21. Mosquitos amam azul. Ao se planejar para uma aventura ou camping, use as de cores mais claras e de mangas compridas. Uma pesquisa mostrou que esses insetos são atraídos por cores escuras especialmente azuis. Vai entender!
22. Muito calor onde mora? Pinte a parede de azul. A cor é percebida como fria, mesmo que o termômetro não indique.
24. Na Grécia e em outros países na costa do Mediterrâneo, incluindo o norte da África, acredita-se que o azul espanta mau olhado. Por isso tantas pessoas usam colares, pulseiras ou amuletos do tom para proteção, como o olho grego. Além disso, o objeto faz referência ao olho de Deus.
25. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a rima “something old, something new, something borrowed, something blue” inspira muitos casamentos. A noiva deve seguir o ditado à risca e, durante a festa precisa usar algo velho (símbolo da continuidade), algo novo (esperança), um objeto emprestado (simbolizando a felicidade concedida por um amigo) e um item azul (representa a pureza e fidelidade).
26. Não se sabe quando a expressão “colarinho azul” no ocidente tornou-se sinônimo de uma pessoa que faz trabalho manual ou industrial, mas estudos dizem que foi no século 19. Tudo isso porque naquela época, os trabalhadores da Europa e América recebiam macacões para protegerem suas roupas ao manusearem máquinas pesadas. Por acaso, esses macacões eram tingidos com índigo, um pigmento azul resistente.
27. No hinduísmo, o azul é uma cor sagrada. Krishna é muitas vezes retratado com a pele azul. Outra explicação para esse status da cor na Índia é a crença de que Brahma surgiu de um lótus azul. A bandeira do país é adornada com o Ashoka Chakra azul, também conhecido como “a roda da justiça”, representando Dharma ou a virtude. Esse símbolo budista significa as 24 horas do dia e como a roda da vida gira. O Chakra simboliza o movimento através do tempo e as mudanças dinâmicas.
28. No Islã, o azul significa proteção, por isso muitas mesquitas são decoradas com ladrilhos azuis e pintadas da mesma cor. Assim também acontece com muitas cúpulas da igreja, que azuis, simbolizam a abóbada celeste e lembram que Deus e o céu estão acima de tudo.
29. O artista francês Yves Klein pintava quadros totalmente azuis. Inclusive chegou a patentear o seu azul como “azul Yves-Klein Internacional”. Na realidade, trata-se do azul ultramarino sintético – só que fabricado segundo um método mais barato do que o usual. Para Klein, o azul era a cor das possibilidades ilimitadas.
http://followthecolours.com.br/gotas-de-cor/azul-50-curiosidades-interessantissimas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-cor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: Só poderei responder COMENTÁRIOS que tenham o NOME e E-MAIL do REMENTENTE. Você também poderá enviar um e-mail para mim no dalvaday@gmail.com Obrigada!
Como fazer:
- Quem ainda não tem site ou um blog, escolha a opção NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco.
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Deixe o seu NOME e E-MAIL de contato para retribuir os seus comentários.
Abraços e uma ótima pesquisa.
Carinhosamente
Dalva Day
dalvaday@gmail.com
Assistente Social, Blumenau/SC