29/05/2011

* 2011 - 23º ANIVERSÁRIO DA ABLUDEF


BOLO DOS 23º ANIVERSÁRIO DA ABLUDEF
Apresentação do Percy "O PALHAÇO"
 
Homenagem dos funcionários para a Maria Helena Mabba

Apresentação das senhoras da pró-familia dança senior

Homenagem do Percy  aos funcionários da ABLUDEF

Maria Helena com todos os funcionários da ABLUDEF

Voluntários Mirins

Associados e familiares

<>
Homenagem aos voluntários - parceiros

Candidatas a MISS ABLUDEF

 Foram inscritos 09 associadas para representar a ABLUDEF, todas foram bastante aplaudidas pelos colegas e familiares.
Na escolha do MISTER foram inscritos 07 associados, com boa torcida.

 

Foi convidado 5 visitantes para avaliar os candidatos, A senhora Claudete (pró-familia), Yonara (pro-familia), Drº José Monarim (Advogado), Klaus W. Dietrich (empresário), Fabiana (AGG). Todos foram bem observadores e decidiram rapidamente quem foi o associado  e associada com condições de representar a entidade.
A MISS ABLUDEF 2011 foi logo decidido, foi a jovem EVELISE CECILIA  DE OLIVEIRA, o MISTER ouve empate, a torcida teve que desempatar. O associado ALEXANDRE e o associado VILMAR tiveram 46 pontos cada e para desempate foram dançar. Aquele que mais empolgasse a torcida receberia o titulo de MISTER ABLUDEF 2011.

Para a alegria de todos a MISS ABLUDEF Evelise de Oliveira estará reinando juntamente com o amigo associado como MISTER ABLUDEF Vilmar José Balsan. Ambos bem atuante dentro da entidade.

MISS EVELISE e MISTER VILMAR
Os candidatos foram bastante aplaudidos pelos associados da ABLUDEF, pois são pessoas que trazem alegria aonde estão.
O grupo BOA VIDA estiveram abrilhantando a festa para as crianças, trouxeram a ROSINHA e o MATHIAS para brincar.

 Novo carro da entidade, para transporte


Depoimentos de associados que sempre estiveram a frente das lutas e conquistas da entidade.
 MARIA HELENA MABBA - PRESIDENTA DA ABLUDEF GESTÃO 2010/2011.

Vinte e três anos já completados, com muita fé,esperança e garra. Sim...estamos comemorando hoje 28 de maio vinte e três anos de muitas alegrias, conquistas e realizações. As tristezas fazem parte, não podemos evitá-las, mas podemos contorná-las e transformá-las em aprendizados para esta caminhada. Um caminho percorrido com muitas dificuldades, mas com muito amor. No decorrer desses anos conquistamos muitas amizades, colaboradores, voluntários. A construção da sede própria, a compra de três veículos próprios, o quiosqui no terminal da fonte, gerando empregos e vendas, a participação nos conselhos do município, parceria com departamento de Trânsito e escola de trânsito, participação nos eventos do município, como feiras, domingo feliz, Dia sem carro, conferencias. A linha do transporte cidadão e agora o BLUFÁCIL que completará três anos trazendo um melhora na qualidade de vida do cadeirante para sua fisioterapia, conquista na mídia com espaço abeto para a entidade. Mas...a maior conquista é ver que associados deram a volta por cima e estão aí, desfrutando suas dificuldades tendo a oportunidade de comprar seu carro adaptado, de ter sua casa própria, de estar produzindo de alguma forma, casando...tendo filhos e sendo feliz por fazer parte desta família tão grande e respeitada que se chama ABLUDEF.

 EVANILDE SEVERINO – VICE – PRESIDENTA DA ABLUDEF GESTÃO 2010/2011.


A exatamente 23 anos atrás, como uma semente atirada na terra, era também atirada em meio a sociedade de Blumenau, 7 letras ABLUDEF. Associação Blumenauense de Deficientes Físicos, iniciada por um pequeno grupo de deficientes. Tão era grande a vontade de reunir – lutar e crescer, por esse pequeno grupo de deficientes, que enfrentavam grandes dificuldades, mas tinham vontade e coragem, de gritar, de expressar as indiferenças com as quais eram tratados. Em meio às dificuldades, tristezas e alegrias, derrotas e conquistas, o tempo foi se passando e esse pequeno grupo, só foi crescendo. Com certeza, na época, as coisas não estavam tão bem como hoje, mas a garra de pessoas decididas a enfrentar as dificuldades que se apresentariam, não permitiu que a vontade de se unirem em uma só corrente fosse quebrada. Ainda há muito por se fazer, mas o duro caminho percorrido até aqui, com toda certeza nos dá a confiança e certeza de estarmos um tanto protegidos e perto de entendermos, que sem união, não há espaço junto com essa que nos acolhe e nos faz parte e centro dela....essa que sem ela estaríamos vagando no incerto,na solidão talvez; enfrentando pessoas ignorantes que não acreditam no nosso potencial,acredito que para a sociedade de Blumenau,acolhimento, entendimento, e valorização parte por primeiro de nós deficientes dentro dessa que nos acolhe, como uma mãe... Apesar de nosso prédio, estar em ordem e ser acolhedor, já se faz muito pequeno, para essa demanda que cresce ao piscar de um olho, infelizmente e felizmente sinto-me realizada, por fazer parte desse pequeno grupo, que a exatamente 23 anos atrás, atirou a semente , essa que viria a ser tão importante.
Semente com 7 pedacinhos ABLUDEF que vingou... Sem nós deficientes ela não teria motivo para existir e sem ela, sem dúvida estaríamos SÓ...

* 2011 - JORNAL DE BLUMENAU

No dia 27 de maio, véspera da ABLUDEF completar 23 anos de existência, a presidenta Maria Helena Mabba, foi convidada pela TV GALEGA, para falar sobre a entidade no programa do JORNAL DE BLUMENAU, as 19h15.

 
A reporter Tissiana Pereira sempre muito amável com a ABLUDEF, comanda a equipe de jornalismo e leva aos lares blumenauense as principais notícias, e como não poderia ser diferente trouxe ao estúdio a presidenta Maria Helena Mabba que sempre colabora com a equipe ao ser consultada sobre acessibilidade, saúde, transporte adaptado, engrandecendo as notas do noticiário.

Tanto a jornalista quanto a equipe sempre foram parceiros nas diversas necessidades da entidade, a exemplo de campanha do agasalho, pedágios etc. A entidade também dá sua contribuição dando espaço para muitos estudantes de jornalismo ou outras áreas,  para fazerem trabalhos de conclusão de curso (TCC)  enquanto estudantes e hoje são jornalistas formados que mantém com a entidade um carinho especial. Ticiana pediu que Maria Helena Mabba falasse das conquistas que a entidade teve em seus 23 anos de existência. A presidenta por sua vez falou sobre a ABLUDEF em relação as mudanças que está fez acontecer a muitas pessoas com deficiência que não tinham a quem recorrer e a entidade acolheu, encaminhou e hoje são pessoas que estão produzindo, casando e contribuindo para o crescimento da cidade. Maria Helena convidou a todos para participar do encontro do dia 28 de maio, dia em que a ABLUDEF estará completando 23 anos .

* 2011 - NOTICIAS SOBRE O ANIVERSÁRIO DA ABLUDEF


ABLUDEF: Associação Blumenauense de Deficientes Físicos

ABLUDEF
A ABLUDEF é entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 28 de maio de 1988, no município de Blumenau/SC, por um grupo de Pessoas com Deficiência Física; tendo como primeira sede um imóvel alugado no Bairro Itoupava Norte situado na região norte da cidade. Sua primeira presidente foi a sócia fundadora Sra. Jandira Vasselai (+2003) que esteve na direção da entidade por 6 anos. A sede própria, situada na região central da cidade, foi adquirida em 1998 sob a gestão da segunda presidente da instituição Maria Helena Mabba (1995-2010) onde se encontra em funcionamento num prédio de 02 (dois) pavimentos. Com a estrutura adequada para as Pessoas com Deficiência Física a entidade vem otimizando os seus serviços visando proporcionar e garantir atendimento de eficiência e de qualidade para o seu público usuário.

A ABLUDEF tem como diretrizes: a organização e participação do segmento na viabilização do acesso a política de atendimento especializada e políticas públicas pelas Pessoas com deficiência Física e suas famílias; e participar dos espaços de discussões e decisões de efetivação das políticas publica e de garantia dos direitos sociais, alicerçadas na Política Nacional De Integração para a Pessoa com Deficiência e Constituição Federal.

Sua missão: “Possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder público e comunidade, que visem oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social, assim como de combate a discriminação e preconceito das Pessoas com Deficiência Física, residentes no município de BLUMENAU E REGIÃO; buscando garantir os seus direitos humanos e de cidadania assegurados na Constituição Federal e leis específicas de proteção e de acesso às políticas públicas.”
A política de atendimento é destinado às Pessoas com Deficiência Física e suas famílias cadastradas na instituição; priorizando as que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou exclusão social.
O atendimento é realizado através da inclusão nos serviços e atividades do programa social “Apoio habilitação, reabilitação e inclusão social das Pessoas com Deficiência Física e suas famílias” e executado através das seguintes ações: apoio à reabilitação pessoal e social; promoção da inclusão das PDFs e familiares no mercado de trabalho; atendimento domiciliar às PDFs altamente dependentes(por equipe multidisciplinar,com atendimento e acompanhamento medico,psicológico e social); promoção da integração das PDFs na vida comunitária.
O programa abrange os seguintes serviços: atendimento e acompanhamento social; inserção nas políticas públicas; apoio psicológico; reabilitação física (fisioterapia); inserção e acompanhamento no mercado de trabalho; viabilização da inserção em cursos de preparação, qualificação ou requalificação profissional; apoio jurídico; viabilização de acesso ao transporte coletivo urbano gratuito; realização de atividades sócio educativas e encontros de integração e socialização; realização de encontros de lazer(temáticos) para as crianças PDFs e suas famílias; promoção de atividades de integração das PDFs com a comunidade; transporte de usuários, que não possuem acesso ao transporte urbano ou próprio(realizados com veículos da entidade).
O projeto/programa é executado com uma equipe fixa de 11 profissionais. A equipe própria e composta por:
02 Assistentes Sociais,
01 psicólogo,
02 Motoristas,
01 secretária;
02 Auxiliar Administrativo;
02 Auxiliar de Serviços Gerais,
01 professor de educação física.
Os demais são resultantes de parcerias, convênios e pessoas voluntárias, como 01 advogado.
A entidade possui convênios com a Prefeitura Municipal De Blumenau (Secretaria e Municipal De Assistência Social) para financiamento de prestação de serviços (FMAS) e com a CELESC para captação de recursos financeiros da comunidade, através de doações espontâneas nas faturas de energia elétrica; e as seguintes parcerias: Fundação Universidade Regional De Blumenau que cede Recursos Humanos e equipamentos para reabilitação física.

Possui articulações com entidades congêneres através da CODEPA. A ABLUDEF e outras 11 entidades se uniram e formaram a Comissão De Direitos e Defesa dos Portadores De Deficiência e Patologias (CODEPA) ,onde se mobilizam para defender e solucionar problemas e assuntos de interesse coletivo junto a esfera governamental e comunidade.

Tem se articulado, ainda, através da CODEPA: com a Prefeitura e Legislativo, garantindo a concessão para a exploração comercial de um quiosqui de lanches, guloseimas e bebidas (sem teor alcoólico) através de lei municipal; resultando numa fonte fixa de recurso financeiro para auxiliar na manutenção dos serviços prestados pela entidade.
Com a Casa da Amizade, entidade filantrópica que auxilia com doações e garante a participação em feiras promovidas por esta instituição; Prefeitura para participação da Feira da Amizade (calendário anual) e também com outras instituições para captação de recursos para a manutenção dos projetos e da instituição. A entidade também mantém uma relação de parceria com empresas para inclusão das PDFs no mercado de trabalho.
Atualmente a ABLUDEF possui 1500 (2009), pessoas com deficiências físicas cadastradas e atende a média de 800 usuários(as) e suas famílias mensalmente. A ABLUDEF agradece aos que acreditaram em seu trabalho que a 23 anos está realizando no município de Blumenau.

27/05/2011

* 2011 - CRAS – Velha

No dia 27 de abril reuniram-se conselheiros, suplentes do CMA - Conselho Municipal de Assistencia Social para realizar o segundo encontro nos CRAS de Blumenau. O primeiro foi realizado no CRAS do Bairro Garcia.
A assistente social da ABLUDEF Tânia Regina Moraes compõem a mesa do CMAS como secretária desta gestão.
A descentralização das reuniões do CMAS mostrou a todos que a população participa, basta criarem espaço na comunidade.

23/05/2011

* 2011 - PROGRAMA TRIBUNA DA GALEGA

No dia 20 de maio, Maria Helena Mabba foi entrevistada na TV GALEGA, sob o comando do apresentador Fernando Mello, no programa TRIBUNA DA GALEGA. Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF incansavelmente está a frente da entidade a 14 anos e como associada a 17 anos, falou das conquista da entidade,do aniversário da ABLUDEF que será no dia 28 de maio (sábado) e que esta convidando os associados a participarem deste evento.
 Fernando Mello perguntou a Maria Helena Mabba a questão dos locais destinado ao idoso e as pessoas com deficiencias se são observado pelas pessoas da comunidade. maria Helena Mabba comentou sobre a dificuldade da comunidade em entender que para eles é muito dificultoso se um cidadão ocupar a vaga preferencial sem ter problemas de locomoção. Pois quem necessita das vagas as vezes não consegue acessar devido a falta de entendimentos destes, em achar que só vão utilizar rapidinho e que dá tempo de ir e vir sem prejudicar uma pessoascom limitações, são os considerados "espertinhos". Fernando Mello comentou que deveriam receber multas altissimas, pois se doer no "bolso" as pessoas aprendem.
Outra questão levantada é o abandono de muitas pessoas que antes eram consideradas perfeitas e depois de algum acidente dependem de terceiros. Casamentos desfeitos, filhos que abandonam seus pais, pais que internam os filhos para não atrapalhar. Os seres humanos estão cada vez mais individualistas e basta um depender do outro para ser descartado. Nossa sociedade está desnorteada, seguem em frente e esquecem de trabalhar com o companherismo, lealdade. Devemos refletir como seremos daqui a 10 ou 20 anos se a cada dia aumenta mais pessoas com deficiência de acidentes, AVCs e outras enfermidades.

Foto de estúdio: Maria Helena Mabba e Fernando Mello