Como surgiu a idéia de
criar O DIA DO CLIENTE ? Surgiu da constatação de que há dia para se comemorar
de tudo, mas não havia uma data específica para se homenagear aquela figura que
é a única responsável pela existência de todos os produtos e serviços, de todas
as empresas, de todas as profissões e de todos os postos de trabalho do mundo:
o Cliente. Assim mesmo, com “C” maiúsculo, como escrevo sempre. http://www.diadocliente.com.br/odia/faq/como-surgiu.asp
A data, implantada
inicialmente no Rio Grande do Sul, nasceu com o objetivo de homenagear os
clientes de todo o país e de aprimorar as relações comerciais.
Com o objetivo de homenagear os
clientes em todo Brasil foi estipulado nos estados do país o dia 15 de setembro
como o “Dia do Cliente”. A data, que é a grande sensação do comércio na
temporada de inverno, serve para a distribuição de brindes, divulgação de
campanhas de valorização do cliente e promoções. O que se pretende com a
comemoração do Dia do Cliente é aprimorar as relações comerciais, fortalecer
empreendimentos, estimular ações de capacitação profissional para a prestação
de serviços de melhor qualidade, movimentar a economia num mês de fracas
vendas, criar novas oportunidades de negócios e, com isso, colaborar para a
geração de emprego e renda.
A
comemoração partiu de uma idéia do administrador gaúcho João Carlos Rego,
conferencista e palestrante das áreas de Marketing e Recursos Humanos. Foi
justamente o seu estado, o Rio Grande do Sul, quem oficializou a data no
calendário no ano de 2003. Esta data foi escolhida pois no mesmo dia é
comemorado o Dia Nacional de Defesa do Consumidor. Fazendo uma diferenciação
entre consumidor e clientes, pode-se definir que consumidor é aquela figura que
compra para o seu próprio uso e não para revender. Já cliente é aquele que
compra com caráter da habitualidade, de um mesmo fornecedor, ou seja, o cliente
compra, volta a comprar e ainda recomenda o produto, o serviço ou o
estabelecimento.
O Diretor Adjunto da ACE-Guarulhos e proprietário de uma loja
de presentes e material evangélico, Ananias Araújo Sobrinho, disse que o Dia do
Cliente são todos dias, mas a escolha de uma data específica, serve para
enriquecer o relacionamento com seus clientes.
"O consumidor não tem nenhum vínculo com o comércio. Já o cliente
acaba falando sempre bem de você. Torna-se um propagandista do seu negócio,
muito melhor do que qualquer mídia. Sua fidelização faz com que ele vista a
camisa da loja", afirmou Ananias. Já para o Diretor de Segurança da ACE e
Diretor da Empresa Acosta - Prestadora de Serviços de Segurança, Adriano Costa,
é necessário deixar de olhar o cliente como número. "Existe uma falta de
comprometimento e respeito ao cliente em todos os nichos de mercado. Para
muitos, o cliente é importante até o momento do fechamento do negócio e isso é
errado", destacou. Adriano
salientou ainda que o cliente precisa receber a devida importância. "O
cliente é a peça fundamental no giro dos negócios. Ele é formador de opinião e
propagador, positivo ou negativo, da imagem de uma empresa. Por isso, para se
alcançar a fidelização, devemos dar a ele um atendimento bom e
personalizado", completou. No
sentido de sempre superar as expectativas do associado, que acima de tudo é seu
cliente, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) vem
oferecendo serviços com um atendimento personalisado e diferenciado. Dentre os
serviços pode-se destacar: o Posto de Arrecadação de Documentos da Junta
Comercial (Jucesp), Comércio Exterior, Marcas e Patentes, Assessoria Jurídica
Consultiva, Serviços de Consultas ao SCPC, UseCheque, SOS-Cheques e Documentos,
Atendimento Balcão ao Consumidor (térreo) e o MAC- Movimento de Apoio ao
Consumidor.
Para o presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompêo Junior, a presença
forte do associativismo na entidade, faz com que a atitude junto ao seu
associado seja diferente."O associativismo nos pede esta união de
conceitos e valores. Sozinhos não chegamos a nenhum lugar. Por isso oferecemos
aos nossos associados o nosso melhor. Desta forma, acreditamos que estamos
contribuindo para o crescimento de nossa cidade, oferecendo suporte aos micro e
pequenos empresários, que compõem nosso quadro de associados", destacou.
http://www.diadocliente.com.br/oquedizem/artigos/artigo5.asp
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http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/09/2016-dia-do-cliente.html
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