31/05/2015

* 2015 - I CONFERENCIA MUNICIPAL CONJUNTA DE DIREITOS HUMANOS - 2ª PARTE

 A Secretaria de Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal do Idoso (CMI) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) promoveram por três dias consecutivos ( 20, 21 e 22)  a I Conferência Municipal Conjunta de Direitos Humanos. O evento aconteceu nas dependências da universidade da UNIASSELVI . O  Teatro Michelangelo da Uniasselvi, localizado na rua Engenheiro Udo Deeke, 531, no Salto do Norte recebeu um público de mais de 450 pessoas.
A I Conferência municipal Conjunta de Direitos humanos englobará a IX Conferência municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa idosa e I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os Eixos temáticos criados para cada política foram: 

I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
I - Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional;
II - Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social;
III - A inteiração entre os Poderes e os entes federados. 
I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
I - Gestão (Programas, projetos, ações e serviços);
II - Financiamento (Fundos da Pessoa Idosa e orçamento Público);
III - Participação (Política e de Controle Social) e Sistema de Garantia de Direitos Humanos;
IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
I - Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescente;
II - Protagonismo, Participação de Crianças e Adolescentes e Controle Social da Efetivação dos Direitos;
III - Gestão da Política dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 

* 2015 - FOLDER INFORMATIVO DE MAIO DA CASA SÃO SIMEÃO - 2ª edição

 No dia 28 de maio comemorou-se os aniversários dos idosos e funcionários referente a mes de maio. Tivemos os seguintes aniversáriantes idosos:
Erna Buse = 04/05/1936
Onilse Caruzo Siliprandi = 13/05/1952
Josefina da Silva = 15/05/1945
Gertrudes Scheidemantel = 16/05/1934
Pedro Kurman = 19/05/1944
Margarida Labate Cortez 24/05/1926

Carmela Busarello 29/05/1941  e os funcionários:   12/05 - Caroline Baumgarten  26/05 - Ivani de Oliveira Diamante   29/05 - Neuci Aparecida Martins Tiesen    31/05 - Drª Marcia Lorenz Rocha Manfro
 
As noves amigas fizeram uma coleta de agasalhos, sapatos (masculinos e femininos) que serão muito bem vindos nesta época do ano. Quando o inverno vem chegando e as temperaturas baixa. Os idosos são pessoas com organismos mais fragil e precisa estar bem agasalhados para evitar infecções urinarias e outras infermidades. 
A consultura Carla Meyer Nicoleti e suas consultoras estiveram na Casa São Simeao no dia 26 de maio para trazer novidades na área da beleza da mulheres. As funcionárias tiveram um dia de beleza, onde aprenderam a se maquiar e tirar dúvidas sobre os produtos de beleza. Os idosos foram presenteados com maquiagem mais  leve. Pretendemos ter mensalmentes encontros como esse que eleva a  estima dos idosos e principalmente das funcionárias, pois num fim do dia muitas já não se sentem tão lindas, mas basta um toque de maquiagem que afloram suas belezas e faz delas divas para ir ao encontro dos famíliares. Agradecemos a Carla Meyer Nicoleti e as suas consultoras Silvana Rodrigues , Graziana Silva Waltrick  e Léia  Hort Montebeller pelo carinho depositado neste dia de beleza. áhttps://www.facebook.com/carla.meyernicolet / Léia Hort MontebellerSilvana Rodrigues e Graziana Silva Waltrick
A Secretaria de Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal do Idoso (CMI) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) promoveram nos dias 20, 21 e 22 a I Conferência Municipal Conjunta de Direitos HumanosOs encontros aconteceram no Teatro Michelangelo da Uniasselvi, localizado na rua Engenheiro Udo Deeke, 531, no Salto do Norte. 
A I Conferência municipal Conjunta de Direitos humanos englobou a IX Conferência municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa idosa e I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A empresa CREMER também aderiu a campanha do Blumenau 100em1dia . A Casa São Simeão recebeu produtos que se utiliza muitos durante o dia em função dos idosos que estão em leitos. Foram doados algodão, luvas cirurgicas , compressas e microporosas etc. 
O MUSEU HERING esteve a frente das arrecadações e trouxe para o asilo, teatro, kit higiene, alimentos, fraldas , café para os idosos. 
Foram doados no dia 28/05 para a  enfermaria do asilo São Simeão através da empresa CREMER o equivalente a R$ 2.691,13 em produtos como (Algodão, luvas, compressas )etc. No dia 29/05 foram doados 315 fraldas de diversos tamanhos , 19 pastas de dentes , 20 hidratantes corporais. 3 shampoos, o1 protetor solar, 16 escovas de dente, 8 barbeadores, 1 creme de barbear, 56 sabonetes. Estarão encaminhando para a Casa São Simeão mais 800 fraldas geriatricas de diversos tamanhos. Tiveram o apoio e colaboração para as coletas de doaões as empresas: Museu Hering, Cia Hering, Fundação Hermann Gering, Cremer e o ICBA - Instituto Cultural Brasil Alemanha. 
O movimento ‪#‎100in1Day‬ nasceu em Bogotá, na Colômbia, em 2012. A ideia partiu da junção de dois grupos, Ações Urbanas de Bogotá, e Cidadania Ativa da Dinamarca, que juntos co-criaram um movimento que já transformou mais de 20 cidades no mundo.  ‪#‎100em1Dia‬ mostra, conecta e catalisa a mudança a partir do empoderamento e da participação ativa de pessoas a fim de construir as cidades de seus sonhos. ‪#‎100em1DiaBlumenau‬
FONTE:  https://www.facebook.com/100em1DiaBlumenau?fref=nf

* 2015 - FOLDER INFORMATIVO DE MAIO DA CASA SÃO SIMEÃO 1ª edição


No dia 27 de abril a Casa São Simeão recebeu a Vacina H1N1 da Vigilância Epidemiológica, através da Drª Enfª Ivonete dos Santos da Gerencia de Vigilância Epidemiológica. Foram imunizados profissionais e idosos. 

O colégio Sagrada Família através da Gincana  GINSAFA realizada com os alunos do Ensino Médio, em comemoração aos 120 anos do colégio, doaram diversos alimentos e kit higiene que o asilo São Simeão necessitam. São essas ações entre alunos, professores e direção dos educandários que fazem com que a sociedade em si, unam e lutam pela sua cidade, sua comunidade e faz com que tenhamos esperança de uma geração comprometida com as necessidade de sua cidade. 
Relação dos alimentos arrecadados pela gincana:
50 pct de 1 kg de arroz
50 pct de 1 kg de feijão
50 pct de 1 kg de farinha de mandioca
50 pct de macarrão
50 latas de óleo
50 caixas de 1 litro de leite
30 pcts de 1 kg  de arroz
30 pcts de 1 kg de sal
30 sabonetes
30 tubos de creme dental
30 escovas de dente
30 xampus
50 rolos de papel higiênico

O professor Ricardo José Mezzomo, trouxe no dia 03 de maio os alunos (as) da turma ADM3 da faculdade do IBES para conhecer e compartilhar alguns momentos junto aos idosos.Foi uma tarde de domingo diferente para os idosos . Foi oferecido um maravilhoso café, a tarde fizeram manicure, pedicure, make, bate papos e entregaram  doações para a instituição. Trouxeram diversos pares de meias para aquecer os pés desses idosos que tanto necessitam neste inverno que está chegando . Agradecemos ao professor pela sua didatica em mostras na prática como é facil fazer o bem e aos alunos (as) Aline, Fernanda, Magda, Rodrigues, Maicom e Taline pelo carinho e dedicação que fizeram aos idosos da Casa São Simeão.  
"O prazer de fazer o bem, é melhor do que recebê-lo'. Epicuro
As voluntárias Ester e Tânia dedicam seus dias semanais e finais de semana nas feiras da cidade , fazendo Bazar de roupas (novas e usadas) para arrecadação de fundos para a aquisição de novas estantes para os quartos dos idosos. 

* 2015 - I CONFERENCIA MUNICIPAL CONJUNTA DE DIREITOS HUMANOS

No dia 20 de maio realizou-se a abertura da I CONFERÊNCIA MUNICIPAL CONJUNTA DE DIREITOS HUMANOS. Após credenciamentos  e o café, houve a abertura oficial com apresentação cultural. A Banda Musical do E.B.M Visconde de Tanay - BL/SC após receber os convidados e palestrantes, convidou os presentes para ouvir o Hino Nacional e posteriormente o Hino de Blumenau. 
Foram proferidas 3 palestras proferidas na parte da manhã: 
1. Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de todas as Idades - palestrante: Josefina Cher - Enfermeira especialista  em gereontologia e conselheira titular do Idoso em SC. 
A palestrante falou sobre a importancia dos idosos particiarem da  I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. É um evento democratico; prevê ampla participação e efetivo compromisso de todos. Os idosos e os participantes devem conferir o que tem sido feito e propor novos avanços para a consolidação das politicas públicas e da conquista do envelhecimento com dignidade em nosso país.
O que é ser protagonista: significa ser o ator principal, aquele que se envolve e participa das discussões nos seus grupos.  
O que significa empoderamento: significa ação coletiva pelos individuos enquanto participante de espaços previlegiados de decisões. 
O que significa intergracionalidade: é preparar a sociedade para novos paradigmas de inclusão e integração dos idosos á sociedade brasileira. Oportunidades de convivencia entre gas gerações; valorizando pessoas em todas as fases da vida  e o contato intergeracional é uma via de mão dupla - idosos e jovens. A construção de cidadãos mais concientes de seus direitos e mais capazes de lutar por eles.
O palestrante Carlos Eduardo Ferrari proferiu a 2ª palestra: 
2. Os desafios na implementação da Politica da Pessoa com Deficiência a transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos.
A 3ª palestra cujo tema: Politica e Plano Decenal dos direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente foi proferida pelo palestrante. 
O palestrante palestrou sobre crianças e adolescente, mostrando que a criança ao longo do tempo se tornou um problema para a ordem pública. Para os pais ela era considerada como "propriedade dos pais", um objeto.  Depois foram considerados um mini adulto. 
Como reflexão colocou uma frase de Paulo Freira " A teoria sem prática virá "verbalismo" . No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, criadora e modificadora da realidade."

25/05/2015

* 2015 - QUE TAL TOMAR UM BOM CAFÉ ?

Ótima opção para você relaxar, desfrutar a natureza e conhecer belos e novos lugares. uma das mais aguardadas viagens do ano está começando intitulada como: "QUE TAL TOMAR UM BOM CAFÉ ?" Um espetacular empreendimento em meio a grandes paisagens no município de São Martinho.
 Sábado 23/05/15
07h00: saída de Blumenau. Parada para lanche no Vitória Régia (Biguaçu).

11h00: chegada em São Bonifácio. Parada no centro da cidade para fotos e compra de mel e derivados

O principal acesso é feito pelo sentido norte, através da SC-435, denominada Rodovia Pe. Sebastião Antônio van Lieshout, partindo da BR 282, no Km 41. No sentido sul, também através da SC-435, partindo da SC-370, na cidade de Gravatal.

No sentido norte - Águas Mornas / São Bonifácio – a distância, aproximadamente, 32 km asfaltada, enquanto que no sentido sul – São Martinho / São Bonifácio – aproximadamente, 50 km estrada de chão.Esse trajeto é um belo passeio. Muito verde, silêncio e quase nenhum trânsito são os primeiros sinais de que se está chegando numa cidade tranquila.

A antiga vila germânica, ainda bem tradicional e praticamente povoada pelas mesmas famílias que chegaram à região em 1863. A pequena população, de aproximadamente 3.000 habitantes, orgulha-se das belezas naturais do local, que ganhou o Título de "Capital Catarinense das Cachoeiras” - Lei Estadual nº 13.096 de 18/08/2004. Mesmo sem propaganda, os encantos desse lugar já chegaram aos ouvidos dos turistas mais atentos que fogem da m ovimentação das grandes cidades, ainda que por poucas horas.  Nos finais de semana, cerca de 600 visitantes - a maioria famílias - vêm ao nosso município em busca de paz, belezas naturais, gastronomia típica e produtos caseiros.
 http://saobonifacio.sc.gov.br/turismo/

12h00: almoço no Restaurante Haweroth. Localizado na comunidade de Alto Capivarì. Possui piscina, pesque-pague com quatro lagoas, restaurante/lanchonete, mesa de jogos.

13h30: saída para Tubarão – via Rio Fortuna, Braço do Norte e Termas do Gravatal em meio a lindas paisagens da região.
Tubarão: é um município brasileiro localizado no sul do estado de Santa Catarina. Situa-se na latitude 28º28'00" sul e longitude 49º00'25" oeste, estando a uma altitude média de 9 metros acima do nível do mar, com uma área de 301,755 km². https://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o_(Santa_Catarina)

Rio Fortuna: Cercada por belos vales e montanhas, ao pé da Serra Geral, a pequena Rio Fortuna fica a cerca 200 quilômetros (via BR-101) da capital, Florianópolis. Sua população (de 4.446 habitantes, conforme dados do Censo 2010) vive, em grande maioria, nas áreas rurais. Com forte presença de católicos, a cidade tem como principal evento a tradicional Festa do Padroeiro São Marcos, realizada no final de abril, que recebe visitantes de todo estado, atraídos pela hospitalidade dos moradores, pela saborosa gastronomia e pelo motocross, que em 2013 voltou a estar na programação do evento. 
http://www.riofortuna.sc.gov.br/turismo/
Braço do Norte: Turismo religioso e pescarias são os atrativos de Braço do Norte, cidade com 24.800 habitantes, localizada a 173 km de Florianópolis. Além da Igreja Matriz Nossa Senhora do Bonfim, construída na década de 1930, a cidade possuí a Capela Santa Augusta (1887) e a Gruta Nossa Senhora de Fátima. Outro atrativo da cidade são os pesque-pague Borgete, Simão, Philippi e Tio Martinho e a festa de aniversário da cidade, em outubro. 
http://bracodonorte.sc.gov.br/turismo/
Termas do Gravatal: Gravatal, se destaca pelas águas termais, infra-estrutura hoteleira, comércio e pela variedade de atrativos associados ao ecoturismo. A água termal brota de uma fonte com temperatura de 37º graus, suas prioridades terapêuticas são recomendadas para os que precisam relaxar, estimular a atividade celular e até mesmo desejam rejuvenescer.
http://www.termasdogravatal.com.br/acidade.htm

16h00: chegada em Tubarão e tour panorâmico conhecendo o Palacete Cabral, a Casa da Cultura/Museu Willy Zumblick, Casario Histórico 

Palacete Cabral : A história do Palacete Cabral remete a segunda metade do século XIX, construído pelo Coronel Luiz Martins Collaço. O prédio serviu como sua residência, recebendo como hóspede sua alteza imperial, o Conde D'Eu. No ano de 1897 foi demolido por João Cabral de Mello, genro do Coronel Collaço. A nova edificação foi projetada pelo arquiteto Rodolfo Sabbatini e construída seguindo o estilo eclético. Serviu de residência ao Coronel Cabral por 13 anos, até sua morte. 

http://tubarao.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/95337

Casa da Cultura/ Museu Willy Zumblick/

O Centro Municipal de Cultura está localizado na Praça Walter Zumblick, no centro da cidade, e abriga o Museu Willy Zumblick e a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, além de uma exposição permanente de fotos da enchente de 1974.  
O edifício de modernas linhas arquitetônicas foi inaugurado no ano de 2000 e possui uma área de 1.820 metros quadrados. 

No local, são realizadas exposições temporárias, além de atividades culturais, como o Happy Hour Cultural (as sextas-feiras, conforme calendário previamente divulgado pela Fundação Municipal de Cultura e Esporte), bem como oficinas de música e teatro. 

http://tubarao.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/13245

Localizado a cerca de 6 Km da centro, em Morrinhos, foi construído em homenagem à Anita Garibaldi – a heroína de dois mundos. O monumento foi construído em 1932, pelo governo italiano no local em que nasceu Anita. A placa em bronze de autoria do arquiteto italiano Itarin veio da Itália. A inscrição está envolta com o emblema do fascismo, sendo único de Santa Catarina a conter esta marca.


17h00: parada para conhecer o Shopping Farol. Tempo livre para um gostoso cafezinho.

18h00: saída para o Art Hotel – check-in e tempo livre até o jantar.
O ArtHotel está localizado na principal avenida de Tubarão, Av. Marcolino Martins Cabral, permitindo acesso rápido e fácil aos centros comerciais. O conceito Art Hotel de receber bem se reflete pelos seus 74 apartamentos decorados de forma simples e funcional, sem perder de vista o conforto e a estética. O café da manhã está incluso no valor da diária sendo servido das 06:30 às 10:00 horas. Composto com deliciosos pães, biscoitos, tortas, bolos, salgados, pratos quentes, frios, sucos, frutas, e outras especialidades.
20h00: saída para o jantar no Restaurante Masolino.
22h00: retorno ao hotel e repouso.
Domingo 24/05/15
07h00: despertar, café da manhã e check-out.


08h30: visita ao Monumento a Anita Garibaldi – no local onde ela nasceu. Saída para Treze de Maio, cidade localizada numa altitude de 200m.

09h30: visita ao impressionante Castelo Belvedere,situado a 300m.Construído em 1999, o castelo possui 1.200 metros quadrados e está fixado em cinco mil metros de pedras de granito, para ser erguido, levou 47 mil tijolos e 30 toneladas de telha. Decorado com pinturas sacras, o prédio funciona como uma capela. Fonte :www.gazetadopovo.com.br

O padre Nivaldo Ceron que mora em um castelo no meio da cidade Treze de Maio, perto de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, disse que “Era um sonho de criança” . O padre fez o projeto e seu pai executou a obra, em granito. Apesar do estilo medieval, ele começou a ser feito no fim da década de 90 e levou 11 anos para ficar pronto. Hoje o castelo é a sua moradia, mas turistas de vários lugares vêm conhecer o castelo, que conta também com jardins, horta e uma fonte. O turismo religioso é forte na cidade.
Na capela do castelo, celebra-se a missa no rito tridentino, uma missa em latim, no último domingo de cada mês. A cidade tem ainda uma das maiores estátuas da Nossa Senhora Aparecida do país, com 13 metros, fonte de peregrinação todos os anos no dia 12 de outubro, dia da santa. 
http://gshow.globo.com/RBS-TV-SC/Mistura-com-Camille-Reis/noticia/2015/12/mistura-visita-castelo-em-estilo-medieval-no-sul-de-sc.html

11h00: saída para Urussanga. Urussanga teve o início de sua colonização no ano de 1878, quando imigrantes italianos vindos de Vêneto, Lombardia, Friuli e Trentino fundaram a colônia em 26 de maio deste mesmo ano, constituindo-se como o maior centro de imigrantes do sul do Estado.   A cidade é voltada para uma intensa atividade cultural e busca preservar a cultura dos seus antepassados italianos. Ela caracteriza-se pela produção artesanal, danças e canções, além de destacar-se na produção de vinho de excelente qualidade. http://www.urussanga.sc.gov.br/turismo/
12h00: almoço na Vinícola Mazon. Após o almoço, tempo livre para compra de vinhos, com destaque para a uva Goethe.
Fundada na década de 1970 pelos irmãos Genésio e Jayme Mazon, a Vinícola Mazon  surgiu para seguir a tradição da linha materna da família, os Debiasi, preenchendo uma lacuna no ramo da vitivinicultura de Urussanga, sul de Santa Catarina, Brasil. Nesta época, a fumicultura vinha se sobressaindo no meio rural e a estratégia dos irmãos, um engenheiro agrônomo e outro civil, era estimular a implantação da fruticultura na região, ideal cultivo para pequenas e médias propriedades. Idealistas, os irmãos implantaram os parreirais e o processo de industrialização das uvas, produzindo vinhos de qualidade e serviram de modelo para diversos agricultores que até hoje tem na produção de frutas sua principal atividade econômica. Hoje, administrada pela segunda geração, a propriedade agregou mais um segmento produtivo, o de serviços através do turismo.
Os consumidores podem desfrutar de momentos agradáveis complementados com degustação dos vinhos, alimentação e hospedagem. Idealizada e implantada pelo casal Patrícia Mazon e Antonio Carlos Freitas, a Pousada da Vinícola iniciou suas atividades em 1992. Inicialmente contava com 3 apartamentos e estrutura de alimentação na casa sede, tendo sido adaptadas todas as instalações do sítio da família.
 http://www.mazon.com.br/empresa.php?id=1



14h00: saída para São Martinho. Na chegada, breve tour panorâmico e deslocamento a Vargem do Cedro.
São Martinho : Distante 40 Km de Tubarão, o início de sua colonização se deu em 1865 com a vinda se imigrantes alemães para a região. Primeiramente, a colônia recebeu o nome de Praia Redonda, por ter uma praia com formato arredondado, mas no ano de sua emancipação, em 1962, passou a chamar-se São Martinho, em homenagem ao padroeiro de várias comunidades alemães.
Marcada por possuir características de colônia germânica nos dias atuais, a população ainda conserva casas em estilo enxaimel. Estas casas revelam uma estrutura de madeira preenchida com tijolos e telhados bastante inclinados. Considerada pela Embratur como uma das capitais nacionais do Turismo Rural, a população se responsabiliza em receber muito bem os turistas, fabricando e vendendo deliciosos produtos caseiros. http://saomartinho.sc.gov.br/turismo/
Vargem do Cedro: Distante 17 km da sede do município, Vargem do Cedro transmite a deliciosa ilusão de estar num vale europeu, não só pela plasticidade da igrejinha envolta por umas poucas casas em meio às montanhas, cercada de pastagens e jardins bem cuidados, como também pela hospitalidade do povo, seu rico artesanato e deliciosos produtos coloniais. A estrada desde São Martinho é de terra e a maioria dos estabelecimentos abre somente nos finais de semana, mas visitar Vargem do Cedro é uma experiência que vale a pena.
http://www.saomartinho.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2180
15h30: chegada ao maravilhoso Fluss Haus. Tempo livre para conhecer a beleza do lugar e comprar seus deliciosos e variados biscoitos. Em seguida, delicioso café colonial.

Fluss Haus: No ano de 1996, os proprietários sentindo as dificuldades da lavoura, começaram a produzir pães e bolachas decoradas, tradição herdada da mãe paterna.

Suas atividades iniciaram num antigo forno à lenha da família, o meio de transporte utilizado para as vendas era um "fusquinha" e os produtos eram vendidos de porta em porta.
Os produtos, também começaram a ser comercializados na propriedade da família, com o nome FLUSS HAUS, que significa "Casa do Rio", nome dado pelo fato de um riacho passar entre as áreas da casa.


Hoje a empresa conta com a estrutura da fábrica de bolachas, loja própria com produtos diferenciados e o café colonial, com mais de 110 variedades de pratos.
As bolachas decoradas artesanalmente estão conhecidas em vários estados do Brasil, sendo um produto diferenciado que é comercializado como forma de lembranças e de presente.

http://www.saomartinho.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/5919
17h30: saída para Blumenau.
22h30: chegada prevista em Blumenau.
DARIUS TURISMO - Rua Ângelo Dias, 45 - Cep 89010-020 - Centro - Blumenau/SC
telefone: (47) 3326:5008 e-mail: dariust@terra.com.br