDEF realizou o sorteio junto ao Grupo de Artesanato Arco Iris no dia 12 de maio (terça-feira).
Rosemary recebeu das mãos da vice-presidenta da ABLUDEF a cesta de produtos de beleza, no dia 18 de maio , referente a rifa que participou em prol da compra de orteses para a associada.

* 2010 - REUNIÃO DO CMI NO LAR ANCIONATO ELSBETH KOEHLER



No dia 11 de maio as 14 horas os representantes do CMI estiveram realizando a plenária do mês no Lar Ancionato Elsbeth Koehler. Foi coordenada pela nova coordenadora a senhora Vanessa Rocha, e com a assessoria da Patrícia representante do SEMASCRI. A conselheira Dalva Day (ABLUDEF) esteve prestigiando a equipe, o Lar ANCIONATO ELSBETH KOEHLER, está operando como ILPs a 28 anos, anteriormente funcionou a maternidade ELSBETH KOEHLER.
No dia da plenária foi entregue as mãos da coordenadora do ancionato o registro de inscrição do Lar Ancionato Lar Elsbeth Koehler na SEMASCRI

A Mesa Coordenadora do CMI ficou assim composta, indicações realizadas pelas Insituições Governamentais e Não-Governamentais:

Coordenadora: Vanessa Rocha - Representante da APROSSMVI;

Vice-Coordenador: Julio Cesar Pereira - Representante da SEMASCRI

1ª Secretaria: Josiane dos Santos Hoepers - Representante do SESC;

2ª Secretaria: Janete - Representante da Pró-Família.