Em
novembro comemoramos o dia mundial da qualidade. O evento tem como visão
divulgar e promover o uso de ferramentas da qualidade em diversos tipos de
ambientes, seja ele empresarial ou social. Dessa forma, temas como: erros em
sistemas produtivos, segurança alimentar, recalls, perdas financeiras e entre
outros são discutidos com o objetivo de disseminar a cultura da qualidade. Um
evento desta magnitude, no qual o foco é capacitar pessoas ao redor do mundo,
não pode passar despercebido. No final do texto teremos o link que direcionará
o leitor direto para o site do evento. Porém, gostaríamos de comentar algo
relevante destacado no próprio site. Provavelmente, seja um dos focos centrais
das discussões e debates que ocorrerão no mês da qualidade, que é responder a
seguinte pergunta:
O que é qualidade?
Essa sim é uma pergunta difícil
de responder! Definir qualidade é uma tarefa difícil. Isto ocorre, uma vez que
não existe uma definição universal e singular que abranja todas as propostas do
conceito. Para termos noção o website do evento apresenta sete definições do conceito
qualidade, entre elas estão:
Qualidade é a satisfação das
necessidades;
Qualidade é o intangível que
torna o mundo tangível melhor;
Qualidade é o que o cliente diz
que é;
Qualidade é a conformidade com
uma especificação;
Qualidade é a busca sistemática
de excelência;
Qualidade é o nível em que a
organização atende todas as necessidades e expectativas de todos os seus
stakeholders.
Apesar das diferenças
conceituais, em um contexto prático, nós da Templum gostamos de utilizar o
conceito “adequação ao uso”.
O conceito de qualidade como
“adequação ao uso”, pode ser ilustrado da seguinte maneira: imagine que você
possua um produto, no qual você o reconheça como um “produto de qualidade”, mas
quando seu consumidor adquire um exemplar dele não consegue perceber a mesma
qualidade que você, pelo contrário, o cliente vê o produto como inadequado para
o “uso”. Resumindo, a definição de “adequação ao uso” é alcançada a partir do
momento que o usuário do produto ou serviço consegue perceber a qualidade e
para alcançar esse estágio é preciso mudar a lente utilizada para enxergar os
clientes. Mudar de foco no cliente para o foco do cliente. Olhar com ele, na
mesma direção, para assim oferecer produtos e serviços que satisfaçam as
necessidades, tornando a experiência tangível, com especificações conformes e
com alto nível de excelência. É por isso que gostamos tanto do conceito:
“Adequação ao uso”!
Esse debate vai longe!
Todo esse debate, aparentemente
teórico, vem avançando ao longo de décadas, por isso o mês mundial da qualidade
é tão relevante para nós. Para termos noção, existem atualmente ao redor do
mundo vários acontecimentos e eventos de grande importância que possuem um
objetivo comum: debater temas inerentes a qualidade. O site do evento divulga os esforços de
organizações de diferentes países para promover a cultura da qualidade. Entre
alguns exemplos, estão: No Japão, desde 1960, o mês de novembro é designado
como o “mês da qualidade”. Neste período são organizadas atividades para desenvolver
a conscientização sobre todos os controles de qualidade existentes (Japanese
Standards Association). Na China, desde 1968, o “mês da qualidade” acontece em
setembro (Baidu Baike & China Quality Month). Nos Estados Unidos e Canadá,
o mês de outubro é destinado como o “mês da qualidade”, no qual deu início em
1988. Nestes países são realizadas campanhas de conscientização para encorajar
negócios, indústrias, órgãos governamentais e a academia para focarem na
importância estratégica da qualidade e da melhoria contínua (National Quality
Month). Enfim, caro leitor, este post foi escrito para alertar a existência
deste importante acontecimento. A propósito aqui é apenas um resumo do que
realmente acontece nestes dias. Nós da Templum temos a responsabilidade de
estarmos antenados sobre tudo o que acontece sobre qualidade. Consideramos isto
nossa obrigação!
Para mais informações, acessar:
http://asq.org/world-quality-month/index.aspx por Guilherme Alonço
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