25/09/2017

* 2017 - Dia da Radiodifusão

SÃO LUÍS - Segundo a legislação brasileira, a radiodifusão compreende em serviços destinados a serem recebidos direta e livremente pelo público em geral e é dividida em radiodifusão sonora (rádio) e radiodifusão de sons e imagens (televisão). Além do entretenimento, notícias e musicais, o rádio e a televisão podem ser promotores de responsabilidade social por meio de som e imagem. Hoje, 25 de setembro, é marcado como o Dia da Radiodifusão. A data foi escolhida para homenagear Edgard Roquette Pinto, considerado o “pai do rádio brasileiro”. Roquette nasceu no dia 25 de setembro de 1884. O artigo 221, da Constituição de 1988, determina que emissoras deem “preferência a finalidades educativas, culturais e informativas”. No mesmo sentido, em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 76, diz que “as emissoras de rádio e televisão somente exibirão, no horário recomendado para o público infanto-juvenil, programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas”.
A Universidade Federal do Maranhão possui dois núcleos relacionados à radiodifusão, sendo um de Televisão e outro de Rádio. O trabalho envolve a participação de profissionais e estudantes do curso de Comunicação Social da UFMA. Ações da comunidade acadêmica são pautadas pelos dois núcleos possibilitando à sociedade o acesso ao conteúdo através de vídeo e áudio. O Núcleo de Rádio produz o programa Cidade Universitária que leva ao ouvinte conteúdo educativos e informativo sobre a Universidade Federal do Maranhão. Já o Núcleo de Televisão possui um Canal TV UFMA no YouTube (www.youtube.com/tvascomufma), também possibilitando o acesso ao que a Constituição de 1988 e o ECA determina. Além de ser um emissor para a sociedade do que é produzido na Universidade Federal do Maranhão, o Núcleo de Televisão também trabalha para capacitar professores do Núcleo de Educação a Distância (NEaD). “O núcleo de TV capacita professores do núcleo de educação a distância na elaboração de projetos audiovisuais, roteiros para as videoaulas, dinâmica na apresentação dentre outros conceitos, contudo aperfeiçoando os docentes na transmissão do conteúdo para os alunos.”, salienta Hugo Mota, estagiário do Núcleo de TV.
http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=42294

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