31/08/2012

* 2012 - GRUPO DA MELHOR IDADE DE AGOSTO

No dia 27 de agosto numa segunda feira ensolarada reuniu-se o GRUPO DA MELHOR IDADE da ABLUDEF, para mais um encontro mensal dos idosos.  As voluntárias Joseane e Lenita, estudantes de psicologia da UNIASSELVI a cada encontro realizam atividades laborais para o grupo na parte da manhã. Recebem todos com muito carinho e respeito, sendo que a cada encontro são também reconhecidas como meninas que fazem a diferença em sua área de trabalho. Todas as duas são pessoas com sensibilidade no atendimento dos idosos com deficiências. Também auxiliam a coordenadora do grupo a assistente social que não está podendo comparecer na parte da manhã junto ao grupo por motivos particulares. Foi desenvolvido atividades abaixo descritas:
Atividade História Viva
Organizar o grande grupo em circulo e em seguida convocar um integrante para ser voluntário em contar sua historia, em cima de temas abordados pelas estagiarias, como, por exemplo, conte para o grande grupo uma brincadeira ou travessura que costumava fazer quando criança. Ao termino se convoca um outro integrante do grupo (quem quiser participar) e as estagiarias abordaram outro tema, como: conte para o grande grupo qual foi seu aniversário inesquecível, e assim sucessivamente um novo participante e novos temas que serão: o melhor amigo (a), o primeiro baile, o primeiro beijo, o prato típico, o primeiro filme no cinema com amigos ou com a namorada (o), Oktoberfest, música marcante, natal e reveilon. 
Objetivo: Observar a construção da história, facilitar relações, resgatar contato com fatos culturais e valores atuais, e lembranças da vida. 
Como sempre são dinâmicas que os idosos interagem entre si, muitas gargalhadas ao relembrar suas infâncias, muitas dores, muitas recordações que afloram a cada pergunta. As voluntárias conseguem faze-los voltar ao passado, deixando-os com sentimentos de saudade, de satisfação e de nostalgias. 
Ao terminar a dinâmica com as voluntarias Josiane e Lenita elas agradeceram o carinho recebido pelos idosos e entregaram o comando para a coordenadora a assistente social Dalva Day, que agradeceu as duas pela coordenação da manhã. assistente social Dalva Day,  convidou a todos para almoçarem e em seguida leu uma mensagem sob o titulo "SOLTE A PANELA"  e agradeceu a todos pelas orações recebidas pela doença que seu marido está se tratando.Pediu a todos que continuassem a orar por ela e sua família e assim incluíssem todos que necessitam de orações. 
"SOLTE A PANELA"
Devemos nos desapegar de umas coisas e por ver tanta gente fazendo o mesmo, pior, agarrando uma panela que só te traz sofrimento e dor. Certa vez, um urso faminto perambulava pela floresta em busca de alimento.A época era de escassez, porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida e o conduziu a um acampamento de caçadores. Ao chegar lá, o urso, percebendo que o acampamento estava vazio, foi até a fogueira, ardendo em brasas, e dela tirou um panelão de comida. Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo. Enquanto abraçava a panela, começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade, era o calor da tina... Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a panela encostava. O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida. Começou a urrar muito alto. E, quanto mais alto rugia, mais apertava a panela quente contra seu imenso corpo. Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele apertava contra o seu corpo e mais alto ainda rugia. Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. O urso tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na panela e, seu imenso corpo, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo. Quando terminei de ouvir esta história, percebi que, em nossa vida, por muitas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos ser importantes. Algumas delas nos fazem gemer de dor, nos queimam por fora e por dentro, e mesmo assim, ainda as julgamos importantes. Temos medo de abandoná-las e esse medo nos coloca numa situação de sofrimento, de desespero. Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos. É necessário reconhecermos, em certos momentos, que nem sempre o que parece salvação vai nos dar condições de prosseguir. Tenha a coragem e a visão que o urso não teve. Tire de seu caminho tudo aquilo que faz seu coração arder. 
MORAL DA HISTÓRIA SOLTE A PANELA 
Temos que em primeiro lugar descobrir do que precisamos nos desapegar neste momento...Que Deus nos  conceda sabedoria para isso. Temos de nos desapegar de valores materiais e alguns "valores" morais que nos tolhem a oportunidade de prosseguir em um caminho mais tranquilo. Algumas vezes insistimos em transportar uma "carga" que não nos pertence. Muitas vezes deixamos de viver, para "viver" a vida dos outros.

Após o almoço fizemos uma dinâmica para deixar os idosos mais alertas, para depois começarmos o grande BINGÃO, já prometido no último encontro. Foi realizado a dinâmica dos 3 erros, fazendo conforme o "PROGRAMA Silvio Santos" realiza nas tardes de domingo.
Foi muito engraçados, foi colocada para responder as voluntárias Joseane X Lenita e depois a assistente social Tânia X psicologa Juliane. Elas fizeram 1750 pontos cada dupla, dando empate para a equipe A e equipe B, os idosos ficavam ajudando-as nas respostas. Os idosos interagiram com as moças dando a elas respostas com bastante certeza, mostrando que ainda tem boa memória.


 Chegou o grande momento...vamos jogar Bingo, o primeiro prêmio foi a doação de 01 edredom pela coordenadora ao grupo, por ser o mês de seu aniversário, em lugar de trazer um bolo, resolveu doar um edredom.
 Para ter direito ao edredom , o idoso deveria preencher a cartela de bingo, confeccionada especialmente para os idosos pela coordenadora. Cada Idoso recebeu um cartão personalizado para jogar na tarde do encontro, como cada um ganhou um pacote com 20 bolinhas de e.v.a. para preencher o cartão. Neste momento da entrega do kit, uma idosa pensou que fosse balas de goma e quiz comer as rodelas de e.v.a. Todos os idosos e principalmente ela cairam em gargalhadas. O primeiro premio foi para o idoso Rodolfo Bonetti da equipe B, dando a equipe 5 mil pontos.
Também foram premiados os seguintes idosos que deram a sua equipe também 2 mil pontos cada um:
1ª Hilda Celina Prebianca ganhou 3 vezes  - equipe A = 2 mil X 3 = 6 mil pontos.
2ª Harry Belz 1 vez  -  equipe B = 2 mil pontos
3º Marcos Raulino 1 vez -  equipe A = 2 mil pontos
4ª Edla Loos -  1 vez - equipe A = 2 mil pontos
5º Abilio Silverio - 1 vez -  equipe A = 2 mil pontos
Totalizando o bongo para as equipes :
EQUIPE A = 12 mil pontos + 1750 pontos dos 3 erros = 13.750 pontos 
EQUIPE  B  = 7 mil pontos + 1750 pontos dos 3 erros =   8.750  pontos


Após o BINGÃO foi entregue aos idosos os kit de sorteio , o convite para o próximo encontro que será dia 24 de setembro . Em seguida todos foram convidados a tomarem um lanche e se encaminharam para suas casas, com os devidos agradecimentos por terem compartilhado junto a equipe de funcionário da ABLUDEF mais um encontro do GRUPO DA MELHOR IDADE. Também foi dado os informes da entidade. Para o mes de setembro haverá o encontro socializador dia 15 de setembro (sábado) as 14 horas, para que os candidatos a prefeito e vereadores de todos os partidos possam estar se apresentando aos associados da ABLUDEF.

EQUIPE A = 35.870 pontos  +   13.750 pontos  = 49.620 pontos
EQUIPE B = 58.040 pontos  +     8.750  pontos  =  66.790 pontos
Diferença : 66.790 (B) – 49.620 (A) = 17.170  para a equipe B

23/08/2012

* 2012 - GINCANA CIDADE DE BLUMENAU XX


Vídeos por equipes, cujo tema é "Ruas de Blumenau". Cada equipe selecionou uma rua da cidade para contar sobre sua história ou sobre algum fato atual que lá acontece.

Amigos da Onça
Amigos do Barney
Arromba
Capitão Caverna
Coringas
Ecossistema
Elite
kamikaze
Lambda Lambda
Mik Dundee
Safari
Senha
Spy
The Neandertais
Tribo dos Anjos

Faço aqui uma homenagem aos gincaneiros que anos a fio, mostram a cada dia mais organização, mais lealdade, amizade. Com a ajuda do senhor Adalberto Day, pesquisador da história de Blumenau, todos são beneficiados na cultura. A organização é composta por jovens que acreditam que a base da cultura seja a leitura  e principalmente a pesquisa. Mostram que na gincana se trabalha coletivamente , por isso o sucesso é garantido. A família Day se orgulha de fazer parte da história da família gincaneira de Blumenau.

EQUIPE: ARROMBA

EQUIPE: CORINGAS

EQUIPE: TRIBO DOS ANJOS
EQUIPE : MIK DUNDEE
EQUIPE: THE MEANDERTHUS
EQUIPE: EIKE 007
EQUIPE: CAPITÃO CAVERNA
EQUIPE: SAFÁRI
EQUIPE: ECOSSISTEMA
EQUIPE: SPY
EQUIPE: AMIGOS DA ONÇA
EQUIPE: AMIGOS DO BARNEY
EQUIPE: KAMIGASES
EQUIPE: OS DEGRAUS 99


A Gincana Cidade de Blumenau surgiu no ano de 1993, todos os campeões na listagem abaixo:
1993 - 1ª GCB = Ecossistemas
1994 - 2ª GCB = Ecossistema
1995 - 3ª GCB = Ecossistema
1996 - 4ª GCB = Duna
1997 - 5ª GCB = Ecossistema
1998 - 6ª GCB = Capitão Caverna
1999 - 7ª GCB = Capitão Caverna
2000 - 8ª GCB = Capitão Caverna
2001 - 9ª GCB = Capitão Caverna
2002  - 10ª GCB = Aranha
2003 - 11º GCB = Ecossistema
2004 – 12ª GCB = Snipers                                     
2005 – 13ª GCB = Capitão Caverna    
2006 - 14ª GCB =  Arromba                              
2007 - 15ª GCB = Garra                     
2008 - 16ª GCB = Amigos do Barney                      
2009 – 17ª GCB = Amigos do Barney        
2010 - 18ª GCB = Amigos do Barney       
2011 - 19ª GCB = Capitão Caverna
2012 - 20ª GCB Safari 


Foto: Jaime Batista

Hoje mais uma página foi assinada pelas mãos do nosso grande DEUS, que possibilitou que o pesquisador Adalberto Day recebesse uma linda e inesquecível homenagem  de todos os gincaneiros e organizadores da GINCANA DE  BLUMENAU que após 20 anos é referência nacional de organização. Adalberto Day colabora a mais de 1 década e meia com as equipes que o procuram.

Foto: Dalva Day
Adalberto Day mesmo impedido de sair de casa a mais de 8 meses, encontrou forças para comparecer e receber essa energia, esse carinho de mais de duas mil pessoas que o receberam com aplausos em reconhecimento de todo o trabalho que disponibiliza em pról da cultura.

Arquivo: Liga Gincaneiros de Blumenau/Adalberto Day
Para saber mais acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=jElhjWs1zAU  -   André Murilo Mrozkowski