27/05/2012

* 2012 - 24º ANIVERSÁRIO DA ABLUDEF

A ABLUDEF é entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 28 de maio de 1988, no município de Blumenau/SC, por um grupo de Pessoas com Deficiência Física. Sua primeira presidente foi a sócia fundadora Sra. Jandira Vasselai (+2003) que esteve na direção da entidade por 6 anos.  A primeira sede era um  imóvel alugado no Bairro Itoupava Norte. No ano de 1998 foi adquirida a sede própria, situada na região central da cidade, sob a gestão da segunda presidente da Entidade  Maria Helena Mabba (1995-2014). Com área construída de 475,96 metros quadrados, em dois pisos, com área externa (pátio); e com acessibilidade (adaptada com rampas de acesso, corrimões, barras de segurança, portas largas, ambientes para as atividades espaçosos e mobiliários ergonômicos).  Nestes 24 anos, a ABLUDEF  conquistou um grande apoio da comunidade em geral  destacando-se as  seguintes parcerias: Prefeitura Municipal de Blumenau (Fundo Municipal De Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Municipal de Esporte, SETERB - Parceria Transporte Adaptado Blufácil entre outros),  FURB (Fundação Universidade Regional De Blumenau), CELESC, Fundação do Bem Estar da Família Blumenauense - Pró-Família, Fórum da Justiça, Fórum de Penas Alternativas, Hospital Santa Catarina, Blusoft- Entra 21, SENAI, SESI Escola  entre outros. É importante salientar que  ABLUDEF (em conjunto com outras entidades que compõe a CODEPA conquistou, através de lei municipal, a concessão preferencial para a exploração comercial de um quiosqui (localizado no terminal de ônibus urbano FONTE); resultando numa fonte financeira própria que contribui com a manutenção das ações da entidade.
DIRETRIZES E LEGISLAÇÕES  : A ABLUDEF tem como diretrizes: a organização e participação do segmento na viabilização do acesso a política de atendimento especializada e políticas públicas pelas Pessoas com deficiência Física e suas famílias; e participar dos espaços de discussões e decisões de efetivação das políticas publica e de garantia  dos direitos sociais.  As ações são norteadas pelas legislações vigentes para pessoas com deficiência:
 1) Constituição Da República Federativa Do Brasil De 1988;
2) Lei Nº 7.853, De 24 De Outubro De 1989 – Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência;
 3) Decreto Nº 3.298 - De 20 De Dezembro De 1999;
4) Decreto No. 5296 de 2 de dezembro de 2004 - Acessibilidade;
5) Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – 2007; Decreto No. 7.612 de 17 de Novembro de 2011 – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver Sem Limite. 
A ABLUDEF é uma Entidade de Assistência Social, que atua conforme as legislações vigentes:
1) Lei No. 8742 de 07 de dezembro de 1993 – Lei Orgânica da Assistência Social;
2) Lei Nº 12.435, De 6 De Julho De 2011: Altera A Lei No 8.742, De 7 De Dezembro De 1993, Que Dispõe Sobre A Organização Da Assistência Social;
3) Resolução CNAS No. 109/2009- Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais;
4) Resolução CNAS No. 34 de 28 de Novembro de 2011 – Define a Habilitação e Reabilitação da pessoa com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária no campo da Assistência Social.
A entidade possui títulos de utilidade publica municipal (Lei 4.072/92), estadual (Lei 8.974/93) e federal (Lei 3.415/00) e inscrição nos Conselhos de Assistência Social municipal (Resolução: 019/99) e Nacional (Resolução: 239/06) e Certificado De Entidade De Assistência Social (CEAS): número 0503.  Tem uma Equipe de Trabalho de profissionais tais como:
02 Assistente Social 
02 Psicólogo  
01 Professor de Educação Física
01 Técnico Enfermeiro
01 Enfermeiro
01 Nutricionista
01 Secretaria
01 Auxiliar Administrativo  
03 Motoristas
02 Serviços Gerais    
01 Fisioterapeuta
Publico Alvo : O atendimento é gratuito, destinado às Pessoas com Deficiência Física Beneficiárias e Não Beneficiárias do BPC - Benefício de Prestação Continuada e suas famíliass cadastradas na Entidade. Atualmente  a ABLUDEF possui 1830 pessoas com deficiência físicas cadastradas, sendo priorizadas 792 famílias (mensal), que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou exclusão social. Conforme as faixas etárias: 0 a 06 anos: 26 crianças/07 a 11anos: 35 crianças/ 12 a 18 anos: 55 adolescentes/ 19 a 24 anos: 50 jovens  / 25 a 59 anos: 533 adultos /acima de 60 anos: 93 idosos.
Atividades desenvolvidas, descrição, freqüência e beneficiados  A ABLUDEF presta Serviço de Proteção Especial de Média Complexidade de Apoio a Habilitação, Reabilitação e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência e suas Famílias. Desenvolvido com equipe própria e multidisciplinar; articulado com a rede de políticas publicas, com o apoio de  parcerias governamentais e não governamentais. Esta ação com a Política Municipal de Assistência Social, vem sendo desenvolvida desde 1995. Porém, sua execução enquanto projeto social ocorre a partir de 1999, ano em que passou a ser financiada com recursos do Fundo Municipal De Assistência Social. Desde então vem sendo avaliada, replanejada e potencializada anualmente, com recursos, melhorias e/ou inclusão de novas atividades; alicerçada na LOAS, Constituição Federal e Leis Federais especificas de proteção às pessoas com deficiência.  O Serviço desenvolvido tem como objetivo geral:  "Contribuir para o processo de aumento da inclusão social à vida comunitária e da melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência física e de suas famílias residentes no município de Blumenau e Região. Possibilitando-lhes o acesso  ao serviço especializado,  visando à  habilitação, reabilitação, promoção do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assim como a autonomia, a independência, a segurança, o acesso aos direitos e à participação plena e efetiva na sociedade".  E com os  objetivos específicos: 
 - Promover ações que possibilitem o desenvolvimento da autonomia pessoal, familiar e comunitária das pessoas com deficiência física.
- Propiciar apoio as pessoas com deficiência física  altamente dependentes.
- Possibilitar o ingresso e permanência das pessoas com deficiência física  no mercado de trabalho.
 - Promover o fortalecimento dos vínculos comunitários das pessoas com deficiência física.  
 - Fortalecer o acesso das pessoas com deficiência física aos direitos individuais e sociais.
- Contribuir com a autonomia, com a segurança alimentar e nutricional e fortalecimento dos vínculos familiares.
Descrição das Atividades: O atendimento dos profissionais é realizado diariamente com abordagem individual e visitas domiciliares, propiciando a escuta qualificada; articulação com a rede de serviços; orientação encaminhamento e acompanhamento para as políticas públicas (Assistência Social, Cras, Creas, Saúde, Habitação, Seterb e outras); A inserção nas políticas públicas é realizada pelas Assistentes Sociais através de contatos com as redes de políticas publicas, encaminhamentos das pessoas com deficiência ou suas famílias e realização de acompanhamento mensal.  O atendimento da Fisioterapia do Projeto de Extensão da FURB, parceria para realização do acompanhamento da inclusão escolar de crianças com deficiência física, realizado semanal, com atendimento Individual com pais; escuta qualificada; visitas às escolas da rede de ensino. O Projeto Pró In–Parceria Curso Fisioterapia FURB. Reabilitação Física de crianças com deficiência física com acompanhamento nas Escolas (Adequação do Espaço Escolar).As ações coletivas consistem em atividades sistemáticas sócio-educativas/socializadoras; ocupacionais; culturais, artísticas, esportivas e de lazer.  As ações socioeducativas são realizadas nos grupos, nas reuniões, nas oficinas (Grupo de Homens, Grupo de Mulheres, Grupo Reabilitando para Vida, Grupo da Melhor Idade, Grupo de Famílias, Encontro Socializador, Grupo de Adolescente, Oficina Arco-Íris-Artesanato, Oficina Asas Para Integração (Fabricação de Fraldas), Jogos de Mesa, Grupo Esportivo-Treino Semanal, Curso de Informática) coordenadas pela equipe de profissionais. Os beneficiários do programa têm acesso a mais de uma atividade de livre escolha ampliando as possibilidades de convívio coletivo e de desenvolvimento das habilidades e potencialidades. Reúnem-se semanalmente ou mensalmente. As atividades são planejadas, coordenadas e/ou supervisionadas pela equipe de profissionais. Os cursos são viabilizados, esporadicamente, por articulação com outras instituições ou ofertados por pessoas da comunidade. São cursos de curta duração e adaptados às necessidades dos beneficiários. As oficinas proporcionam aprendizagem continuada, semanalmente, em vários tipos de artesanatos. São atividades que oferecem possibilidades de elevar a auto-estima, momentos de convívio e contribuir com a renda familiar. As atividades são coordenadas pelas Assistentes Sociais. O reforço no suprimento de necessidades especiais consiste no auxílio às pessoas com deficiência física  eventualmente, com recursos não disponibilizados pelas políticas públicas ou providos precariamente; viabilizados por doações à instituição e administrado pelo Serviço Social. (alimentos especiais, orteses e próteses, IPTU...).O serviço de transporte é viabilizado aos usuários impossibilitados de locomoção para acesso aos serviços e atividades, com veículos próprios e parcerias com o poder público. As reuniões técnicas são realizadas mensalmente para o planejamento e acompanhamento das ações e anualmente para a avaliação. A capacitação dos profissionais é realizada externamente através de visitas técnicas e participação em seminários, conferências, congressos, cursos, etc... O atendimento domiciliar é realizado às pessoas com deficiência física, no  ambiente familiar, semanal,  através de visitas domiciliares semanais e mensais, realizadas pela equipe própria multiprofissional (Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia). As Assistentes Sociais fazem o estudo socioeconômico das famílias, realizam os encaminhamentos à  rede  e visitas domiciliares mensais para o acompanhamento dos usuários. A psicóloga realiza atendimento no domicilio individual ou familiar semanalmente. O Enfermeiro e o Técnico de Enfermagem realizam o atendimento domiciliar semanal ou quinzenal para tratamentos de feridas e escaras com curativos especiais. O atendimento domiciliar para avaliação nutricional do usuários, a Nutricionista faz a programação de acordo com a necessidade dos usuários. O acompanhamento do Fisioterapeuta é realizado  atendimento domiciliar  semanal ou quinzenal para melhoria da qualidade de vida e da condição física da pessoa com deficiência física. A preparação para a inserção no mercado de trabalho é proporcionada através de encaminhamentos dos usuários para as instituições de ensino (alfabetização, fundamental e médio).  Acesso à capacitação em informática, proporcionada 03 vezes por semana, com instrutor habilitado. Inclusão em cursos de capacitação viabilizados por articulações com empresas e instituições de ensino profissionalizantes (SINE, SENAI, Entra 21 e outros). A inserção é viabilizada através de articulação com empresas por realização de contatos, reuniões e visitas na entidade e nas empresas. O encaminhamento dos usuários  é realizado pela Assistente Social; assim como o acompanhamento da adaptação. O acompanhamento do desenvolvimento profissional e social dos beneficiários é efetuado pela equipe (psicóloga e assistentes sociais). As informações e orientações à comunidade são efetuadas na entidade ou externamente através de campanhas educativas, palestras e distribuição de material educativo impressos, divulgação na mídia (por entrevistas) referente aos direitos e dificuldades das pdfs para se integrarem à sociedade. O Convívio das pessoas com deficiência  com a comunidade é viabilizado com a participação dos beneficiários em eventos promovidos pela comunidade; apresentações de atividades culturais e artísticas; exposição e venda de artesanatos em feiras e participação em eventos esportivos e de lazer; com o acompanhamento de profissionais. A participação da construção e controle social das políticas publicas ocorre através da representatividade nos conselhos e comissões municipais por profissionais ou usuários; e participação em fóruns, conferências; audiências publicas; e outros eventos...  O apoio jurídico é propiciado por assistência de um advogado contratado pela entidade para informar, orientar individualmente ou coletivamente os beneficiários; bem como dar entradas em processos jurídicos. A entidade cobre as despesas com consultas e com os documentos para a entrada dos processos. As Assistentes Sociais realizam o encaminhamento dos usuários  para o atendimento e acompanhamento dos processos.   A articulação com entidades congêneres ocorre através da participação na CODEPA, em reuniões mensais, com a participação de representante da entidade e conselheiros (profissionais e pessoas com deficiência física  representantes da entidade nos conselhos municipais)  A ABLUDEF possui representação  nos seguintes Conselhos Municipais: da Cidade de Blumenau,  de Assistência Social, de Saúde, de Habitação, de Planejamento, de Trânsito e Transporte Coletivo de Blumenau. Também participa do  Fórum Permanente Municipal das Entidades Não Governamentais de defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente – Fórum DCA  e da CODEPA – Comissão de Direitos e Defesa das pessoas com deficiências e patologia do Vale do Itajaí. A cobrança e acompanhamento do cumprimento de leis que garantam os direitos individuais e coletivos são efetuado através do encaminhamento de ofícios pela entidade a CODEPA e órgãos públicos e realização de reuniões com representantes do poder publico e da CODEPA chamadas pela gestora do programa e com a participação das assistentes Sociais e advogado. A divulgação e socialização de informações são fortalecidas, diariamente, por exposição de materiais em murais e distribuição de informativos impressos aos beneficiários pelos profissionais. A orientação e apoio sócio-familiar consistem no atendimento multidisciplinar às famílias, por duas assistentes Sociais e um psicólogo, através de abordagens individuais semanais e reuniões de grupo sócio-educativas mensais. As reuniões mensais serão coordenadas por uma Assistente Social. As famílias participam do planejamento das atividades através da exposição de suas demandas, definição de prioridades; propostas de encaminhamentos, atividades e temas a serem abordados; e da avaliação. O cronograma de atividades, das reuniões, será construído com a participação do grupo.  Será proporcionado reforço em necessidades básicas, administrado pelo Serviço Social, com o provimento de roupas, alimentos e outros recursos disponíveis ou fornecidos pela comunidade e outras instituições. 

5 comentários:

  1. Parabéns pela data e pelo excelente trabalho.
    Sempre em frente
    Vinícius Nico Wolff
    Diretor de Cultura
    Fundação Cultural de Blumenau

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  2. Bom dia!
    Parabéns à ABLUDEF pelo aniversario. Que bom que posso ajudar um tiquinho.
    Beijos a todos.
    Marisa Martins (Voluntária de artesanato na ABLUDEF)

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  3. Boa tarde!
    Queremos nesta data, parabenizar esta Associação, as pessoas que fazem parte dela, dando a cada dia o seu melhor, proporcionando uma melhora na qualidade de vida das pessoas que dela necessitam.
    É para nós, motivo de orgulho poder comemorar muitas vezes esta data, pois temos certeza que é uma luta com muitas vitórias!
    Abs,
    Raquel Ern
    Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau-Blusoft

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  4. Olá amigos da Abludef!
    Nós da Sala de Noticias, cumprimentamos a presidente da Abludef e através dela a toda a equipe, pelos 24 anos da entidade fazendo um trabalho em beneficio do proximo, e sempre estaremos à disposição dentro do possivel para divulgar as açoes da Abludef.
    Abraços
    Jornalista Hamilton Antonio.

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  5. Sandra Amorim
    Parabéns a ABLUDEF pelos 24 anos de bem feito a comunidade de Blumenau. Parabéns a ABLUDEF por este trabalho de confinação, serio que vem desenvolvendo durante estes 24 anos. Parabéns a Maria Helena a frente desta instituição e a toda a equipe que estão ao lado dela fazendo com que a ABLUDEF continue a prestar um ótimo serviço a todos que procura a ABLUDEF. Desejo um delicioso brinde a você e sua equipe.

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Abraços e uma ótima pesquisa.
Carinhosamente
Dalva Day
dalvaday@gmail.com
Assistente Social, Blumenau/SC