REINO
DOS SACIS
Desenvolve: Percepção Espacial
Num canto do terreno, marca-se o "palácio", onde fica um
jogador, o "saci-rei". Os demais "sacis" dispersam-se à
vontade pelo campo.
Ao sinal de início, os sacis dirigem-se, pulando num pé só, ao palácio real,
para provocar o rei. De repente, este anuncia: "_O rei está
zangado!", saindo a persegui-los, também aos pulos. Ele mesmo conduz ao
palácio o primeiro que pega e o nomeia seu "ajudante". A brincadeira
recomeça, tal como antes, saindo agora os dois, após novo aviso, em perseguição
aos demais e assim por diante. O último apanhado será o novo rei, na repetição
do jogo. Ninguém pode apoiar os dois pés no chão, sob pena de ser aprisionado,
exceto nos seguintes casos: a) quando o jogador estiver dentro do palácio; b)
quando o jogador estiver cansado, devendo, porém, ficar parado num mesmo lugar,
ocasião em que poderá ser apanhado. O jogador aprisionado ficará dentro do
palácio, até outro ser preso, só então podendo voltar ao lugar onde estava
antes.
RODA DO GATO E RATO
Faixa
etária
|
Acima de 5
anos
|
Local:
|
Parque,
Praça, Salão de Festas, Dentro de casa, Quintal
|
Estimular:
|
Agilidade,
Cooperação, Velocidade
|
Participantes
|
: 8+
|
Como brincar : Escolha uma das crianças para ser
o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas,
formando a toca.
O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo.
O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas.
Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo:
Gato: “Seu ratinho está?”
Todos: “Não, foi comer queijo.”
Gato: “A que horas ele volta?”
A criança que for o relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela.
No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores.
O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas.
Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo:
Gato: “Seu ratinho está?”
Todos: “Não, foi comer queijo.”
Gato: “A que horas ele volta?”
A criança que for o relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela.
No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores.
Esta brincadeira também se chama... Gato e rato
RÓTULO
Faixa
etária
|
Acima de 6
anos
|
Local
|
Parque,
Salão de Festas, Condomínio, Quintal, Dentro de casa
|
Estimular
|
Expressão
corporal, Linguagem, Socialização
|
Participantes :
|
5+
|
Material
|
Papel,
caneta e fita adesiva
|
Como brincar: A brincadeira é uma boa maneira
de ensinar às crianças como é ruim julgar e ser julgado. Antes de começar,
escreva em folhas de papel diversos rótulos, todos com uma ação – por exemplo:
‘Sou engraçado. Sorria!’; ‘Sou irritante. Saia de perto!’; etc.
Com uma fita adesiva, cole um rótulo na testa de cada participante, sem ele ver
o que está escrito. Todos os participantes começam a circular e, sempre que se
cruzarem, deverão agir de acordo com a ordem na testa do colega.
O objetivo é cada um descobrir qual rótulo ganhou. Ao final, aproveite para conversar com os participantes sobre o que eles sentiram ao serem ‘rotulados’. Dica: com crianças mais velhas, peça para elas mesmas escreverem os rótulos.
O objetivo é cada um descobrir qual rótulo ganhou. Ao final, aproveite para conversar com os participantes sobre o que eles sentiram ao serem ‘rotulados’. Dica: com crianças mais velhas, peça para elas mesmas escreverem os rótulos.
Fonte:
LABORATÓRIO DE BRINQUEDOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS - USP
Brincadeiras
infantis: 100 tipos de brincadeiras para crianças - iG
delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/
Brincadeiras
Antigas para Crianças
www.bigmae.com/brincadeiras-antigas-para-criancas/
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=27#ixzz2GdXJpeW8
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=55#ixzz2GdXp5HAp
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=55#ixzz2GeNSshcQ
www.jogosbrincadeiras.com.br/.../brincadeiras-ao-ar-livre-parte-18.h...
sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
aplicandooludico.blogspot.com/2009/07/brincar-de-roda.html
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