25/02/2008

* 2008 - TV GALEGA - PROGRAMA DA EBE GALLESSO - TERAPIA OCUPACIONAL

A terapeuta ocupacional da Associação Blumenauense de Deficientes Físicos - ABLUDEF, Mariana Nicoletti Cenci, participou no dia 11 de fevereiro, do programa Ebe Gallesso, na TV Galega, de Blumenau.
O assunto abordado pela profissional foi o trabalho da terapia ocupacional na entidade, que tem como público alvo a terceira idade. Além de Mariana, estavam presentes Regina Pfau, da Casa São Simeão; e Ingrid, moradora da Casa São Simeão; Terezinha, da Casa Sant´Ana; Gizele, representante da Terapia Ocupacional da CPS 2 e Karina, estudante da Escola Barão do Rio Branco.

Mariana e as demais participantes da entrevistas debateram sobre o que significa Terapia Ocupacional, desmistificando que não é apenas uma “Ocupação”, já que se utiliza de atividades de expressão, de construção e lúdicas para atingir o objetivo desejado, que é a reabilitação do indivíduo no biopsicosocial.

Também foi informado durante o programa na TV Galega, que a terapia ocupacional treina também as AVDs, que são atividades da vida diária e as AVPs, que são atividades da vida prática, quando necessário. Um exemplo são os pós derrames (AVCs); traumatismo craniano (TCE); paralisia cerebral (PC); lesão medular, entre outros.

Os outros participantes do programa, falaram sobre os trabalhos que são desenvolvidos nas entidades em que trabalham, contando as experiências vividas.

21/02/2008

* 2008 - CURSO DE PINTURA DE PÁSCOA

No dia 19 de fevereiro de 2008, na sede da ABLUDEF, a COOPER prmoveu um curso de pintura em tecido com motivos pascoalino. Posso dizer que a Cooper Pratic fez sucesso como sempre na ABLUDEF, nossa parceria está dando muito certo, superando nossas expectativas.
A professora Andréa cativou nossas associadas, todas se mantiveram atentas as explicações. Havíamos imaginado que apenas 15 associados participariam, mas nossas expectativas foram superadas com a participação de 20 associados com vontade de aprender. A proposta tanto da COOPER quanto da ABLUDEF , é que o associado após passar pelo curso, possa estar produzindo e vendendo o que produziu durante o evento. Todos os trabalhos realizados na ABLUDEF são revertidos a venda para o grupo de artesanato, na compra de materiais diversos para continuar a produzir durante o ano.

20/02/2008

* 2008 - REUNIÃO EM JOINVILLE – DIA: 18/02/2008

Na reunião do dia 21/12/2007, foi colocado á CODEPA, a escolha de 2 (dois) representante de cada ONG que faz parte dessa comissão, para participar da viagem a Joinville,onde iríamos conhecer o sistema de transporte EFICIENTE para pessoas com deficiência física. Foi como representante da SETERB, o presidente senhor Rudolfo Clebscri e alguns funcionários. Pela CODEPA, foi a presidente da ABLUDEF Maria Helena Mabba que exerce também a função de presidente da CODEPA na gestão 2008/2010. A assistente social Dalva Day como representante da ABLUDEF, a APAE foi representada pela assistente social Greice Mirele Maas Moreira e a terapeuta ocupacional Josiane Pereira , pela ACEVALE a senhora Vera Lúcia Rufino, funcionarios e representantes das empresas de ônibus urbanas representando o transporte coletivo de Blumenau (Glória - Rodovel e Verde Vale).
Em Joinville a reunião aconteceu na Empresa de Ônibus Gidion, a senhorita Célia Schelbauer e o senhor Alcides Bertuli representantes do sistema de transporte EFICIENTE nos colocou que:

O TRANSPORTE EFICIENTE foi implantado em janeiro de 2000, o serviço foi inicialmente realizado por microônibus especialmente fabricados para atender a este cliente. O TRANSPORTE EFICIENTE foi criado para atender com exclusividade as pessoas com deficiência física, operando inicialmente com dois micros da BUSSCAR, projetados em parceria com o IPPUJ as empresas operadoras, contando com elevador, corredores mais largos, 4 locais específicos para cadeiras de rodas e mais 7 lugares sentados. Após os primeiros meses de sua implantação, o serviço revelou-se um sucesso e a crescente demanda sugeriu o aumento da frota e a troca dos veículos por micros VOLARE, mais adequados ao TRANSPORTE EFICIENTE, tendo em vista a sua capacidade de transporte. Cada veículo custou em média R$ 90 mil .Antes da implementação dos serviços em Joinville, uma equipe foi a Minas Gerais para ver o sistema de transporte local, e depois trazer idéias para implantar o sistema rodoviário de Joinville. Como está acontecendo com Blumenau,que esteve em Joinville para ver as propostas do transporte da cidade em relação a Blumenau.

O Deficiente físico Arilton da Silva foi o primeiro cliente a utilizar o sistema de transporte eficiente em Joinville.
O sistema de transporte especial de Joinville é feito com agendamento semanal.O agendamento para organização do itinerário é realizado diretamente pela empresa prestadora do serviço em horário comercial, com antecedência de 24 horas do compromisso do usuário, de segunda a sexta o usuário deve solicitar os serviços por telefone. Para o transporte aos domingos e nas segundas-feiras, o agendamento deve ser feito até a sexta-feira. Para cancelamento, o prazo mínimo é de 12 horas e o usuário que não cumpri-lo estará sujeito a pagamento de multa.
A preferência no entanto é para o mercado de trabalho, depois a fisioterapia e a medida do possível o lazer (limitado) mais para os finais de semana. Funciona das 6 horas da manhã até as 23 horas o sistema de atendimento para o deficiênte físico em Joinville. A ABLUDEF tem atualmente 1830 associados, dos quais muitos não tem o direito de ir e vir, ou seja estão “prisioneiros” dentro de seus lares. Em Blumenau o transporte especial será dado a oportunidade da PPDf poder acessar o direito de mercado de trabalho, além da saúde a exemplo da fisioterapia e também a educação.

Outro item que poderemos pensar é o Desporto, hoje temos em Blumenau, atletas PPDs que necessitam de transporte pois praticam a modalidade de basquete em cadeira de rodas além de outros esportes, esses esportistas representam no PARAJASC a cidade de Blumenau, pois são integrantes da equipe da cidade.

Para o presidente da SETERB, teremos que ser cautelosos nas decisões, devemos ver a melhor maneira de minimizar os impactos por causa das adaptações. Tem que ter qualidade, eficiência para todos. Pensar na evolução da medicina e tarifa. Ofertar transporte com menor tarifa.

Dia 8 de dezembro de 2007 foi assinado o consórcio SIGA. A SETERB pensa em agilizar o cadastramento em parceria com a ABLUDEF.

Apos a reunião todo o grupo foi conhecer as instalações de um microonibus que faz parte da linha adaptada de Joinville.

Esse serviço oportunizará as pessoas com deficiência física a participar da vida social “não apenas viver mais participar ativamente”, queremos estimular o PPD a sair de casa, seja para trabalhar,estudar e posteriormente passear, dançar, poder visitar amigos e familiares, não dependendo de terceiros para poder “VIVER”.



Que saber mais sobre este tema?
Clique nos links abaixo:


* ONIBUS ADAPTADO – 2008
* REUNIÃO EM JOINVILLE – 2008
* REUNIÃO DA CODEPA – 2008
* MICROONIBUS ESPECIAIS - 2007
* NA CIDADE SEM MEU CARRO – 2007
* Reunião com a Seterb Área Azul – 2007
* Reunião com a seterb – 2007

17/02/2008

* 2008 - 1ª REUNIÃO SOCIALIZADORA DE 2008

Foi realizada na ABLUDEF (Associação Blumenauense de deficientes físicos), no dia 16 de fevereiro ano de 2008, a 1ª reunião socializadora do corrente ano. Foram convocados para essa reunião todos os associados da entidade, para colocar em apreciação o EDITAL DE CONVOCAÇÃO para a eleição da nova diretoria da ABLUDEF, gestão 2008/2010. A data da eleição será dia 08 de março de 2008, com início as 10:00 horas término as 17:00 horas, na sede da ABLUDEF, localizada na rua: Bertha Odebrecht nº 63, no bairro Garcia, ao lado do CELP. Conforme o EDITAL da ELEIÇÃO, o período de inscrição é de 16 de fevereiro à 05 de março de 2008, deverá ser feita a inscrição junto a secretaria da entidade. No ato da inscrição,os concorrentes a CHAPA terão que apresentar diretrizes e propostas com linguagem formal,objetiva e pautadas em objetivos sólidos, a fim de promover o desenvolvimento financeiro da entidade, bem como o desenvolvimento intelectual, físico e moral de seus associados,de acordo com as finalidades da entidade presente , acordado no Estatuto da entidade no Capitulo VI – DAS ELEIÇÕES artigo 52º, parágrafo 3. Conforme o Estatuto no Capitulo VI – DAS ELEIÇÕES artigo 42º parágrafo 1º, “Aos associados acamados, impossibilitados de votarem, será garantido o direito ao voto através de representante munido de procuração escrita e especifica para o ato eleitoral, podendo ser procuradores, somente os pais, irmãos, parentes mais próximos e responsáveis legais”. No parágrafo 2º “ no caso dos menores de 16 anos, serão representados pelos pais e ou responsáveis, mediante comprovação documental”.

01/02/2008

* 2008 - ADEUS A BETO CARRERO

No dia 06 de maio de 2006, a ABLUDEF participou com toda diretoria do programa da REDE SOCIAL, promovido pela rede SC/SBT. O evento foi realizado no complexo BETO CARRERO WORLD.
- O encontro foi organizado pela assistente social Dalva Day em parceria com a emissora REDE SC/SBT. O evento foi transmitido ao vivo pela REDE SC/SBT, direto do Parque Beto Carrero World, no dia 06/05/2006 das 11:30 horas ás 14 horas , simultaneamente foi realizado um pedágio das 08:00 as 16:00hs, em várias cidades de Santa Catarina.
Na oportunidade BETO CARRERO participou ativamente do programa ao vivo, também presente um dos ex-trapalhões (Dedé Santana). A ABLUDEF foi uma das 33 entidades escolhida de Santa Catarina para participar da rede social.
- Faleceu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o empresário Sérgio Murad, o Beto Carrero, criador e dono do Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina. Ele estava sendo submetido a uma cirurgia para correção de uma válvula cardíaca implantada em setembro de 2007, quando sofreu distúrbio e veio a falecer na madrugada desta sexta-feira (00:05 min.) 1º de fevereiro de 2008.
A presidente da ABLUDEF, senhora Maria Helena Mabba em nome de todos os 1820 associados, externa seu pesar, pela perda de um dos mais brilhantes empresário do país. Apesar de ter nascido em São Paulo, para nos catarinenses BETO CARRERO continuará sendo um catarinense de coração, pois fez o estado ter seu nome em destaque tanto no país, quanto no exterior.Muitos catarinenses tiveram oportunidade de festejar seu aniversário dentro do parque BETO CARRERO WORLD, essa era uma das tantas promoções que era oferecida sempre dando preferência ao povo catarinense.