31/08/2011

* 2011 - IV ª WORKSHOP DOS CLUBES DE MÃES

No dia 26 de agosto realizou-se o VIª Workshop dos Clubes de Mães, acontecimento que ja se tornou pauta no calendário da cidade.
A presidenta da pró-família a senhora Patrícia Loch Kleinubing, deu por aberta mais um evento de grande alegria para todas as mães que participam dos clubes de mães de Blumenau, são mais de 150 clubes.
Foi realizado uma homenagem as professoras de artesanatos que se dedicam a ensinar todas as mães dos clubes para que possam estar repassando os aprendizados e assim multiplicando-se na comunidade. A coordenadora do Grupo Arco Iris da ABLUDEF a assistente social Dalva Day, trouxe para participar 15 associadas, profissionais e voluntárias para aprender um dos artesanatos oferecidos no dia do IV º Workshop dos Clubes de Mães.
No grupo de artesanato de PINTURA EM TECIDO as professoras Ângela e Marilse ensinaram as associadas Evelise Cecilia de Oliveira, Neusa de Almeida e Mônica Nicoletti, associadas da ABLUDEF, na arte da pintura em tecido.


No grupo de GUIRLANDA GRANDE E BOTA DE PAPAI NOEL, estiveram confecionando a associada Dolores Reis de Oliveira e a voluntária Rosalina da Silva e orientadas pela professora Loreci.
No grupo de PAPAI NOEL MEIA LUA, a associada senhora Maria Joaquina, rainha da Melhor Idade da ABLUDEF, confecionou os enfeites de Natal, juntamente com as professoras Lúcia e Claudete.
No grupo de FLORES DE EVA, as associadas Ana Elisa Sardagna e a Lucinda de Fátima Vanderlinde, estiveram confecionando lindas flores de EVA, sob a orientação da professora Veronita. Hoje as associadas da ABLUDEF, tem total condição de administrar um curso de fabricação de flores. Durante o ano, temos a oficina de artesanato Arco Iris e mantemos um grupo de artesãs na fabricação das flores de EVA, orientadas pela voluntária Dirce Carqueja.
No grupo de CAIXAS DE PANETONE, a associada Hilda Maria da Rocha e a secretária voluntária Catia Regian Barth, estiveram fabricando as belas caixas para colocar panetone e presentear amigos no Natal.

No grupo de FORRAÇÃO DE BOLAS DE ISOPOR PARA NATAL, foi realizada pelas associadas Evanilde Severino, Maria Carmem da Rocha e pelas voluntárias Lisete Britzig e a assistente social Tânia Regina Moraes.
Durante o evento a pró-família ofereceu a todos os participante o café da manhã, 01 almoço(feijoada, arroz carreteiro, farofa e saladas com suco) e 01 café da tarde doado por empresas locais, para que o evento fosse o sucesso na sua 4ª edição. Sendo que o Vº Workshop já tem data marcada para o dia 26 de novembro.
Trabalhos realizados no espaço da pró-familía em Blumenau
A presidenta da pró-familía encerrou o IV Workshop agradecendo as senhoras que das 8hs as 17hs estiveram dentro da pró-família aprendendo novas técnicas para passarem para seus grupos e reverter em lucro posteriormente. A empresa de linhas EUROFIOS - http://www.eurofios.com.br/ patrocinou o evento e sorteou para 25 participantes do IV Workshop, bolsas com novelos de linhas . 

29/08/2011

* 2011 - DOAÇÃO DA CASA DA AMIZADE

No dia 15 de agosto a presidenta da Casa da Amizade 2011/2012, a senhora Marli  M. Capello esteve na ABLUDEF entregando o cheque referente a doação do evento "A GOSTO DE MULHER", realizado no dia 9 de agosto no Tabajará Tênis Club . As entidades favorecida pelo encontro receberam quantias iguais, ou seja um cheque no valor de  R$ 3. 015,00 reais.

O evento " A GOSTO DE MULHER" foi agraciado de muitos elogios pela comunidade blumenauense. Incansavelmente a equipe da Casa da Amizade contribui com chás beneficientes, bazares, lanches em prol das ongs assistidas por elas.

* 2011 - COMEMORAÇÃO DO DIA DO SOLDADO

No dia 25 de agosto realizou-se no pátio do 23º Batalhão de Infantaria as solenidades referente ao dia do SOLDADO.


 A banda do exercito tocou o HINO NACIONAL, para a população civil e militar que foram juntos comemorar a data. A presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba e a vice-presidenta Evanilde Severino foram juntas compartilhar o momento de comemoração do dia DIA DO SOLDADO.

* 2011 - DOAÇÕES DOS GINCANEIROS

 No dia 20 de agosto a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba recebeu das mãos do presidente da liga de gincaneiros de Blumenau, a doação de alimentos, fraldas para que´possa ser distribuido entre os associados atendidos pela assistencia social  da entidade. Dos 1500 associados, 800 são atendidos pelas assistentes sociais.
A presidente agradeceu o gesto das 16 equipes que contribuiram não só para a ABLUDEF, mas as ongs contempladas pelo gesto de solidariedade destes. 

* 2011 - GRUPO DE FAMILIA DE AGOSTO

No dia 19 de agosto aconteceu o encontro mensal do GRUPO DE FAMILIA DA ABLUDEF onde a atividade principla foi a discussão sobre a "DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO CUIDADOR".

1. Tenho direito a cuidar de mim.
2. Tenho o direito de receber ajuda e participação dos familiares, nos cuidados do idoso dependente.
3. Tenho o direito de procurar ajuda.
4. Tenho o direito de ficar aborrecido, deprimido e triste.
5. Tenho o direito de não deixar que meus familiares tendem manupular-mecom sentimentos de culpa.
6. Tenho o direito a receber consideração, afeição, perdão e aceitação de meus familiares e da comunidade.
7. Tenho o direito de orgulhar-me do que faço.
8. Tenho o direito de proteger a minha individualidade, meus interesses pessoais e minhas próprias necessidades.
9. Tenho o direito de receber treinamento paa cuidar melhor da pessoa com deficiência com dependência.
10. Tenho o direito de ser feliz!

O psicologo Marcelo, conversou com as famílias dos associados e discutiram juntos sobre cada item da "DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO CUIDADOR", principalmente o  item 10 onde o  CUIDADOR tem o  DIREITO de SER FELIZ, para assim poder atender as necessidades da pessoa que está sendo cuidado por ele. 

28/08/2011

* 2011 - REUNIÃO DA DIRETORIA E FUNCIONÁRIOS

No dia 12 de agosto realizou-se a reunião com os funcionários e diretoria da entidade. Participaram funcionários e membros da diretoria, sob a coordenação da presidenta Maria Helena Mabba, na sede da ABLUDEF . A presidenta Maria Helena Mabba cumprimentou a todos os presentes. Pediu aos presentes que assistissem a um vídeo de motivação cujo tema é: “A força da sua motivação é preciso voltar a querer”. Resumo do vídeo assistido: Inteligência X querer viver. Inteligência não é considerada o maior tributo. O mais importante atualmente é a VONTADE, ou seja, a VONTADE DE QUERER. Como primeiro conceito “ O homem é livre para ter a vontade de QUERER". Após a apresentação deste vídeo, foi passada a palavra para o psicólogo Marcelo, do qual fez a interpretação deste para a platéia. Marcelo colocou como tema a Inteligência X vontade com a interpretação da história da Cigarra e a formiga, para melhor entendimento. Alguns presentes fizeram a comparação do trabalho que a formiga exercia para estar preparada para o inverno enquanto a cigarra passava o dia a cantar. Como reflexão colocou a frase “Falar é uma necessidade, escutar é uma arte”. Para alguns falar é uma necessidade de comunicar, enquanto que escutar é uma arte muito difícil, pois a maioria acha que só sua opinião é importante. Marcelo pediu que refletíssemos “como se sentimos quando somos ouvidos”, o quanto é importante em sermos ouvidos e saber ouvir, pois essa troca de saber faz com que sejamos importantes para a sociedade, para o nosso trabalho dentro da entidade. Marcelo cantou a música FALA do grupos Secos &  Molhado. Inteligência enquanto farol, este ilumina o caminho e a vontade é o sucesso, ou seja noventa e nove de transpiração e um por cento de inspiração. Falou sobre o mais importante é os DETALHES para se fazer sucesso. Cantou a música do nosso rei Roberto Carlos que retrata os detalhes que fazem a diferença das ações. Enquanto não se dá atenção aos pequenos detalhes as coisas são feita no mais ou menos, ou como dizem do jeitinho brasileiro. Finalizou com o pensamento “Não quero atingir a imortalidade com meu trabalho, mas sim não morrendo”, frase do cineasta Woody Allen. Maria Helena pediu que passassem o vídeo “Aprendi com o passar do tempo”, onde retratava a importância dos detalhes, e não só o ponto negro em uma folha branca. Finalizou que as pessoas, associados, funcionários e diretoria não podem ser individualistas, só pensar em si, pois trabalhamos para diversas pessoa.
A assistente social Tânia foi convidada para que passasse sobre o projeto do qual a entidade está vinculada na SEMASCRI.
Tânia mostrou o vídeo da VIII conferência da assistência social cujo titulo é: “SUAS ASSISTENCIA SOCIAL” . SUAS significa Sistema Único de Assistência Social, ou seja tanto a área de saúde quando a de assistência social é para todos, não importando a classe social dos mesmos, são atendidos em algum momento de fragilidade social destes.
A ABLUDEF está no nível de MÉDIA COMPLEXIDADE de atendimentos. O segundo vídeo foi mostrado o projeto social da entidade cujo título é: “Serviço de Proteção Especial de Apoio a Habilitação, Reabilitação e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência e suas Famílias”. A presidenta Maria Helena agradeceu a presença de todos e convidou a equipe para saborear um gostoso café, em homenagem ao DIA DOS PAIS

* 2011 - ORQUESTRA DO 23º BATALHÃO

 Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF, esteve prestigiando a orquestra do 23º Batalhão de Blumenau, na noite do dia 17 de agosto no Teatro Carlos Gomes.

Tânia Regina Moraes, Percy Colley e Dyrce Tomio, assistiram uma bela apresentação da orquestra do 23º Batalhão, homenagem alusiva aos 71 anos de batalhão em Blumenau. A cidade sente orgulha da corporação que esteve sempre presente nos momentos que a cidade necessitou.


 Maria Helena e seus acompanhantes fizeram questão de comprimentar os integrantes da orquestra, pela bela noite que juntos estiveram para comemorar uma data tão especial.

* 2011 - CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA

A comissão julgadora do Prêmio Democracia e Cidadania Plena das Mulheres, composta por três integrantes designados pelo Plenário do Conselho Federal de Psicologia e coordenada pela conselheira vice-presidente do CFP, reuniu-se no dia 04 de agosto de 2011 e escolheu os vencedores entre os trabalhos inscritos no prêmio, segundo os critérios estabelecidos em edital. Foram recebidas 42 inscrições, entre trabalhos individuais e em grupo. A comissão julgadora selecionou três para recebimento da premiação em dinheiro e seis trabalhos para recebimento de menções honrosas. Os vencedores serão informados por e-mail.
1º Lugar: Título: “Gênero, Direitos Humanos e Cidadania: a Psicologia contribuindo para a ressignificação da experiência da deficiência em mulheres de camadas populares”
Autores: Marivete Gesser – CRP/SC 05091
Adriano Henrique Nuernberg – CRP/SC 03019
2º lugar: Título: “As Oficinas Sociais e o Fortalecimento da Autonomia Feminina”
Autores: Paloma Abelin Saldanha Marinho CRP: 05-40706
Emmanuela Neves Gonsalves CRP: 05-37810
Luciana Francez Cariello CRP: 05-39865
Regina Cibele Serra dos Santos Jacinto CRP: 05-31644
3º lugar: Título: “Mexendo no vespeiro”
Autores: Simone Francisca de Oliveira – CRP 23288/04
Menções Honrosas:
Título: “Sta. Teresa: o toque de nossas mãos”
Autores: Andréa Moreira Chagas – CRP 05-26919
Título: “Centro Cultural Cartola – Economia Feminina na Arte do Carnaval”
Autores: Edna de Assunção Melo Chernicharo – CRP 05-22189
Título: “Sofrimento feminino e ethos militar: experiências emancipatórias de mulheres em psicoterapia de grupo”
Autores: Thaís Seltzer Goldstein – CRP 06 -53422
Título: “Mulheres que vivenciam violência: uma análise a partir do atendimento no Centro da Mulher REVIVI”
Autores: Sandra Adelina Giacomini – CRP 07 – 04902
Título: “Mulher: Fortalecimento em busca de autonomia”
Autores: Kely Cristina Brocco de Oliveira – CRP 07/06418
Título: “Mulheres no Mundo: a construção do direito de viver sem violência”
Autores: Marilia Cortes Gouveia de Melo – CRP 05/ 4836
Maria Cristina D’Almeida Marques – CRP 05/ 22029

O Trabalho realizado na ABLUDEF pela psicologa Drª Marivete Gesser é premiado pelo Conselho Federal de Psicologia .
O trabalho “Gênero, Direitos Humanos e Cidadania: a Psicologia contribuindo para a ressignificação da experiência da deficiência em mulheres de camadas populares” foi premiado com o melhor trabalho do Brasil no concurso de nível nacional Democracia e Cidadania Plena das Mulheres realizado pelo Conselho Federal de Psicologia. Esse concurso teve como objetivo apresentar experiências que vem sendo realizadas no Brasil para a promoção da cidadania das mulheres, numa perspectiva de empoderamento e na participação política. O trabalho premiado foi desenvolvido na Associação Blumenauense de Deficientes Físicos - ABLUDEF, que se caracteriza como uma Ong fundada gerida por pessoas com deficiência e voltada à luta pelos direitos e pela inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, atualmente presidida pela associada Maria Helena Mabba. O trabalho foi realizado pela psicóloga Marivete Gesser, com supervisão do Profº Adriano Henrique Nuernberg da UFSC e com o apoio das Assistentes Sociais da ABLUDEF Dalva Day e Tania Regina Morais e demais funcionários da associação. Ele teve como objetivo principal contribuir para o empoderamento e a participação política das mulheres com deficiência na sociedade. Ele teve quatro linhas de ação:
a) Grupo de mulheres com deficiência voltado ao compartilhamento da experiência de ser mulher com deficiência na várias dimensões da vida: Saúde, educação, trabalho, sexualidade, lazer cuidado com os filhos bem como à criação de estratégias para lidar com as barreiras arquitetônicas e atitudinais experienciadas cotidianamente;
b) Seminário da ABLUDEF sobre Gênero, Deficiência Física e Cidadania voltado aos direitos sexuais e reprodutivos e à instrumentalização das mulheres para o exercício da cidadania, inclusão e participação política das mulheres nos espaços legitimados de controle social;
c) Assessoramento das mulheres associadas na participação delas nos fóruns e conferências voltados à garantia dos seus direitos e construção de políticas públicas;
d) Formação dos profissionais voltada à sensibilização deles para a imbricação da deficiência com as questões de raça, gênero, geração e classe social.
O trabalho realizado apontou a necessidade de pautar as ações junto às pessoas com deficiência na Convenção sobre os Diretos da Pessoa com Deficiência, construída com a participação de pessoas com deficiência do mundo todo e nos direitos humanos. Além disso, também evidencia a necessidade de se pautar a atuação profissional junto às pessoas com deficiência no rompimento das barreiras arquitetônicas e atitudinais e, por fim, demonstra a necessidade de a psicologia reconhecer a deficiência como uma categoria de análise nas suas pesquisas e práticas psicossociais, já que 14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Percebeu-se que as ações realizadas foram de grande importância para ressignificar a experiência da deficiência e construir uma identidade política dessas mulheres.

* 2011 - GRUPO DA MELHOR IDADE DE AGOSTO

No dia 22 de agosto o GRUPO DA MELHOR IDADE da ABLUDEF estiveram reunidos para mais um encontro mensal.
A parte da manhã é livre para que os idosos possam estar conversando entre si e assim colocar suas conversas em dia.
A assistente social Dalva Day coordenadora do grupo deu as boas vindas aos idosos presentes e agradeceu as orações para seu pleno restabelecimento pós cirurgia. Passou a palavra para a assistente social Tânia que pediu o espaço para fazer sua pesquisa para finalizar sua pós em gerontologia. Primeiro passou um video "ENVELHECER", mostrando o envelhecimento físico, em seguida fez 4 perguntas que o grupo pode debater e responder com conhecimento de causa. Uma delas foi " O que mudou em sua vida ao envelhecer com deficiência?"
Após ao questionamento feito pela Tânia, o auxiliar administrativo Percy fez uma apresentação do idoso que vive com dores e nada faz para mudar e o idoso que está sempre ativo, mesmo que tenha dores, toma remédio mas tem um diferencial que é conseguir driblar seus problemas e assim poder participar das inumeras atividade que a entidade oferece e a cidade também.
Todos participara da apresentação e riram bastante dele, pois diziam que ele era um idoso de 99 anos , mas que não se sentia "velho", mas sim "idoso", pois tinha vitalidade e vontade de continuar seu caminho pela vida.
A deputada Estadual Ana Paula assistiu a apresentação e também participou da bricadeira, interagindo com o grupo. A senhora Emilia Balland da Silva foi uma das contemplada do sorteio dos 10 brindes que a entidade fez durante o primeiro semestre, que posteriormente serão colocados o nome de cada um dos premiados.


Voltado a palavra para a coordenadora, houve a continuidade da 3ª gincana do GRUPO DA MELHOR IDADE. Sendo que deveriam descobrir que eram as 3 mulheres da foto no quadro "antes" e "depois". A 1ª foto era da personagem do programa CHAVES, a Dona Florinda , valendo 3 mil pontos,  a 2ª foto da associada Fàtima, as duas equipe logo descobriram e cada uma levou 5 mil pontos, a 3ª foto também era de uma associada da entidade, Ana Elisa mas o grupo não conseguiu identificar, está valia 10 mil pontos.

Após a contabilidade dos pontos, todos foram convidados para cantar o HINO DA TERCEIRA IDADE, gravação do grupo "OS XIRUS". Todos os idosos ganharam a folha com a letra da música para treinar em casa e depois irão cantar em grupo e assim tentaremos fazer um coral.
Para finalizar o encontro cada idoso recebeu um kit café da tarde, e o convite para passear no dia 14 de setembro no parque da Malwee. Todos foram convidados também a tomar um café oferecido pela ABLUDEF no final do encontro e as equipes A e B foram lembradas que continua a campanha da moedinha. Trazendo as moedinhas para contabilizar no mês de outubro como uma das provas da gincana.
Pontuação das equipes:
EQUIPE A: 27.130 + 5.000 = 32.130 pontos
EQUIPE B: 9.525 + 5.000 = 14.525 pontos
Folder do blog da deputada Estadual Ana Paula Lima