14/10/2017

* 2017 - Dia Nacional do Meteorologista

A data que antes era comemorada em 3 de março passou para o dia 14 de outubro. A mudança na data que homenageia os profissionais foi solicitada pela SBMET ao CONFEA como uma forma de relembrar e comemorar uma das maiores conquistas da classe: a regulamentação da profissão em 14 de outubro de 1980. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros federais e entrou em vigor em 28 de setembro de 2008.

No Brasil, meteorologistas são bacharéis em meteorologia que se formam em cursos de período integral com duração de 4 anos. Uma vez formados estão plenamente capacitados ao trabalho operacional e também para a realização de atividades de pesquisa científica. 

As empresas privadas e as atividades de pesquisa em meteorologia encontram-se em expansão no mundo. À medida que o acesso à educação aumenta e atinge a um número maior de pessoas no mundo, aumenta também a necessidade de pessoal técnico e científico capacitado para gerar subsídios e informações corretas aos gestores responsáveis pelo ambiente e sua proteção em suas múltiplas facetas. Por essa razão, a ciência atmosférica torna-se cada vez mais presentes na consciência dos gestores ambientais, tanto nas cidades como no campo da paisagem natural e agropastoris. Infelizmente, hoje, as paisagens estão sob intensa pressão ocupacional, hídrica e das diferentes formas da poluição. No Brasil, a profissão é reconhecida por lei federal e fiscalizada pelo sistema CREA/CONFEA. A esfera de atuação dos meteorologistas é constituída por: empresas privadas, empresas de capital misto e por instituições governamentais.

 Fonte: SBMET / Wikipédia
https://emiliaeiko.wordpress.com/2013/10/11/14-de-outubro-dia-nacional-do-meteorologista/
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/10/2016-dia-nacional-do-meteorologista.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails