21/03/2008

* 2008 - CIRANDA CIRANDINHA

A equipe técnica (Mariana - Dalva - Bianca - Tânia e Lenira (ausente na foto) dos programas da ABLUDEF, juntamente com a presidente Maria Helena Mabba, reuniram-se no dia 27 de fevereiro de 2008, para viabilizar o projeto “Ciranda, Cirandinha".
Este projeto é uma ação sócio educativa de apoio e orientação às famílias de pessoas com deficiência com crianças de 0 a 6 anos que visa proporcionar um dia por mês de atividades e informação, orientação, integração e lazer familiar; e lúdicas para as crianças. Subtendendo-se “famílias”, seus membros naturais, cuidadores ou responsáveis que vivem sob o mesmo teto; estando em sintonia com a concepção ampliada de “família”, defendida pela PNAS (Política Nacional De Assistência Social.). O projeto almeja alcançar os seguintes resultados: desenvolvimento da autonomia das crianças e acesso ao direito do brincar, fortalecimento dos laços afetivos e sociais das famílias. As famílias com crianças com deficiência, altamente dependentes e sem acesso ao transporte a “linha cidadão”(transporte com acessibilidade para pessoas com deficiência), serão transportadas com veículos da entidade. O programa é articulado com a rede de políticas públicas e conta com o apoio de parcerias governamentais e não governamentais. A demanda surgiu através da observação da equipe profissional da entidade, percebeu-se que a maioria das crianças com deficiência não participam das brincadeiras e ficam no colo dos pais. Que os irmãos(ãs) brincam com as outras crianças, mas não brincam com os membros familiares crianças com deficiência. Ainda que os pais não brincam com seus filhos com deficiência e não estimulam a brincarem com as demais crianças.Percebendo esta situação, que fere o direito das crianças e traz prejuízos ao desenvolvimento integral, através do brincar; e promove o enfraquecimento dos laços familiares e sociais, a entidade se propôs em 2008 a implementar o Projeto: Ciranda Cirandinha.

Foi dado início no dia 20 de março o projeto social "Ciranda ,Cirandinha”, realizando a páscoa infantil para as crianças associadas e seus familiares.

Além de palestra para a família, estiveram presente o GRUPO BRINCALHÃO contratado pela ABLUDEF , todos fantasiados de coelhos, trazendo alegria para as crianças e seus familiares.

Teve algodão doce, casa com bolinhas,rostinhos pintados , bombons, cestinha, coelhinho de verdade, onde as crianças puderam passar a mão nele, e sentir a fofura do seu pelo.

Teve muitos sorteios de bombons, cesta premiada e muita guloseimas.

Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".
SIMBOLOS DA PÁSCOA

OVO DE PÁSCOA A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento a fertilidade é o recomeço da vida. Esteve presente nos rituais de saudação a primavera de muitos povos antigos. Alguns historiadores garantem que o costume de cozinhar e depois colorir ovos de galinha para depois presenteá-los surgiu entre os antigos egípcios, persas e algumas tribos germânicas.Hoje se atribui aos chineses o costume milenar de presentear parentes e amigos com ovos nas festas de primavera. Mas foram os reis e príncipes da Antigüidade que confeccionaram ovos de prata e ouro recobertos de pedras preciosas.O povo, sem recursos para tais luxos, manteve a tradição de presentear ovos de galinha confeccionados.

COELHINHO DA PÁSCOA por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa. Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa.Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua.É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. Até o começo do século, o coelho não era conhecido como símbolo da Páscoa no Brasil. Foram os imigrantes alemães que, no Sul do país, entre 1913 e 1920, introduziram o costume.

CRUZ DA RESSURREIÇÃO Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.

CORDEIRO Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida".

PÃO E VINHO Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

CÍRIO é a grande vela que se acende na Aleluia , estão gravadas as letras Alfa e Ômega e quer dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo". Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.

E O CHOCOLATE, COMO CHEGOU NA PÁSCOA

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar. Atualmente, o chocolate é como o tender de Natal ou o quentão da Festa Junina, tem que estar presente em toda Páscoa, seja no formato de bombom, de barra, de coelhinho ou da maneira mais tradicional, que é a de Ovo de Páscoa.

Uma FELIZ PÁSCOA vai muito além da simples troca de ovos. É um momento de reflexão e que remete à existência de Cristo tendo uma forte conotação religiosa. Contudo, acordar de manhã e procurar os deliciosos e coloridos ovos, escondidos pelos coelhinhos da Páscoa, é um costume que não pode ser esquecido pois, além de ser muito divertido, nos faz recordar às inesquecíveis lembranças da infância!

Fonte de pesquisa: http://www.portaldafamilia.org/ e www.terra.com.br/pascoa/curi

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails