ADVENTO |
A igreja católica adota as
antigas tradições de considerar a véspera de uma festa como o momento mais
importante da celebração. Isso porque, nas antigas tradições, o novo dia
começava com o por do sol, ou seja, a noite da véspera já era o dia da festa.
Por isso a Vigília do Natal tem a missa mais solene deste período. Na verdade, o dia 24 de dezembro é um dia
normal que antecede o dia mais importante dos que acreditam em Jesus Cristo. Apesar
disso, muitas pessoas celebram as suas ceias de Natal neste dia. Porém o dia 24 tem sua importância,
embora não seja feriado, por isso muitas pessoas saem para comprar presentes,
ingredientes para a ceia, passear, entre outros. O Advento
(do latimAdventus:
"chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual
antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo
de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento
de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem
a fraternidade e a paz. No calendário religioso este
tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
ORIGEM
A primeira referência ao "Tempo do
Advento" é encontrada na Espanha, quando no ano 380 o Sínodo de Saragoça prescreveu uma preparação de três semanas para
a Epifania, data em
que, antigamente, também se celebrava o Natal. Na França, Perpétuo, bispo de Tours, instituiu seis semanas de preparação para o Natal e, em Roma, o Sacramentário Gelasiano cita o Advento
no fim do século V. Há relatos
de que o Advento começou a ser observado entre os séculos IV e VI em vários lugares do mundo,
como preparação para a festa do Natal. No final do século IV, na Gália (atual França) e na Espanha, tinha caráter ascético com jejum, abstinência e duração de 6 semanas
como na Quaresma (quaresma
de S. Martinho). Este caráter ascético para a preparação do Natal se devia à
preparação dos catecumenos para o batismo na festa da Epifania. Somente no final do
século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento,
recordando a segunda vinda do Senhor, passando a ser celebrado durante 5
domingos. Surgido na Igreja Católica, este tempo
passou também para as igrejas reformadas , em
particular à Anglicana, à Luterana , Metodista e a Batista dentre
várias outras. A igreja Ortodoxa tem um período de quarenta dias de jejum em preparação ao Natal.
O TEMPO DO ADVENTO E SUAS
CARACTERÍSTICAS
O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento
de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de
estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do
Senhor. O Advento começa às vésperas do Domingo mais
próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus
contando quatro domingos. Esse tempo possui duas características: Nas duas
primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e
Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a
24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a
primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de
piedosa e alegre expectativa. Uma das expressões desta alegria é o canto das
chamadas " Antífonas do Ó".
TEOLOGIA DO ADVENTO : O Advento recorda a dimensão histórica da salvaçãob, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no caráter missionário da vinda de Cristo. O Advento recorda também o Deus da Revelação. Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. O caráter missionário do Advento manifesta-se na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da vida missionária de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus. A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.
TEOLOGIA DO ADVENTO : O Advento recorda a dimensão histórica da salvaçãob, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no caráter missionário da vinda de Cristo. O Advento recorda também o Deus da Revelação. Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. O caráter missionário do Advento manifesta-se na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da vida missionária de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus. A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.
ESPIRITUALIDADE DO ADVENTO
O tempo do Advento é tempo de esperança porque
Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as
coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna,
esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da
vida, diante das perseguições, etc. No
Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não
pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e
depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n'Ele a
única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão
e posse do Reino.
AS FIGURAS DO ADVENTO
ISAÍAS
Isaías é o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do
povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro,
dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), anuncia a libertação, fala de um
novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim os
exilados.
JOÃO BATISTA
É o último dos profetas e segundo o próprio
Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de
mulher", o mensageiro que veio diante d'Ele a fim de lhe preparar o
caminho, anunciando a sua vinda (Lc 7, 26 - 28), pregando aos povos a
conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s). A figura de João Batista ao ser o precursor do Senhor
e aponta como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito
do Advento. Por isso ele ocupa um grande espaço na liturgia desse tempo, em
especial no segundo e no terceiro domingo.
JOSÉ
Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem
justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da
descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na
encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de
"Filho de Davi". José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos
que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.
O Advento deve ser celebrado com sobriedade e
com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos
unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela
salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico
da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados
com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus. Os paramentos litúrgicos (casulúrgico ,estola, dalmática, pluvial, cíngulo, etc) são de cor roxa, bem como o véu que
recobre o ambão a bolsa do corporal e o véu
do cálice; como sinal de recolhimento e conversão em preparação para a festa do
Natal. A única exceção é o terceiro domingo do Advento, Domingo Gaudete ou da Alegria, cuja cor
tradicionalmente usada é a rósea, em substituição ao roxo, para revelar a
alegria da vinda do Salvador que está bem próxima. Também os altares são
ornados com rosas cor-de-rosa. No período do Advento são montados o Presépio, a Árvore de Natal e a Coroa
do Advento.
SÍMBOLOS DO ADVENTO
Vários símbolos do Advento nos ajudam a
mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo. Entre eles
há a coroa ou grinalda do advento. Ela é feita de galhos sempre verdes
entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas
representando as 4 semanas do Advento. A coroa pode ser, colocada ao lado do
altar ou em qualquer outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa; no
1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas
no 4° domingo. A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo
Salvador e Luz do Mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa
alegria pelo Deus que vem. A cor roxa das velas nos convida a purificar nossos
corações em preparação para acolher o Cristo que vem. A vela de cor rosa, nos
chama a alegria, pois o Senhor está próximo. Os detalhes dourados prefiguram a
glória do Reino que virá.
A COROA DE ADVENTO
A coroa está formada por uma grande quantidade
de símbolos:
A FORMA CIRCULAR
O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de
Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao
próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”,
de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.
Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer
que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida
eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor
Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada,
aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta. O ramos dos
pinheiros permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os
cristãos devem manter fé e a esperança apesar das tribulações da vida.
A FITA VERMELHA
A fita e o laço vermelho que envolvem a grinalda
simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação
que é remida com a chegada de Jesus.
AS BOLAS
AS QUATRO VELAS
As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma
delas, uma das quatro semanas do Advento . No início, vemos nossa coroa sem luz e sem
brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se
vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a
uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor
Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações
a reconciliação tão esperada. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão
e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi
anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que
recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas
que anunciaram a chegada do Salvador. O mais adequado é que todas as velas da
coroa do Advento sejam roxas, com exceção de uma que pode ser rosa para lembrar
o Domingo Gaudete. Neste ponto, temos que fazer uma cuidadosa
distinção: as velas roxas são usadas na coroa do Advento, mas não fazem partes
das velas para celebração do Santo Sacrifício da Missa, uma vez que a coroa do
Advento surgiu da piedade popular. O segundo ponto é que as velas para a
celebração da Missa não seguem a cor usada pelo celebrante. Portanto, é errado
usarmos velas verdes durante o tempo Comum, ou vermelhas no Domingo de Ramos.
As velas, como nos orientam os documentos da Igreja, devem ser de cera amarela
ou de parafina branca, independente da cor litúrgica do dia. Somente o
sacerdote manifesta a cor litúrgica do dia. Outra razão para não serem usadas
as velas coloridas é que todos os símbolos da liturgia devem ser naturais,
assim como a água, o vinho e etc.
FONTE:
humordemulher.wordpress.com/gifs-de-natal/
www.magiagifs.com.br/datas_especiais/especialnatalpage.htm
cantinhodalumad.blogspot.com/2009/03/natal.html
www.gifs-animados.net/natal01.htm
Na casa dos meus avos sempre se celebrou o advento, e na minha casa tambem o faço...muito bom teu artigo. Bjs bjs
ResponderExcluirMarisa Martin