31/01/2022

* 2022 - Azafrán de la Mancha

 

Azafrán de la Mancha  é ingrediente indispensável na paella (à espanhola), em risotos e sopas. Na Itália e na França se usa muito também. Trata-se do pólen de lírios, que tem que ser colhido à noite, antes que as abelhas e passarinhos levem embora. Melhor comprar em pistilo, pra evitar falsificação á que custa algo como R$50.00 a grama. Só a dificuldade de colher e quantidade de flores para produzir já fazem dele próprio requinte na cozinha.

Uma espécie enigmática, fina e exótica. O açafrão é, desde o antigo Egito, uma das plantas mais cobiçadas da humanidade. Desde então, poderes especiais foram atribuídos a ele para curar, aliviar a dor, rejuvenescer e conceder inteligência. Seu misticismo levou Cleópatra, por exemplo, a tomar banhos seguidos de flor de açafrão (como também é chamado o açafrão) para manter sua beleza intacta. Alexandre, o Grande, o usava para curar suas feridas após cada batalha. As ruas de Roma também foram borrifadas com sua fragrância delicada quando Nero chegou à cidade. Como planta medicinal e especiaria, o açafrão tornou-se um dos produtos mais fascinantes e caros do mundo. Especialistas dizem que seu peso vale ouro, porque seu cultivo e colheita são difíceis e trabalhosos. Embora o Irã seja o maior produtor de açafrão, países como Espanha, Marrocos, Índia e Grécia também garantem que essa delicada flor roxa floresça em suas terras. Sua semeadura ocorre entre junho e julho. Sua coleta ocorre entre outubro e novembro e só pode ser feita ao amanhecer, quando a planta floresce. Para produzir um quilo de açafrão, são necessárias cerca de 150 mil flores.

Seu sabor e aroma penetrantes fizeram dele o tempero rainha da cozinha mediterrânea. Pratos de arroz, sobremesas, peixes e até a icônica bouillabaisse francesa são repletos de graça e espírito com o chamado ouro vermelho. Até os cozinheiros mais experientes acreditam que o açafrão é o toque secreto do sucesso, pois fez com que pratos como paella e fideuá continuassem sendo de primeira classe.

Outros dados

- O Irã produz mais de 80% das 250 toneladas de açafrão geradas a cada ano no mundo.

- Os fenícios usavam açafrão para tingir os véus das noivas. Hoje, o costume não desaparece. No Tibete, por exemplo, os monges budistas a usam para colorir suas vestes.

O "ouro vermelho" é o açafrão, a especiaria mais cara do mundo  é usado na culinária nacional do Marrocos ao Himalaia.

É um ingrediente essencial em pratos como o risoto milanês, o caril da Caxemira ou a paella espanhola.

Tem sido usado como tempero, fragrância, tinta e medicamento contra algumas doenças.

Por que então não conseguiu entrar com mais força no mercado internacional?

Seu preço varia muito em cada país, mas para se ter uma referência média, um grama é vendido a US$ 18.

O maior problema é que o mercado está repleto de falsificações que limitaram o crescimento de um produto que, se a qualidade de sua origem puder ser certificada, poderá se tornar um negócio internacional de grande projeção.

É uma especiaria derivada dos estigmas secos da flor da planta Crocus sativus. De toda a flor, apenas três fios são úteis, que são os pequenos filamentos que coletam o pólen.

Atinge preços elevados porque seu cultivo, colheita e manejo são muito delicados.

Cerca de 250.000 flores são necessárias para atingir um quilo de açafrão puro.

O maior produtor de "ouro vermelho" do mundo, o Irã fornece cerca de 90% do açafrão no mercado, tornando-se o maior produtor e exportador mundial. Segue-se Espanha, Marrocos, Índia e Grécia. O problema é que em vários países -principalmente na Espanha- se vende açafrão que vem do Irã, mas é rotulado como nacional.

Assim, muitas pessoas compraram açafrão espanhol sem saber que realmente compraram açafrão iraniano.

Hoje, os produtores iranianos estão se esforçando para obter a certificação da autenticidade do produto e a rastreabilidade da cadeia produtiva até sua origem.

"Estamos tentando mostrar ao mundo a qualidade do açafrão iraniano", diz Mehrdad Rowhani, CEO de uma empresa familiar em Mashhad, cidade que fica no coração da maior área de produção do Irã.

São necessárias cerca de 250.000 flores para obter um quilo de açafrão puro.

Há quase dois anos, os Estados Unidos suspenderam as sanções comerciais ao Irã. A partir de então, os produtores passaram a vender diretamente para clientes do mundo ocidental.

Como reconhecer o verdadeiro "ouro vermelho" Verifique se cada fio está desgastado em uma extremidade. Observe que eles têm um tom vermelho profundo e que, quando submersos, a água fica amarelo-alaranjada.

Você tem que cheirar os fios e colocá-los em sua língua. O açafrão falso tem muito pouco aroma e sabor.

O verdadeiro deve cheirar um pouco de frutas e flores.

Finalmente, deve ter um sabor doce e amargo ao mesmo tempo.

A verdade é que o comércio de açafrão não está decolando fortemente devido às imitações.

No início deste ano, alguns produtos sintéticos com corantes que eram vendidos como açafrão foram encontrados no mercado europeu.

A botânica Sally Francis disse que há apenas algumas semanas detectou uma espécie chamada cártamo , um substituto comum do açafrão, na Holanda.

Mesmo o açafrão legítimo varia muito em sua qualidade, dependendo de onde vem.

https://www-elespectador-com.translate.goog/cromos/gastronomia/azafran-el-oro-rojo-de-medio-oriente/?_x_tr_sl=es&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

https://www-bbc-com.translate.goog/mundo/noticias-41261244?_x_tr_sl=es&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

30/01/2022

* 2022 - Dia Escolar da Não Violência e da Paz

 

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro.  A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi. No dia do nascimento de Gandhi, 2 de outubro, por sua vez, é comemorado o Dia da Não-Violência. Nos países do hemisfério sul, com calendários escolares diferentes, a data comemora-se por volta de 30 de março. 

O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade são preocupações deste dia. Em Portugal realizam-se diversas atividades nos agrupamentos escolares tendo em vista alcançar esses objetivos. Uma das ações do Ministério da Educação relacionadas ao tema foi impulsionar o plano de prevenção "Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência". 

Atividades

Escrever frases ou manifestos pela paz

Ler textos sobre a paz

Realizar trabalhos de grupo com o tema da paz

Fazer desenhos com o tema da paz

Exibir filmes sobre a paz, sobre Gandhi e outros pacifistas

Largada de balões

Largada de pombas

Construção de laços e corações humanos

Construção de uma árvore com textos e desenhos dos alunos

Criação de um PowerPoint com o tema

Encenar peças de teatro

Fazer um debate sobre a paz e a não violência

Frases

Não existe um caminho para paz. A paz é o caminho.

A paz é o que torna possível vivermos em harmonia e em união.

A paz de todos começa dentro de cada um.

Quem promove a paz promove o amor e a amizade.

A paz é amor e alegria.

A paz é partilha e amizade.

Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti.

Não ser violento é a melhor opção a tomar.

Tem mais força aquele que se contém do que aquele que é agressivo.

Respeita o próximo para seres também respeitado.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-escolar-da-nao-violencia-e-da-paz/

29/01/2022

* 2022 - Dia do Jornalista Católico

 

Comemora-se o jornalismo em seis datas diferentes. Em 2008, a imprensa brasileira completou 200 anos. Essa importante data se deve ao trabalho e dedicação de todos os jornalistas, que merecem ser reconhecidos. No calendário de datas comemorativas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, consta como Dia do Jornalista, 07 de abril. Mas para homenagear os profissionais da imprensa, uma pesquisa feita sobre essa data apontou outros dias como possíveis dias do jornalista: 24 de janeiro, 29 de janeiro, 16 de fevereiro, 3 de maio e 1º de junho. Em consulta a mais de cem sites diferenciados, jornais, revistas e a obra “História da Imprensa no Brasil”, de Nelson Werneck Sodré - leitura obrigatória para qualquer jornalista sobre a formação da imprensa no Brasil -, vários acontecimentos ligados a todas as datas foram citados: 

24 de janeiro - Data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales (bispo e doutor da Igreja Católica) para homenagear os profissionais do jornalismo. 

29 de janeiro - A data é, de longe, mais citada nos calendários comemorativos brasileiros mas, ao mesmo tempo, a que menos tem referências à sua criação. As informações vão desde uma homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio (que teria falecido, nesta data, em 1905) até sendo uma data exclusivamente católica. 

16 de fevereiro - Dia do Repórter. Ao contrário do que o senso comum, repórter não é sinônimo de jornalista. A função de repórter é apenas mais uma das que os jornalistas podem exercer. 

07 de abril - Foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o "Dia do Jornalista". 

03 de maio - Pode ser considerado o Dia do Jornalista por ser a data da Liberdade de Imprensa, decretada pela ONU em 1993. 

01 de junho - Dia da Imprensa que durante 192 anos foi comemorado, erroneamente, em 10 de setembro (atribuía-se à Gazeta do Rio de Janeiro, jornal oficial do Império, ser o primeiro jornal brasileiro). No Brasil, a Imprensa surge em 1808, quando passou a circular, em 1º de junho, o "Correio Braziliense", editado em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça. 

E quanto ao dia mundial? Levando em conta o maior número de pessoas comemorando, o dia 8 de novembro seria o dia oficial, em que 1,3 bilhões de chineses comemoram a data. Nos EUA, o dia do jornalista é comemorado em 8 de agosto e mais datas surgem em pesquisas em outros países. 

O Itu.com.br também enviou sete perguntas a mais de 20 jornalistas, que representam as mais diversas mídias de Itu e região. Navegue por eles e aprenda ainda mais sobre essa profissão mágica! 

Jornalismo 2.0 

Também em 2008, em homenagem aos 200 anos de imprensa, o Itu.com.br criou o evento Jornalismo 2.0, que contou com a presença de profissionais de primeira na área de comunicação e jornalismo. Quem foi, aproveitou. Quem não foi, perdeu! O evento gerou também a primeira edição da Carta Digital de Itu, com os princípios do novo jornalismo que chegou para ficar! A carta está em versão Wiki para ser elaborada seguindo o estilo do jornalismo colaborativo. 

Jornalistas: comemorem, celebrem a maravilha que pode ser essa profissão!

TAGS jornalismo jornalista imprensa jornalismo digital jornalismo online

https://www.itu.com.br/cultura/noticia/jornalistas-celebrem-a-maravilha-dessa-profissao-20100201

28/01/2022

* 2022 - Dia do Auditor Fiscal do Trabalho

 

O dia 28 de janeiro é o dia do Auditor Fiscal do Trabalho, instituído pela Lei 11.905/2009, em memória aos auditores fiscais do Trabalho João Batista Lage, Eratóstenes Gonçalves e Nelson Silva, e ao motorista Aílton Oliveira que, no exercício de suas funções, foram assassinados em Unaí (MG) no dia 28 de janeiro de 2004. 

O auditor fiscal do trabalho (AFT) é o servidor público federal que realiza a inspeção do trabalho no Brasil, prevista na Convenção 81 da OIT e no art. 21, inc. XXIV, da Constituição Federal de 1988. Diariamente esse servidor público vai às empresas exigir a formalização dos vínculos dos empregados, com anotação nas carteiras de trabalho (CTPS), o cumprimento da jornada de trabalho, o pagamento dos salários, a observância das normas de segurança e saúde do trabalhador, a inclusão de pessoas com deficiência, os recolhimentos de FGTS e contribuição social, dentre outras atribuições. Merecem relevo, ainda, outras duas missões: o combate ao trabalho infantil, com afastamento de crianças e adolescentes do trabalho irregular, e o combate ao trabalho escravo, resgatando trabalhadores, com o respectivo pagamento das remunerações e verbas indenizatórias devidas.

Conforme informação do Ministério do Planejamento, há 3.641 cargos de auditor fiscal do trabalho criados por lei, mas hoje há apenas 2.592 AFT em todo o País. Esse número é o menor dos últimos 20 anos, com uma defasagem de mais de 1.000 cargos vagos. Existem ainda cerca de 500 auditores aptos a se aposentar. Como tem alertado o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, a desestruturação do quadro de auditores é notória, o que, certamente, trará graves repercussões para o trabalhador, com o aumento da informalidade, descumprimento das normas trabalhistas e acidentes de trabalho; para a Previdência Social, com o incremento das indenizações em face de doenças e acidentes de trabalho; para as obras de moradia e saneamento, custeadas com recursos do FGTS; e para a Justiça do Trabalho, com o aumento das ações trabalhistas, dentre tantos outros efeitos. Por ocasião deste triste marco – o dia da Chacina de Unaí – conclamamos a sociedade, entidades sindicais, Ministério Público e Justiça do Trabalho para exigir do Poder Público uma auditoria valorizada, forte e com condições de trabalho dignas, para que continue desempenhando sua nobre missão e sendo referência mundial, como já reconhecido pela OIT. 

https://www20.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2016/02/01/noticiasjornalopiniao,3569424/o-dia-do-auditor-fiscal-do-trabalho.shtml 

https://www.ergocorp.com.br/noticia/dia-nacional-do-auditor-fiscal-do-trabalho

24/01/2022

* 2022 - Dia Internacional da Educação

 
A UNESCO celebra o Dia Internacional da Educação, durante um evento online coorganizado pela Sede da UNESCO e a Parceria Global de Educação, que acontecerá no dia 25 de janeiro de 2021, das 14h às 17h. Com o tema “Recuperar e revitalizar a educação para a geração COVID-19”, o Dia enfatizará a necessidade de proteger e mobilizar recursos para a educação; dar voz aos “heróis da comunidade” que agiram para não deixar nenhum estudante para trás durante o fechamento das escolas; e apresentar inovações que abrem caminho para sistemas educacionais mais resilientes e inclusivos. 

A reunião Foi aberta pela diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e inclui mensagens do secretário-geral da ONU e do presidente da 75ª Assembleia Geral da ONU. O evento também contou com os vencedores de um concurso de contação de histórias sobre o livro “O pequeno príncipe”, uma iniciativa organizada com o Centro de Estudos Interdisciplinares.

Sobre o Dia Internacional da Educação

A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública.

 A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação, em celebração ao papel da educação para a paz e o desenvolvimento.

 Sem uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e sem que todos tenham oportunidades ao longo da vida, os países não terão sucesso em alcançar a igualdade de gênero e romper o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás.

 https://pt.unesco.org/news/dia-internacional-da-educacao

18/01/2022

* 2022 - Dia da Universidade

No dia 18 de janeiro, é comemorado o Dia da Universidade, ela apresenta ao estudante um ambiente de pesquisa, pensamento crítico, além de encorajar a criatividade e a independência de pensamento. Tem como principal objetivo a formação acadêmica, profissional e social, capacitando o estudante para o mercado de trabalho. No Brasil, existem 115 universidades públicas e 91 universidades privadas, totalizando 206 instituições de ensino superior. Das instituições públicas 41 são estaduais, 69 federais e 5 municipais. Elas possuem mais 16 mil cursos de graduação e 5.449 cursos de pós-graduação disponíveis pelo Brasil.

Com o intuito de ajudar os estudantes, o Ministério da Educação criou três programas de apoio: o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O objetivo deles é possibilitar o ingresso do estudante no ensino superior, seja ele privado ou federal.

A Secretaria de Ensino Superior (Sesu), do Ministério da Educação, parabeniza as universidades brasileiras pelo trabalho que vem sendo realizado na educação superior, ao desempenharem um importante papel quanto ao desenvolvimento político, econômico e social de seus estudantes.

Para mais informações a respeito dos programas do ministério acesse: 

Prouni

Sisu

Fies

Fonte: Censo da Educação Superior 2019, Secretaria de Educação Superior, Cadastro e-MEC, Dados Abertos da Capes

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sesu

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/dia-da-universidade-mec-ressalta-a-importancia-dessas-instituicoes-para-a-educacao-brasileira

* 2022 - Dia da Manicure

 


O Dia da Manicure é comemorado no Brasil em 18 de janeiro. Esta data visa homenagear as/os profissionais que se dedicam a cuidar e embelezar as mãos de homens e mulheres, principalmente as unhas.  Para executar o seu trabalho, as manicures precisam ter um bom senso de estética e higiene, duas características fundamentais para garantir o seu sucesso profissional. As manicures são adoradas por suas clientes, pois a relação entre ambas é bastante fraternal e divertida, por norma. Em muitos casos, as clientes e manicures acabam desenvolvendo uma relação de amizade. 

O termo manicure entrou na língua portuguesa através do francês, manucure. No Brasil ou em Portugal, por exemplo, também é comum o uso de manicura (para se referir às profissionais femininas) e manicuro (para os masculinos). 

Originalmente, no entanto, a palavra manicure surgiu a partir do latim manus, que significa "mãos", e cura que quer dizer "tratamento". Assim, manicure pode ser literalmente traduzido como "tratamento das mãos".

Origem do Dia Nacional da Manicure

A profissão de manicure passou a ser oficialmente reconhecida no Brasil a partir da Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012. 

A mesma lei instituiu o Dia Nacional da Manicure, além da comemoração de outras profissões ligadas à beleza. Assim, no dia 18 de janeiro também se comemora o Dia Nacional do Cabeleireiro, do Barbeiro, do Esteticista, do Pedicure, do Depilador e do Maquiador. 

Homenagem ao Dia da Manicure

"Com sensibilidade e dedicação, você é a responsável por dar mais vida às minhas mãos. Obrigado!"

"Hoje é dia de homenagear a todas as manicures que sempre conseguem aumentar a nossa autoestima, deixando nossas unhas lindas e maravilhosas. Obrigada!

Amo a minha manicure porque ela sabe aumentar a minha autoestima cuidando das minhas unhas de maneira especial! Obrigada! 

https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-manicure/

07/01/2022

* 2022 - Dia do Domínio Público

O Dia do Domínio Público tem lugar a 1 de janeiro. É no primeiro dia do ano que as obras de autores que morreram há 70 anos perdem os seus direitos autorais e entram em domínio público para serem distribuídas e partilhadas gratuitamente pelo público mundial sem infringir qualquer lei.

As leis autorais variam de país para país, mas em grande parte dos países os direitos autorais terminam 50 ou 70 anos depois da morte do criador.

Em Portugal os direitos autorais caducam 70 anos após a morte do autor (incluindo os direitos das obras póstumas). No caso de obra coletiva, os direitos de autor terminam 70 anos após a primeira publicação ou divulgação lícita.

Assim, livros, filmes, músicas, fotografias, pinturas ou outros produtos com direitos autorais deixam de necessitar de autorização para partilha, saindo da posse dos herdeiros do autor, das editoras ou de outros detentores do conteúdo. Estas obras passam a ser livres, para consumo do público em geral, fazendo parte do património cultural da sociedade.

Autores que entraram em domínio público em 2016

Winston Churchill

T. S. Eliot

Paul Valéry

Béla Bártok

Le Corbusier

Malcolm X

Blind Willie Johnson

Autores que entram em domínio público em 2017

André Breton

Buster Keaton

Gertrude Stein

H. G. Wells

Frank O’ Hara

Evelyn Waugh

Alfred Stieglitz

D. T. Suzuki

Paul Nash

Pode consultar as obras em domínio público em sites como Internet Archive e The Public Domain Review.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-dominio-publico/

* 2022 - Dia Mundial da Paz

O Dia Mundial da Paz é comemora no dia 1 de janeiro, o Dia de Ano-Novo.

Inicialmente chamado somente de Dia da Paz, a celebração foi criada pelo Papa Paulo VI em dezembro de 1967. A partir de então, todos os anos, o primeiro dia do ano passou a celebrar o Dia Mundial da Paz. É assim desde 1968.

De facto, isso vai a acontecer, com a celebração anual do Dia Mundial da Paz a 1 de janeiro, sob um tema escolhido pelo próprio Papa, que passa uma mensagem especial ao mundo neste dia.

O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2019 foi "A boa política está a serviço da paz".

Em anos anteriores, os temas foram:

2018: "Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz"

2017: "A não-violência: estilo de uma política para a paz"

2016: "Vence a diferença e conquista a paz"

2015: "Já não escravos, mas irmãos"

2014: "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz"


Pombas no céu

Apesar do Papa fazer uma declaração relevante para a Igreja Católica neste dia, a data destina-se a uma celebração universal da paz, estando aberta a homens e a mulheres de todas as religiões.

Foi escolhido o dia 1 de janeiro, Dia da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, pois como primeiro dia do ano ele aponta o caminho da vida humana para o futuro, com o mesmo fim em mãos: a paz.

No dia 21 de setembro celebra-se o Dia Internacional da Paz, data estabelecida pelas Nações Unidas e que é comemorada desde 1982.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-paz/