Por essa
altura, nos Estados Unidos, o casal Ruth e Elliot Handler eram os donos, desde
1945, de uma fábrica de brinquedos e de casas de bonecas, chamada Mattel. Durante uma
viagem à Europa, em 1958, Ruth Handler comprou uma Lilli para dar à sua filha,
que adorava brincar com bonecas. Chegada aos Estados Unidos, Ruth ficou a ver o
entusiasmo com que a sua filha estava sempre a mudar o aspecto à nova boneca,
vestindo-a com pequenas peças de roupa diferentes, que fazia em papel.
Terá sido esta
observação que levou a que o casal Handler pedisse a um amigo designer, Jack
Ryan, que criasse um novo modelo de boneca, inspirado na Lilli, que servisse como
uma nova brincadeira para as meninas, permitindo que se mudasse facilmente o
aspecto da boneca. Foi-lhe também pedido que a boneca tivesse um ar mais adulto
e sofisticado que as bonecas da época.
Nascia assim a
“irmã” da boneca Lilli, que foi batizada como Barbie em homenagem à filha do
casal Handler, cujo nome era Barbara. A sua apresentação à sociedade deu-se em
9 de Março de 1959, na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque. A Mattel
começou a produzir as bonecas Barbie ainda naquele ano, vendendo-as a 3 dólares
cada uma. O sucesso foi enorme tendo-se vendido cerca de 340 mil bonecas, o que
levou a que fossem idealizados novos modelos.
É claro que
este êxito de vendas não passou despercebido aos criadores da boneca alemã, que
tinha servido de inspiração à Barbie, até porque as parecenças eram por demais
evidentes. Assim, para
evitar um confronto judicial, a Mattel aceitou pagar uma indemnização pelos
direitos de imagem à O&M Hausser, fabricante da boneca Lilli.
Com tanta
popularidade, foi natural que rapidamente aparecesse um candidato ao “coração”
da Barbie e assim, em 1961, foi também apresentado à sociedade o seu namorado
oficial, o Ken, curiosamente também inspirado num filho do casal Handler.
Com o passar
dos tempos a Barbie foi adoptando todos os tipos de estilos, desde os mais
clássicos aos mais radicais e futuristas. Para além dos estilos, os acessórios
disponíveis eram imensos, chegando inclusive a serem disponibilizados kits de
maquilhagem para tornar o seu aspecto mais real.
O seu padrão
físico tem, no entanto, levantado várias críticas pela influência que por vezes
tem sobre as pré-adolescentes. As suas pernas longas, lábios finos, seios
carnudos e medidas perfeitas transformam-se no sonho de muitas meninas, que
chegam a deixar de se alimentar correctamente tentando imitar o aspecto físico
do seu ídolo de fantasia.
Alguns
acessórios que a boneca teve também não ajudaram a aliviar esta polémica. Desde
uma balança que marcava sempre 50kg a um livro de dietas que dizia: “Não coma
nada!”, acresce o facto de que nove em cada dez meninas têm uma boneca Barbie,
pelo que a sua influência é tremenda.
Actualmente,
aos 53 anos de idade, a Barbie é uma mulher de inúmeras personalidades:
assistente de bordo, actriz, top-model, médica, engenheira e até
primeira-ministra. Apesar de todo
este glamour e fama, a Barbie não escapou à crise da meia-idade, pois as suas
vendas têm diminuído drasticamente, cerca de 46%. Um dos motivos da queda têm
origem nas suas novas concorrentes, as bonecas Bratz, fabricadas pela MGM
Entertainment.
Se podemos
aceitar que as Bratz também apresentam um corpo demasiado perfeito para a
realidade, a verdade é que a nível de rosto possuem lábios carnudos e rostos
mais redondos, além de um olhar e uma aparência mais sensual que a própria
Barbie. Mas mesmo
estando um pouco em baixo, a Barbie continua a manter as aparências de uma vida
bem sucedida. No seu blog, criado pela Mattel, ela refere que anda extremamente
feliz com a sua vida e com as suas festas na praia de Malibu.
Apenas faz uma
pergunta: “O que uma boneca deve usar em 2012?”
Curiosidades:
– O seu nome
completo é Barbara Millicent Roberts.
– As vendas da
Barbie já ultrapassaram 1 bilião de unidades, estimando-se que a cada 10
segundos uma destas bonecas é vendida em todo o mundo.
– Na Austrália,
investigadores concluíram que a probabilidade de alguém ter uma estrutura
corporal como a da Barbie é de uma em cada cem mil.
– Existem cerca
de 100 mil colecionadores de Barbies dos quais 90% são mulheres na casa dos 40
anos de idade que compram uma média de 20 Barbies diferentes por ano.
Amei este ppost ... sempre sonhei ter uma Barbie quando criança ... nunca consegui ... quem sabe agora quando adulta ganho uma ... haha ... lindas com roupas de crochê ...
ResponderExcluirAmei este ppost ... sempre sonhei ter uma Barbie quando criança ... nunca consegui ... quem sabe agora quando adulta ganho uma ... haha ... lindas com roupas de crochê ...
ResponderExcluir