A principal atribuição
de um representante comercial é fazer a mediação de negócios para o
representado, agenciando propostas e pedidos, acompanhando todo o processo até
o final, que é a entrega do produto ao cliente e o seu respectivo pagamento. No
entanto, em seu dia a dia de trabalho, é exigido muito mais do que simplesmente
verificar se o produto chegou ao seu cliente e se este realizou o pagamento. A
rotina diária de um representante comercial compreende:
Viagens: O
representante deve viajar pela região sob sua responsabilidade para visitar,
vender para seus clientes e buscar novos parceiros. Estas viagens devem ter uma
periodicidade e geralmente são feitas de carro.
Relatórios: Apesar de
os mais práticos acreditarem que é perda de tempo, uma vez que ele é o dono do
negócio, a elaboração de relatórios e mapas de gastos, visitas e vendas
realizadas, pode ajudá-lo a identificar algumas falhas que venha a ter na
condução do negócio e avaliar se a comissão paga está sendo suficiente para
cobrir as despesas e ainda gerar lucro.
Estabelecimento de
metas: Estabelecer a cota de vendas que deve realizar e principalmente tentar
superá-la é fundamental para o crescimento do negócio. Afinal, seus ganhos são
comissionados e só o aumento nas vendas pode proporcionar o aumento na sua receita.
Novos clientes:
Conhecer sua área de atuação e os possíveis clientes que nela se encontram é
fundamental para o crescimento do negócio. Assim, aproveite as viagens para
realizar novos contatos e abrir possíveis portas.
Rotinas de fornecedores
e clientes: Conhecer as rotinas de crédito, expedição e entrega dos seus
representados e de seus clientes é importante para manter a calma em um
eventual problema de entrega ou pagamento. Da mesma forma, o representante é
responsável por encaminhar reclamações de clientes e intermediar a devolução de
produtos com defeitos.
Apresentar-se ao
“mundo”: O representante tem a obrigação de se mostrar no mercado em que atua.
Por isso, deve participar de todas as feiras e conferências que seja possível,
fazendo contatos e trocando cartões. Esta é uma grande oportunidade de aumentar
seu rol de empresas que representa e de clientes.
Manter-se atualizado: O
seu cadastro de clientes é o coração de seu negócio. Portanto, trate de
mantê-lo sempre atualizado. Ainda: mantenha-se atualizado sobre o portfólio de
produtos oferecidos por outras representadas e pelos concorrentes, a fim de que
possa defender o seu produto se comparado ao de um concorrente.
Criatividade: Use suas
experiências e criatividade para desenvolver novas ideias e assim, atrair novos
clientes.
Pontualidade: Ser
pontual com seus clientes e seus representados são o mínimo que esperam de
você.
Tecnologia: Atualmente,
no lugar da papelada habitual, o representante carrega um laptop. A tecnologia
torna a relação com a representada e com o cliente mais ágil e profissional.
Inclusive, já existem no mercado, softwares que organizam e otimizam as
informações e tarefas pertinentes ao trabalho de representação comercial com um
baixo investimento.
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