A profissão de vendedor
é uma das mais antigas da história, pois desde o período que não existia
sistema monetário, as trocas materiais já eram realizadas entre os produtos. A
profissão surgiu com os caixeiros-viajantes, que eram os profissionais que
viajavam vendendo e trocando produtos. Nessa época, a profissão não era muito
bem vista, e os caixeiros-viajantes eram, geralmente, pessoas que não tinham
muitas opções de trabalho e acabavam vendendo produtos para levar a vida. Ainda
não existiam estabelecimentos hoteleiros, então os vendedores, durante suas
viagens, se alojavam em casas de família ou em pequenas tabernas que ofereciam
quartos.
Daí surgiram muitas vilas, formadas de pousos de passagem, como eram
chamados. Com o passar do tempo e com a industrialização e conseqüente
urbanização, a profissão foi ganhando mais status, e a diversidade de produtos
oferecidos também colaborou para que o vendedor fosse mais bem visto na
sociedade. Daí em diante, o comércio só progrediu, e ganhou muito espaço na
economia mundial. Muitas técnicas e métodos de venda foram sendo criados, a
partir daí se dá o surgimento do Marketing, que é a área profissional
especializada em pesquisas de mercado e em estratégias de apresentação e venda
dos produtos e serviços, sempre baseadas em dados concretos relacionados com o
público-alvo e o produto. O vendedor é responsável pela negociação do preço do
produto ou serviço, do prazo e das condições de pagamento, dos descontos, etc.
Quais as
características interessantes para ser um vendedor?
* paciência
* responsabilidade
* honestidade
* simpatia
* capacidade de se
relacionar com as pessoas
* capacidade de
comunicação
* visão de projeto
* capacidade de
organização
* capacidade de
negociação
* capacidade de observação
* flexibilidade
* agilidade
* raciocínio rápido
* destreza
Principais atividades
de um vendedor
* entender o produto ou
serviço, e analisar os dados do público-alvo, para elaborar assim uma
estratégia de vendas
* dependendo da
especialização ou da forma de trabalho do vendedor, ele pode realizar o
atendimento do cliente que entra na loja, ou pode sair atrás dos clientes.
Nesse segundo caso, o vendedor elabora também uma estratégia itinerária,
visando ocupar seu tempo da melhor forma possível
* no caso do vendedor
externo, organizar uma agenda de principais clientes
* organizar pedidos
* negociar prazos e
condições de pagamentos, além de possíveis descontos ou pacotes promocionais
que podem ser oferecidos
* organizar as datas de
entrega ou retirada dos produtos ou de instalação de serviços, dependendo de
cada caso
* emitir nota fiscal de
compra e registrar a venda do produto
http://www.proparnaiba.com/redacao/30-de-agosto-dia-do-vendedor-lojista.html
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