No
dia 22 de novembro é comemorado o dia da Música e também o dia de Santa
Cecília, que é exaltada como a padroeira da música e dos músicos. A tradição
conta que santa Cecília cantava com tanta doçura, que um anjo desceu do céu
para ouvi-la. O acervo de Música e Arquivo Sonoro da Biblioteca Nacional, hoje
sediado no 3º andar do Palácio Capanema, oferece aos visitantes e pesquisadores
mais de 250 mil títulos, é um dos mais importantes acervos musicais existentes
no Brasil, relevante para investigação histórica e musicológica, contendo
autógrafos de compositores ilustres, variada literatura sobre música,
partituras, libretos, periódicos, programas de concertos, correspondências,
fotografias, discos, CDs e DVDs.
O
acervo é constituído pela soma de várias coleções marcadas pelo prestígio de
seus colecionadores originais. Sua base principal foi formada por peças
trazidas de Portugal para o Rio de Janeiro por D. João VI, pertencentes à
chamada Real Biblioteca, de Lisboa e da Biblioteca do Infantado, abrangendo,
dentre outros documentos, livros, partituras, libretos de óperas, livros
litúrgicos, missais e tratados; Coleção Thereza Christina Maria, constituída de
obras que pertenceram às imperatrizes D. Leopoldina e D. Thereza Christina,
incluindo partituras em primeiras edições de Mozart, Haydn, Beethoven, Pleyel,
além de livros raros e exemplares do periódico Brazil Musical, dedicado a S.M a
Imperatriz do Brasil. Outras importantes coleções, como a do Conde da Barca,
J.A. Marques e Salvador Mendonça estão também representadas com obras dos
séculos XVI e XVII. O acervo de Música e Arquivo Sonoro foi enriquecido ao
longo dos anos com contribuições legais, doações e compras, destacando-se a
aquisição da biblioteca que pertencera ao bibliófilo cearense Abrahão de
Carvalho (1891-1970), que reuniu a maior biblioteca musical particular do
Brasil, com cerca de dezessete mil peças, adquirida por lei do Congresso
Federal para a Biblioteca Nacional na década de 1950.
A compra dessa coleção
impulsionou de maneira definitiva a estruturação de um acervo de música da
Biblioteca Nacional. A BAC, como era conhecida a Biblioteca Abrahão de
Carvalho, possuía um número considerável em literatura e partituras musicais e
uma valiosa coleção de obras raras sobre música dos séculos XVII e XVIII. Entre
as raridades da coleção Abraão de Carvalho, se destacam as seguintes:
Obras
do teórico e filósofo Gioseffo Zarlino (1517-1590);
Tratados
de Jean Philippe Rameau (1683-1764) e de Francisco Ignácio Solano
(c.1720-1800);
Primeiras
edições de composições de Franz Liszt (1811-1886);
A
obra Regole del contrapunto pratico (Nápoli, 1794), de Nicola Sala (1713-1801),
único exemplar no Brasil;
Compêndio
de música theorica e pratica (Porto, 1816) do frei Domingos de São José
Varella, a Primeira parte doIndex da Livraria de Música do Muyto Alto, e
Poderoso Rey Dom João IVº, Nosso Senhor, anno 1640, que fala do tesouro
musical, destruído pelo grande terremoto de Lisboa de 1755;
Ricardo
Wagner e Francisco Liszt recordações pessoais (Lisboa, 1874), de Platon de
Waxel, impresso apenas em 50 exemplares, dos quais Abrahão de Carvalho possuía
o volume de nº 23.
A
compra da coleção Luciano Gallet (1893-1931), trouxe junto a obra do compositor
Glauco Velazquez (1883-1914), que se encontrava em poder daquele compositor e
amigo.
Nos
anos seguintes, sucederam-se as doações de particulares, incluindo autógrafos
dos compositores Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948), Alberto Nepomuceno
(1864-1920), Francisco Braga (1868-1945), Meneleu Campos (1872-1927), Brasilio
Itiberê (1896-1967), Ernesto Nazareth (1863-1934), Francisco Mignone
(1897-1986), César Guerra-Peixe (1914-1993), Helza Cameu (1903-1995) entre
outros.
Na
coleção de manuscritos musicais de compositores brasileiros, destacam-se as
óperas Il Guarany, Fosca,Maria Tudor e Salvator Rosa, de Carlos Gomes
(1836-1896), grande referência musical do Brasil. Aliás, esse conjunto
documental recebeu em 2009 a Nominação no Registro Nacional Brasil do Comitê
Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco, que confirma o valor
excepcional e o interesse nacional de um acervo documental que deve ser
protegido em benefício da humanidade.
conheça
um pouco do acervo em:
http://www.bn.br/site/pages/bibliotecaDigital/passadomusical/script/index.asp
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