SE EU FOSSE
Faixa
etária
|
Acima de 2
anos
|
Local
|
Parque,
Salão de Festas, Quintal, Dentro de casa, No carro
|
Estimular
|
Criatividade,
Expressão corporal, Linguagem, Imaginação
|
Participantes
|
2+
|
Como brincar: Um jogo
fácil e interessante para as mães fazerem com os filhos pequenos. A brincadeira
começa perguntando: “Se você fosse um bicho, que bicho seria?” A criança
precisa responder e dizer por que escolheu este bicho. Depois será a vez de a
criança perguntar para a mãe.
As perguntas podem ser sobre frutas, objetos, palavras. Estimule o pequeno
jogador a usar a criatividade na hora das respostas e peça a ele para imitar o
bicho ou o objeto escolhido.
Dica: desafie os jogadores a responder em forma de verso, principalmente no caso de crianças mais velhas. Por exemplo,
Se eu fosse um bicho, seria um cão ... Para uivar na janela e espantar o ladrão!
Dica: desafie os jogadores a responder em forma de verso, principalmente no caso de crianças mais velhas. Por exemplo,
Se eu fosse um bicho, seria um cão ... Para uivar na janela e espantar o ladrão!
SERPENTE
Faixa
etária
|
Acima de 3
anos
|
Local
|
Parque,
Salão de Festas, Praia, Praça
|
Estimular
|
Coordenação
motora, Cooperação, Estratégia, Resistência, Condicionamento físico
|
Participantes:
|
8+
|
Como brincar: A
brincadeira é semelhante ao pega-pega, mas cada jogador que é pego dá a mão
para o pegador e também começa a perseguir os outros participantes. Cada jogador capturado se une formando uma grande corrente. Quanto maior a
serpente, mais difícil será para os perseguidores alcançarem os perseguidos. Aí
entra a criatividade para bolar estratégias que possam ajudar na captura, como
formar um ‘paredão’ para não deixar ninguém passar.
Dica: com grupos grandes, faça uma disputa entre serpentes. Divida os
jogadores em equipes de 4 a 6 crianças, unidas pela cintura em fila indiana.
Quem estiver na frente é a ‘cabeça’ da serpente e deve perseguir e pegar o
último jogador (a cauda) das outras serpentes. Ao mesmo tempo, deve proteger a
própria ‘cauda’.
SERRA-SERRA, SERRADOR
Faixa
etária
|
Até 1 ano
|
Local
|
Quintal,
Praça, Dentro de casa, Parque
|
Estimular
|
Coordenação
motora, Equilíbrio, Movimento, Ritmo
|
Participantes
|
2+
|
Como brincar
Duas crianças se põem de frente e dão as mãos.
Depois, ficam balançando os braços, indo e vindo, enquanto falam:
- Serra, serra, serrador! Serra o papo do
vovô! Quantas tábuas já serrou? Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem
as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso. Repetem os
giros até completar o número dito por uma das crianças.
Variação: Feita com criança de colo. Coloca-se a criança no colo com as pernas voltadas para as costas de quem está sentado. Segura-se nas mãos da criança e a leva com a cabeça até seus joelhos e retorna-a ao peito, puxando-a dizendo: - serra, serra serrador... quantas tábuas já serrou... é uma, é duas , é trés é quatro... e cada vez que diz o número leva a criança até os joelhos, faça algum movimento engraçado: cócegas no bebê, ou levante-o bem alto. O jogo acaba quando a criança começar a sorrir. Tendo o cuidado para não deixá-la tonta.
Variação: Feita com criança de colo. Coloca-se a criança no colo com as pernas voltadas para as costas de quem está sentado. Segura-se nas mãos da criança e a leva com a cabeça até seus joelhos e retorna-a ao peito, puxando-a dizendo: - serra, serra serrador... quantas tábuas já serrou... é uma, é duas , é trés é quatro... e cada vez que diz o número leva a criança até os joelhos, faça algum movimento engraçado: cócegas no bebê, ou levante-o bem alto. O jogo acaba quando a criança começar a sorrir. Tendo o cuidado para não deixá-la tonta.
SOBE
- ESCADA
Os participantes do jogo
agrupando-se no início de uma escada de um prédio residencial ou escolar. A
disputa começa com um jogo de seleção chamado ‘já-quem-pô" ou
"tesoura corta papel". Quem vencer cada rodada do já-quem-pô, salta
para o degrau de cima. Vencerá o jogo quem primeiro alcançar um número determinado
de degraus, ou subir e descer os degraus determinados.
Observação:
"já-quem-pô" é uma forma de escolha ou seleção como o par ou ímpar,
"cara ou coroa", etc. Na sua realização, esconde-se uma das mãos
atrás do corpo, e num ritmo compassado pronuncia-se; JÁ-QUEM-PÔ: A expressão
"Pô" coincide com a apresentação da mão à frente dos competidores,
indicando um dos seguintes sinais:
(a) tesoura - punho semi - cerrado, dedos
indicador e médio formando uma tesoura;
(b) pedra - punho
completamente cerrado: e
(c) papel - mão completamente aberta.
O jogo indica o vencedor
seguindo a regra: a pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel e o papel
embrulha a pedra. Se mais de um jogador vencer a rodada, decidem entre si numa
jogada especial.
Fonte - MELLO, Antônio
Alexandre Moraes de - Jogos populares Infantis como recurso pedagógico de
Educação Física, 1985
SOMA DE PALITOS
Faixa
etária
|
Acima de 4
anos
|
Local
|
Dentro de
casa, No carro, Salão de Festas
|
Estimular
|
Memória,
Atenção
|
Participantes
|
3+
|
Material :
|
Palitinhos
|
Como brincar: Distribua
três palitos para cada jogador. Sem que os outros participantes vejam, cada um
escolhe a quantidade de palitos que vai jogar e coloca em uma das mãos
guardando os outros palitos na outra mão. Quando alguém der o sinal todos os jogadores posicionam a mão fechada com o
palito no meio da roda. Um por um, os jogadores fazem suas apostas de qual será
a soma final dos palitos. Feito isso, todos abrem a mão e é feita a contagem
para ver quem acertou. Quem acertar a soma continua com os palitos que colocou, mas quem errou perde
os palitos jogados. Quando ficar sem palitos, o jogador é eliminado da brincadeira.
Dica: mude um pouco a brincadeira distribuindo entre os participantes 12
palitinhos. O procedimento do jogo é o mesmo, mas dessa vez os jogadores
precisam usar, no mínimo, um palitinho.
SOMBRAS CHINESAS
Faixa
etária
|
Acima de 1
ano
|
Local
|
Dentro de
casa
|
Estimular
|
Criatividade,
Imaginação, Linguagem, Movimento
|
Participantes
|
2+
|
Material
|
Um abajur
ou luminária
|
Como brincar
Em um ambiente escuro acenda um
abajur ou uma luminária voltada para a parede. Posicione as mãos em frente à
luz de forma que a sombra projetada na parede forme alguma figura – animais,
normalmente são os mais simples de fazer. A partir dos cinco anos as crianças já conseguirão formar suas próprias
sombras. Aproveite as figuras e solte a criatividade contando histórias e
ilustrando-as com as sombras.
Teatro de sombras, jogo das sombras.
Teatro de sombras, jogo das sombras.
Esta brincadeira também se chama... Teatro de
sombras, jogo das sombras.
STOP
Fazer uma lista de
palavras com 10 categorias, iguais para todos os participantes. Por exemplo:
Nomes próprios, animais, peças de roupas, carros, frutas, países,
vegetais. Em seguida um jogador diz uma letra, todos os demais devem
anotar por categoria palavras que comecem com aquela letra. O participante
que terminar primeiro diz “Pare”. Cada palavra vale 10 pontos, cada
palavra repetida vale 5, somam-se os pontos e anotar no total. Ir jogando
com outras letras e no final somar toda a pontuação . Mais
em:
Faixa
etária
|
Acima de 8
anos
|
Local
|
Quintal,
Praça, No carro, Dentro de casa, Condomínio, Salão de Festas
|
Estimular
|
Linguagem
argumentativa, Memória, Concentração, Velocidade, Raciocínio lógico
|
Participantes
|
2+
|
Material
|
Lápis e
papel
|
Como brincar: Antes de
começar a brincadeira, o grupo define quais serão as categorias do jogo.
Exemplos de categorias comuns são NOMES, ANIMAIS, CORES, FRUTAS, CARROS e CEP
(cidade, estado ou país).
Decidido isso, cada jogador desenha uma tabela com colunas em uma folha de
papel e escreve, em cada uma destas colunas, o nome de uma das categorias. Alternando um jogador por rodada, alguém fala em voz alta a letra A e passa a
contar o alfabeto em silêncio, na velocidade que preferir. Outro jogador fala
em voz alta "stop!" e imediatamente aquele que estava contando revela
ao grupo a letra em que parou. A letra também pode ser definida jogando dedos. Todos escrevem em suas tabelas, o mais rápido possível, palavras que começam
com aquela letra e se encaixam na categoria correspondente. O primeiro a
preencher todas as categorias diz "stop" em voz alta. Feito isso, todos os demais participantes param de escrever e contabilizam os
pontos: 5 para palavras que se repetiram na tabela de outros jogadores; 10 para
palavras diferentes de outros jogadores e 15 pontos se o jogador for o único a
preencher aquela categoria. Dica: escolha categorias malucas ou mais elaboradas para incrementar a
brincadeira, como “minha sogra é...” (os jogadores devem preencher de forma a
completar a frase) ou “vencedores do Oscar” (perfeita para jogadores
cinéfilos).
SUCATA
Faixa
etária
|
Acima de 3
anos
|
Local
|
Quintal,
Praça, Parque, Dentro de casa
|
Estimular
|
Coordenação
motora, Criatividade, Imaginação
|
Participantes
|
1+
|
Material
|
Materiais
recicláveis, canetinhas, lantejoulas, tinta guache, cola, tesoura
|
Como brincar: Recolha materiais não orgânicos
que possam ser reaproveitados e, se necessário, lave-os deixando-os secar por
pelo menos um dia. Garrafas, copos plásticos, caixas de pasta de dente, rolos
vazios de papel higiênico, caixinhas de leite, potes de iogurte, etc. Você vai
ver que em apenas dois ou três dias já é possível arrecadar bastante material. Com a ajuda de cola, barbantes, linhas, lantejoulas, canetas coloridas, tinta
guache monte brinquedos dos mais variados. Uma caixa de pasta de dentes com
quatro tampinhas de garrafa podem virar um caminhão. As meninas talvez prefiram
criar móveis para bonecas com caixas de fósforos que podem virar cômodas,
cadeiras e mesas. Para os mais jovens montem chocalhos recheando garrafas pets
pequenas com palitos de fósforo ou grãos de milho. Não há limites para a criatividade nesta brincadeira, que também é uma forma de
ensinar as crianças sobre desperdício e consciência ambiental.
Esta brincadeira também se chama...
Reciclagem,
artesanato
Fonte:
LABORATÓRIO DE BRINQUEDOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS - USP
Brincadeiras
infantis: 100 tipos de brincadeiras para crianças - iG
delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/
Brincadeiras
Antigas para Crianças
www.bigmae.com/brincadeiras-antigas-para-criancas/
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=27#ixzz2GdXJpeW8
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=55#ixzz2GdXp5HAp
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=55#ixzz2GeNSshcQ
www.jogosbrincadeiras.com.br/.../brincadeiras-ao-ar-livre-parte-18.h...
sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
aplicandooludico.blogspot.com/2009/07/brincar-de-roda.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: Só poderei responder COMENTÁRIOS que tenham o NOME e E-MAIL do REMENTENTE. Você também poderá enviar um e-mail para mim no dalvaday@gmail.com Obrigada!
Como fazer:
- Quem ainda não tem site ou um blog, escolha a opção NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco.
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Deixe o seu NOME e E-MAIL de contato para retribuir os seus comentários.
Abraços e uma ótima pesquisa.
Carinhosamente
Dalva Day
dalvaday@gmail.com
Assistente Social, Blumenau/SC