Fonte da imagem: psiquiatriaetoxicodependencia.blogspot.com.br/ |
A data é referenciada mundialmente com o intuito de aumentar a informação das pessoas sobre essa doença que causa tantas dúvidas e, por vezes, preconceito nas pessoas.
Hoje, 30/03, é o Dia Mundial do Transtorno Bipolar (World Bipolar Day- WBD). A data foi escolhida em referência ao aniversário de Vincent Van Gogh, que foi postumamente diagnosticado como provável portador de transtorno bipolar. O principal objetivo da data é conscientizar a população mundial sobre o transtorno bipolar e contribuir para eliminar o estigma social. Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) trabalha para que profissionais da saúde e a população em geral estejam cada vez mais informados sobre o transtorno bipolar, educando e sensibilizando as pessoas em relação a essa doença.
Fogaça alerta que entre as maiores dificuldades das pessoas que têm transtorno bipolar é a demora em entender e aceitar que os problemas que estão passando dia pós dia é uma doença e que há tratamento: “O paciente custa a aceitar que isso é um problema médico e que há tratamento eficaz. Uma vez bem diagnosticados e tratados, pacientes com transtorno bipolar podem ter uma melhora substancial em suas vidas, e podem sim conviver normalmente com a doença e com a sociedade. A falta do tratamento, ou se feito de forma inadequada/irregular, permite que as fases da doença (depressão e euforia, que habitualmente se alternam, com enorme predomínio das fases depressivas) sigam presentes ao longo da vida.”. Em pessoas não tratadas, estudos mostram que em cerca de 50% da vida os bipolares estão em depressão, e apenas em cerca de 30% do tempo estão sem sintomas da doença. Abaixo ao preconceito, e sim ao adequado tratamento. As pessoas bipolares podem e merecem ter uma vida digna e produtiva, apesar de possuírem uma doença.
Fonte:
Blog Comportamento Saudável
Acesse: http://comportamentosaudavel.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: Só poderei responder COMENTÁRIOS que tenham o NOME e E-MAIL do REMENTENTE. Você também poderá enviar um e-mail para mim no dalvaday@gmail.com Obrigada!
Como fazer:
- Quem ainda não tem site ou um blog, escolha a opção NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco.
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Deixe o seu NOME e E-MAIL de contato para retribuir os seus comentários.
Abraços e uma ótima pesquisa.
Carinhosamente
Dalva Day
dalvaday@gmail.com
Assistente Social, Blumenau/SC