No ultimo dia de aula, os alunos de ALFABETIZAÇÃO juntamente com a professora Tereza Cristina Becker, mostraram o verdadeiro sentido do NATAL. Juntos montaram a árvore de NATAL da ABLUDEF.
Todos os alunos aprenderam como última lição do ano, que o sentido do NATAL, não é só festa, mas sim solidariedade, compartilhar,doar-se ao próximo. Todos que participaram estão de PARABÉNS.
30/11/2007
28/11/2007
* 2007 - REINAUGURAÇÃO DA COOPER GARCIA
O Diretor Hercílio Schmitt da COOPER enalteceu o início da trajetória da Cooper, comentou que coincidia com a data em que o movimento cooperativista completava seu primeiro centenário. Tudo começou em 1944 quando um grupo de operários da Indústria Têxtil Companhia Hering, muitos deles tecelões como os pioneiros de Rochdale, resolveram fundar uma cooperativa de consumo de empregados, com área de atuação em Blumenau e com o objetivo de distribuir aos cooperados gêneros alimentícios. Na época, havia pouca concorrência e o abastecimento era precário, o que comprometia o orçamento familiar.
Foi em 16 de março de 1944, nas dependências do Clube Náutico América, com 101 pessoas, entre funcionários e dirigentes da Cia Hering, que foi fundada a Cooperhering – Cooperativa de Consumo dos Operários da Indústria Têxtil Companhia Hering de Responsabilidade Ltda, hoje Cooper, com um capital inicial de Cr$ 24.000,00. No mesmo dia foram eleitos e empossados o primeiro Conselho de Administração e Fiscal da Cooperativa: Clodoaldo Machado da Luz (1º Presidente), Jacob Beleski (Gerente), Leopoldo Ferrari (Secretário), Else Pein, Félix Rothbart, Lothar Steinhoff, Walfried Otte, Max Fritzsche, Ricardo Fischer, José de Souza e Olívia Zimmermann. A assembléia de fundação foi presidida pelo economista rural Teatino Carneiro da Cunha Melo, da Diretoria de Economia e Assistência ao Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, mentor intelectual e grande incentivador da cooperativa, segundo testemunho de cooperados mais antigos. Os 101 cooperados multiplicou-se rapidamente. A pequena loja, que inicialmente distribuía apenas alguns gêneros alimentícios que eram descontados em folha de pagamento, cresceu. Com o desenvolvimento do Grupo Hering, a Cooper ampliou o atendimento, abrindo lojas nas cidades onde a Hering tinha filiais: Encano (1968), Rodeio (1978), Paulista (PE) (1982 até 1995), Ibirama (1985), Gaspar (1988 até 1998). Na década de 90, a Cooper passou a atender toda a comunidade, não se limitando aos funcionários da Hering. Em 1998 incorporou a Cooperativa Artex e fez-se presente também no bairro do Garcia. Com o passar dos anos, outras lojas foram abertas: Água Verde (1975), Omino (1980), Mafisa (1991). Em 1999 as atividades da Matriz, localizada no bairro Bom Retiro, foram transferidas para a Água Verde. A loja foi ampliada, criou-se o centro administrativo e a filial Água Verde tornou-se a sede da Cooperativa.
COOPER GARCIA
São mais de 9 mil cooperados cadastrados na Cooper Filial Garcia. Sua entrega no dia 28/11/2007 a comunidade trouxe ao público uma maior variedade de produtos perecíveis (açougue e frios), mais conforto e facilidade.A principal mudança é a área do interior da loja, ela foi toda climatizada, ganhando nova pintura, pavimentação do pátio interno, piso novo, banheiros mais confortáveis, novas câmaras frias e balcões. Tendo ainda uma área a mais de 120m² que servirá como depósito climatizado de frutas e verduras.Nesta manha do dia 28/11 a COOPER reservou ainda um presente para a comunidade, com a colaboração do historiador e cientista social Adalberto Day,foi feito 6 paineis contando um pouco da historia da COOPER do Garcia.Adalberto Day e a esposa Dalva Day juntamente com a gerente da Cooper Garcia a senhora Hilda Busanna cortaram a fita da reinauguração.
(dados retirados do site da COOPER,2007) Fonte Dalva Day/ fotos Arquivo Dalva e Adalberto Day
24/11/2007
* 2007 - Rei e Rainha da Melhor Idade da ABLUDEF
No dia 23 de novembro de 2007, foi realizado o 9º encontro do Grupo da Melhor Idade. As atividades começaram a partir das 10 horas até as 18 horas. Foi assinado o livro de presença pelos idosos presentes totalizando 37. A assistente social e coordenadora do grupo a senhora Dalva Day, juntamente com sua equipe começou as atividades assim destacadas: questionário de avaliação de 2007, onde foi perguntado assuntos sobre os encontros anteriores realizados em 2007 - Foi confeccionado um cartão de natal que o associado idoso estaria oferecendo ao seu amigo invisível.
-Foram destacados os acontecimentos mais relevantes dos meses de novembro e dezembro. No período matutino os idosos que não tinham votado no encontro anterior puderam dar seu voto.
Foi realizado um almoço para o grupo de idosos , logo em seguida deu-se a continuidade das atividades.
A terapeuta ocupacional Mariana fez a DINÂMICA DO ESPELHO. Foi colocado um espelho dentro do chapéu e pedimos a cada idoso que quisesse, falasse da pessoa que ele estava vendo dentro ,sem contar ao vizinho quem era o personagem. Foi interessante, eles falaram de si mesmo. Muitos se emocionaram.
Foi comemorado com um saboroso bolo os aniversariantes dos meses de Setembro a dezembro fechando o ano. Anteriormente já haviam sido realizadas duas etapas de meses anteriores.
Fizemos à contagem dos votos um a um ao vivo, para delírio dos idosos que estavam torcendo. Em seguida foram entregues as medalhas, as coroas, faixas e abraços para os seguintes idosos:
RAINHA: Braulina Borba de 65 anos;
REI: Werne Abel, de 71 anos;
1ª PRINCESA: Elza Inácio de Abreu, de 69 anos,
2ª PRINCESA :Elzira Mengarda de 67 anos.
1º PRÍNCIPE: Paulo Schnaide, de 69 anos,
2º PRÍNCIPE: Sergentino Salvador, de 73 anos,
Logo em seguida foi feito a eleição da MADRINHA DA MELHOR IDADE, esse ano a ganhadora foi a senhorita Tânia Regina Moraes, assistente social.
Após a eleição foram realizados os sorteios de 05 PINHEIROS DE NATAL, para os associados idosos, entregue 01 PANETONE a cada idoso presente, 01 copo alusivo a data natalina, cartão com mensagem de natal. Encerrando o encontro com muitas guloseimas e despedidas emocionadas, prometendo retorno o mais breve possível em 2008.
FELIZ NATAL para a equipe que sempre está presente nos encontros do Grupo da Melhor Idade da ABLUDEF, Aline, Allan, Ângela, Delmar, Dyrce, José, Maria Helena, Mariana, Tânia, e outros mais voluntários que passam horas agradáveis junto aos idosos. Obrigado a todos coordenadora do grupo Assistente Social Dalva Day.
23/11/2007
* 2007 - REVISTA BLUMENAU EM CADERNOS
No dia 22 de novembro foi festejado os 50 anos de publicação da Revista “BLUMENAU EM CADERNOS”. O evento foi realizado nas dependência do Centro Cultural 25 de julho, às 19h30min. Estiveram presentes pessoas da comunidade em geral, escritores, historiadores, autoridades.Foi realizada uma sessão magna pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, para o lançamento da edição especial, com 15 artigos em 372 páginas, do qual tivemos a alegria de receber das mãos da historiadora Sueli Petry, como agradecimento pelas colaborações que o historiador Adalberto Day fez em várias oportunidades a “Blumenau em cadernos”. A revista Blumenau em cadernos foi publicada pela primeira vez em dezembro de 1957, pelo seu idealizador o pesquisador/historiador e professor senhor José Ferreira da Silva. Você pode adquirir o livro através do site da Fundação Cultural de Blumenau (www.fcblu.com.br).
20/11/2007
* 2007 - GRUPO DE ARTESANATO ARCO ÍRIS NO SCHOPPING NEUMARKT
No dia 20 de novembro no 2º piso do Schopping Neumarkt, sete associadas do Grupo de Artesanato Arco Íris da ABLUDEF foram convidadas pelas coordenadoras da 10º feira da solidariedade, para confeccionar trabalhos artesanais, no espaço da feira. A terapeuta ocupacional Mariana, acompanhou as associadas.
* PAPEL MACHÊ - 2008
* GRUPO ARCO-IRIS - 2008
* GRUPO DE ARTESANATO ARCO-ÍRIS NO SCHOPPING NEUMARKT – 2007
* ARTESANATOS DE E.V.A. – 2007
* Grupo de artesanato arco-íris da ABLUDEF – 2007
* PRÓ-FAMÍLIA - Fundação do Bem-estar da Família -Blumenauense - 2007
* CRIATIVIDADE NO GRUPO DE ARTESANATO ARCO-IRIS – 2007
* CURSO DE TEAR – 2007
* Feira da Amizade - 2007
* Feira da Amizade em setembro - 2006
* Grupo de Artesanato Arco-íris - 2006
* Confraternização – 2006
Que saber mais sobre o Grupo Arco-íris?
Clique nos links abaixo e boa leitura!
* PAPEL MACHÊ - 2008
* GRUPO ARCO-IRIS - 2008
* GRUPO DE ARTESANATO ARCO-ÍRIS NO SCHOPPING NEUMARKT – 2007
* ARTESANATOS DE E.V.A. – 2007
* Grupo de artesanato arco-íris da ABLUDEF – 2007
* PRÓ-FAMÍLIA - Fundação do Bem-estar da Família -Blumenauense - 2007
* CRIATIVIDADE NO GRUPO DE ARTESANATO ARCO-IRIS – 2007
* CURSO DE TEAR – 2007
* Feira da Amizade - 2007
* Feira da Amizade em setembro - 2006
* Grupo de Artesanato Arco-íris - 2006
* Confraternização – 2006
16/11/2007
* 2007 - 10ª FEIRA DA SOLIDARIEDADE
No dia 09 de novembro a ABLUDEF, montou no 2º piso do Shopping Neumarkt um espaço para mostrar e vender artesanatos natalinos, feitos inteiramente pelos associados da entidade.Essa é a 10° Feira da Solidariedade, uma parceria com a casa da amizade e demais entidades assistenciais de Blumenau. Comunicamos que ao adquirirem artigos natalinos, as pessoas estarão ajudando dezessete entidades beneficentes, a continuarem seus trabalhos em prol de pessoas em vulnerabilidade social.Todo o dinheiro arrecadado durante a feira será revertido inteiramente as entidades.A feira de Natal irá até o dia 24 de dezembro.
13/11/2007
10/11/2007
* 2007 - ARTESANATOS DE E.V.A.
Todos os participantes do GRUPO ARCO ÍRIS, comprovaram, mais uma vez que a união faz a força. Além de o grupo confeccionarem trabalhos com E.V.A, também mostraram o quanto foi produtiva as aulas de artesanatos com a professora JUCINEIDE , contratada pela COOPER/MAFISA em parceria com a ABLUDEF. Durante o ano essa parceria deu resultados bastante positivo, ensinou TEAR, MARMORIZAÇÃO, CHAVEIRINHO DE MIÇANGAS E ARTE CULINÁRIA para os associados da ABLUDEF. Algumas associadas aprenderam em aula e fizeram chaveirinhos de miçangas com isso venderam seus trabalhos, tendo uma renda extra. Isso mostra a responsabilidade social que nos enquanto profissional temos, pois talentos os associados têm, o que falta é acessibilidade e também pessoas disposta a ensinar artesanatos ou mesmo um ofício. Muitos pensam que a deficiência física não dá direito a eles de continuarem a vida, a aprender e a ensinar.
* PAPEL MACHÊ - 2008
* GRUPO ARCO-IRIS - 2008
* GRUPO DE ARTESANATO ARCO-ÍRIS NO SCHOPPING NEUMARKT – 2007
* ARTESANATOS DE E.V.A. – 2007
* Grupo de artesanato arco-íris da ABLUDEF – 2007
* PRÓ-FAMÍLIA - Fundação do Bem-estar da Família -Blumenauense - 2007
* CRIATIVIDADE NO GRUPO DE ARTESANATO ARCO-IRIS – 2007
* CURSO DE TEAR – 2007
* Feira da Amizade - 2007
* Feira da Amizade em setembro - 2006
* Grupo de Artesanato Arco-íris - 2006
* Confraternização – 2006
Que saber mais sobre o Grupo Arco-íris?
Clique nos links abaixo e boa leitura!
* PAPEL MACHÊ - 2008
* GRUPO ARCO-IRIS - 2008
* GRUPO DE ARTESANATO ARCO-ÍRIS NO SCHOPPING NEUMARKT – 2007
* ARTESANATOS DE E.V.A. – 2007
* Grupo de artesanato arco-íris da ABLUDEF – 2007
* PRÓ-FAMÍLIA - Fundação do Bem-estar da Família -Blumenauense - 2007
* CRIATIVIDADE NO GRUPO DE ARTESANATO ARCO-IRIS – 2007
* CURSO DE TEAR – 2007
* Feira da Amizade - 2007
* Feira da Amizade em setembro - 2006
* Grupo de Artesanato Arco-íris - 2006
* Confraternização – 2006
07/11/2007
* 2007 - TV Galega Jornal de Blumenau
Programa: Jornal de Blumenau (TV GALEGA)
Apresentação: Angélica Sattler
Entrevistada: Maria Helena Mabba, presidente da Abludef
Assunto: 1º Café Colonial Beneficente da Abludef
ABLUDEF CONVIDA COMUNIDADE BLUMENAUENSE PARA PARTICIPAR DO SEU 1º CAFÉ COLONIAL BENEFICENTE
Diversas apresentações artísticas e culturais estão programadas para divertir a todos que participarem do 1º Café Colonial Beneficente da ABLUDEF (Associação Blumenauense de Deficientes Físicos de Blumenau), na próxima sexta-feira, 9 de novembro, às 15h, no salão de festas do Centro Social Urbano Hercílio Deeke.
Cuca de banana, sanduíches, tortas doces e salgadas, além de saborosas sobremesas, são algumas das delícias que vão fazer parte do 1º Café Colonial Beneficente da ABLUDEF, organizado pela Ong e que vai acontecer no CSU do bairro Garcia, próximo ao Corpo de Bombeiros e terminal de ônibus.
Mas quem pensa que só as gostosuras da culinária blumenauense vão fazer parte da tarde, está enganado. A ABLUDEF preparou diversas apresentações artísticas e culturais para alegrar à tarde dos participantes. O grupo de adolescentes do Centro de Recuperação Nova Esperança – Cerene, irá apresentar músicas e danças Rap para os convidados. O Cerene também preparou um Teatro de Mímica que contará como é o trabalho de recuperação dos dependentes químicos. Já o Quarteto da Associação de Cegos do Vale do Itajaí - Acevali aproveitará a oportunidade apresentando danças e músicas produzidas pelos associados da entidade e o Coral fará um show especial para os participantes. O Grupo de Danças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, pretende encantar os presentes com a Dança do Vento.
O músico chileno Gimenez, conhecido em Blumenau por tocar harpa em bares e restaurantes da cidade, vai alegrar o Café com músicas do repertório chileno, além de canções natalinas e eruditas. O Grupo de dança The Angels, afilhados da ABLUDEF, vão apresentar cover de bandas americanas. Também haverá apresentação de dança do ventre, com a profissional e professora Simone Hedler, entre outras atrações programadas para o evento.
O objetivo principal do Café é apresentar à comunidade os trabalhos que estão sendo realizados pela ong, através de vídeo, e angariar fundos para manter os projetos que estão sendo executados pela ABLUDEF. Atualmente o seu principal projeto é o “Apoio à habilitação, reabilitação e inclusão social das PPDF’S e suas famílias”, que é financiado pelo Fundo Municipal de Assistência Social. Dentro deste projeto são trabalhados diversos grupos: Grupo de Idosos, Grupo de Adolescentes, Grupo de Informática, Grupo de Integração à Vida, Grupo de Reabilitação, Grupo de Artesanato, Grupo Lesado Medular, entre outros.
O 1º Café Colonial Beneficente da ABLUDEF, também contará com sorteio de brindes. Para participar é só entrar em contato através do telefone (47) 3035-5922 ou na sede que fica na Rua Bertha Odebrech, 63, bairro Garcia, próximo ao Terminal de Ônibus Fonte (ao lado de CELP) . O valor do convite é R$ 10,00 para os adultos e R$ 5,00 para crianças e toda a comunidade de Blumenau e região está convidada para participar do evento.
SERVIÇO
O que? Café Colonial da ABLUDEF
SERVIÇO
O que? Café Colonial da ABLUDEF
Local? CSU do Garcia
Quando? 09/11/07 (sexta-feira) às 15h
Quanto? R$ 10,00 (adultos) R$ 5,00 (crianças)
MAIS INFORMAÇÕES:
Maria Helena Mabba –Presidente da ABLUDEF– Fone:(47) 3035-5922
MAIS INFORMAÇÕES:
Maria Helena Mabba –Presidente da ABLUDEF– Fone:
Dalva Day – Assistente Social da Abludef – Fone: (47) 8411-1321
02/11/2007
* 2007 - GRUPO SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS
Todas as 5ª feiras, no Centro Social Urbano - CSU, do Garcia, um grupo de senhoras da comunidade, que fazem parte do Grupo Santa Terezinha do Menino Jesus, participam do encontro de artesanatos: crochês, fuxicos, bordados e outros. A coordenadora do grupo é a senhora Carmem Hleik. Dona Augusta Day, 78 anos (ao centro da foto) é uma das participantes deste grupo, como também Dona Ambelina Muller, Odete,Laurinha,Norma, Lucia, Quinha,e Rosa Lana.
01/11/2007
* 2007 - LIONS CLUB BLUMENAU SUL
A senhora Sandra L. Pagel, representando o Lions Club Blumenau Sul, doou um cheque na quantia de R$ 1 mil à Abludef, através da presidente da ONG, Maria Helena Mabba. A doação é uma contribuição para que se possa levar adiante o projeto da Oficina de Fraldas “Asas para a Integração”. Na oportunidade também se fez presente a assistente social da Abludef, Dalva Day. A doação aconteceu no dia 31 de outubro, na sede da entidade.
* 2007 - Logo da ABLUDEF
* 2007 - CURSO DE CHAVEIRINHO
No dia 30 de outubro das 14 horas até as 16:30, na sede da ABLUDEF, a professora Jucineide, contratada pela COOPER MAFISA, veio ministrar um curso de artesanato , cuja modalidade deste dia foi a montagem de peças artesanais como chaveirinho feito de miçangas. Foram criadas peças lindas como exemplo Jacaré, coração e outros.