O Dia Mundial do
Brincar foi instituído pela UNESCO, em 1999, para chamar a atenção, em vários
países, ao direito de brincar, visando a conscientizar e a sensibilizar pais,
educadores e a sociedade sobre a importância que as brincadeiras têm para o
desenvolvimento integral da criança.
Esse dia, comemorado mundialmente, abre
fóruns, para que os profissionais e a sociedade reflitam sobre o assunto,
inclusive sobre os impactos de ter cada vez menos tempo para brincar na
infância. Considerando que, hoje, com a crescente urbanização, as crianças
perderam os espaços antes reservados para as brincadeiras e que as famílias, em
função do trabalho, passam menos tempo ao lado das crianças e, ainda, a questão
dos jogos eletrônicos, a escola tornou-se um ambiente privilegiado para o
brincar, já que é o local onde os pequenos passam a maior parte do tempo.
Mas
de qual brincar estamos falando? O brincar tem a função vital de fomentar o
pleno desenvolvimento da criança em seus múltiplos e variados aspectos,
sobretudo do ponto de vista social e cognitivo, estimulando a aprendizagem por
meio das experiências que proporciona. Como exemplos, explorar o ambiente,
exercitar habilidades motoras, interagir socialmente e despertar a curiosidade
e a criatividade.
Nesse contexto, a Educação Infantil deve conduzir um trabalho
voltado para o brincar, objetivando atender às necessidades de cada faixa
etária, visando ao exercício da fantasia e, também, propiciando, à criança, a
aquisição do domínio da linguagem simbólica.
Portanto o educador precisa ter
conhecimento teórico sobre o desenvolvimento da criança e também experiências
práticas relativas às possibilidades de exploração que as brincadeiras podem
oferecer, respeitando os princípios de que cada brincadeira tem um momento e
cada criança, um tempo interno de conexão à atividade. Nessa direção, o brincar
na escola requer, sobretudo, a intervenção do professor, pautada na observação
das brincadeiras infantis, na oferta de material e espaço adequados, que
permitam o enriquecimento das competências imaginativas.
Pois, como afirma Henri
Wallon,: “a estruturação do ambiente escolar, fruto do planejamento, deve
conter uma reflexão sobre as oportunidades de interações sociais oferecidas,
definindo, por exemplo, se serão individuais ou coletivas (...) lembrando que a
escola, ao possibilitar uma vivência social diferente do grupo familiar,
desempenha importante papel na formação da personalidade da criança”.
http://www.clq.com.br/artigo/voce-sabia-que-28-de-maio-e-o-dia-internacional-do-brincar
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