TÁ COM QUEM
Os jogadores se colocam lado a lado e a vítima de costas para essa fileira. A vítima joga uma bola pra trás e alguém da fileira deve pegá-la e todos devem colocar suas mãos para trás, a fim de confundir a vítima, que deve dar um palpite sobre quem pegou o objeto. Se errar, faz de novo. Se acertar, quem for descoberto é a nova vítima
TACO
Faixa
etária
|
Acima de 6
anos
|
Local
|
Calçada,
Praia, Quadra de esportes
|
Estimular
|
Agilidade,
Cooperação, Coordenação motora, Atenção, Mira, Velocidade, Força
|
Participantes
|
4+
|
Material
|
Uma bola
de tênis, bastões (que podem ser feitos com cabo de vassoura), lata ou
garrafa para servir de base e giz para marcar a base
|
Como brincar: Nessa versão simplificada do
baseball, o grupo é dividido em dois times: um começa com os tacos – são os
rebatedores – e outro com a bola – são os lançadores. Para o campo, desenhe dois círculos com giz no chão distantes cerca de 8 a 15
metros uma da outra. Dentro dele ficarão as bases. À frente das bases ficam os
rebatedores e atrás do limite das bases os lançadores. Os lançadores
devem tentar derrubar a base oposta com a bolinha, enquanto os rebatedores
devem defender a base com o taco. Se o rebatedor acertar a bola, o lançador que
a jogou corre para pegá-la. Enquanto, isso, os rebatedores correm entre as
bases e batem os tacos quando se cruzam. Cada batida vale um ponto.
Quando o lançador pega a bola, os rebatedores param de correr. Se a base for
derrubada, os times trocam de posição. Se houver mais de duas duplas os
rebatedores saem, os lançadores viram rebatedores e uma nova dupla ocupa os
lugares de lançador. É possível incorporar outras regras para dar uma variada
no jogo, como, por exemplo, o lançador quando alcançar a bola pode tentar
‘queimar’ um dos rebatedores do lugar onde está, se este for atingido estará
eliminado do jogo.
Esta brincadeira também se chama... Béts, bétis,
bats
Faixa
etária
|
Acima de 4
anos
|
Local
|
Quintal,
Parque, Praia, Condomínio, Salão de Festas
|
Estimular
|
Cooperação,
Condicionamento físico, Estratégia, Resistência
|
Participantes
|
8+
|
|
|
Como brincar
Todos os participantes ficam em
círculo de mãos dadas, menos um, que será o "TATU" e ficará no meio da roda. O
objetivo do tatu é escapar da prisão.
Para isso, terá que forçar e romper a corrente formada pelas mãos dos outros
participantes. Antes de forçar a barreira, recita-se o seguinte versinho:
- Tatu quer sair?
- Quero!
- Tem chave para abrir?
- Tenho...
Quem deixar o tatu escapar ficará no lugar dele. Dica: pode haver mais
de um tatu no meio da roda. Assim, eles poderão bolar estratégias juntos para
escapar da prisão.
Esta brincadeira também se chama... Tatu passa
aí
TEATRINHO
Faixa etária Acima de 7 anos
Local Dentro de casa, Quintal
Estimular Criatividade, Expressão corporal,
Imaginação, Linguagem, Cooperação
Participantes 5+
Material Roupas velhas
Como brincar Em parceria com as crianças, e com a ajuda de livros infantis, crie adaptações
para histórias consagradas como “Chapeuzinho Vermelho” ou invente seu próprio
conto e peça para que elas montem uma peça - fazendo a interpretação da
história.
Para isso, ofereça roupas e sapatos velhos, faça maquiagens leves e até mesmo
bole um cenário para a história. A brincadeira será mais espontânea se a
interpretação acontecer logo depois do planejamento, mas também podem ser
combinados ensaios para treinar bastante a apresentação que pode ser feita para
os pais ou para os vizinhos.
TEATRO DE FANTOCHES
Faixa etária Acima de 2 anos
Local : Dentro de casa, Quintal
Estimular: Criatividade, Imaginação, Linguagem
Participantes 2+
Material : Bonequinhos de pano
Como brincar
Feitos de pano e com um buraco,
que pode ser vestido como uma luva – que permite fazer os movimentos de boca -,
os personagens parecem ganhar vida própria. Não é à toa que cativam facilmente
a criançada pelas cores, formatos diferentes e as vozes caricatas.
Use sua criatividade para fazer os bonecos com retalhos, meias velhas, botões
para os olhos ou canetinhas coloridas. Você pode usar bolas de isopor para dar
formato à cabeça. Invente personalidades e histórias para eles.
Com crianças mais velhas, peça para que elas desenvolvam seus próprios
brinquedos e depois contem histórias com eles.
Esta brincadeira também se chama... Fantoches
TELEFONE SEM FIO..
Faixa etária Acima de 4 anos
Local Dentro de casa, Praça, Salão de
Festas, Quintal, Condomínio
Estimular Atenção, Criatividade, Linguagem, Memória
Participantes 5+
Como brincar
Todos se sentam em um círculo ou em fila, um ao lado do outro, e a brincadeira começa com um dos jogadores elaborando uma frase e dizendo-a bem baixinho no ouvido do participante que estiver ao seu lado. Este repete a frase, como a ouviu, para a próxima pessoa e assim sucessivamente até o último jogador, que deve dizer a frase em voz alta. Raramente ela será a mesma dita pela primeira pessoa da roda, o que garante a diversão do jogo.
Dicas: com crianças mais novas, em vez de frases diga apenas uma palavra por vez. A brincadeira também pode ajudar a fixar temas abordados em sala de aula se as frases repassadas forem relacionadas ao assunto.
TOCA
Desenha-se
várias tocas (círculos) em um espaço amplo. O número de tocas deve ser sempre
um a menos do que o número de jogadores. Bem distante do terreno aonde as tocas
estão, os participantes, todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som
de uma música animada. Quando a música parar, todos devem soltar as mãos,
correr e sentar em uma toca. Quem não conseguir, é eliminado e apaga-se uma
toca. Ganha quem sentar na última toca.
TOURO HUMANO
Uma pessoa será o touro. De cada vez, um participante montará no touro e tentará, em meio aos movimentos bruscos do touro, permanecer em cima dele. Ganha quem ficar mais tempo nas costas do "touro".
TRÊS
TRÊS PASSARÁS
Primeiro
temos que escolher dois participantes que serão a ponte, dando as mãos um para
o outro. Sem que o restante da turma saiba eles decidem quem será pêra ou maçã.
Os demais fazem uma fila que passará por debaixo da ponte. A dupla que é a
ponte juntam suas mãos e as levantam, formando a ponte. Aí, a dupla canta:
“Três, Três Passarás, derradeiro ficarás. Bom barqueiro, bom barqueiro, dê
licença pra eu passar. Com meus filhos pequeninos, para acabar de criar ”. Quando quase todos já tiverem passado por debaixo da
ponte, a dupla prende seus braços na cintura do último da fila e perguntam
baixinho sem que os outros ouçam: – Você quer pêra ou maçã? O Participante
escolhe e vai para trás de quem representa a fruta que ele escolheu. No final
ganha o participante que tiver mais gente atrás, ou seja, a fruta mais
escolhida.
TRAVA-LÍNGUAS
Faixa etária Acima de 5 anos
Local Quintal, Praça, Dentro de casa, No
carro, Salão de Festas
Estimular Linguagem, Ritmo, Criatividade
Participantes 2+
Como brincar
Neste jogo de palavras enroladas,
vence quem tem a língua solta. O objetivo é conseguir pronunciar de forma
rápida, clara e sem tropeços, versos cheios de rimas e palavras nada fáceis de
falar. Alguns exemplos de trava-línguas:
Ninho de Mafagafos
Um ninho de mafagafa
Com sete mafagafinhos
Quem desmafagaguifá
Os sete mafagafinhos
Bom desmafagaguifador será.
A aranha e o jarro
A aranha arranha a jarra
A jarra arranha a aranha
Nem a aranha arranha a jarra
Nem a jarra arranha a aranha.
Os versos variam de região para região. Dica: depois de enrolar bastante
a língua com esses versos, aproveite para propor aos participantes que criem
seus próprios trava-línguas.
TRAVESSIA DA FLORESTA
Traçar no chão um retângulo bem grande (sendo a floresta). Dentro ficam três
participantes que são os pegadores, fora ficam os demais, à vontade. Dado o
sinal de início, os jogadores que estão fora tentam cruzar o retângulo, isto é,
a "floresta", sem serem pegos. Os três jogadores de dentro tentam
pegar os outros "forasteiros" que cruzam a floresta de um lado para o
outro. Quem for preso, passa a ajudar os pegadores.
TRILHA DO MACACO
É uma corrida onde correm um representante de cada equipe. É
desenhado no chão duas amarelinhas gigantescas. O objetivo é atravessar essa
amarelinha (como na brincadeira, não podendo pisar na linha) e chegar até o
fim. Se pisar na linha, volta ao início. Quem sair da amarelinha e cruzar a
linha de chegada primeiro vence.
TÚNEL AQUÁTICO
Dividem-se as crianças em duas equipes, distantes, uma da outra, como que três
metros dentro da piscina. Os jogadores ficarão separados entre si, pelo espaço
de um braço estendido à altura do ombro e com as pernas afastadas lateralmente
representando um túnel. Evolução: Dado o sinal de início, os primeiro jogadores
, fazendo meia volta, mergulham afim de atravessar o túnel. Terminada a
travessia, voltam aos seus lugares, nadando ou esforçando-se para nadar. Aqui
chegando, batem na mão estendida do companheiro seguinte, retomando em seguida
a posição primitiva. Os segundos jogadores, ao receberem a batida, vão à frente
da coluna nadando ou esforçando-se para nadar, mergulham e repetem a ação dos
primeiros. E assim sucessivamente. Final: Será considerado vencedor o partido
cujo último jogador, depois de ter feito a travessia, levantar em primeiro
lugar, a mão direita do companheiro inicial.
TÚNEL CIRCULAR
Dois círculos, um interno e outro externo. Um
coloca-se de frente para o outro, de mãos dadas, formando um túnel circular.
Alguém correrá por dentro do túnel; ao parar no meio de uma das duplas, ficará
no círculo de dentro. Neste momento, a
dupla deverá se desfazer, e seus componentes deverão correr por fora do círculo
da seguinte forma: os dois correrão, em direções opostas, pela sua direita, por
fora do eirado. Quem chegar primeiro ao seu local de origem dará as mãos ao que
está parado, esperando. E quem chegar depois irá correr por dentro do túnel,
procurando uma nova dupla.
TÚNEL
Jogam
duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel,
onde os
participantes ficam um atrás do outro com as pernas
abertas. É uma espécie de corrida. No “Já” do mestre, o último de cada fila
deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente. Depois, o último faz a
mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente
cada vez mais. Ganha o túnel que cruzar a linha de chegada primeiro.
Reciclagem, artesanato
Fonte: LABORATÓRIO DE BRINQUEDOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS - USP
Brincadeiras infantis: 100 tipos de brincadeiras para crianças - iG
delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/
Brincadeiras Antigas para Crianças
www.bigmae.com/brincadeiras-antigas-para-criancas/
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=27#ixzz2GdXJpeW8
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=55#ixzz2GdXp5HAp
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=55#ixzz2GeNSshcQ
www.jogosbrincadeiras.com.br/.../brincadeiras-ao-ar-livre-parte-18.h...
sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
aplicandooludico.blogspot.com/2009/07/brincar-de-roda.html