31/08/2017

* 2017 - Dia Nacional do Outdoor

O último dia de agosto é o dia nacional do Outdoor. Uma data que homenageia a mídia mais antiga do mundo. A mídia que após tantos anos contiuna a ser competitiva e comprovar sua relevância no mix cada vez mais extenso de canais de comunicação. A mídia que ajudou a construir milhares de marcas, que se tornou ela própria um marco nas grandes cidades do mundo, em Times Square ou Picadilly Circus. A mídia que se reinventa adotando novas tecnologias, que se valoriza, oferecendo serviço através do mobiliário urbano, que se transforma, incorporando som, imagem, cheiro. Uma mídia que aprende a se integrar com a cidade. Espero que neste dia, a minha cidade comece a compreender esta mídia. E aprenda que a convivência é possível e é benéfica. 
A data foi instituída pela Câmara Municipal de Salvador, através do projeto de Lei 127/09, em referência à data de fundação da Central de Outdoor, entidade que reúne os empresários do setor. A capital baiana é a primeira cidade a homenagear a mídia mais antiga do mundo com uma data específica. Quanto à São Paulo, muitos publicitários tiveram a criatividade limitada pelo projeto Cidade Limpa. Não podemos deixar de reconhecer que, mesmo depois de tantos anos, o outdoor continua sendo uma mídia altamente competitiva e relevante em meio a tantos outros canais de comunicação. Além disso, ele se tornou elemento marcante de grandes cidades como Tokyo e Nova York, na Times Square por exemplo.  

Outdoor. Uma mídia que se integra com a cidade e se reinventa em novas tecnologias para falar, em poucos segundos e poucas palavras, através do espaço urbano. Segundo Nizan Guanaes o outdoor deve seguir a regra do “chupa meu pau”, dita por ele para seus estagiários. Um ótimo exemplo para ilustrar isso é o outdoor criado por ele e por Roberto Cipolla na DM9, em 1990, para a Central de Outdoor. Esta peça ganhou vários prêmios, dentre eles o Ouro do Clube de Criação (CCSP). Simples e eficaz. Segundo o livro “Criação sem Pistolão”, do Carlos Domingos, na quinzena seguinte foi veiculado outra peça escrita: “Outdoor. Sem querer você já leu de novo”.

https://hyperdatas.wordpress.com/2015/08/31/31-de-agosto-%C2%B7-dia-nacional-do-outdoor/

Acesse aqui:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/08/2016-dia-nacional-do-outdoor.html

* 2017 - Dia Internacional da Solidariedade

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Solidariedade, efeméride proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objectivo de promover e fortalecer os ideais de solidariedade e entrega ao próximo - nações, povos e indivíduos -  de forma abnegada.
Posto isto, a solidariedade foi reconhecida como um dos valores fundamentais para as relações internacionais no século XXI, tal como atesta a Declaração do Milénio da ONU. É neste sentido que Médicos do Mundo assenta a sua intervenção no que concerne a Objectivos Missão, Filosofia e Missão. Bem-haja a todos aqueles, nomeadamente voluntários, que, com a nossa ONG, têm levado até aos beneficiários e destinatários este e outros valores, como dignidade... um percurso de vida digno.

http://medicosdomundo.blogs.sapo.pt/63829.html
Acesse aqui:


http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/08/2016-dia-internacional-da-solidariedade.html

* 2017 - Dia da Nutricionista

O Dia do Nutricionista é celebrado em 31 de agosto, data da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, no ano de 1949. Com a expectativa de vida da população crescendo, ocorre também um aumento na preocupação em medidas que promovam uma melhor qualidade de vida, pois não basta somente viver mais tempo: é necessário que se viva bem.
Neste contexto, a alimentação desempenha papel principal na promoção da saúde. É notório que a população está muito mais informada sobre a importância de uma alimentação saudável e consciente de que, com o avanço das pesquisas e da ciência da nutrição, a alimentação deixou de ter papel apenas de saciar a fome, para assumir um papel de combate ao envelhecimento precoce, prevenção e tratamento de doenças crônicas, fortalecimento de sistema imunológico, detoxificação (processo para a eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo), entre outros. Para atender essa necessidade de combinações, o profissional da nutrição é capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. “O nutricionista é o profissional que a partir de seu grande e profundo conhecimento dos nutrientes e suas combinações, pode promover o melhor aproveitamento deles pelo organismo, além de ajustar as quantidades e combinações ideais dos alimentos, que devem ser individualizadas, sempre, pois o que é adequado para um indivíduo, pode não ser para outro”, explica Fernanda Osso, nutricionista e sócia-diretora da NutMed.

História da profissão de nutricionista 
Embora a profissão tenha pouco mais de 70 anos, a carreira de nutrição teve um crescimento expressivo, especialmente nos últimos 20 anos. Entre 2000 e 2008, observou-se uma duplicação do número de nutricionistas no país, o que mostra que o interesse pela profissão aumentou, na medida em que a carreira tem conquistado reconhecimento e importância nas últimas duas décadas. As áreas que concentram o maior número de oportunidades são a de nutrição clínica e alimentação coletiva. Embora o número de vagas para concurso público ainda esteja abaixo da expectativa, esta é atualmente uma área com muita procura entre os nutricionistas, devido à estabilidade e aos melhores salários comparados à iniciativa privada. 
A partir da análise de cinco profissões da área da saúde (medicina, enfermagem, odontologia, farmácia e nutrição), a nutrição é a que apresenta o menor contingente de profissionais, com cerca de um médico ativo para cada 559 habitantes no país, contra um nutricionista para cada 3.164 habitantes. Embora tenha havido um expressivo crescimento do número de nutricionistas nos últimos 20 anos, certamente também em função do crescimento na oferta de cursos superiores em nutrição, a profissão ainda tem muito a crescer para poder contribuir com a promoção de qualidade de vida da população. Com base nas estatísticas do CFN, até 30 de junho de 2009, existia um efetivo de 60.554 nutricionistas registrados nos dez conselhos regionais existentes no país.
O público permanece sendo essencialmente feminino, muito embora tenha havido nos últimos anos, um aumento do ingresso dos homens, objetivando principalmente, a atuação na nutrição esportiva. A explicação para que a procura seja maior entre as mulheres, é que talvez ainda haja uma confusão sobre a atuação do nutricionista nas Unidades de Alimentação, que pode ser motivo de certo preconceito entre os homens. Apesar de ser um grande conhecedor dos alimentos, de suas composições e nutrientes, o nutricionista não precisa,necessariamente, ser um cozinheiro exemplar. Sua função nas unidades de alimentação não é cozinhar, mas propor formas saudáveis de alimentação, mesclando sabor e apresentação e supervisionar todo o processo que envolve a confecção de refeições. A obrigação de preparar as refeições, entretanto, é do cozinheiro. 

Perspectivas para este profissional
Segundo dados do CFN, a área que concentra o maior contingente de nutricionistas é a nutrição clínica (hospitais, clínicas e consultórios), com 41,7%, seguida da alimentação coletiva (empresas e restaurantes) com 32,2%. Há também nutricionistas atuando em ensino (docência), saúde coletiva, nutrição esportiva e  indústria de alimentos, mas em percentual bem menos expressivo. Nas capitais é onde se encontram as melhores oportunidades, tanto em quantidade quanto em remuneração. O sudeste do país concentra 54% dos cursos superiores de Nutrição. Nessa região, a demanda pelo nutricionista é maior, o que faz com que a oferta de empregos seja grande. “Com o avanço das pesquisas na área da nutrição, em especial na nutrigenômica, haverá uma demanda cada vez maior por nutricionistas no mercado.
De forma simplificada, essa ciência sugere que as soluções para se viver mais e melhor estão em um cardápio alimentar capaz de interferir na atuação dos genes de cada pessoa. Como o genoma de cada indivíduo é único, cada pessoa terá uma dieta personalizada”, relata Fernanda. O trabalho da Nutrigênomica é o de identificar os genes que, se ativados, poderão desencadear os processos que levam ao desenvolvimento das doenças e será possível evitar ou anular esses mecanismos pelo simples ato de comer o alimento cuja propriedade atue diretamente no gene controlador.
Ainda temos um longo caminho a percorrer nesta ciência, mas esta será a nutrição do futuro.

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/31-de-agosto-dia-do-nutricionista
Acesse aqui:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/08/2016-dia-do-nutricionista.html 

30/08/2017

* 2017 - Dia Nacional do Perdão


A partir de 2017,  30 de agosto será lembrado como o Dia Nacional do Perdão. A lei que institui a data foi sancionada dia 19 de agosto pelo presidente Michel Temer e publicada dia 20 do mesmo mês no Diário Oficial da União. O projeto de lei foi aprovado em abril de 2015 na Câmara dos Deputados e no último dia 28 nos Senado Federal. A deputada Keiko Ota (PSB-SP), autora do texto, escolheu a data em alusão ao dia da morte de seu filho, Ives Ota, sequestrado e assassinato aos 8 anos.


Na justificativa para o PLC 31/2015, Keiko afirma que o objetivo é propor uma reflexão sobre o tema, além de ressaltar a luta de diversos movimentos sociais e parentes por justiça. Ela e o marido, Masataka Ota, fundaram, em 1997, o Movimento Paz e Justiça Ives Ota. “Lembro a memória de meu filho, Ives Ota, sequestrado e assassinado brutalmente aos 8 anos. Eu e meu marido, Masataka Ota, perdoamos aqueles que causaram esse mal à minha família”, destacou a deputada.


Entenda o caso
Ives Ota foi sequestrado em casa, na zona leste de São Paulo, em agosto de 1997. Por ter reconhecido um dos homens, que era policial militar e fazia bico como segurança em uma loja da família, o garoto foi morto na madrugada do dia seguinte. Mesmo depois da execução, o grupo continuou negociando o resgate. Os três envolvidos no caso foram condenados.


Na Audiência Geral, dia 21 de setembro de 2016, na Praça São Pedro (Roma), o Papa Francisco disse que “perdoar é o primeiro pilar que sustenta a comunidade cristã”. O segundo, segundo o pontífice, é doar-se. Estar disposto a doar-se obedece a uma lógica coerente: na medida em que se recebe de Deus, se doa ao irmão, e na medida em que se doa ao irmão, se recebe de Deus”, disse. 

http://cnbb.net.br/lei-sancionada-define-o-dia-30-de-agosto-como-o-dia-nacional-do-perdao-no-brasil/

* 2017 - Dia da Prevenção de acidentes com Crianças e adolescentes

O objetivo da campanha é combater a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Vem aí mais um Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças, data instituída pela ONG CRIANÇA SEGURA para gerar alerta e ampliar a discussão sobre este tema tão importante.  Os acidentes representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, a CRIANÇA SEGURA está convocando parceiros e instituições de todo o País a aderirem à campanha e unir esforços em benefício da causa. 
O Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças será lembrado no dia 30 de agosto. O principal objetivo da campanha é que instituições organizem-se para desenvolver ações ligadas à prevenção de acidentes com crianças promovendo uma maior conscientização sobre o tema em suas comunidades. Todos podem participar: ONGs, escolas, universidades, órgãos públicos ou privados, parceiros ou não da CRIANÇA SEGURA. A ação pode ser um ato público na comunidade, uma atividade com alunos, um ensaio fotográfico sobre o tema, uma peça de teatro ou um documento direcionado ao prefeito da cidade, por exemplo. Em 2009, a data foi lembrada por instituições de 10 cidades brasileiras, com palestras, materiais informativos, apresentações em locais públicos ou unidades de saúde e escolas. Algumas iniciativas destaques serão registradas no site da CRIANÇA SEGURA e na nova plataforma de relacionamento da organização: http://crianca-segura.ning.com/. 

Os participantes poderão compartilhar suas ações enviando um resumo de uma página no máximo para o e-mail comunicacao@criancasegura.org.br com as informações: descrição do evento, número e perfil do público participante, resultados, fotos etc. Mas todos os participantes poderão registrar suas atividades nesta mesma plataforma na sessão Depoimentos. A importância desta causa - Segundo DATASUS/Ministério da Saúde, em 2007 (dados mais atuais), 5.324 crianças de até 14 anos morreram vítimas de acidentes. A maior parte destes acidentes aconteceu no trânsito (2.134 mortes), seguido de afogamentos (1.382), sufocações (701), queimaduras (337), quedas (254), intoxicações (105), acidentes com armas de fogo (52) e outros (359). No caso das hospitalizações por acidentes, foram 136.329 no total, a maior parte delas por quedas (73.455 internações), posteriormente, acidentes de trânsito (15.194), queimaduras (15.392), intoxicações (5.013), acidentes com arma de fogo (551), sufocações (548), afogamentos (528) e outros (25.648). 
O acidente é uma séria questão de saúde pública que pode ser solucionada em 90% dos casos com ações de prevenção como a disseminação de informações sobre o tema, mudança de comportamento, políticas públicas que assegurem infra-estrutura e ambientes seguros para o lazer, legislação e fiscalização adequada. A CRIANÇA SEGURA

A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças entre de 1 a 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger. Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança; Comunicação - informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e Mobilização – promoção da sensibilização, conscientização e engajamento de muitas e diferentes pessoas visando à multiplicação da informação, a transformação do meio e a adoção de comportamentos seguros.(Criancasegura.org.br)

http://www.douradosagora.com.br/noticias/brasil/30-de-agosto-dia-da-prevencao-de-acidentes-com-criancas

* 2017 - Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

No dia 30 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. É um dia de extrema importância para os pacientes de EM e seus familiares, representando uma conquista fundamental na luta pela divulgação e reconhecimento da doença no cenário nacional. 
A data foi celebrada pela primeira vez em 2006, com criação da lei federal 11.303, fruto de um intenso trabalho da ABEM para que fosse instituído algo que proporcionasse visibilidade nacional para a Esclerose Múltipla, seus pacientes e os desafios por eles enfrentados no dia a dia. O dia 30 de agosto foi escolhido em homenagem à fundadora da ABEM, Ana Maria Levy, nascida nessa data.
 
Sobre a Esclerose Múltipla 
A doença é neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. 
A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga. A ABEM estima que atualmente35 mil brasileiros tenham Esclerose Múltipla.

http://www.amambainoticias.com.br/geral/30-de-agosto-dia-nacional-de-conscientizacao-sobre-a-esclerose-multipla
Acessem aqui:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/08/2016-dia-nacional-de-conscientizacao.html

* 2017 - Dia do Vendedor Lojista

O Dia do Vendedor Lojista é comemorado no dia de São Ficário, santo católico e padroeiro do vendedor lojista. A profissão de vendas é uma das mais antigas do mundo. Vender é tão ou mais importante do que produzir, inventar ou criar produtos e serviços. É uma profissão que envolve o domínio e a utilização de uma série de princípios e técnicas.
Hoje o mercado exige muito do “profissional” de vendas. O desenvolvimento pessoal e profissional, assim como a sobrevivência, dependem da constante habilidade do vendedor de manter-se motivado, atualizado e de aperfeiçoar-se em cursos da área. Vendas é uma especialidade que exige grande capacidade de negociação, visão estratégica, ambição, formação e “amor” pelo trabalho.

https://viciadosemcafe.wordpress.com/2010/08/30/30-de-agosto-dia-do-vendedor-lojista-sao-ficario/
Acessem o Link:

http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/08/2016-dia-do-vendedor-lojista.html

* 2017 - Dia Internacional do Tubarão-Baleia

O Dia Internacional do Tubarão-Baleia celebra-se anualmente a 30 de agosto. A data surgiu em 2012 com o objetivo de preservar este animal em perigo. Apesar de poder mergulhar a mais de três mil metros, de medir 16 metros e de pesar 12 toneladas, o tubarão-baleia é vulnerável, sendo muito procurado pelo homem pelas suas barbatanas e carne, que são vendidas a alto preço. 
O tubarão-baleia é o maior tubarão e o maior peixe do mundo, com uma boca de cerca de 5 metros, mas que se alimenta apenas de plâncton por filtração. É um animal inofensivo ao homem e uma atração turística em locais como o Japão. A sua real população é desconhecida e a sua espécie é considerada em perigo.
https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-tubarao-baleia/

* 2017 - Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados

O Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados comemora-se a 30 de agosto. A data foi instituída pela ONU em dezembro de 2010, através da resolução 65/209, começando-se a celebrar a data em 2011. O objetivo é unir os líderes dos países e combater o desaparecimento forçado de pessoas por todo o mundo.
Esta resolução proclamou a entrada em vigor da Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados, já adotada em 2006 (e assinada por Portugal em 2007). Outrora associados às ditaduras militares, os desaparecimentos forçados são hoje cometidos em situações variadas e intrincadas de conflito interno, como um meio de repressão política dos adversários. Milhares de pessoas foram detidas e encontram-se atualmente presas sem as mínimas condições em lugares ocultos, fora do contacto dos seus familiares.

Este Dia Internacional das Vítimas do Desaparecimento Forçado recorda o destino das vítimas de sequestro, muitas vezes com o conhecimento das autoridades, assim como presta tributo aos familiares das vítimas, em constante sofrimento. O apelo feito por entidades como a ONU e a Amnistia Internacional neste dia, é que os países do mundo se juntem para ratificar a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados, para acabar finalmente com esta realidade.
https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-das-vitimas-de-desaparecimentos-forcados/

29/08/2017

* 2017 - Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado anualmente em 29 de agosto.  O principal objetivo desta data é ajudar a reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco pode acarretar, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e à saúde das pessoas, principalmente.
Esta é uma preocupação grande no país, visto que o câncer de pulmão é dos tipos de tumores que mais mata no Brasil. Além disso, o tabaco também é responsável por outros males, como a infertilidade masculina, a impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite, doenças do coração, etc. O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado através da Lei Federal nº 7.488, de 11 de junho de 1986, que tem como proposta alertar a população sobre os malefícios advindos do uso do fumo (cigarros, charutos, etc).
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), não é apenas o fumante que corre risco que adoecer devido ao cigarro, mas também o fumante passivo, ou seja, a pessoa que absorve a fumaça do cigarro por estar próximo de indivíduos que fumam. Estima-se que sete pessoas morram por dia em consequência do fumo passivo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.
No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 200 mil pessoas morram todos os anos em decorrência do fumo. No mundo, este supera 5 milhões de pessoas que morrem por causa do cigarro.
https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-de-combate-ao-fumo/
Acessem o linkhttp://dalvaday.blogspot.com.br/2016/08/2016-dia-nacional-do-combate-do-fumo.html

* 2017 - Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data foi criada por ativistas lésbicas brasileiras em 29 de agosto de 1996 durante o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), como um marco na luta de mulheres brasileiras que têm seus direitos violados diariamente por sua orientação sexual.
De acordo com o balanço divulgado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, dos mais de 130 mil casos de violações de direitos humanos denunciados em 2015, 23% das vítimas eram gays, 12% travestis, 10% lésbicas, 9% transexuais e 2% bissexuais. Caroline de Araújo Lima, 1° vice-presidente da Regional Nordeste III e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN, afirma que a data é uma grande vitória para as lésbicas tanto pelas conquistas de direitos alcançadas quanto pela luta travada diariamente contra a lesbofobia. “Infelizmente, a violência contra as lésbicas ainda é uma constante.
Pesquisas revelam que lésbicas sofrem com o ‘estupro corretivo’, principalmente por seus familiares, como forma de puni-las e com a intenção de ‘mudar’ sua orientação sexual, além da violência sofrida nas ruas por causa de manifestação pública de afeto. É  importante denunciar também as várias violências que as lésbicas têm sofrido também nas instituições de ensino superior”, disse.  A diretora do ANDES-SN chama a atenção para um agravante: quando a mulher lésbica é negra a probabilidade de sofrer violência é ainda maior.

Combate a lesbofobia
Segundo Caroline de Araújo Lima, é de extrema importância inserir temas como a lesbofobia nos espaços de construção da luta, como sindicatos, e também em espaços acadêmicos. A diretora do Sindicato Nacional ressaltou a luta do ANDES-SN para visibilizar as demandas, não apenas da população lésbica, como a de toda a comunidade LGBT, mulheres e negros. Entre as ações de luta do Sindicato, realizadas neste ano, está a distribuição da cartilha “Em defesa dos direitos das  mulheres, dos indígenas, das/os negras/as, e das/os LGBT” - elaborada pelo GTPCEGDS e lançada durante o 61º Conad, que ocorreu de 30 de junho a 03 de julho, em Boa Vista (RR) -, nas seções sindicais e instituições de ensino superior. Outro importante passo dado pelo ANDES-SN na luta contra a lesbofobia foi a deliberação, também durante o 61º Conad, de incluir o dia 29 de agosto no calendário de lutas da entidade nacional. “A cartilha é resultado de amplo debate realizado ao longo dos últimos anos sobre o combate às violências lgbtfóbicas, machistas e racistas. A cartilha, que está sendo distribuída em diversas seções sindicais do ANDES-SN, é uma ferramenta importante para fomentar este debate e instrumentalizar os docentes no combate às opressões as minorias”, disse.
Para a diretora do ANDES-SN, em tempos de intensa retirada de direitos e com a “Lei da Mordaça” nas escolas, é importante que os movimentos sociais, LGBT’s e negro se unam e lutem contra o machismo, racismo e LGBTfobia. "A organização dos movimentos em datas importantes, como a de hoje, demarca que nós não iremos recuar diante desta conjuntura posta que atinge, principalmente, as minorias no país”, aponta.
http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8331
Acessem o link: http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/08/2016-dia-nacional-da-visibilidade.html

* 2017 - Dia Internacional Contra Testes Nucleares

O Dia Internacional Contra Testes Nucleares observa-se anualmente a 29 de agosto. O objetivo do Dia Internacional Contra Testes Nucleares é claro: unir esforços para alcançar o fim dos testes nucleares. Este dia é um trampolim para discussões e iniciativas que almejam a paragem dos testes nucleares no globo. Por todo o mundo juntam-se esforços nesta luta, desde as iniciativas da ONU às mensagens dos representantes dos países, das ações das organizações intergovernamentais e não governamentais à divulgação exercida pelas redes de jovens, de media e das instituições académicas.
Encontros de líderes mundiais, simpósios, conferências e exposições são assim alguns dos eventos realizados anualmente nesta data para chamar a atenção mundial para esta causa. O Dia Internacional Contra Testes Nucleares é uma data recente: foi a 2 de dezembro de 2009 que a ONU declarou este dia na resolução 64/35. A origem da data deriva do facto de que foi a 29 de agosto de 1991 que se encerrou um dos maiores locais de ensaios nucleares do mundo: o Semipalatinsk, no Cazaquistão. A Assembleia Geral da ONU instituiu o Tratado de Interdição Completa de Testes Nucleares em 1996 mas este não foi ainda ratificado por países como Estados Unidos, China, Coreia do Norte, Israel, Índia, Egito, Irão e Paquistão, o que impede a sua entrada em vigor. Enquanto estes países não ratificarem o tratado, continuar-se-á a desenvolver testes nucleares pelo mundo e a se celebrar esta data de combate.
O primeiro teste nuclear decorreu a 16 de julho de 1945, tendo-se registado desde então cerca de dois mil testes nucleares. Em setembro celebra-se ainda o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-contra-testes-nucleares/