31/07/2020

* 2020 - Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo

O Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo é uma data comemorativa oficial do Brasil, proposta pelo Projeto de Lei 1940/2007, que sugeriu essa data ser celebrada no dia 1 de agosto.O Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo é uma data comemorativa que acontece anualmente no dia 1 de agosto. É uma data comemorativa oficial do Brasil regulamentada pela Lei nº 12.627, de 11 de maio de 2012.

Quando é o Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo? Em 2020, o Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo está marcado para acontecer em um Sábado, 1 de agosto.

O Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo é um feriado?

O Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo não é um feriado oficial do Brasil! Apesar de ser uma data comemorativa oficializada pelo governo, ela não faz parte do calendário regular de feriados nacionais regulamentados. Porém, a data pode ser utilizada por um grupo de pessoas para promover eventos ou comemorações específicas. Além disso, dependendo de sua importância para certas regiões, também pode ser decretado feriado municipal ou estadual para celebrar o Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo. https://www.calendarioonline.com.br/dia-nacional-dos-portadores-de-vitiligo/

29/07/2020

* 2020 - Brincar de SOMBRAS CHINESAS com as crianças acima de 1 ano

SOMBRAS CHINESAS

Faixa etária Acima de 1 anos
Local Dentro de casa , devem ter cuidados de higienes 
Faixa etária Acima de 1 anos
Estimular  Criatividade, Imaginação, Linguagem, Movimento
Participantes 2+
Material : Um abajur ou luminária
Como brincar
Em um ambiente escuro acenda um abajur ou uma luminária voltada para a parede. Posicione as mãos em frente à luz de forma que a sombra projetada na parede forme alguma figura – animais, normalmente são os mais simples de fazer. A partir dos cinco anos as crianças já conseguirão formar suas próprias sombras. Aproveite as figuras e solte a criatividade contando histórias e ilustrando-as com as sombras.
Teatro de sombras,  jogo das sombras.

Esta brincadeira também se chama... Teatro de sombras, jogo das sombras.

* 2020 - Brincar de SOMA DE PALITOS com as crianças Acima de 4 anos

SOMA DE PALITOS

Faixa etária Acima de 4 anos
Local Dentro de casa 
Estimular Memória, Atenção
Participantes 3+
Material : Palitinhos
Como brincar: Distribua três palitos para cada jogador. Sem que os outros participantes vejam, cada um escolhe a quantidade de palitos que vai jogar e coloca em uma das mãos guardando os outros palitos na outra mão.  Quando alguém der o sinal todos os jogadores posicionam a mão fechada com o palito no meio da roda. Um por um, os jogadores fazem suas apostas de qual será a soma final dos palitos. Feito isso, todos abrem a mão e é feita a contagem para ver quem acertou. Quem acertar a soma continua com os palitos que colocou, mas quem errou perde os palitos jogados. Quando ficar sem palitos, o jogador é eliminado da brincadeira. 
Dica: mude um pouco a brincadeira distribuindo entre os participantes 12 palitinhos. O procedimento do jogo é o mesmo, mas dessa vez os jogadores precisam usar, no mínimo, um palitinho. 

28/07/2020

* 2020 - Brincar de SE EU FOSSE com as crianças Acima de 2 anos

SE EU FOSSE

Faixa etária Acima de 2 anos
Local Dentro de casa 
Estimular Criatividade, Expressão corporal, Linguagem, Imaginação

Participantes   2+
Como brincar:  Um jogo fácil e interessante para as mães fazerem com os filhos pequenos. A brincadeira começa perguntando: “Se você fosse um bicho, que bicho seria?” A criança precisa responder e dizer por que escolheu este bicho. Depois será a vez de a criança perguntar para a mãe. 
As perguntas podem ser sobre frutas, objetos, palavras. Estimule o pequeno jogador a usar a criatividade na hora das respostas e peça a ele para imitar o bicho ou o objeto escolhido.
Dica: desafie os jogadores a responder em forma de verso, principalmente no caso de crianças mais velhas. Por exemplo,
Se eu fosse um bicho, seria um cão ... Para uivar na janela e espantar o ladrão!


* 2020 - Brincar de QUE BICHO EU SOU? com as crianças Acima de 6 anos

QUE BICHO EU SOU? 
Faixa etária  Acima de 6 anos
Local Dentro de casa 
Estimular  Criatividade, Imaginação, Linguagem, Movimento
Participantes  5+
Material Papel, caneta e fita adesiva
Como brincar

Em cada folha de papel em branco escreva o nome de um animal. Com uma fita adesiva cole nas costas de cada um dos participantes uma das folhas. Os jogadores deverão se virar de costa e fazer perguntas aos outros para que o ajudem a descobrir que bicho ele é, por exemplo: ‘Eu tenho patas?’; ‘Eu sei latir?’. Determine um tempo para que as crianças façam perguntas entre si. Depois, todos devem sentar em distancia de pelo menos 1 metro entre si e dizer que bicho acreditam ser.  Os nomes não precisam necessariamente ser de bichos, solte a sua criatividade e invente novas categorias. 

* 2020 - Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

A partir de iniciativa e propostas brasileiras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil. (Clique na foto para ver vídeo comemorativo)

Prevenção
Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:
> Usar preservativo em todas as relações sexuais;
> Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
> Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
> Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;
> Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.

Vacinação
A vacina contra a hepatite B deve ser recomendada para jovens até 29 anos, para as populações vulneráveis* (em especial, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas) e para profissionais de saúde. É um direito e é a melhor forma de evitar a hepatite B. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e está disponível em todas as  salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS) – cerca de 32 mil, no total. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho. Caso não tenha sido possível iniciar o esquema vacinal na unidade neonatal, recomenda-se a vacinação na primeira visita à unidade pública de saúde. A vacina está disponível no SUS desde 1998.

A oferta dessa vacina estende-se, também, a outros grupos em situações de maior vulnerabilidade, independentemente da faixa etária.
Populações mais vulneráveis
Gestantes, após o primeiro trimestre de gestação; pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DST); bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários; carcereiros de delegacia e de penitenciárias; coletadores de lixo hospitalar e domiciliar; comunicantes sexuais de portadores de hepatite B; doadores de sangue; homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo; lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, entre outras); manicures, pedicures e podólogos; populações de assentamentos e acampamentos; populações indígenas; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos; profissionais do sexo/prostitutas; usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas e caminhoneiros.


Diagnóstico
No Brasil, enquanto a hepatite B é mais frequente na faixa etária de 20 a 49 anos, a hepatite C acomete mais pessoas entre 30 e 59 anos. A maioria dessas pessoas desconhece sua condição sorológica. No caso da hepatite C, por exemplo, há pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1993 (quando não havia teste para diagnosticar a doença) ou que utilizaram seringas não esterilizadas que podem estar infectadas pelo vírus da hepatite C sem saberem. A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências. Os testes para as hepatites estão disponíveis em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fique Sabendo
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais já mantém uma estratégia de mobilização para o diagnóstico de aids, sífilis e hepatites: o Fique Sabendo. A estratégia, criada em 2003, tem grande aceitação e credibilidade entre profissionais e gestores de saúde pública. As mensagens desta campanha devem estar alinhadas às diretrizes do Fique Sabendo.

O papel do profissional de saúde
O momento de consulta é uma oportunidade que o profissional de saúde tem para, não só recomendar o exame para a aids, mas também o de hepatites e o de sífilis. O resultado do exame de hepatite possibilita ao profissional de saúde notificar a doença e dar à Saúde do país o panorama real do número de casos existentes. Isso é fundamental para o desenvolvimento de políticas de prevenção e combate à doença.
      
Metas
O Brasil tem como prioridade, até 2015, a realização de campanhas nacionais que estimulem os seus cidadãos a se vacinarem gratuitamente contra a hepatite B e buscarem o diagnóstico precoce. O objetivo é atingir cobertura vacinal superior a 90% e identificar os quase dois milhões de brasileiros que o Ministério da Saúde estima que estejam infectados pelos os vírus B e C.Mais informações sobre hepatites virais estão disponíveis no link www.aids.gov.br/hepatites-virais

27/07/2020

* 2020 - Brincar de PINTURAS com as crianças Acima de 1 ano

 PINTURAS
Faixa etária  Acima de 1 ano
Local : Dentro de casa 
Estimular: coordenação motora, Criatividade, Imaginação, Linguagem, Concentração, Conhecimento de cores
Participantes  1+
Material Papel, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, tinta guache
Como brincar: Tente encontrar uma criança que não goste de desenhar e colorir. Algumas podem passar horas com lápis coloridos na mão desenhando, pintando e imaginando histórias neste mundo particular. Por isso, deixe sempre disponível e ao alcance das crianças folhas de papel e material para colorir. Aproveite para passar um tempo com o seu filho e solte a criatividade com lápis de cor, tinta guache ou giz de cera. Uma sugestão interessante para fazer quando as crianças são pequenas é forrar uma parte da parede do quarto com folhas de papel e deixar que eles usem e abusem das cores nos desenhos.


* 2020 - Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Em 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Durante todo o mês de julho, a Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil realizou uma campanha de conscientização sobre a doença, que registra cerca de 23 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Logo-Boca-a-Boca2-01A cor verde e a hashtag “#julhoverde” foram utilizados para disseminar a informação sobre o tema e atingir o maior número possível de pessoas, com ações na internet, redes sociais e nas ruas. A iniciativa quer estimular a prevenção “boca a boca”, já que a boca é alvo da doença, e dela deve sair a mensagem de alerta.
“Precisamos esclarecer a população sobre os fatores de risco e a informação certa é o primeiro passo que pode levar ao diagnóstico precoce. Essa doença pode ser curada se detectada no início, com a própria pessoa podendo fazer um autoexame e identificar se existem feridas na boca que não cicatrizam há mais de duas semanas” destaca a presidente de honra e fundadora da ACBG Brasil, Melissa A. R. Medeiros.
Os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer e é o quinto entre os homens aqui no Brasil. São cerca de 10 mil mortes por ano no país. Além dos óbitos, os pacientes sobreviventes enfrentam perda significativa da qualidade de vida durante e após o tratamento.

A doença
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais. Anualmente, cerca de 700 mil novos casos diagnosticados no mundo. No Brasil, também há o crescimento da incidência e o câncer de boca chega a ser o 4º tipo de tumor mais frequente em algumas regiões do país, ocorrendo 3 vezes mais em homens do que em mulheres.
Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, com impacto negativo na sobrevida do paciente. Outro alerta é em relação à faixa etária dos indivíduos diagnosticados com tumores de boca e garganta, que reduziu significativamente nas últimas décadas, com um grande aumento de casos entre mulheres e jovens. O tabaco é responsável por 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. O álcool associado ao fumo aumenta o risco em 5 vezes para câncer nessa região. A infecção pelo HPV (papilomavírus humano) também contribui com o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral, por exemplo.

O câncer de cabeça e pescoço, independentemente da modalidade terapêutica escolhida (cirurgia, radio e/ou quimioterapia), causa sequelas psicológicas e anátomo-funcionais irreversíveis para qualidade de vida do paciente.
https://www.amucc.org.br/27-de-julho-dia-mundial-de-conscientizacao-e-combate-ao-cancer-de-cabeca-e-pescoco/

* 2020 - Brincar de PEDRA, PAPEL E TESOURA com as crianças Acima de 6 anos

PEDRA, PAPEL E TESOURA

  
Faixa etária  Acima de 6 anos
Local Dentro de casa 
Estimular  Agilidade, Atenção, Estratégia, Coordenação motora, Ritmo
Participantes  2+
Como brincar: Dois participantes ficam um de frente para o outro e, ao mesmo tempo, jogam uma das mãos para frente representando um dos três símbolos: pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dedos indicador e médio estendidos). Para definir o vencedor segue-se a seguinte regra: pedra ‘quebra’ a tesoura; tesoura ‘corta’ o papel e papel ‘embrulha’ a pedra.
Esta brincadeira também se chama... Joquempô, jo-quem-pô

26/07/2020

* 2020 - Brincar de PAR OU ÍMPAR com as crianças Acima de 4 anos

PAR OU ÍMPAR
Faixa etária  Acima de 4 anos
Local : Dentro de casa Dentro de casa 
Estimular: Raciocínio lógico, Conceitos de matemática
Participantes  2+
Como brincar
Regra do jogo: A preliminar par muitos jogos infantis, é tirar o par ou ímpar. Os dois jogadores ou os dois diretores do jogo, ficam à frente , um diz: - Par! , o outro diz:- Ímpar! Ou vice-versa, mantendo a mão direita fechada atrás. Trazem as mãos para a frente com a palma para baixo, simultaneamente, apresentando um, dois, três, quatro ou cinco dedos, ou nenhum. Somam-se os números. Se a soma é um número par, ganhou o que disse : - "par!". Tem direito a começar o brinquedo ou escolher o primeiro. Usado mais como uma forma para definir quem começa a brincadeira, o jogo do par ou ímpar é muito simples. Cada um escolhe se quer o ‘par’ ou o ‘ímpar’. Definido isso, os dois jogadores, um de frente para o outro 1 metro de distância   , lançam, ao mesmo tempo, as mãos para frente com valores de 0 a 5 (indicados com os dedos das mãos). Se a soma for par vence o jogador par, se for ímpar, vence o jogador ímpar. Quando o número de participante for maior que dois, a opção pode ser o dois ou um, em que todos os jogadores podem jogar ou o número 2 ou o número 1 e vence o jogador que colocar sozinho um dos dois números. 

* 2020 - Brincar de PALAVRA CERTA com as crianças Acima de 4 anos

PALAVRA CERTA

Faixa etária  Acima de 4 anos
Local: Dentro de casa 
Estimular: Linguagem, Imaginação, Raciocínio lógico, Cooperação
Participantes  4+
Material: Papel e lápis
Como brincar
O objetivo neste jogo de duplas é acertar a palavra mágica, ou a senha, com o mínimo de dicas possíveis. As dicas consistem apenas em outras palavras que podem se associar à palavra inicial. Escreva várias palavras em pedaços de papéis e coloque-as em um saco. Eleja um da dupla para dar as dicas e outro para adivinhar a senha. Quem começa dando as dicas deve retirar uma senha do saco e lê-la mentalmente. Depois, de frente para o parceiro, fala outras palavras que possam se associar à senha. Por exemplo, se a senha for “cachorro” a dica pode ser ‘animal’ ou ‘patas’. O parceiro tem até três dicas para acertar a senha. Cada palavra certa vale um ponto e a cada erro a dupla passa a vez para outros dois jogadores. Dicas: inverta a função das duplas a cada rodada. Com jogadores mais jovens use palavras mais fáceis e, em vez de escrevê-las, peça para que eles apenas pensem em uma senha. Esta brincadeira também se chama...Senha, palavra mágica, palavra secreta.

25/07/2020

* 2020 - Brincar de ONDE ESTÁ? com as crianças Até 1 ano

ONDE ESTÁ?
Faixa etária  Até 1 ano
Local Dentro de casa 
Estimular Linguagem Interagir 
Participantes  2+
Como brincar: Com a criança no colo ou bem próxima a ela a mãe faz perguntas sobre onde estão as partes do corpo da criança. Quando ainda são muito pequenas, a própria mãe deve fazer a pergunta e respondê-la tocando na parte do corpo do bebê. Conforme ficarem maiores, estimule-as a apontar onde estão as partes do corpo. Se forem mais velhas, esconda objetos como brinquedos e peça para que elas procurem. 

* 2020 - Brincar de O MESTRE MANDOU com as crianças Acima de 4 anos

O MESTRE MANDOU
Faixa etária  Acima de 4 anos
Local Dentro de casa 
Estimular Concentração, Imaginação, Coordenação motora, Agilidade, Atenção, Linguagem corporal
Participantes  3+
Como brincar: Um dos participantes é encarregado de ser o mestre e ficará a frente dos outros jogadores. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou” ou “Macaco Simão mandou”As ordens que não começarem com essas palavras não devem ser obedecidas. Por isso, esse é um jogo que exige bastante atenção, uma vez que será eliminado aquele que não cumprir as ordens ou cumprir as ordens sem as palavras de comando. A diversão está na dificuldade das tarefas dadas pelo chefe, que pode pedir, por exemplo, que os seguidores tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “O mestre mandou... pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palma!” Esta brincadeira também se chama...Meu mestre mandou, seu mestre mandou, Macaco Simão.

24/07/2020

* 2020 - Brincar de MONTAR CABANA com as crianças Acima de 3 anos

MONTAR CABANA
Faixa etária  Acima de 3 anos
Local Dentro de casa 
Estimular Cooperação, Imaginação, Criatividade, Linguagem, Socialização
Participantes  2+
Material Lençóis, toalhas ou cobertores
Como brincar: Basta usar lençóis, cobertores ou toalhas para que um par de cadeiras, como em uma mágica, se transforme em uma bela cabaninha. Um lugar que oferece ‘abrigo’ para as mais inúmeras diversões. As cabanas podem ser montadas  na sala ou no quarto. Lá dentro as crianças podem levar brinquedos para se divertir e soltar a imaginação criando histórias. É tão ou mais divertido que um acampamento de verdade. Proponha para que as crianças passem uma noite na cabaninha. Coloque colchonetes para dormir, leve uma lanterna e pipoca e façam uma roda de contação de estórias, cantem músicas ou brinquem de sombras chinesas até o sono chegar.Esta brincadeira também se chama... Cabaninha, acampamento na sala. 

* 2020 - Brincar de MODELAGEM com as crianças Acima de 3 anos

MODELAGEM 

Faixa etária  Acima de 3 anos
Local Quintal, dentro de casa 
Estimular Coordenação motora, Criatividade, Imaginação
Participantes  1+
Material Argila e massinhas de modelar
Como brincar: Crie formas e objetos diferentes apertando, enrolando, amassando e modelando as massinhas. Se optar por brincar com a argila procure um lugar arejado onde as crianças possam passar bastante tempo sem se preocupar com a sujeira. Use água para aumentar a maleabilidade da argila. Comece a modelagem com formas mais simples como vasos rústicos, cestinhas de ovos, copinhos ou cobrinhas. O interessante da argila é que, depois de seca, as crianças podem passar outras tantas horas brincando de pintar as formas que criaram com tinha guache. As massinhas de modelar têm a vantagem de serem mais fáceis de encontrar e, normalmente, virem coloridas. Por serem mais maleáveis também são mais fáceis de manipular. Experimente produzir a sua própria massinha, misturando duas xícaras de chá de farinha de trigo a meia xícara de água e meia xícara de sal. Amasse bem com as mãos até sentir que a consistência está boa para modelar. Se necessário adicione um pouco mais de água. Para fazer massinhas coloridas misture um pouco de anilina ou tinta guache diluídas à receita. Esta brincadeira também se chama...Brincar de massinha. 

* 2020 - Dia do Calouro

O dia 24/07 é considerado o Dia do Calouro, por isso, iremos falar um pouco sobre como é a vida desse estudante que acaba de chegar num mundo completamente diferente do que ele vivia antigamente, na educação básica. Sim, a diferença de ser um estudante de colégio e um estudante universitário é grande, novas “regalias” vem com novas responsabilidades, é também nesse momento em que você é denominado de calouro, que são nada mais que os estudantes que acabaram de ingressar na instituição de ensino superior.


Opostamente aos calouros, existem os veteranos, que são os estudantes que já estão na instituição de ensino há mais de um ano. Uma prática bastante comum e tradicional em qualquer universidade no mundo é o trote, uma atividade de integração entre calouros e veteranos, onde os estudantes mais velhos pintam os mais novos, fazem brincadeiras e no final acabam criando amizades. 
Nesse momento também acabam existindo algumas desavenças, o que é prejudicial ao convívio dos dois grupos de estudantes, tendo em vista que eles ainda irão conviver juntos por bastante tempo. É interessante pensar que todo veterano já foi calouro e que todo calouro será veterano um dia, e que ambos podem se ajudar durante o período que estarão estudando. 
Como um veterano pode ajudar um calouro?
Durante a faculdade, o estudante terá contato com diversas disciplinas por semestre, e naturalmente, os estudantes veteranos já terão pegado as matérias que estão sendo cursadas pelos calouros, então uma boa dica para os alunos mais novos é saber dos com mais tempo de casa quais as melhores maneiras para estudar determinada matéria, saber como é a didática do professor, como são as provas, tentar pegar toda experiência possível. 
Como um calouro pode ajudar um veterano?
Diversas vezes durante um curso de graduação, os estudantes estudam assuntos que possuem ligações com matérias que já foram vistas, e algumas vezes, devido ao grande número de assuntos, matérias e informações, o estudante pode acabar se esquecendo de um assunto que foi visto no início do curso, nisso o veterano pode pedir ajuda para um calouro que esteja estudando o assunto que ele esqueceu. Isso refrescará a memória do aluno mais antigo e lhe ajudará a entender a nova matéria.

Outra forma de ajuda que pode existir, nesse caso em uma mão dupla (veterano-calouro ou calouro-veterano) é em relação à vagas de estágios. Independente de semestre, vagas podem ser oferecidas, e em casos em que a oportunidade possua um quesito que o candidato não possua, ele pode indicar seu colega para a vaga. Também é possível que apareça duas ou mais vagas, e com isso o estudante selecionado indique colegas paras as vagas restantes. 
Fonte: MB Educação | Luiz San Martin
https://www.maisbolsas.com.br/educacao/noticias/dia-do-calouro-saiba-como-conviver-com-os-veteranos

23/07/2020

* 2020 - Brincar de MIMICA com as crianças Acima de 8 anos

MIMICA
Faixa etária  Acima de 8 anos
Local Dentro de casa 
Estimular Imaginação, Criatividade, Memória
Participantes  6+
Material  Lápis e papel
Como brincar : Divida os participantes em duas equipes. Em pedaços de papel escreva nomes de filmes, de pessoas famosas, desenhos animados ou provérbios. Sorteie os papeizinhos entre um participante de cada equipe, este não poderá revelar para o resto do grupo o que está escrito. Por meio de gestos do representante, o resto do grupo deve tentar adivinhar qual é a frase que estava no papel.  Determine um limite de tempo para as equipes desvendarem a mímica. Cada acerto valerá um ponto. A cada rodada mude os representantes das equipes. Abuse da criatividade tanto para fazer os gestos quanto para chutar possíveis respostas. 

* 2020 - Brincar de MAMÃE, POSSO IR? com as crianças Acima de 5 anos

MAMÃE, POSSO IR?
Faixa etária  Acima de 5 anos
Local Quintal, Dentro de casa 
Estimular Linguagem, Linguagem corporal, Coordenação motora, Criatividade
Participantes  3+
Como brincar: Uma criança é escolhida para ser a mãe que deverá estar de olhos vendados ou de costas, enquanto as outras serão as filhas. Trace duas linhas no chão com uma distância de pelo menos 5 metros entre elas. Quem for escolhido para ser a ‘mamãe’ ou o ‘papai’ fica à frente de uma das linhas, de costas para o resto do grupo. Os outros participantes ficam enfileirados lado a lado sobre a linha oposta. Um a um, eles tentam chegar até a 'mamãe' recitando o seguinte diálogo: 
A primeira da direita começa a falar: - Mamãe posso ir? – Pode. – Quantos passos? Três de elefante. Este deverá dar três passos grandes em direção da mãe. A próxima criança pergunta: - Mamãe posso ir? – Pode. – Quantos passos? – Dois de cabrito. Este deverá dar dois passos médios em direção da mãe. O próximo pergunta: - Mamãe posso ir? – Pode. – Quantos passos. – Cinco de formiga. Este deverá dar cinco passos pequeninos em direção da mãe. Quem chegar primeiro na mamãe será a próxima mãe. - “Dois, de passarinho” O jogador dá dois passos pequeninos para frente. Se forem passos de cachorro, o jogador anda de quatro. Se forem passos de elefante, o jogador dá passos grandes. Vence quem chegar primeiro até a mamãe. Dica: para deixar a disputa mais difícil, o participante que lidera a brincadeira – o ‘papai’ ou ‘mamãe’ – também pode mandar os jogadores darem passos para trás. 

22/07/2020

* 2020 - Brincar de JOGO DA VELHA com as crianças Acima de 6 anos

JOGO DA VELHA 

Faixa etária    Acima de 6 anos
Local Dentro de casa 
Estimular Atenção, Estratégia, Memória, Raciocínio lógico
Participantes    2+
Material Lápis e papel ou quadro negro com giz de cores diferentes e individual

Como brincar Faz-se o seguinte traçado em uma folha de papel ou quadro negro:  Joga dois participantes. Tira par ou ímpar para ver quem começa. O que inicia escolhe entre x ou 0. Se escolher X coloca-o em alguma casa, o outro fica com o 0 que escolhe outra casa. Ganha quem conseguir fechar uma coluna na horizontal, vertical ou diagonal, como no exemplo abaixo:  

OBS.: Pode-se jogar com pedrinhas, grãos, na areia, quadro de giz. Use a criatividade. Experimente também expandir o diagrama para 16 quadrados (três linhas na vertical e três na horizontal) ou 25 quadrados (quatro linhas verticais e quatro horizontais). O objetivo do jogo é o mesmo: formar trincas de um mesmo símbolo. Mas, neste caso, vence quem conseguir formar o maior número de trincas. Dica: desafie os jogadores mais velhos montando o jogo da velha com números. Faça o tabuleiro padrão do jogo e distribua entra os jogadores os números de 1 a 9 – um dos participantes fica com os 4 números pares e outro com os 5 números ímpares. Eles devem se alternar colocando seus números no tabuleiro e vence o primeiro a formar uma linha cuja soma resulte em 15. Esta brincadeira também se chama...Jogo do galo, velha.

* 2020 - Dia da Aproximação de Pi

Dia da Aproximação de Pi 
O Dia da Aproximação de Pi comemora-se no dia 22 de julho. Isso porque 22/7 é uma fração que representa Pi, escolhendo-se o dia 22 de julho para se celebrar esta constante matemática. 
A data numérica do dia (22/7) é igual a 3,14285714, o que é uma boa aproximação para Pi com duas casas decimais (3,14159). Assim, este dia é celebrado como a abordagem mais próxima de Pi do ano. Consoante a convenção adotada, o Dia de Aproximação de Pi também se pode comemorar a:
 26 de abril (dia em que a Terra completa dois radianos de sua órbita);
10 de novembro (314º dia do ano);
21 de dezembro (355º dia do ano à hora 1:13, 355/113 - aproximação chinesa).
O que é o Número Pi?
Número Pi
Número Pi é uma sequência infinita de dígitos. Seu valor é 3,14159265358979323846… Nos cálculos matemáticos em que é usado, o número é abreviado para 3,1416, ou 3,14.
Trata-se da constante matemática mais antiga de que se tem conhecimento e que continua a ser estudada. Pi é objeto de estudo há mais de 2 000 anos.
Além do Dia da Aproximação do Pi, também se celebra anualmente o Dia do Pi a 14 de março.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-aproximacao-de-pi/