13/03/2008

* 2008 - PAPEL MACHÊ

No dia 11 de março de 2008 participantes do Grupo de Artesanato Arco Iris da ABLUDEF, colocaram a mão na massa.
Sob a orientação da professora voluntária Daniele, os associados da ABLUDEF, desenvolveram trabalhos em papel machê.
O QUE É PAPEL MACHÊ
O papel machê é usado para esculturas e para a confecção de máscaras. É um material muito barato, pois é feito a partir de papel velho, que desmanchado e devidamente processado e que misturado com água e cola torna-se uma massa, que depois de seca adquire uma rigidez considerável, cuja superfície suporta sem dificuldades diversos tipos de tintas. Ou seja, papel machê nada mais é do que papel reciclado, processado e usado como massa para modelar.

COMO FAZER PAPEL MARCHÉ

Material necessário:
- 5 rolos de papel higiênico
- 250 ml de vinagre
- 250 ml de óleo de cozinha comum
- 1,5 kg de gesso cré
- 500 ml de cola branca
Como fazer:
· Pegue um balde e coloque a água e o vinagre, que tem a função de não embolorar o papel machê quando ele ficar pronto. · Em seguida, ponha os 5 rolos de papel na água e deixe de molho por 24h.
· Depois de ter passado a noite mergulhado na água, retire os rolos, apertando-os para retirar o excesso de água. · Logo após, esprema os rolos em um pano. Certifique-se de que estão bem sequinhos. · Faça isso com todos os rolos e reserve numa vasilha seca.
· Depois, quebre o papel em pedaços menores.
· Agora, coloque um pouco de cola, um pouco de óleo e de gesso, o que ajudará a secar a massa mais rápido.
· Mexa como se estivesse fazendo massa de pão e, aos poucos, coloque o restante do material, sempre misturando bem até chegar no ponto (quando não grudar mais na mão).

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara Dalva,
Só agora entrei no site e achei incrível! Sou estudante de Comunicação Social e também uma apaixonada por artesanato. E vc está de parabéns pelo trabalho realizado com idosos. Meu pai tem 80 anos e tenho dificuldade de integrá-lo a programas assim, uma vez q aqui é difícil encontrar programas de tamanha qualidade.
Parabéns!
Iara

Related Posts with Thumbnails