30/09/2020

* 2020 - O Dia do Leitor de CD

 
O Dia do Leitor de CD celebra-se anualmente a 1 de outubro. Neste dia, que é também o Dia Mundial da Música, lembra-se o lançamento do primeiro leitor de CD comercial com tabuleiro deslocável, o Sony CDP-101, a 1 de outubro de 1982, no Japão, com um preço de cerca de 650 euros. O lançamento mundial da tecnologia aconteceu a março de 1983.

Compact Disc

O CD (compact disc – disco compacto) foi desenvolvido pela Philips e pela Sony, oferecendo mais espaço de armazenamento (700 MB) do que o disco de um computador pessoal da altura (10MB), e tornando os discos de vinil e as cassetes em tecnologias do passado. O CD Brothers in Arms do Dire Straits foi o primeiro a vender mais de 1 milhão de cópias, em 1985. Com o virar do século, também o CD se tornou tecnologia do passado, sendo ultrapassado pelo formato MP3, mas não deixou de ser uma espantosa invenção para os amantes de música.

Como celebrar o dia?

Se acaso alguém ainda tiver CDs, neste dia, para celebrar esta comemoração, se pode:

 * limpar o seu leitor de CD com um CD de limpeza;

* mandar reparar um leitor de CD;

* abrir os seus 3 CD preferidos, ler as letras e ouvir as músicas;

* escolher CD aleatoriamente e ouvir músicas aleatoriamente;

* colocar um CD a tocar no carro;

* reordenar a coleção de CD.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-leitor-de-cd/

* 2020 - Dia Europeu das Fundações e Doadores



O Dia Europeu das Fundações e Doadores celebra-se a 1 de outubro. Instituído em 2013 pela DAFNE (Donors and Foundations Network in Europe), o objetivo deste dia é promover as fundações junto das populações e sublinhar o seu papel na vida comunitária. A data tem também o objetivo de mobilizar os cidadãos para o voluntariado e para a doação, assim como agradecer o contributo destes. A Fundação Calouste Gulbenkian é a maior fundação portuguesa e também uma das maiores do mundo.


Sua criação data de 1956, em virtude do testamento deixado pelo filantropo arménio Calouste Sarkis Gulbenkian que, entre os anos 1942 e 1955, viveu em Lisboa. Um museu, uma orquestra e um coro, uma biblioteca, um instituto de investigação científica e um jardim são o património da Fundação que tem como missão beneficiar a sociedade com oportunidades artísticas, educativas, científicas e caritativas.

Atividades do Dia Europeu das Fundações e Doadores

Neste dia realizam-se atividades gratuitas, como visitas e palestras nas diversas fundações da Europa, para que se possa conhecer melhor o trabalho e o interior das fundações. Estes eventos são organizados pela DAFNE e coordenados em Portugal pelo CPF - Centro Português de Fundações. Consulte as fundações portuguesas aderentes ao Dia Europeu das Fundações e Doadores no site do CPF.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-europeu-das-fundacoes-e-doadores/

29/09/2020

* 2020 - Dia Internacional do Podcast


O Dia Internacional do Podcast, celebrado a 30 de setembro, é uma campanha de divulgação de podcasts a nível mundial. A data surgiu nos Estados Unidos da América em 2013 com o objetivo de promover o moderno meio de entretenimento e de educação que é o podcast. Depois do sucesso do Dia do Podcast de 2014, a data foi renomeada para Dia Internacional do Podcast para incluir todo o mundo na celebração.

Dia Internacional do Podcast

Neste dia realizam-se variados eventos que desejam divulgar os podcasts e promover o contacto entre autores e ouvintes de podcasts. É atribuído um prémio mundial ao podcast com melhor avaliação, entre outras iniciativas.

O que é um podcast?

O podcast é um termo abrangente que nasceu da junção das palavras “iPod” e “brodcast” em 2004. O podcast é um programa áudio digital que pode ser ouvido no computador, no smartphone, no leitor mp3 ou mp4 e no tablet. Rádios, televisões e universidades disponibilizam os seus programas e os seus conteúdos em podcast para quem quiser ouvir online ou baixar para os seus dispositivos para ouvir em qualquer altura. Também existem podcasts vídeo.

Como celebrar o dia?

  • Juntar-se a um evento
  • Partilhar a data nas redes sociais e usar a hashtag #podcastday ao falar desta data
  • Gravar um podcast
  • Ouvir um podcast
  • Partilhar o podcast favorito com os amigos
  • Procurar sites com podcasts interessantes
  • Dar feedback ao autor do seu podcast preferido
  • Avaliar os podcasts escutados

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-podcast/

* 2020 - Dia Internacional do Direito à Blasfémia

O Dia da Blasfémia é celebrado anualmente a 30 de setembro. De nome oficial Dia Internacional do Direito à Blasfémia, a data é uma campanha mundial de liberdade de expressão, apelando a todos para participar na luta por este direito humano fundamental.  Durante a semana no Dia da Blasfémia as pessoas são encorajadas a criticar ideias e crenças religiosas e a exigir o fim do ataque e da prisão daqueles que o fazem.

Dia da Blasfémia 

No Dia da Blasfémia realizam-se variadas atividades pelo mundo, como exibições de arte, concertos e manifestações. Todos são livres para exprimir o criticismo perante qualquer religião e para organizarem um evento. A efeméride pode ser acompanhada no Facebook. A data foi criada em 2009 pela organização norte-americana Center for Inquiry. Foi escolhido o dia 30 de setembro em referência à publicação de desenhos satíricos de Maomé no jornal dinamarquês “Jyllands-Posten”, neste dia, em 2005, que originou um choque de culturas e de opiniões. A publicação foi apelidada de “blasfémia” pelos líderes muçulmanos e a polémica resultou na morte de 137 pessoas. 

https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-blasfemia/


27/09/2020

* 2020 - Dia Internacional do Direito ao Saber

O Dia Internacional do Direito ao Saber celebra-se a 28 de setembro. A data enaltece o direito de acesso à informação por parte de toda a gente e as vantagens dos governos transparentes. Promover a liberdade de informação como condição essencial para a democracia e para a boa governança foi um dos objetivos traçados em 2002, num encontro de organizações mundiais que trabalham com liberdade de informação, em Sófia, Bulgária. Deste encontro, que terminou a 28 de setembro, nasceu o primeiro Dia Internacional do Direito ao Saber. 

Governo transparente

O direito à informação é um direito humano fundamental, que todas as pessoas, independente de qualquer fator, deveriam usufruir. Neste dia apela-se à partilha de informação governamental a todos os cidadãos. Todos os anos se realizam nesta data campanhas de sensibilização para o direito à informação e para conseguir sociedades abertas e democráticas, onde o cidadão pode efetivamente participar e estar informado. Conferências, concertos, competições, entrega de prémios, peças de teatro, filmes, abertura de novos sites, lançamento de livros e de relatórios, são alguns dos eventos realizados neste dia. Todos os cidadãos podem e devem participar dos eventos. Geralmente estão envolvidos nessas atividades jornalistas, professores, ativistas, funcionários públicos, membros de organizações não governamentais e membros das organizações civis.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-direito-ao-saber/

26/09/2020

* 2020 - Dia Mundial do Turismo e dia do Turismólogo

 

O dia 27 de setembro foi instituído, em 1980, pela Organização Mundial do Turismo - OMT, instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas, como o Dia Mundial do Turismo. A data foi escolhida por coincidir com um marco importante para a história do turismo no mundo: o aniversário de adoção dos Estatutos da OMT (em 27 setembro 1970). O objetivo principal do Dia Mundial do Turismo é promover a consciência nas sociedades para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, cultural, políticos e econômicos. Por recomendação da OMT, a cada ano, é escolhido pelos países membros da Organização um tema a ser debatido internacionalmente. O tema escolhido para as comemorações do Dia Mundial do Turismo desse ano é "O turismo abre portas para as mulheres".

A ideia central da OMT é alinhar as discussões do setor turístico internacional às premissas do chamado "Objetivos do Desenvolvimento do Milênio", mas especificamente ao 3º objetivo que ressalta a importância da promoção da igualdade entre homens e mulheres, e da eliminação das diferenças na educação em razão do gênero. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM é um documento assinado por representantes de 191 países-membros das Nações Unidas no qual elas se comprometem a atingir até 2015 um novo patamar de desenvolvimento mundial a partir da implementação de reformas focadas nas áreas de educação, saúde e promoção da igualdade de gênero. O tema é um convite à reflexão sobre os benefícios sociais e econômicos da atividade turística na construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Profissional que se formou em curso superior de turismo e/ou hotelaria e que tem como responsabilidade elaborar soluções para a atividade turística em suas diversas ramificações. 

O objetivo de se criar uma data comemorativa tem como intuito lembrar a sociedade da importância de determinado acontecimento ou, nesse caso, de algum profissional. Esse lembrete é bastante válido para todos nós turismólogos (e futuros também...) para podermos comemorar o que se conquistou e refletir sobre o que ainda precisa ser feito. O turismo brasileiro precisa de profissionais para se tornar ainda mais especializado e eficiente. A sua valorização, seja na gestão pública ou privada, é dar importância à atividade turística em sua empresa ou região de turismo.

https://www.unicesumar.edu.br/dia-mundial-do-turismo-e-dia-do-turismologo/

* 2020 - Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares

O Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares decorre a 26 de setembro. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 2013 e celebrada pela primeira vez em 2014. O objetivo desta data é informar sobre os perigos das armas nucleares, assim como as vantagens económicas e sociais da eliminação total destas armas. Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares 
O atraso das negociações sobre a ameaça atómica levou a ONU a estabelecer esta data, que tem como derradeiro fim proibir a posse, produção, aquisição, teste, desenvolvimento, armazenamento, transferência, uso ou ameaça de uso, e a destruição das armas nucleares. Este dia surge no seguimento do Dia Internacional Contra Testes Nucleares, também concebido pela ONU. Para marcar a data realizam-se anualmente na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, reuniões entre os representantes da ONU e dos seus Estados-membros.
O Secretário-Geral da ONU faz um apelo às nações para a urgência da eliminação das armas nucleares e transmite uma mensagem para o mundo, no intuito de unir esforços para vencer um dos maiores desafios da humanidade. Desde o primeiro teste nuclear em 1945 foram registados cerca de 2 mil testes nucleares, existindo aproximadamente 15 mil armas nucleares no mundo.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-para-a-eliminacao-total-das-armas-nucleares/

* 2020 - Dia Mundial da Contracepção

 

O Dia Mundial da Contracepção celebra-se a 26 de setembro. Os objetivos da data passam por esclarecer a população sobre os diferentes tipos de contracepção existentes e por divulgar informação essencial para a vida sexual ativa. Neste dia discutem-se as vantagens e as desvantagens dos vários métodos de contracepção e realizam-se atividades com o fim de promover informação sobre estes métodos.

Dia Mundial da Contracepção

São também revelados estudos com dados sobre os métodos contraceptivos. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Ginecologia e da Sociedade Portuguesa de Contracepção, 94% das mulheres em Portugal usam algum método contraceptivo.


A pílula é o método contraceptivo mais usado, mas a sua utilização tem diminuído em Portugal, registando-se um aumento do uso do dispositivo intrauterino, do implante subcutâneo, do adesivo e do anel vaginal. A pílula, o anel e o adesivo apresentam uma eficácia de 91 a 94%, enquanto o implante uma eficácia de 99%. A Direção-Geral da Saúde (DGS) promove um Programa Nacional de Saúde Reprodutiva.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-contracecao/

* 2020 - Dia Internacional do Coelho em 2020

 

O Dia Internacional do Coelho é celebrado todos os anos no último sábado de setembro. O seu objetivo é promover a proteção dos coelhos selvagens e domésticos do mundo. Os coelhos são vítimas mortais do homem, quer na realização de testes com fins cosméticos e farmacêuticos, quer na caça, na cozinha, ou no vestuário. Da sua pele à sua carne, o coelho é um animal inofensivo muito procurado pelo homem.

Dia Internacional do Coelho

O coelho pode viver em prados, florestas, bosques, campos, quintais, áreas húmidas, desertos e mesmo dentro de casa, como animal de companhia. Ele pode ser ensinado a usar a caixa de areia ou até a aparecer quando chamado. O coelho está associado à fertilidade, à inocência, à Páscoa e à Primavera, entre outros.

Atividades

Neste dia pode contar histórias infantis com coelhos aos seus filhos ou fazer desenhos de coelhos com eles, pode dar uma cenoura extra ao seu coelho de estimação, ou simplesmente divulgar a data nas redes sociais. Também pode assistir a filmes e a desenhos animados de coelhos com os seus filhos ou familiares mais pequenos.

Sabia que?

O tempo de vida dos coelhos é de 3 anos. O coelho tem mais força nas patas traseiras do que nas dianteiras. O coelho utiliza as patas dianteiras durante o movimento e usa as mesmas como as mãos são usadas pelas pessoas para o salto de quatro. Um coelho consegue atingir os 55 km/h para fugir aos inimigos.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-coelho/

* 2020 - Dia Europeu Sem Mortes na Estrada

 

Dia 26 de setembro, comemora-se o ‘Dia Europeu Sem Mortes na Estrada’. O projeto foi lançado em 2016, é apoiado pelos 30 países membros do European Traffic Police Network (TISPOL) e “tem como desígnio e ambição a concretização de um dia nas estradas europeias sem acidentes mortais”.  Neste dia, os painéis de mensagem variável nas estradas portuguesas vão exibir mensagens que apelam a comportamentos seguros: “Dia Europeu Sem Mortes nas Estradas” e “Esqueça o Telefone, Modere a Velocidade, Siga em Segurança”. “Este dia pretende consciencializar e mobilizar a sociedade civil para redução da sinistralidade rodoviária na Europa, convidando todos os cidadãos europeus, que partilham as estradas, a participarem com sugestões de melhoria e a assumir uma nova postura na condução, prudente e redobrada em cuidados”, pode ler-se em comunicado conjunto da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), da Infraestruturas de Portugal (IP) e da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP), enviado às redações.

A partir das 14h30, realiza-se, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, uma conferência sobre o estado atual da segurança rodoviária, numa altura em que o agravamento das estatísticas de mortalidade interpelam todas as entidades relacionadas com a mobilidade em Portugal. O número de mortos e feridos graves nas estradas portuguesas está a aumentar, com os acidentes rodoviários a terem sido a causa direta de 675 mortes no ano de 2018, mais 73 do que em 2017 (número mais elevado desde 2012).

Fontes:Jornal das oficinas; Noticias ao minuto

https://www.ahbva.pt/noticias-noticias/26-de-setembro-dia-europeu-sem-uma-morte-na-estrada.html/

25/09/2020

* 2020 - Dia Europeu das Línguas

O Dia Europeu das Línguas comemora-se a 26 de setembro. O objetivo deste dia é celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural no velho continente. Saber se comunicar em outras línguas traz benefícios para a saúde mental, vida social e também pode ser um grande diferencial na carreira profissional das pessoas. Dessa forma, este dia é um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras.
Dia das línguas

Em 2001 o Conselho da Europa teve a iniciativa de criar a data, que se celebra em todos os 47 países membros desta entidade. Aulas de línguas, sorteios de cursos de idiomas, exibições de filmes, concertos, oficinas, exposições, espetáculos de dança, programas de rádio especiais, encontros e conferências são algumas das atividades realizadas neste dia. Tais eventos tem maior incidência em embaixadas, universidades, institutos de línguas e institutos culturais. Em Portugal as atividades são coordenadas pela EUNIC Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, sob o patrocínio da Comissão Europeia. Os eventos e celebrações podem ser conhecidos no site oficial do dia.

Você sabia que?

Na Europa existem 225 línguas autóctones (aproximadamente 3% do total mundial).

Existem 24 línguas oficiais na UE.

Existem cerca de 60 línguas minoritárias ou regionais.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-europeu-das-linguas/

* 2020 - Dia Europeu do Ex-fumador

Dia Europeu do Ex-fumador celebra-se a 26 de setembro. A data celebrou-se pela primeira vez em 2013. O dia do ex-fumador é celebrado nos países membros da União Europeia e visa felicitar todos aqueles que conseguiram deixar de fumar ou que estão a tentar deixar de fumar. As pessoas são encorajadas a enviarem mensagens de apoio e de parabéns a quem está a lutar contra o tabaco.

Dia do Ex-Fumador

Este dia, criado pela Comissão Europeia e a Fundação Europeia do Pulmão, é apoiado por diversas celebridades como forma de incentivar as pessoas a deixarem de fumar.

Fumadores em Portugal

Estudos indicam que o número de fumadores em Portugal tem vindo a baixar. Contudo, estima-se que existam perto de 2 milhões de fumadores em Portugal.

Doenças associadas ao tabagismo

O tabaco é a principal causa de morte evitável, sendo responsável por cerca de 10% das mortes que ocorrem no mundo (mais de 5 milhões de óbitos anuais).

Muitas formas de cancro, como da faringe, pulmão ou bexiga, ou doenças como as cardiovasculares ou a Doença Pulmonar Obstrutiva Cónica têm uma relação direta com o hábito de fumar.

Sabia que?

Sete em dez fumadores desejam deixar de fumar por motivos de saúde.

Cinco em dez fumadores pensam deixar de fumar pelas pessoas que os rodeiam ou pelo preço do tabaco.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-ex-fumador/

* 2020 - Dia Mundial do Sonho

 
O Dia Mundial do Sonho comemora-se a 25 de setembro. Este Dia do Sonho, conhecido globalmente como "World Dream Day", foi criado por um instrutor na Universidade de Columbia em 2002 com o objetivo de refletirmos nos nossos sonhos e em como os atingir, fazendo do mundo um melhor lugar para se viver. 

Neste dia as pessoas são incentivadas a partilharem ideias, sonhos e recursos, formando sinergias que permitem efetivamente a realização de objetivos e de sonhos comuns, contribuindo para a melhoria da comunidade mundial.

Sonho

Unir as pessoas sonhadoras e as pessoas concretizadoras é a missão do Dia Mundial do Sonho, que pode ser sonhado e concretizado em conjunto na internet no site oficial do evento.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-sonho/

23/09/2020

* 2020 - Dia da Síndrome das Pernas Inquietas

 

O Dia da Síndrome das Pernas Inquietas ocorre todos os anos a 23 de setembro. Foi escolhido o dia 23 de setembro em homenagem a Karl-Axel Ekbom, nascido neste dia. Ekbom foi um neurologista sueco, que descreveu a doença pela primeira vez, em 1945.  A Síndrome das Pernas Inquietas é também conhecida como Doença de Willis-Ekbom (DWE).

O objetivo da data é promover esta síndrome junto da população e aumentar o seu entendimento na comunidade médica. A Síndrome das Pernas Inquietas é uma condição crónica, que não se pode prevenir e para a qual ainda não existe cura. Ela caracteriza-se pela necessidade involuntária de movimentar as pernas, sobretudo à noite, ao deitar-se, perturbando o sono. Acredita-se que nesta síndrome existe um desequilíbrio no funcionamento dos neurónios que usam a dopamina como neurotransmissor. Os níveis de ferro no sangue também podem estar na origem da DWE. 

O tratamento da DWE é ajustado caso a caso e visa atenuar os sintomas e o desconforto do doente. Ele envolve geralmente hábitos e práticas de melhoria do sono e o recurso a suplementos de ferro ou magnésio, por exemplo.  https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-sindrome-das-pernas-inquietas/

* 2020 - Dia de Combate ao Estresse

Ao longo dos anos, as mudanças de rotina e o crescimento das cidades contribuíram para que as pessoas ficassem cada vez mais ocupadas. Conhecido também como mal do século, o estresse foi um dos problemas que aumentou ao longo dos anos e hoje afeta grande parte da população, sejam jovens ou idosos. Mas é possível evitar agravamentos por conta deste problema. O estresse também pode ser uma porta de entrada para outros problemas, já que não está apenas associado a fatores externos, como pressão na escola, faculdade ou trabalho. Também está ligado ao modo de como levamos as emoções do dia a dia, seja de alegria, emoção, decepção, tristeza ou medo, e isso varia de pessoa para pessoa. A Coordenadora Hospitalar do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Aurora Issa, explica que o estresse é algo complexo, e age de maneiras diferentes no organismo. “Pode ser um estresse agudo, quando a pessoa tem alguma reação ou susto, ou em situações de doença que gera estresse no organismo ou processo mais psicológico e emocional. Também pode ser um estresse contínuo ou crônico ligado a questões do dia a dia, ao acúmulo de preocupações”. Fabiane Merotto é enfermeira e trabalhou por 10 anos em uma UTI adulto de um Hospital em Ponta Grossa (PR). Nos últimos três meses, antes de pedir desligamento, também coordenava uma equipe de captação de órgãos e tecidos para transplante. Foi nessa época que começou a sentir os primeiros sinais do estresse, embora não soubesse que estava com problema. “Eu não tive a habilidade de identificar. O motivo pelo qual saí do trabalho não foi porque eu estava doente. Eu comecei a ser muito crítica, achava que eu não estava mais conseguindo ajudar as pessoas, que eu era um fracasso profissional, então não poderia continuar naquela unidade, naquele setor”, lembra. Ainda em 2007, depois de sair do Hospital, começou a lecionar. Foi quando o diagnóstico de depressão decorrente do estresse apareceu. “Nos primeiros meses de atuação no nível superior já comecei a ter crise de pânico e de choro. Foi muito rápido, quase que imediatamente depois da minha saída do Hospital”. A situação se agravou mais ainda quando ficou 14 dias sem comer e sem dormir. Acabou sendo internada. O caso de Fabiane parece extremo. Vimos que perceber situações de risco decorrentes do estresse não é tão fácil. A Coordenadora Hospitalar do INC explica que o comportamento individual é um fator importante. “É óbvio que reações de decepção e preocupação, por exemplo, fazem parte da vida e do dia a dia de cada um. Mas os indivíduos reagem de forma diferente. No geral isso está relacionado à personalidade”. Uma pessoa sob estresse adquire hábitos ruins, como não ter cuidado adequado com a saúde, alimentação, sono , além de não fazer exercício. E estes hábitos, muitas vezes associados ao estresse, podem causar problemas cardiovasculares, principalmente os problemas relacionados à doença aterosclerótica (acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias que causa a obstrução do fluxo sanguíneo). Queda de cabelo, doenças na pele e gastrite também são comuns em situações de estresse. Em alguns casos, podem aparecer alguns sintomas, como suor excessivo, tontura e algumas dores.


Diagnóstico e tratamento 

Dados da Pesquisa Stress no Brasil, realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress, mostra que 52,28% dos entrevistados dizem ter ou já terem recebido o diagnóstico de estresse. O número de pessoas é alto, mas ainda existem pessoas que não sabem que estão passando pelo problema. Mesmo com as dificuldades para perceber a situação, é essencial identificar o quadro. “A primeira coisa depois de identificado que a pessoa possui este tipo de comportamento é procurar ajuda psicológica. Mudar alguns hábitos no dia a dia também pode ajudar tanto na diminuição do estresse quanto os efeitos maléficos que ele causa”, explica Dra. Aurora Issa, Coordenadora Hospitalar do INC. Fabiane Merotto começou a tratar a doença logo em seguida com medicação, mas foi no artesanato que encontrou um hobby para diminuir o estresse do dia a dia. “Naquela época eu tomava até sete remédios diferentes. Hoje eu tomo uma medicação bem fraquinha apenas por controle. Uma coisa que me ajudou muito foi o artesanato”, conta. Para a enfermeira, que voltou a trabalhar em Hospital, o artesanato foi uma opção para esquecer os problemas do dia a dia, mas não existe um tratamento específico para o estresse, e para cada indivíduo a melhora pode aparecer de lugares diferentes. “O melhor tipo de tratamento é ter uma identificação do profissional e uma conscientização do paciente a respeito da associação do nível de estresse com problemas de saúde. Existe o apoio psicológico, e também medicações específicas para isso”, alerta a Coordenadora Hospitalar. Aurora também recomenda que as pessoas busquem atividades que as façam se sentir bem e mais tranquilas: “Da mesma forma que a resposta a termos de estresse é individual, as medidas são individuais também”.

Aline Czezacki, para o Blog da Saúde

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/51709-23-de-setembro-dia-de-combate-ao-estresse

* 2020 - Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico

Dia 23 de setembro, é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, também conhecido como Técnico Industrial. A data foi oficializada com a criação da lei n.º 11.940, de 19 de maio de 2009, que escolheu o dia como referência à assinatura do decreto de criação de 19 escolas de Aprendizes Artífices, pelo então presidente Nilo Peçanha, em 23 de setembro de 1909.  O Técnico Industrial é o profissional que possui formação escolar, obtida por meio da conclusão de curso regular e válido para o exercício da profissão e, diplomação por escola oficial autorizada ou reconhecida, de nível médio, regularmente constituída nos termos da lei nº 4.024, de 20 dezembro de 1961.  
Mas afinal, o que o Técnico Industrial faz? Quem explica é o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani. “Por exemplo podemos pensar: quem instala o caixa eletrônica, quem conserta esta equipamento? Quem lidera os operários nas obras civis e rodoviárias? Estas e muitas outras atividades são conduzidas pelos Técnicos industriais que fazem este país”.  O profissional de Nível Técnico é essencial para o desenvolvimento de uma nação. “O técnico industrial de nível médio é quem, de fato, faz as coisas acontecerem. Nenhum país pode crescer e ser soberano sem estes profissionais. Países como a Alemanha buscam ofertar esta formação para 50 % da população por que veem neste profissionais fator decisivo para manter a liderança na indústria e na inovação. Por isso o Brasil também decidiu aumentar as Escolas de formação de técnicos principalmente os Institutos Federais”, destaca Conciani. A data de hoje também marca o aniversário de 105 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O IFB parabeniza a todos os estudantes, egressos e profissionais que ajudam a construir o Brasil. 
https://www.ifb.edu.br/reitori/7623-23-de-setembro-e-comemorado-o-dia-nacional-dos-profissionais-de-nivel-tecnico

18/09/2020

* 2020 - Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

 O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é comemorado em 2020 dia 19 de setembro. Para celebrar a data e incentivar o registro de novos doadores, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) vai realizar um 'Dia D', na sede da unidade, na Vasco da Gama, em Salvador. O atendimento vai ser das 7h às 16h. De acordo com dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), de janeiro a agosto de 2019, foram registradas 14.595 novos doadores de medula em todo país. Com a pandemia do novo coronavírus, em 2020, o número caiu para 4.589 mil, no mesmo período. 

Essa queda no número de cadastros está ligada à ausência de novos doadores de sangue por conta da pandemia. Hemoba tem estoque crítico de bolsas de sangue por causa de queda nas doações na Bahia. Na Bahia mais de 189 mil pessoas são cadastradas no Redome e 794 baianos já receberam doação de medula desde 2009. “Ano passado ultrapassamos o teto de 20 mil cadastros até dezembro. Mas desde o começo da pandemia, temos recebido mais doadores já fidelizados. Nossa esperança é captar novos doadores com o dia D”, diz o diretor geral da Hemoba, Fernando Araújo. 

Como funciona

Para ser um doador de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos, ter boas condições de saúde, preencher um formulário com dados pessoais e realizar a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade. Os dados pessoais e os resultados dos testes armazenados no sistema são cruzados com os dados dos pacientes que estão precisando do transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares e para efetivar a doação. 

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/09/18/hemoba-promove-dia-d-para-conseguir-novos-doadores-de-medula-ossea.ghtml

* 2020 - Dia Nacional do Educador Social

Educador Social é um profissional que utiliza ferramentas pedagógicas para intervir nas problemáticas dos indivíduos. Este é responsável por atividades pedagógicas, que visam a promoção e a integração social de pessoas em situação de risco, excluídas ou em vulnerabilidade social. Por este profissional ser da área social, trabalha em conjunto, com enfoque no indivíduo, por este motivo deve ter uma boa capacidade de se integrar em equipes multidisciplinares, muitas vezes compostas por assistentes sociais, psicólogos, professores, entre outros. 
História

A educação social surge em Portugal nos finais da década de setenta, través de cursos de nível técnico com duração de um ano e meio a dois anos. Nos finais da década de oitenta, começaram a surgir cursos de educação social, de nível superior (bacharelado), com a duração de três anos, lecionados nas Escolas Superiores de Educação, como é o caso da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Inicialmente, o curso técnico e o superior de educação social, tinham como finalidade desenvolver atividades recreativas para os indivíduos aos quais intervinha, abrangendo tanto crianças, adultos e idosos, sendo este tipo de metodologia e intervenção muito semelhante à utilizada na animação social, cultural e recreativa. Acontecendo certas confusões entre o papel de um animador social ou cultural e o do verdadeiro papel do educador social. Posteriormente, em 1996, foi homologada a primeira licenciatura em educação social, desenvolvida pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), no Porto. A partir desse momento, escolas superiores públicas e as universidades privadas começaram a ter mais ofertas nessa licenciatura.

Competências

O papel do educador social está intrinsecamente ligado a uma perspectiva educativa, muito distanciado do registo assistencialista. Neste sentido, ganha cada vez mais consenso a expressão “profissionais do trabalho social e educativo”, que enfatiza o compromisso educativo, no trabalho social, exercido por este profissional. A educação social é uma forma de intervenção socioeducativa (ou ajuda educativa) a pessoas ou grupos em situação de maior vulnerabilidade social, ou em situação de risco. A ciência base da educação social é a pedagogia social, conferindo a essa profissão uma maior fidedignidade. Neste sentido, o exercício profissional da educação social requer dos seus profissionais uma formação rigorosa, inicial e contínua, que permita incorporar novos saberes e adquirir uma postura favorável para adaptar-se a novos desafios e realidades. A educação social deve acompanhar as políticas sociais e participar permanentemente na negociação do contrato social. O educador social baseia o seu papel profissional na abordagem entre o indivíduo e o meio, em que o educando adquire as ferramentas necessárias para assumir a autonomia de vida, através de projetos educativos, desenvolvidos em conjunto entre educador social e educando, com o objetivo primordial de aumentar competências. O educador social orienta toda a sua conduta pela sua ética pessoal e pauta-se pelo código deontológico profissional, código esse, que deve ser entendido como uma forma de promover a postura reflexiva em torno de um conjunto de princípios e regras, que devem auto-regular as práticas profissionais do técnico superior de educação social, como refere o código deontológico desse profissional:

          Este Código baseia-se juridicamente na Constituição da República Portuguesa (1976), na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), na Convenção Europeia para a Salvaguarda dos Direitos Humanos (1950), na Carta Social Europeia (1965), na Convenção sobre os Direitos da Criança (Nova Iorque, 1989), anunciada na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (2000) e no Tratado de Lisboa (2007).”

O objetivo da criação de um código deontológico para o educador social visa essencialmente o reconhecimento dessa profissão como sendo possuidora de um caráter pedagógico, que é exercida em contextos sócio-educativos, tendo como base de intervenção a criação de técnicas mediadoras e projetos educativos comunitários, que são da competência profissional do técnico superior de educação social. No dia 2 de outubro, comemora-se o dia internacional do educador social.

No Brasil

Sua atuação não está restrita às escolas podendo ser exercida, por exemplo, em hospitais, dando suporte e oportunidades para mulheres, negros, indígenas e homossexuais. Entre as atividades a cargo do educador social estão as ações de incentivo à leitura e monitoramento do bem estar dos estudantes.

A educação não formal e o educador social são bases importantes no exercício da cidadania e agem nas demandas de:

a) Educação para justiça social.

b) Educação para direitos (humanos, sociais, políticos, culturais etc.).

c) Educação para liberdade.

d) Educação para igualdade.

e) Educação para democracia.

f) Educação contra discriminação.

g) Educação pelo exercício da cultura, e para a manifestação das diferenças culturais.

O educador social precisa estar preparado psicológica e fisicamente para lidar com diversos casos e problemas, com pessoas desprovidas de atenção e geralmente carentes de valores morais. Tendo que entender e integrar uma diversidade de pessoas de diferentes grupos sociais, com o intuito de gerar uma totalidade, o educador social deve contribuir para o melhoramento e transformação da sociedade através de projetos e atividades, de modo a que prepare o indivíduo para conviver em sociedade, respeitando e lidando com regras, vivendo junto com seus companheiros, independentemente de ser um membro de sua escola, família ou comunidade. No Brasil o dia do educador social é comemorado a 19 de setembro, no aniversário de nascimento de Paulo Freire.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Educador_social

* 2020 - Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

Referência internacional no tratamento desse tumor ocular, o mais comum na infância, a TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) promove campanha em prol do diagnóstico precoce do retinoblastoma, que tem cura em até 100% dos casos. Comemorado em 18 de setembro, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma foi instituído pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) para educar a população brasileira e os profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular mais comum na infância. O objetivo da campanha é salvar a visão e a vida de centenas de pequenos Brasil afora. Isso porque o retinoblastoma pode causar cegueira e até levar a criança à morte.

Além disso, o número de crianças identificadas tardiamente com o problema, quando a doença já está em um estágio avançado, ainda é muito alto no país, cerca de 50%, o que reduz as chances de tratamento e cura do tumor. O que pouca gente sabe é que, se a doença for diagnosticada precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos. O oncologista pediátrico e presidente da TUCCA, Sidnei Epelman, explica por que o diagnóstico precoce desse tumor é fundamental. “É essencial detectar o quanto antes a doença, não só para que o câncer seja curado, mas também para preservar o olho e a visão da criança.”

O incentivo à adoção do teste do olhinho pelos pediatras é outra bandeira da campanha. O exame deve ser realizado periodicamente, uma vez que a doença é mais comum em crianças de 0 a 5 anos. O teste do olhinho é simples e pode levantar a suspeita da existência do tumor, algo a ser confirmado por um oftalmologista por meio do exame de fundo de olho. Em estágio avançado, o retinoblastoma muitas vezes é revelado em uma simples foto com flash, pois o olho afetado aparece com uma mancha branca, que é o reflexo tumor. Neste estágio, as chances de cura são menores.

O Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina em parceria com a TUCCA  tornou-se referência internacional no tratamento do retinoblastoma, que é realizado no Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma, localizado em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. “Realizamos o atendimento integral das crianças com retinoblastoma, sem qualquer custo ao paciente ou à sua família. Atendemos todas as necessidades em termos de diagnóstico, tratamento e reabilitação”, destaca Epelman. Dr. Sidnei Epelman explica que o objetivo da técnica utilizada para o tratamento das crianças é  conseguir salvar o olho do paciente.  É utilizada uma técnica chamada de quimioterapia intra-arterial (dentro do globo ocular) feita na artéria oftálmica, onde é utilizado um cateter, que vai da artéria femoral até o olho da criança. A dose de quimioterapia usada é menor que a usada quando se utiliza por via sistêmica. “É um privilégio ter a possibilidade de conseguir não só curar, mas salvar o olho da criança. O tratamento padrão é a enucleação (retirada do olho), mas com a quimioterapia intra-arterial podemos salvar o olho e a visão da criança”. O tratamento que a TUCCA oferece, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, é comparado ao oferecido nos Estados Unidos e em algumas cidades da Europa. A observação foi feita por um dos maiores oncologistas pediátricos do mundo, Dr. Ira Dunkel, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, durante visita ao Brasil este ano para participar do Simpósio Internacional de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma. “Estive no Hospital Santa Marcelina em  2011, quando foi inaugurado o primeiro centro especializado em tratamento do retinoblastoma do Brasil. O nível de tratamento oferecido aqui é altíssimo. O nível equipe de oncologia pediátrica, a tecnologia e a abordagem multidisciplinar são fundamentais para o sucesso no tratamento da doença e é comparado ao que nós vemos, diariamente, nos grandes centros de oncologia pediátrica de Nova York, por exemplo”, revela o médico.

Ação

A TUCCA vai lembrar o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma com ação que valoriza o sentido mais afetado pela doença: a visão. Durante dez minutos, no dia 18 de setembro, alguns dos principais pontos turísticos e monumentos do país terão suas luzes apagadas simultaneamente. O Teatro Municipal, a Sala São Paulo e o Conjunto Nacional, em São Paulo; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; e a Torre de TV Digital, em Brasília, são alguns dos locais que participam da campanha de diagnóstico precoce do retinoblastoma.

http://www.tucca.org.br/18-de-setembro-dia-nacional-de-conscientizacao-e-incentivo-ao-diagnostico-precoce-do-retinoblastoma/