Na reunião do dia 21/12/2007, foi colocado á
CODEPA, a escolha de 2 (dois) representante de cada
ONG que faz parte dessa comissão, para participar da viagem a Joinville,onde iríamos conhecer o sistema de transporte
EFICIENTE para pessoas com deficiência física.
Foi como representante da
SETERB, o presidente senhor Rudolfo Clebscri e alguns funcionários. Pela
CODEPA, foi a presidente da
ABLUDEF Maria Helena Mabba que exerce também a função de presidente da
CODEPA na gestão 2008/2010. A assistente social Dalva Day como representante da
ABLUDEF, a
APAE foi representada pela assistente social Greice Mirele Maas Moreira e a terapeuta ocupacional Josiane Pereira , pela
ACEVALE a senhora Vera Lúcia Rufino, funcionarios e representantes das empresas de ônibus urbanas representando o transporte coletivo de Blumenau (Glória - Rodovel e Verde Vale).
Em Joinville a reunião aconteceu na Empresa de Ônibus Gidion, a senhorita Célia Schelbauer e o senhor Alcides Bertuli representantes do sistema de transporte EFICIENTE nos colocou que:
O TRANSPORTE EFICIENTE foi implantado em janeiro de 2000, o serviço foi inicialmente realizado por microônibus especialmente fabricados para atender a este cliente. O TRANSPORTE EFICIENTE foi criado para atender com exclusividade as pessoas com deficiência física, operando inicialmente com dois micros da BUSSCAR, projetados em parceria com o IPPUJ as empresas operadoras, contando com elevador, corredores mais largos, 4 locais específicos para cadeiras de rodas e mais 7 lugares sentados. Após os primeiros meses de sua implantação, o serviço revelou-se um sucesso e a crescente demanda sugeriu o aumento da frota e a troca dos veículos por micros VOLARE, mais adequados ao TRANSPORTE EFICIENTE, tendo em vista a sua capacidade de transporte. Cada veículo custou em média R$ 90 mil .Antes da implementação dos serviços em Joinville, uma equipe foi a Minas Gerais para ver o sistema de transporte local, e depois trazer idéias para implantar o sistema rodoviário de Joinville. Como está acontecendo com Blumenau,que esteve em Joinville para ver as propostas do transporte da cidade em relação a Blumenau.
O Deficiente físico Arilton da Silva foi o primeiro cliente a utilizar o sistema de transporte eficiente em Joinville.
O sistema de transporte especial de Joinville é feito com agendamento semanal.O agendamento para organização do itinerário é realizado diretamente pela empresa prestadora do serviço em horário comercial, com antecedência de 24 horas do compromisso do usuário, de segunda a sexta o usuário deve solicitar os serviços por telefone. Para o transporte aos domingos e nas segundas-feiras, o agendamento deve ser feito até a sexta-feira. Para cancelamento, o prazo mínimo é de 12 horas e o usuário que não cumpri-lo estará sujeito a pagamento de multa.
A preferência no entanto é para o mercado de trabalho, depois a fisioterapia e a medida do possível o lazer (limitado) mais para os finais de semana. Funciona das 6 horas da manhã até as 23 horas o sistema de atendimento para o deficiênte físico em Joinville.
A ABLUDEF tem atualmente 1830 associados, dos quais muitos não tem o direito de ir e vir, ou seja estão “prisioneiros” dentro de seus lares.
Em Blumenau o transporte especial será dado a oportunidade da PPDf poder acessar o direito de mercado de trabalho, além da saúde a exemplo da fisioterapia e também a educação.
Outro item que poderemos pensar é o Desporto, hoje temos em Blumenau, atletas PPDs que necessitam de transporte pois praticam a modalidade de basquete em cadeira de rodas além de outros esportes, esses esportistas representam no PARAJASC a cidade de Blumenau, pois são integrantes da equipe da cidade.
Para o presidente da SETERB, teremos que ser cautelosos nas decisões, devemos ver a melhor maneira de minimizar os impactos por causa das adaptações. Tem que ter qualidade, eficiência para todos. Pensar na evolução da medicina e tarifa. Ofertar transporte com menor tarifa.
Dia 8 de dezembro de 2007 foi assinado o consórcio SIGA. A SETERB pensa em agilizar o cadastramento em parceria com a ABLUDEF.
Apos a reunião todo o grupo foi conhecer as instalações de um microonibus que faz parte da linha adaptada de Joinville.
Esse serviço oportunizará as pessoas com deficiência física a participar da vida social “não apenas viver mais participar ativamente”, queremos estimular o PPD a sair de casa, seja para trabalhar,estudar e posteriormente passear, dançar, poder visitar amigos e familiares, não dependendo de terceiros para poder “VIVER”.
Que saber mais sobre este tema?
Clique nos links abaixo:
* ONIBUS ADAPTADO – 2008
* REUNIÃO EM JOINVILLE – 2008
* REUNIÃO DA CODEPA – 2008
* MICROONIBUS ESPECIAIS - 2007
* NA CIDADE SEM MEU CARRO – 2007
* Reunião com a Seterb Área Azul – 2007
* Reunião com a seterb – 2007