25/06/2016

* 2016 - A Origem da Barbie

A ideia da boneca Barbie surgiu nos Estados Unidos mas a sua inspiração veio da Alemanha. No início da década de 1950, o jornal alemão Bild publicava nas suas edições pequenas histórias em banda desenhada, chamadas Bild-Lilli, cuja protagonista era uma personagem feminina de nome Lilli. O seu autor era Reinhard Beuthien. O sucesso foi tal que em 1955 a personagem foi transformada em boneca pela O&M Hausser, que chegou a fabricar cerca de 130 mil exemplares.
Por essa altura, nos Estados Unidos, o casal Ruth e Elliot Handler eram os donos, desde 1945, de uma fábrica de brinquedos e de casas de bonecas, chamada Mattel. Durante uma viagem à Europa, em 1958, Ruth Handler comprou uma Lilli para dar à sua filha, que adorava brincar com bonecas. Chegada aos Estados Unidos, Ruth ficou a ver o entusiasmo com que a sua filha estava sempre a mudar o aspecto à nova boneca, vestindo-a com pequenas peças de roupa diferentes, que fazia em papel.

Terá sido esta observação que levou a que o casal Handler pedisse a um amigo designer, Jack Ryan, que criasse um novo modelo de boneca, inspirado na Lilli, que servisse como uma nova brincadeira para as meninas, permitindo que se mudasse facilmente o aspecto da boneca. Foi-lhe também pedido que a boneca tivesse um ar mais adulto e sofisticado que as bonecas da época.

Nascia assim a “irmã” da boneca Lilli, que foi batizada como Barbie em homenagem à filha do casal Handler, cujo nome era Barbara. A sua apresentação à sociedade deu-se em 9 de Março de 1959, na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque. A Mattel começou a produzir as bonecas Barbie ainda naquele ano, vendendo-as a 3 dólares cada uma. O sucesso foi enorme tendo-se vendido cerca de 340 mil bonecas, o que levou a que fossem idealizados novos modelos.
É claro que este êxito de vendas não passou despercebido aos criadores da boneca alemã, que tinha servido de inspiração à Barbie, até porque as parecenças eram por demais evidentes. Assim, para evitar um confronto judicial, a Mattel aceitou pagar uma indemnização pelos direitos de imagem à O&M Hausser, fabricante da boneca Lilli.
Com tanta popularidade, foi natural que rapidamente aparecesse um candidato ao “coração” da Barbie e assim, em 1961, foi também apresentado à sociedade o seu namorado oficial, o Ken, curiosamente também inspirado num filho do casal Handler.
Com o passar dos tempos a Barbie foi adoptando todos os tipos de estilos, desde os mais clássicos aos mais radicais e futuristas. Para além dos estilos, os acessórios disponíveis eram imensos, chegando inclusive a serem disponibilizados kits de maquilhagem para tornar o seu aspecto mais real.
O seu padrão físico tem, no entanto, levantado várias críticas pela influência que por vezes tem sobre as pré-adolescentes. As suas pernas longas, lábios finos, seios carnudos e medidas perfeitas transformam-se no sonho de muitas meninas, que chegam a deixar de se alimentar correctamente tentando imitar o aspecto físico do seu ídolo de fantasia.
Alguns acessórios que a boneca teve também não ajudaram a aliviar esta polémica. Desde uma balança que marcava sempre 50kg a um livro de dietas que dizia: “Não coma nada!”, acresce o facto de que nove em cada dez meninas têm uma boneca Barbie, pelo que a sua influência é tremenda.
Actualmente, aos 53 anos de idade, a Barbie é uma mulher de inúmeras personalidades: assistente de bordo, actriz, top-model, médica, engenheira e até primeira-ministra. Apesar de todo este glamour e fama, a Barbie não escapou à crise da meia-idade, pois as suas vendas têm diminuído drasticamente, cerca de 46%. Um dos motivos da queda têm origem nas suas novas concorrentes, as bonecas Bratz, fabricadas pela MGM Entertainment.
Se podemos aceitar que as Bratz também apresentam um corpo demasiado perfeito para a realidade, a verdade é que a nível de rosto possuem lábios carnudos e rostos mais redondos, além de um olhar e uma aparência mais sensual que a própria Barbie. Mas mesmo estando um pouco em baixo, a Barbie continua a manter as aparências de uma vida bem sucedida. No seu blog, criado pela Mattel, ela refere que anda extremamente feliz com a sua vida e com as suas festas na praia de Malibu.
Apenas faz uma pergunta: “O que uma boneca deve usar em 2012?”
Curiosidades:
– O seu nome completo é Barbara Millicent Roberts.
– As vendas da Barbie já ultrapassaram 1 bilião de unidades, estimando-se que a cada 10 segundos uma destas bonecas é vendida em todo o mundo.
– Na Austrália, investigadores concluíram que a probabilidade de alguém ter uma estrutura corporal como a da Barbie é de uma em cada cem mil.
– Desde a sua criação a Barbie já teve mais de 100 profissões e cerca de 50 mil visuais diferentes.
– Existem cerca de 100 mil colecionadores de Barbies dos quais 90% são mulheres na casa dos 40 anos de idade que compram uma média de 20 Barbies diferentes por ano. 

2 comentários:

  1. Amei este ppost ... sempre sonhei ter uma Barbie quando criança ... nunca consegui ... quem sabe agora quando adulta ganho uma ... haha ... lindas com roupas de crochê ...

    ResponderExcluir
  2. Amei este ppost ... sempre sonhei ter uma Barbie quando criança ... nunca consegui ... quem sabe agora quando adulta ganho uma ... haha ... lindas com roupas de crochê ...

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Só poderei responder COMENTÁRIOS que tenham o NOME e E-MAIL do REMENTENTE. Você também poderá enviar um e-mail para mim no dalvaday@gmail.com Obrigada!

Como fazer:

- Quem ainda não tem site ou um blog, escolha a opção NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco.
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Deixe o seu NOME e E-MAIL de contato para retribuir os seus comentários.

Abraços e uma ótima pesquisa.
Carinhosamente
Dalva Day
dalvaday@gmail.com
Assistente Social, Blumenau/SC