Maria Helena Mabba, iniciou o ano da ABLUDEF com várias reuniões, a primeira aconteceu dia 24 de janeiro com a EQUIPE MULTIDICIPLINAR, composta por 2 assistentes sociais, 2 psicólogos e 01 professor de educação física. Entre as demandas da entidades está em criar um regimento interno que contemple tanto os associados, funcionários e a diretoria. Juntos rever o que poderemos fazer para melhorar os atendimentos aos associados. Temos aproximadamente 1500 associados e atendemos um número aproximado de 800 associados mensal, como poderemos atingir os outros 700 associados. Teremos que elaborar novas ações. Uma das sugestões é ampliar as oficinas de artesanatos, este ano teremos que priorizar todas as faixas de idade, não somente mulheres adultas. Poderemos abrir espaço para idosos, adolescentes, crianças e também masculinos. Outra demanda para 2011, é a criação de grupos de casais, com acompanhamento de equipe multidisciplinar. Capacitar os associados com várias temáticas como exemplo educação política, capacitação para o mercado de trabalho. Realizaremos o IIº SEMINÁRIO : GENÊRO E CIDADANIA DA ABLUDEF tanto feminino (março) quanto masculino (julho), que em 2010 foi um sucesso. Priorizar atendimentos com grupos de pessoas com dificuldades severas e suas famílias. Também teremos que estar a frente da coleta de dados referente à saúde da mulher. Um dos tópicos desta demanda é saber junto a SEMUS , quantas mulheres com deficiência são mães ou engravidaram depois de se tornarem deficientes? Outra preocupação da ABLUDEF é saber se os profissionais da saúde até que ponto tem trabalhado na questão de prevenção de doenças que normalmente as mulheres tem e como essas são atendidas, a exemplo de prevenção do câncer de colo, prevenção do câncer de mama e outros.Dentro dos grupos atendidos na ABLUDEF, para o ano de 2011 estaremos priorizando a inclusão de novos membros e para isso teremos que colocar um tempo para cada grupo,como proposta da equipe que sejam grupos de no máximo 15 pessoas e será trabalhado temas com duração de 4 meses , assim dará oportunidade de mais associados acessar os grupos da ABLUDEF. Um dos grupos que tem muita aceitação na entidade é o Grupo de artesanato Arco íris administrado todas as terças-feiras, com 25 associadas e 01 associado. Será necessário reduzir para 15 pessoas e dar mais dias para o grupo. No artesanato são administrados curso de pintura em tecido, confecções de flores de E.V.A., flores de meia de nylon, bordado russo, ponto cruz, crochê, reciclados; pintura ou cobertura nas caixinhas de MDF , cestas de jornais, decoupagem, costura, confecções de almofadas de capitonê, chinelos , TEAR e outros. Também a COOPER realiza cursos 1 vez ao mês na entidade. O curso de informática será de 4 meses, ao todo são 15 grupos que a ABLUDEF oferece mensalmente para o associado, e para que esses possam estar participando terão que fazer sua inscrição na ABLUDEF, estaremos divulgando a data logo que o quadro dos cursos estiverem completos.
Após a reunião com a equipe multidisciplinar a presidente Maria Helena Mabba reuniu-se com a diretoria da ABLUDEF gestão 2010/2012 no dia 25/01/11 para analisarem todos os itens que a equipe multidisciplinar levantou na reunião do dia 24/01/11 e em seguida foi aprovado por unanimidade. Logo após a reunião Maria Helena Mabba convocou todos os funcionários da entidade como motoristas, serviços gerais, auxiliares administrativos e a equipe multidisciplinar para a reunião ás 14 horas do dia 25/01/11 para por a parte das decisões tomadas e aprovadas pela diretoria.
TEXTO: Assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes
FOTO: Percy Ralf Colley
Senhora Dalva também aprecio muito os assuntos do seu blog.
ResponderExcluirSeu relato sobre as atividades e a vida da sua entidade , a BLUDEF, é muito importante, pois deixa-nos a par da vida desta Entidade
que dignifica e valoriza a cidadania das pessoas que frequentam-a e inclusive dando oportunidade de crescerem como pessoas.
Parabéns eu desconhecia este trabalho e na sua pessoa parabenizo a equipe e todos que formam esta grande família.
Carinhosamente M. Cecilia