Foi dado início no dia 20 de março o projeto social "Ciranda ,Cirandinha”, realizando a páscoa infantil para as crianças associadas e seus familiares.
Além de palestra para a família, estiveram presente o GRUPO BRINCALHÃO contratado pela ABLUDEF , todos fantasiados de coelhos, trazendo alegria para as crianças e seus familiares.
Teve muitos sorteios de bombons, cesta premiada e muita guloseimas.
OVO DE PÁSCOA A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento a fertilidade é o recomeço da vida. Esteve presente nos rituais de saudação a primavera de muitos povos antigos. Alguns historiadores garantem que o costume de cozinhar e depois colorir ovos de galinha para depois presenteá-los surgiu entre os antigos egípcios, persas e algumas tribos germânicas.Hoje se atribui aos chineses o costume milenar de presentear parentes e amigos com ovos nas festas de primavera. Mas foram os reis e príncipes da Antigüidade que confeccionaram ovos de prata e ouro recobertos de pedras preciosas.O povo, sem recursos para tais luxos, manteve a tradição de presentear ovos de galinha confeccionados.
COELHINHO DA PÁSCOA por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa. Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa.Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua.É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. Até o começo do século, o coelho não era conhecido como símbolo da Páscoa no Brasil. Foram os imigrantes alemães que, no Sul do país, entre 1913 e 1920, introduziram o costume.
CRUZ DA RESSURREIÇÃO Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.
CORDEIRO Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida".
PÃO E VINHO Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.
CÍRIO é a grande vela que se acende na Aleluia , estão gravadas as letras Alfa e Ômega e quer dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo". Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.
E O CHOCOLATE, COMO CHEGOU NA PÁSCOA
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar. Atualmente, o chocolate é como o tender de Natal ou o quentão da Festa Junina, tem que estar presente em toda Páscoa, seja no formato de bombom, de barra, de coelhinho ou da maneira mais tradicional, que é a de Ovo de Páscoa.
Uma FELIZ PÁSCOA vai muito além da simples troca de ovos. É um momento de reflexão e que remete à existência de Cristo tendo uma forte conotação religiosa. Contudo, acordar de manhã e procurar os deliciosos e coloridos ovos, escondidos pelos coelhinhos da Páscoa, é um costume que não pode ser esquecido pois, além de ser muito divertido, nos faz recordar às inesquecíveis lembranças da infância!
Fonte de pesquisa: http://www.portaldafamilia.org/ e www.terra.com.br/pascoa/curi
Nenhum comentário:
Postar um comentário