29/09/2010

* 2010 - CURSO DE RECICLAGEM EM CAIXA COOPER

Lanche doado pela COOPER - Garcia


No dia 28 de setembro a professora Marise , contratada pela COOPER para dar curso de artesanato, trouxe ao grupo Arco Íris da ABLUDEF, belas caixas para que os mesmo podessem reproduzir.
Algumas caixas de caixas de leite, caixas de café foram transformada em belas embalagens para presente. Todos desenharam motivos de NATAL e com criatividade cada uma das associadas(os) fizeram embalagens de presentes.
As voluntárias do artesanato, Selma e Dirce ajudaram a professora Marise na confecção das embalagens, auxiliando os associados na produção do artesanato. Marise ja se agendou para dar um curso de cartão de natal, onde ira ensinar tecnicas de colagem para confecionarmos cartões e vende-los nas feiras dfee artesanatos.
A coordenadora do grupo, assistente social Dalva Day , entregou o diploma que as 5 associadas do grupo representou a ABLUDEF no dia 24 de setembro no I WORKSHOP DE CLUBES DE MÃES DA FUNDAÇÃO PRÓ-FAMÍLIA.


Além do diploma pela participação do curso, a coordenadora falou ao grupo da importancia da entidade participar. E também recebemos convite para a proxima etapa de curso. As pessoas que foram representar ao Grupo arco iris se propuseram a repassar os aprendizados ao grupo, faltando agendarmos o dia, principalmente os objetos de NATAL.


27/09/2010

* 2010 - SEMANA DO DIA DO IDOSO

 Na fundação Pró-Família o dia 27 de setembro foi  realizado a abertura da semana do dia do Idoso. A presidenta da fundação pró-família senhora Patrícia Loch Kleinübing, deu as boas vindas aos idosos de Blumenau, começaram os festejos. A banda do 23BI tocou o hino Nacional, que respeitosamente todos os idosos escutaram com senso de patriotismo. Foram tocadas algumas músicas mais dos anos 60,70 relembrando aos idosos as músicas de artistas que hoje tem mais de 60 anos. A Banda do 23BI tocou o hino dos idosos e todos puderam acompanhar cantando e tocando palmas, mostrando que estão bem atentos ao seu hino.


A seguir houve uma Benção ecumênica, do pastor e do padre Marcelo, ambos falaram de respeito, amor e também do carinho que temos que ter em relação aos que muito já construíram. No dia 01 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. No Complexo Esportivo do Pró-Idoso (Rua Itapiranga, n º 368 Bairro da Velha), a partir das 13h30min, houve várias apresentações do próprio idoso, com danças folclóricas, dança com ritmo de Frank Sinatra. Na seqüência os idosos que quisessem mudar o seu visual, contaram com corte de cabelo gratuitamente. Foi servido lanche e refrigerante aos idosos, enquanto que na pista alguns arriscavam dar alguns passos de dança, sendo acompanhados pelo som da Banda Irmãos Vogel.

Os associados idosos da ABLUDEF pertencente ao GRUPO DA MELHOR IDADE, participaram dos festejos. As idosas Hilda, Maria Joaquina e os idosos Marcos, Ivo, Valdir e outros puderam dançar, lanchar e conversarem com outros idosos de bairros diferentes.
As assistente sociais da ABLUDEF,  Dalva Day e Tânia Regina Moraes,e a rainha do GRUPO DA MELHOR IDADE, a senhora Maria Joaquina Ribeiro, acompanharam um pequeno grupo, pois devido ao transporte, não foi possível trazer todos os idosos para participar, pois alguns utilizam cadeira de rodas e torna dificultoso em dia de chuva trazê-los, para participarem dos festejos.
Atualmente a fundação Pró-Família atende em média 5 mil idosos, por meio do Programa Pró-Idoso em sua sede, dos 91 núcleos externos e 51 grupos autônomos. Somente na pro-família são atendidas aproximadamente 1,2 mil pessoas com idade acima dos 60 anos. São oferecidas 32 oficinas envolvendo atividades de lazer, educação, cultura e cidadania, além de uma programação especial de passeios, jogos e atividades durante o ano. Além disso, a Pró-família através do Programa Pró-Idoso oferece atendimento nas áreas de assistência social e saúde.

OFICINAS DESENVOLVIDAS:

Alfabetização; Alongamento e Flexibilidade; Arte Contemporânea; Artes Plásticas; Artesanato; Atividades Corporais com materiais; Câmbio e Peteca; Capoeira; Coral;  Costura; Dança de Salão;  Dança do Ventre; Dança Moderna; Entalhe em Madeira; Expressão Corporal; Flauta; Ginástica; Ginástica Cerebral;  Hidroginástica;  Informática; Jogos Livres; Lian Gong; Mosaico; Musculação; Natação;  Patchwork; Relaxamento e Meditação;  Retalho em Madeira; Tai-Chi-Chuan; Tear;  Tênis de Campo; Yoga.
Pesquisa: site da prefeitura de Blumenau (pró-família) e arquivo de Dalva Day

26/09/2010

* 2010 - I WORKSHOP DE CLUBES DE MÃES DA FUNDAÇÃO PRÓ-FAMÍLIA

No dia 24 de setembro, a ABLUDEF participou do I Workshop de Clubes de Mães da Fundação Pró-Família. As assistentes sociais da entidade srª Dalva Day e Tânia Regina Moraes coordenaram o Grupo de artesanato Arco Íris, para participar das oficinas que escolheram para aperfeiçoamento do grupo.

O encontro começou ás 9horas, com abertura do prefeito e vice-prefeito. A senhora Patrícia Loch Kleinübing, Presidente da Fundação Pró-Família, foi homenageada pela senhora Leila Menestrina, Diretora dos Programas da Criança e do Adolescente e da Terceira Idade em nome de toda a equipe da pró-família. Patricia agradeceu e deu por aberto oficialmente o I WORKSHOP DE CLUBES DE MÃES DA FUNDAÇÃO PRÓ-FAMÍLIA. Logo a seguir foi realizado a ginástica laboral, reunindo as participantes das 12 oficinas. Antes de começar as oficinas foi servido um saboroso café para as participantes.


As 12 oficinas do I Workshop de Clube de Mães ficou assim distribuídas

• Crochê;
• Decorações Natalinas com bolas de esopor;
• Frivolité (renda)
* Necessaire(bolsinha ou estojo personalizado)
• Patchwork - Patch colagem 
• Pintura em MDF;
• Pintura em tecido I;
• Pintura em tecido II;
• Ponto Capitonê ( Almofadas);
• Ponto Cruz;
• Técnicas de Flores em EVA
• Técnicas em tecido (fuxico e outros).

Para cada clube foi oferecido 5 oficinas, a ABLUDEF levou as 5 associadas para participarem e assim poder ensinar outras do Grupo de artesanato Arco Iris que a ABLUDEF mantém sempre nas 3ª feiras a partir das 13:30hs. Para o almoço foi servido uma deliciosa feijoada, com saladas, arroz e farinha, para todas as participantes e visitantes. A feijoada ao custo de R$ 6,00, foi realizada pela equipe da pró-familia com doações da comunidade.
Evanilde Severino vice-presidenta da ABLUDEF foi convidada para fazer a oficina de PINTURA EM MDF, como ela mesmo frisou “Foi um sonho poder fazer as caixas de natal...com certeza valeu a pena aprender as técnicas e assim repassar as colegas do arco íris.”

Hilda Maria da Rocha foi fazer a oficina de CONFECÇÃO DE BOLAS NATALINAS, ficou maravilhada e deixou todas as participantes sensibilizada pela simpatia e colaboração com que Hilda trabalhou junto ao grupo. Hilda é uma excelente pintora em tecido, sendo uma das associadas/voluntária auxiliando suas colegas na arte de pintura em pano de louça.

Eronite Cunha ficou super contente em poder fazer a oficina de PATCHWORK; a senhora Maria Joaquina Ribeiro foi convidada para auxiliar Eronite, na montagem do PATCHWORK. As duas se divertiram costurando e montando as peças, que para elas era um grande quebra-cabeça.

Leodenice Fernandes foi fazer a oficina de PINTURA EM TECIDO I; recebeu muita atenção das colegas e como sempre sua simpatia e paciência cativou a todas. As horas passaram rapidamente para o grupo, pois a pintura foi mesclada com varias dicas que irão dar brilho e beleza nas peças.

Dolores Reis de Oliveira recebeu como presente a oficina de TÉCNICAS EM TECIDO. Dolores fez com rapidez suas Joaninhas e logo em seguida flores de fuxico, também ajudou suas colegas na confecção dos enfeites. Dolores apesar de ter sido uma das vítimas da tragédia de 2008 (enxurradas e enchentes), perdeu sua casa mas não perdeu sua garra. Hoje esta alojada em casa de família, na cidade vizinha de Blumenau, a cidade de Gaspar e está na fila para receber a casa da Habitação e poder paga-la como algo seu. Mesmo vindo de longe estava cedo na pró-família para poder participar das oficinas e assim aprender as técnicas e passar na próxima terça-feira para as colegas que não puderam participar do evento.
Após as 13horas foram convidadas a expor seus trabalhos no Complexo Esportivo da Fundação Pró-Família.
A partir das 15h foram  assistir  uma palestra com o tema “Empreendedorismo”, ministrada pelo técnico do SEBRAE.

Enquanto acontecia nas salas da pró-família as 12 oficinas , no Complexo Esportivo acontecia paralelamente a Exposição e venda de Trabalhos realizados por 20 Clubes de Mães.
Durante a programação houve vários sorteios de brindes doados pelas empresas parceiras que a pró-família tem para realizar as diversas doações nos clubes da comunidade. Entre os brindes o Hotel Piratuba doou 25 diárias para as coordenadoras de grupo, também o Hotel Fazenda Santo Antonio doou 8 diárias para as coordenadoras. Além de diversas camisetas, toalhas. Foi finalizado o  I Workshop de Trabalhos dos Clubes de Mães, com um gostoso café de confraternização recheado de novas amizades, trocas de email, experiências.

Para a presidente da Fundação Pró-Família, Patrícia Kleinübing, o I Workshop de Trabalhos dos Clubes de Mães, “demonstra a crescente profissionalização e conseqüente qualificação dos artigos confeccionados. A Fundação Pró-Família, que apóia e estimula o trabalho desenvolvido por estes Clubes de Mães, está honrada em mostrar à comunidade em geral as belas peças produzidas”. A Fundação Pró-Família assiste a cerca de 120 Clubes de Mães integrados por mais de 2 mil mulheres nos mais diversos pontos de Blumenau. Além da orientação prestada a estes Clubes, a Fundação fornece material para os trabalhos, proveniente de doações de empresas de Blumenau.
Fontes: Assessoria de Comunicação: Viviane Roussenq / Dalva Day Assistente social da ABLUDEF

* 2010 - LUAN SANTANA

A associada Leodenice esteve presente no show de Luan Santana no dia 2 de setembro,na Vila Germânica, presente que a rádio Guararema deu aos blumenauense pelo aniversário da cidade e pelos 6º da rádio. Leodenice realizou o seu sonho, assistir ao show. Pela manhã , Leodenice representou a entidade, no desfile de comemoração pelos 160º aniversário de Blumenau. Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF e a vice-presidenta Evanilde Severino ficaram na torcida para que a Leodenice fosse assistir o show que quando soube que o artista viria a Blumenau, não deu sossego, contando os dias até a  data do show. "Quando se sonha e vai a luta por este sonho com certeza acontecerá"...Parabéns para você "Léo", sempre persistente em sua caminhada.

25/09/2010

* 2010 - 4ª ENCONTRO DO GRUPO DE FAMÍLIAS VITIMAS DE TRÂNSITO

No dia 23 de setembro aconteceu o 4º encontro do grupo NÚCLEO DE FAMÍLIAS VITIMAS DE TRANSITO na sede da ABLUDEF. As atividades iniciaram-se às 14h e foram coordenadas pela Psicóloga Marivete Gesser e pela Assistente Social Tânia Regina Moraes. Foi proposta a atividade denominada “Fábrica de Loucuras”.
Esta consiste em produzir algo (qualquer objeto) a partir de materiais como sucatas, papel celofane, papel crepom, cartolina, etc. e tem como objetivos:
a) resgatar as memórias e a história de cada participante e reconstruir aspectos da vida deles a partir do processo de construção coletiva de um objeto; 
b) desenvolver os processos psicológicos de imaginação e criação a partir da criação de objetos.

O referencial teórico norteador da atividade foi o da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotski. Os participantes foram divididos em cinco grupos e foram distribuídos a eles diversos materiais. Uma das associadas resolveu fazer a atividade sozinha, embora dialogou com as colegas que estavam ao seu lado. Todos se envolveram bastante na construção coletiva dos objetos.

Entre as produções, destaca-se a criação de um cartaz em que as integrantes do grupo colaram um coração de E.V.A no qual escreveram dentro dele a palavra “ABLUDEF”. Deste saíram diversas setas com palavras e frases que expressavam o significado desta entidade para cada um dos participantes daquele grupo. Na parte superior do cartaz tinha a seguinte frase:
Ao chegar na ABLUDEF encontrei: (pessoas sorridentes, alegres, decididas do que querem, maravilhosas felizes e companheiras; que lutam contra o preconceito; que encontram novas oportunidades de trabalho, amor, carinho e dignidade; somos muito felizes na nossa segunda casa).

Outra atividade interessante foi a produção de um vaso todo florido. As participantes deste grupo, após forrarem um cano com papel crepom, recortaram e colaram no vaso flores de E.V.A. O significado que elas atribuíram ao objeto produzido refere-se a oportunidade de, já que na vida elas passam por tantas dificuldades, fazer algo que expressasse alegrias. Elas relataram que ficaram muito felizes com o objeto produzido e que ele materializa coisas muito boas. Outro grupo produziu um porta-canetas forrado com papel de seda e com um pinheiro de E.V.A colado nele. Segundo uma das integrantes do grupo, o pinheiro simbolizava o acidente de automóvel que deixou seu filho na cadeira de rodas há 33 anos atrás. O modo como ela expressou esse significado evidencia um luto já elaborado no que se refere a perda da mobilidade do filho. Também teve um grupo que produziu um vaso de flores e um quadro no qual ressaltava-se a importância de, embora haja espinhos e pedregulhos em nosso caminho, continuar caminhando e buscar lindas flores. Após apresentá-lo, mostraram um vaso com lindas flores que representa o que devemos buscar em nossas vidas. Elas se sentiram muito orgulhosas de sua produção. Outro grupo produziu uma locomotiva movida a energia solar. Nos trilhos da locomotiva, eles colocaram uma faixa de pedestres simbolizando a prevenção de atropelamentos por trens. Como já destacado anteriormente, teve uma integrante que quis fazer a atividade sozinha. Ela produziu uma caixa na qual, segundo ela, ficam guardadas todas as coisas boas que a pessoa tem na vida. A associada ressaltou que o que há de ruim em nossa vida nós temos que tirar da caixa, ou colocar bem no cantinho e não ficar o tempo todo olhando. Desta forma, poderem viver melhor nossa vida. Após as apresentações das produções elaboradas pelos associados e familiares de vítimas de acidentes de transito, foi realizada uma avaliação do que significou aquela atividade. As palavras que expressam o significado dela para os associados foram:
* amizade,
* companheirismo,
* união,
* solidariedade,
* aprendizagem 
* carinho.
Também foi entregue um cartão com a mensagem “Caminhante não há caminho, pois o caminho se faz ao caminhar” e com a data do próximo encontro. Em seguida, A presidenta da ABLUDEF, Maria Helena Mabba, apresentou-se para o grupo, deu boas vindas aos participantes e solicitou que os novos associados se apresentassem. Por fim, foi realizado um sorteio e convidado os participantes para tomar um café oferecido pela entidade.


Texto elaborado pela psicologa Drª Marivete Gesser - profissional da ABLUDEF e professora da UNIASSELVI

* 2010 - CHUTANDO O BALDE

Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF,  no dia 22 de setembro participou da gravação do quadro “Chutando o Balde”, apresentado por Alexandre Pereira, que é transmitido semanalmente, todas as quartas-feiras, dentro do Jornal Meio Dia da emissora de TV RIC RECORD.
A presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba chutou o balde no programa “Chutando o Balde” , como forma de indignação pelo grande aumento de acidentes registrados em Blumenau no ano de 2010, já contabilizado até o momento 46 óbitos. Também a entidade recebeu este ano muitos associados vitimas do trânsito , provenientes dos graves acidentes entre janeiro a setembro, com graves seqüelas, jovens tornando de um dia para a noite pessoas dependentes de cadeira de rodas, muletas (axilares ou canadenses) para se locomoverem e tentar seguir seus caminhos, que por frações de segundo deixam muitas vezes seus sonhos profissionais, familiares ceifados no asfalto da cidade.


O associado da ABLUDEF, Alcione de Souza que faz parte do conselho fiscal da diretoria,  também deu sua contribuição concientizando a população, principalmente os jovens para terem mais cuidados, tanto na direção quanto como pedestres.

* 2010 - DIA MUNDIAL SEM CARRO EM BLUMENAU

O dia 22 de setembro se comemora o DIA MUNDIAL SEM CARRO, inspirados pela vida caótica que vivemos, alguns franceses começaram em 1997, mobilizando-se para que o mundo parasse neste dia, nem que seja para refletir “O que estamos fazendo por nós e pelas próximas gerações”. Estamos nos tornando pessoas com graves deficiências físicas devido ao trânsito, ou melhor, a grande quantidade de acidentes automobilísticos. Diariamente ao sairmos de casa até o trabalho ou mesmo buscar os filhos na escola, assistimos pessoas acidentadas ou vindo a óbito, outras sendo tragicamente vitimas de seqüelas que virão a sofrer pela vida toda. A vida tornou-se algo sem importância, sem valor, pais perdendo filhos que amam, filhos perdendo pais , parentes, amigos .
GRUPO DE DANÇA CONTRY DO PRÓ-IDOSO
 Há cinco anos, o Brasil participa desta paralisação,e Blumenau a 4 anos,  mas vemos com tristeza que o ano todo a população reclama, xinga, pedindo providências e quando tem, ou é convidado a deixar seu carro na garagem, escuta-se apenas reclamações e má vontade de fazer sua parte. Não podemos só deixar nas mãos dos administradores de uma cidade, mas todos nós somos responsáveis pelos nossos atos, e se quisermos tornar nosso mundo mais humano, façamos nossos deveres de casa. A ABLUDEF nos seus 22 anos de existência tinha 70% pessoas com deficiencia física que nasceram , hoje os novos associados são em média 90%  pessoas vitima de acidente de trânsito, principalmente de acidente de moto.
Nem a chuva que ocorreu no dia 22 de setembro fez com que a ABLUDEF deixasse de participar, com seus associados, conscientizando a população para a necessidade de pensar como poderemos melhorar o trânsito caótico de nossa cidade. Como poderemos cobrar das autoridades se não participamos dos debates, só lembramos de cobrar quando é época de eleições e depois nem lembramos para quem votamos. Estamos perto de mais uma eleição, é nesta hora que devemos discutir acessibilidade, trânsito e outros.