29/10/2020

* 2020 - Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

 

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1.990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.733/2.018. O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama em Portugal celebra-se a 30 de outubro, com ações de sensibilização e de informação sobre a doença. É o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras. O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor. 

Exame clínico das mamas: 

É o exame realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações e, se necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia - um raio X que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. 

O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres. É importante, portanto, que a mulher conheça bem o seu corpo e possa analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade. 

Possíveis sinais e sintomas:

 - alterações no tamanho ou forma da mama;

- nódulo único e endurecido;

- vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo que não apresente presença de nódulo;

- nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;

- sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;

- sensação de nódulo aumentado na axila;

- espessamento ou retração da pele ou do mamilo;

- secreção sanguinolenta ou aquosa pelos mamilos;

- assimetria entre as duas mamas;

- presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;

- endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;

- coceira frequente na mama ou no mamilo;

- formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;

- inversão do mamilo;

- inchaço do braço;

- dor na mama ou no mamilo.

 O aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. É importante lembrar que esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um médico para ter o correto diagnóstico. 

Tratamento: 

Existem diversos tipos de tratamento indicados para combater o câncer de mama. O plano terapêutico a ser adotado deverá ser definido pelo médico, mediante a análise de todos os exames realizados e pelos dados fornecidos pelo médico patologista, após a realização de biópsia. A paciente deve ser informada sobre as melhores possibilidades de tratamento existentes para o seu caso, mesmo aquelas que não estejam ao alcance da cobertura do plano de saúde ou que não sejam acessíveis gratuitamente via SUS. É direito da paciente questionar e discutir com o médico todas as opções. A Lei nº 12.732/2.012 estabelece que o paciente com neoplasia maligna tem o direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS no prazo de até 60 dias, a partir da data em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou, em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso. 


É importante reforçar que, para que o prazo da lei seja garantido a todo usuário do SUS, é necessária uma parceria direta dos gestores locais, responsáveis pela organização dos fluxos de atenção; estados e municípios têm autonomia para organizar a rede de atenção oncológica e a regulação dos serviços. 

As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em:

 - tratamento local: cirurgia e radioterapia;

- tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

 Prevenção: 

O câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível - em função da multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis: 

- praticar atividade física;

- alimentar-se de forma saudável;

- manter o peso corporal adequado;

- evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

- amamentar;

- evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Fontes: Blog da Saúde

Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA)

Instituto Nacional de Câncer

Ministério da Saúde

https://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3041-outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama

* 2020 - Dia do Atendente comercial dos Correios

Neste dia, cabe a nós um momento de reflexão, pois esta data comemorativa remete à importância do Atendente Comercial. Sem o devido reconhecimento por parte da ECT, que vem sendo demonstrado todo ano durante as Campanhas Salarias, sabemos que a realidade diária destes profissionais que lidam diretamente com o público, com altos valores e estão expostos a falta de segurança e sobrecarga de trabalho, está longe de ser comemorada. Reivindicações estas que fazem parte das bandeiras de luta da categoria ecetista. 

Mas mesmo assim, os mais de 25 mil atendentes atuando em todo Brasil mantém sempre seu sorriso no rosto, dedicação e profissionalismo com cada cliente, compondo a linha de frente dos Correios com seu atendimento nas agências, oferecendo soluções em serviços postais, preservando o respeito e a credibilidade marcantes no relacionamento da ECT com a sociedade. 


O SINTECT/SP parabeniza todos atendentes pelo seu dia e informa que estamos na busca constante para proporcionar uma melhor qualidade de vida e que possamos um dia comemorarmos esse dia tão especial para os ecetistas de forma justa e em sua plenitude.

https://www.sintect-sp.org.br/noticias/dia-30-de-outubro-dia-do-atendente-comercial-uma-data-especial-criada-no-intuito-de-reconhecer-esta-valorosa-profissao

* 2020 - Dia nacional do Ginecologista e Obstetra

 No dia 30 de outubro é comemorado o dia Nacional do Ginecologista e Obstetra, uma data importante para lembrar as mulheres que os cuidados com o corpo são fundamentais para prevenção de doenças futuras. A data foi criada em 1959 e marca a fundação da FEBRASGO – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.Esses profissionais são muito importantes para a saúde feminina. O ginecologista é o médico especializado no tratamento da saúde da mulher em todas as suas fases. 


Da infância à terceira idade, ele sempre está atento às mudanças e cuidados com o sistema reprodutor feminino, bem como de todo o corpo, zelando pela saúde da mulher por completo. Na obstetrícia, o ginecologista se dedica à reprodução e assiste a paciente durante a gestação, acompanhando o pré-natal, parto e pós-parto, garantindo a segurança e saúde tanto da mãe, quando da criança. A visita periódica ao ginecologista é fundamental para prevenção de diversas doenças, como câncer do colo do útero e o câncer de mama que, quando descobertos no início, tem uma chance maior de cura. 
 

Os exames que podem ser realizados no consultório ginecológico são: 

Toque vaginal;

Especular;

Exame clínico de mama;

Papanicolau;

Colposcopia;

Vulvocospia;

Videocolposcopia

Aproveite essa data e faça uma visita ao seu ginecologista. Além de parabenizá-lo por seu dia, não se esqueça de agendar seus exames na Imago para verificar se está tudo bem com a sua saúde ginecológica. Prevenir ainda é o melhor remédio!

https://imagoradiologia.com.br/dia-nacional-do-ginecologista-e-obstetra/

28/10/2020

* 2020 - Dia Nacional da Prevenção da Lavagem de Dinheiro


Em 29 de outubro, o Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e Crime - UNODC celebrará o Dia Nacional da Prevenção da Lavagem de Dinheiro. Divulgação/COAF

As instituições brasileiras que compõem a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), dentre os quais o COAF, se juntam ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para lançar, no dia 29 de outubro, o Dia Nacional da Prevenção da Lavagem de Dinheiro, com o objetivo de chamar a atenção do setor privado e da sociedade civil sobre o tema.

Esta campanha faz parte de uma iniciativa regional e que está sendo realizada também em outros países da América do Sul. Para tanto, conta com o apoio da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas da Organização dos Estados Americanos – (CICAD/OEA) e do Grupo de Ação Financeira da América do Sul contra Lavagem de Dinheiro (GAFISUD), como forma de lembrar o compromisso das instituições para a prevenção desse crime e fomentar parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil nesses países. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) foi criado pela Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, no âmbito do Ministério da Fazenda. A lei, em seus artigos 14 e 15, estabelece as competências do Conselho, quais sejam disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrências suspeitas de atividades ilícitas, e comunicar às autoridades competentes para a instauração dos procedimentos cabíveis quando o Conselho concluir pela existência ou fundados indícios de crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores ou de qualquer outro ilícito.

A produção de inteligência financeira pelo COAF tem origem em comunicações de operações financeiras recebidas, conforme disposto na Lei nº 9.613, de 1998. Portanto, vale dizer que o COAF não realiza investigações nem controla a totalidade de operações financeiras realizadas diariamente no Brasil. Tampouco recebe ou analisa contratos nem acessa movimentações em contas bancárias ou em investimentos de pessoas físicas ou jurídicas.

Os Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) produzidos pelo COAF são protegidos por sigilo, inclusive bancário, e têm como destinatárias as autoridades competentes para investigação. A violação do sigilo do RIF, além de constituir crime, pode causar transtornos às entidades obrigadas por lei a fornecer informações ao COAF, às próprias autoridades competentes e, em última análise, ao sistema de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FT), como um todo. O §3º do art. 11 da Lei nº 9.613, de 1998, também atribuiu ao COAF a competência residual de regular setores econômicos previstos na mesma lei, para os quais não haja órgão regulador ou fiscalizador próprio, tais como fomento mercantil (factoring), loterias, prestação de serviços de assessoria por profissionais não regulados, comércio de obras de arte, de antiguidades, de joias e de bens de alto valor, cartões de crédito não bancários, dentre outros. Nesses casos, cabe ao COAF definir as pessoas abrangidas e os meios e critérios para envio de comunicações, bem como a expedição das instruções para a identificação de clientes e manutenção de registros de transações, além da aplicação de sanções previstas no art. 12 da Lei.

Ao atuar eminentemente na prevenção, o COAF auxilia as autoridades competentes no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Nessa linha, confere ênfase especial à cooperação com entidades envolvidas nos esforços de PLD/FT, sejam elas públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. Na qualidade de Unidade de Inteligência Financeira (UIF) do Brasil, o COAF também coordena a participação do País em organizações internacionais que lidam com o tema PLD/FT, tais como Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI), Grupo de Ação Financeira da América do Sul contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafisud) e Grupo de Egmont.

Link da campanha: http://diaantilavado.negociosresponsablesyseguros.org/

* 2020 - Dia Nacional de Desburocratização

O Dia Nacional de Desburocratização comemora-se anualmente na última quinta-feira de outubro. Em 2020 a data caiu no dia 29 de outubro (quinta-feira). Esta data tem o objetivo de simplificar e facilitar a participação dos utentes nas atividades de serviços. Neste dia debatem-se problemas processuais, formas de modernizar tecnologicamente a Administração Pública e de simplificar os seus processos. São apresentados sistemas inovadores e propostas alternativas, entre outras iniciativas.

 

Origem do Dia Nacional de Desburocratização

A data foi criada em 1990 tendo como objetivo:Sensibilizar vontades, mobilizar recursos, e promover iniciativas concretas no sentido de facilitação das formalidades exigidas aos utentes e da simplificação dos procedimentos administrativos." (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/90) 

De acordo com Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/90, a coordenação desse dia é responsabilidade do, até então, Secretariado para a Modernização Administrativa. 

Criada em 2007, A Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) é atualmente o instituto público responsável por assegurar o desenvolvimento da modernização, ao nível da administração pública, no nosso país. A AMA atua no atendimento, transformação digital e simplificação e está sob a tutela do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa. Entre as suas responsabilidades, a autenticação eletrônica (Cartão de Cidadão e serviços de autenticação) é uma das mais conhecida entre os portugueses.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-nacional-de-desburocratizacao/

27/10/2020

* 2020 - Dia Mundial do Judô

Dia Mundial do Judô é em 28 de outubro , a primeira edição do Dia Mundial do Judô, foi em homenagem ao nascimento de Jigoro Kano, criador do judô. O tema do primeiro ano de comemoração do Dia Mundial do Judô foi o RESPEITO.

A Federação Internacional de Judô (IJF) acaba de divulgar o tema que será celebrado este ano (2020) no Dia Mundial do Judô, celebrado sempre no dia 28 de Outubro de cada ano, data de nascimento de Jigoro Kano. Como escreveu a IJF em sua página, “as palavras escritas se traduzem em nossos atos e nossos atos explicam quem somos. Nós somos os sobreviventes de um drama moderno que poucos entenderam, considerando-o inconcebível. Agora, com centenas de milhares de mortos e uma economia global em coma, é imperativo escolher cuidadosamente nossas palavras e traduzi-las em ações concretas.”

Motivado pelo drama que vivemos atualmente, a IJF decidiu criar um lema que nos motive a agir de modo produtivo e ético, a agir em prol de uma sociedade capaz de se reerguer e se reinventar. Este lema é: MAIS FORTES JUNTOS!

https://www.judoctj.com.br/dia-mundial-do-judo-2020-mais-fortes-juntos/

25/10/2020

* 2020 - Dia da Biblioteca Escolar

Próximo Dia da Biblioteca Escolar 26 de Outubro de 2020 (Segunda-feira) O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda feira do mês de outubro. Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.

As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também das atividades que aqui se desenvolvem.

Atividades para o Dia da Biblioteca Escolar

Promover sessões de leitura dos principais livros infantis portugueses.

Convidar os alunos a trocarem livros entre si, partilhando os livros que mais gostaram de ler.

Visualização de filmes infantis que destaquem a importância da leitura.

Propor a cada aluno a escrita de um pequeno conto infantil, tendo como tema principal a leitura e as bibliotecas escolares.

Seleção de poemas e leitura em sala de aula.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-biblioteca-escolar/

* 2020 - Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo

 

Celebrada pela primeira vez no Brasil, a data é também comemorada em outros países e homenageia o ator e ativista norte-americano Billy Barty (1924 -2000), que possuía a deficiência e foi criador de uma associação que, na década de 1950, lutava pelos direitos das pessoas com nanismo. Billy, que na vida adulta media um metro e quatorze, era frequentemente escalado para filmes e episódios de tv, atuando ao lado de artistas mais altos. Também era conhecido por sua grande energia e entusiasmo em qualquer produção da qual participasse. 

O nanismo é um transtorno causado pela falta de crescimento, que resulta em uma pessoa de baixa estatura se comparada a outras pessoas da mesma idade e sexo. Os dois tipos de nanismo mais frequente são: nanismo proporcional ou pituitário, que caracteriza-se em uma pessoa, onde todas as partes do corpo são menores que o normal; e nanismo desproporcional ou acondroplásico, que é uma síndrome genética que impede o crescimento normal dos ossos longos (fêmur e úmero, especialmente), porque acelera o processo de ossificação das cartilagens formadoras de ossos (ossificação endocondral). Isso faz com que as diferentes partes do corpo cresçam de maneira desigual.


 O Ministério dos Direitos Humanos e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência celebram esta data, que passa a fazer parte das diversas comemorações no calendário do segmento de pessoas com deficiência no Brasil.

 "O público em geral pensa que todas as pessoas pequenas estão em circos ou em miniespetáculos. Nós temos médicos, enfermeiras, cobertos em todo campo." -  Billy Barty

https://www.gov.br/mdh/pt-br/sdh/noticias/2017/outubro/25-de-outubro-dia-nacional-de-combate-ao-preconceito-contra-as-pessoas-com-nanismo

* 2020 - Dia do Engenheiro Civil

 Desde o ano de 2016, toda a Engenharia do Brasil celebra, oficialmente, o Dia do Engenheiro Civil, criado por meio da Lei Ordinária nº 13.359/2016. A partir de então, a data passou a integrar o calendário comemorativo do País por meio da Lei nº 12.345/10. 

A data faz alusão a 25 de outubro de 1998, quando o Papa João Paulo II promoveu a beatificação do Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, desde 2007, Santo Frei Galvão. Em setembro de 2016, o dia recebeu a chancela do Congresso Nacional, por meio da aprovação do Projeto de Lei nº 348/2013, do senador José Agripino (DEM/RN), que sancionado tornou-se a Lei Ordinária 13.359/2016.

Dentro do Sistema CONFEA/CREA e Mútua a data é celebrada desde 2015, quando foi aprovada a agenda de datas comemorativas do Sistema.

Em virtude da polivalência de sua modalidade no âmbito das profissões da área tecnológica e da formação considerada uma das mais abrangentes do meio acadêmico, os engenheiros do setor em geral são associados às funções de comando dentro da cadeia produtiva da construção civil e, cartesianos ou não, não fazem outra coisa a não ser dar conta da missão para a qual foram historicamente designados pela sociedade.

O Crea-PE deseja a todos os engenheiro civis, um excelente dia e uma profissão cada vez mais próspera!! 

https://www.creape.org.br/dia-do-engenheiro-civil-e-celebrado-no-crea-pe/ 

24/10/2020

* 2020 - Dia Municipal para a Igualdade 2020

 

Dia Municipal para a Igualdade 2020 – 10 anos de Igualdade, Inclusão e Participação

O Dia Municipal para a Igualdade comemora em 2020, uma década de atividades com vista à promoção dos valores da Igualdade, Inclusão e Participação. Pelo 10º ano consecutivo, por proposta da comissão organizadora da Agenda Nacional do Dia Municipal para a Igualdade, e sob o lema “Igualdade é Desenvolvimento”, organizações da sociedade civil e entidades públicas de diferentes pontos do país, realizarão entre os dias 17 e 27 de outubro mais de 100 iniciativas, por todo o território continental e ilhas. Este ano, o atual contexto pandémico, contribuiu para a necessidade de criar alternativas às iniciativas presenciais e por isso, são várias as atividades que irão decorrer em formato on-line e abertas ao público.

Para assinalar a data, no dia 24 de outubro realizar-se-á uma conversa transmitida em direto através do Facebook, com o título “Uma Conversa Sobre a Origem e Futuro da Iniciativa”, que contará com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, bem como Isabel Rebelo, da Associação Animar, Ana Paula Dias, da Associação Juvenil de Deão, Francisca Valério da Associação Terras Dentro, Marta Santos, da Associação Fernão Mendes Pinto, ficando a moderação deste debate a cargo de Alexandra Silva, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.

No dia 26 de outubro, está também prevista a realização do webinário “Concretizar Localmente a Igualdade entre Mulheres e Homens” que focará sobre o papel central da Administração Pública Local para a eliminação das desigualdades entre mulheres e homens e das discriminações com base no sexo. https://www.animar-dl.pt/agenda/1028

21/10/2020

* 2020 - Dia da Praça

 
O Dia da Praça é comemorado em 22 de outubro. Cada vez mais valorizadas nas cidades, as praças assumem funções importantes: espaços públicos para lazer, convívio da população, exercícios físicos e preservação de árvores, para melhoria da qualidade ambiental.

O site Áreas Verdes das Cidades visitou, fotografou e resenhou diversas praças em São Paulo, que hoje são modelos desta ideia contemporânea de serem locais para todas estas funções - que as transformam em pequenos parques. O Parque Buenos Aires, em Higienópolis, por exemplo, era considerado uma praça e foi elevado à categoria de parque a partir de 1987 devido a infraestrutura que oferecia à população.

 Nos últimos anos, a população e os governos têm valorizado a manutenção de praças de São Paulo no meio da selva de pedra. “As praças têm contribuído para o respeito ao meio ambiente e patrimônio histórico, além de auxiliar no controle da radiação solar, umidade do ar e ação dos ventos; amenizando assim a poluição do ar, buscando-se um urbanismo ecológico como referência à conservação dos recursos naturais”, diz Gisele Aparecida Ferreira Martins, que pesquisou o impacto de uma praça na população de seu entorno. 

Sem contar que as praças em São Paulo são tão importantes que o marco zero da cidade é a Praça da Sé!

Praças do Brasil

No Brasil, a praça está entre os mais importantes espaços públicos urbanos, desde os tempos da Colônia. Na época chamada de largo, terreiro ou rossio, era o espaço de interação de todos os elementos da sociedade, abarcando os vários estratos sociais. Era ali que a população da cidade colonial manifestava sua territorialidade, os fieis demonstravam sua fé, os poderosos, seu poder, e os pobres, sua pobreza. Era um espaço polivalente, palco de muitas manifestações dos costumes e hábitos da população, lugar de articulação ente os diversos estratos da sociedade colonial”, segundo o livro “Praças Brasileiras”, de Fabio Robba e Silvio Soares Macedo. 

A não ser pelas praças em regiões centrais das grandes cidades, a típica praça na cidade brasileira se caracteriza por ter vegetação e arborização. Quando ela recebe um maior tratamento, ou quando foi resultado de um projeto, ela também costuma possuir equipamentos recreativos e contemplativos (como playgrounds, recantos para estar, equipamentos para ginástica e cooper, bancos e mesas, etc). 

A evolução das praças nas cidades

As ágoras, na Grécia, podem ter sido as primeiras praças na história, já que era um ambiente público aberto para os cidadãos discutirem política. Em uma definição bastante ampla, praça (do latim: platea) é qualquer espaço público urbano livre de edificações e com prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos. 

As praças que historicamente se formaram nas cidades europeias normalmente estão relacionadas com a configuração natural de um espaço livre a partir dos planos de edifícios que foram sendo construídos ao redor de construções importantes, como mercados centrais, igrejas, catedrais e prédios públicos. 

Durante o século XIX, aparece o desenho específico de praças dentro de um projeto urbano, como nos projetos dos urbanistas como Georges-Eugène Haussmann em Paris e Ildenfonso Cerdá em Barcelona. 

No início do século XX, o Modernismo transforma a praça se transforma em um espaço vazio, desarticulado do cotidiano urbano, o que a faz deserta e apenas ocupada em situações muito particulares. 

Já a praça contemporânea, a praça de hoje, tem a preocupação de recuperar o sentido de urbanidade, depois das críticas que se fizeram à cidade modernista. Nela busca-se resgatar, com certa nostalgia, os espaços das praças históricas, de modo a recuperar-lhe o sentimento de pertencimento ao cotidiano dos moradores das cidade.

Fontes: Unicamp, Uerj e Wikipedia.com

https://www.areasverdesdascidades.com.br/2018/10/dia-22-de-outubro-dia-da-praca-pracas-sao-paulo-sao-verdadeiros-parques.html

* 2020 - Dia Internacional do Caps Lock

 

Comemoração que teria sido instituída em 2000 pelo internauta Derek Arnold, sendo celebrada por internautas também no dia 28 de junho quando, numa espécie de protesto contra convenções na Internet e um manifesto para que as pessoas se levem menos a sério na rede, se convenciona escrever tudo em maiúsculas, por ser o Caps Lock um facilitador para se escrever tudo em caixa alta, mesmo que isso dê a entender na linguagem internáutica, que quem use de tais práticas está a gritar ou, no mínimo, a se portar com maus modos na grande rede. Se você estiver lendo o Facebook ou o Twitter hoje, provavelmente verá pelo menos uma atualização de status composta inteiramente em letras maiúsculas. O motivo? Bem, hoje é oficialmente o Dia Internacional do Caps Lock.

Aparentemente, o Dia Internacional do Caps Caps é um feriado paródico que foi inicialmente imaginado em 2000 por Derek Arnold, que considerou que no dia 22 de outubro, todos do mundo deveriam digitar apenas no Caps Lock.

Por quê? Você pode perguntar. Como Arnold colocou ele mesmo: O Dia Internacional do Caps Lock é, de fato, uma prova da pouca mentalidade de certos indivíduos ocidentais: a maioria da população mundial escreve em roteiros que não têm o conceito de letras maiúsculas. Portanto, é aconselhável rir de qualquer um que invoque este dia como uma desculpa para descartar as convenções tipográficas locais: eles estão simplesmente fazendo uma bunda fora de si mesmos.  O feriado fictício cresceu até o ponto em que agora tem seu próprio site “oficial”, um portal que é a “PÁGINA INICIAL OFICIAL AUTORIZADA DO DIA DE BLOQUEIO DE CAPS” e também tem uma conta dedicada no Twitter para acompanhá-lo. O Dia Internacional do Caps Lock é tão popular que é celebrado duas vezes por ano. O feriado também é comemorado no dia 28 de junho, coincidindo com o dia em que Billy Mays morreu em 2009, para que a internet possa homenagear o “Infomercial King”, digitando como o primeiro internauta. 22 de outubro é visto como o mais significativo dos dois no entanto.

Uma palavra de aviso. Use o seu Caps Lock com moderação. Uma vez que é engraçado, duas vezes pode ter um sorriso, mais e você está procurando o equivalente da internet de um soco na cara. Ah, e se você planeja manter seu CAPS LOCK o dia inteiro, você pode encontrar alguns problemas ao longo do caminho.

https://por.mediafresco.com/today-is-international-caps-lock-day-what-is-it-967026

17/10/2020

* 2020 - Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita

Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita - 3º sábado de outubro

Data instituída pela Lei nº 13.430/2.017 com o objetivo de estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde em atividades que enfatizem a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis, tanto na gestante, durante o pré-natal, quanto da sífilis em ambos os sexos, como uma doença sexualmente transmissível. Sífilis, ou Lues, é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. É curável e exclusiva do ser humano, tendo como principal via de transmissão, o contato sexual, seguido pela transmissão para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Também pode ser transmitida por sangue contaminado.

Transmissão:

A sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão com sangue não testado), da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita) e pela amamentação.

Sintomas:

Os sinais e sintomas da sífilis variam de acordo com o estágio da doença, que se divide em:

Sífilis latente:

Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.

Sífilis primária:

Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias, normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços dolorosos) na virilha.

Sífilis secundária:

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial: manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés; febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

Sífilis terciária:

Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção. Os sinais são lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas. Uma pessoa pode ter sífilis e não saber, porque a doença pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo. Por isso é importante se proteger, fazer o teste e, se a infecção for detectada, tratar da maneira correta. O não tratamento da sífilis pode levar a várias outras doenças e complicações, inclusive à morte.

Sífilis congênita:

É a infecção transmitida da mãe para o bebê e pode ocorrer em qualquer fase da gravidez. O risco é maior para as mulheres com sífilis primária ou secundária. A sífilis materna, sem tratamento, pode causar má-formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Na maioria das vezes, porém, o bebê nasce aparentemente saudável e os sintomas aparecem nos primeiros meses de vida: pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental, surdez e cegueira.

Tratamento:

O tratamento é feito com antibióticos e deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e deve ser estendido aos parceiros sexuais. A sífilis é uma infecção curável, com tratamento relativamente simples, mas pegar uma vez não promove imunidade. Nas formas mais graves da doença, como na fase terciária, o não tratamento adequado pode levar à morte.

Prevenção:

O uso de preservativos (tanto femininos como masculinos) durante todas as relações sexuais (inclusive anais ou orais) é a maneira mais segura de prevenir a doença; o acompanhamento das gestantes e dos parceiros sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.

Fontes:

Dr. Dráuzio Varella

Ministério da Saúde. Saúde de A a Z

Ministério da Saúde. Sífilis: estratégias para o diagnóstico no Brasil

Ministério da Saúde. Sífilis na gravidez: trate com carinho

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3335-dia-nacional-de-combate-a-sifilis-e-a-sifilis-congenita-3-sabado-de-outubro

* 2020 - Dia do Maquinista da Marinha

 

Na Marinha Mercante, o termo maquinista pode referir-se tanto aos Oficiais como aos Subalternos da Seção de Máquinas. O pessoal de ambos os escalões ocupa-se da condução e da manutenção dos sistemas de propulsão e de produção de energia a bordo de uma embarcação. Os Oficiais de Máquinas, normalmente, ocupam-se dos sistemas de propulsão mais potentes e complexos, podendo também ser responsáveis pelo estudo científico da concepção e reformulação daqueles sistemas. Os Maquinistas podem ser especialistas em um ou mais tipos de sistemas de propulsão marítima, incluindo as máquinas a vapor, os motores de combustão interna, as turbinas a gás e outros. Assim, os que antigamente eram chamados Vaporzeiros, hoje podem ser chamados Maquinistas.

Carinhosamente, o termo “Vaporzeiro” foi simplificado para “Vapozeiro” e hoje é usado na Marinha Mercante para definir qualquer marítimo, independente se é da Seção de Máquinas ou de Convés. Compete aos Maquinistas (Oficiais e Condutores) a regulagem, condução e manutenção das máquinas propulsoras a bordo das embarcações. No âmbito das suas funções, preparam as máquinas, inspecionam e verificam o seu funcionamento, conduzem as máquinas durante o percurso, monitorando-as e fazendo variar o seu regime de funcionamento a fim de permitir a manobra, detectam eventuais anomalias mecânicas ou elétricas, reparando-as sempre que possível, coordenam e executam o beneficiamento, limpeza, lubrificação e outras atividades de manutenção do equipamento, além de zelarem pelo estoque e beneficiamento de combustíveis, lubrificantes e outros consumíveis necessários à operação e manutenção das máquinas. No Brasil, os Oficiais de Máquinas são formados pelas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, localizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Rio de Janeiro/RJ) e Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (Belém/PA). Os subalternos também podem ter acesso à categoria de Oficial, através do Curso de Acesso a Oficial de Máquinas (ACOM). Os profissionais graduados em áreas afins também podem ser qualificados como oficiais de Máquinas, através do Curso de Adaptação a Oficial de Máquinas (ASOM). A sua carreira desenvolve-se pelas seguintes categorias: Praticante Oficial de Máquinas, 2º Oficial de Máquinas, 1º Oficial de Máquinas e Oficial Superior de Máquinas. A bordo de uma embarcação, conforme a sua categoria e a potência dos sistemas propulsores daquela, um Oficial de Máquinas pode exercer as funções de Chefe de Máquinas, Sub Chefe de Máquinas ou Oficial de Quarto.

Os Oficiais de Máquinas são auxiliados em suas funções pelos subalternos da Seção de Máquinas, que são o Condutor de Máquinas (Mecânico), Marinheiro de Máquinas, Moço de Máquinas e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM). Os Marinheiros Auxiliares são certificados tanto para auxiliarem na Seção de Máquinas como na Seção de Convés. Em relação aos Condutores, conforme o grupo profissional, existem os Condutores de Máquinas (marítimos), Motoristas Fluviais (fluviários) e Motoristas de Pesca (pescadores).

Fonte: Grupo Portal Marítimo 

https://emiliaeiko.wordpress.com/2017/10/14/17-de-outubro-dia-do-maquinista-da-marinha/