13/08/2011

* 2011 - PALESTRA PARA ALUNOS DO PROJETO PROIN

No dia 03 de agosto no bloco J da Universidade de Blumenau (FURB), as assistentes sociais da ABLUDEF, senhora Dalva Day e Tânia Regina Moraes, foram convidadas para assistirem a apresentação , e ver o resultado do projeto PROIN no ano de 2010, para os alunos de fisioterapia pelos professores Chicão e Janaina. Na oportunidade foi passado o vídeo institucional da entidade e após as alunas de fisioterapia fizeram questionamento referente a ABLUDEF, e o trabalho que é realizado na entidade em prol dos associados. A professora Janaiana Real de Moraes explanou a platéia de futuras fisioterapeutas sobre o PROJETO DE EXTENSÃO PRO-IN “ A fisioterapia na Inclusão Educacional”.  O projeto foi realizado pelas bolsistas Amabile Fischer  e Mayara Primarano . Também participou as voluntárias Jessica Ledre , Greica Zanatta, Daniella Neto, Michele Moretto, Thamires Cristofolini .
O que é inclusão educacional? É uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhuma discriminação (Política Nacional de Educação Especial).
O objetivo principal do projeto é de contribuir na formação do acadêmico de fisioterapia tonando-o elemento ativo no processo de inclusão educacional de crianças com deficiência física. O projeto tem 3 eixos específicos; um dos que destaco é proporcionar ao acadêmico de fisioterapia o convívio junto a equipe interdisciplinar da ABLUDEF e CEMEA (Centro Municipal de Educação Alternativa) , vivenciando o papel do fisioterapeuta junto a esta equipe. Trabalham neste projeto 3 bolsistas, 16 voluntários, para atender 67 crianças e 108 pais, profissionais diretamente no atendimento são 70. Quanto ao atendimento em 2010 dos professores e colegas de sala de aulas das crianças com deficiências foram 1779 pessoas envolvidas. Houveram 6 TCCs com esse tema, 14 apresentações em trabalhos nos eventos. A ABLUDEF tem papel primordial para que o projeto seja importante para as crianças com deficiência física em fase escolar. As assistentes sociais encaminham  a listagem das crianças até 12 anos para avaliações das fisioterapeutas, a entidade disponibiliza o espaço físico, carro e motorista para as visitas nas escolas, e a equipe multidisciplinar da entidade como (psicólogo, assistente sociais e outros) auxiliam nas diversas demandas encaminhadas pela fisioterapia. O CEMEA faz encaminhamentos das crianças que fazem equoterapia.
Qual o papel do fisioterapeuta na inclusão educacional do deficiente físico?
* Educação em saúde para funcionários da escola, pais e alunos.
* Eliminação de barreiras arquitetônicas e melhora a acessibilidade.
* Adaptação de material e mobiliário.
*Habilitar o deficiente físico em posturas e movimentos favoráveis a realização das tarefas escolares.
O professor Chicão reafirmou para às alunas que a ECO não se faz só em cima do cavalo, pode ser feito no chão. Mostrou vários slides dos trabalhos realizado com as crianças com deficiência físicas para que as mesmas possam ter equilíbrio, postura e  ter uma melhor qualidade de vida.

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Abraços e uma ótima pesquisa.
Carinhosamente
Dalva Day
dalvaday@gmail.com
Assistente Social, Blumenau/SC