31/10/2016

* 2016 - Dia Nacional da Poesia

Você sabia que a poesia tem espaço especial no calendário brasileiro? É isso mesmo! No Brasil, dedicamos um dia para celebrar a poesia nacional. Até meados do ano de 2015, a data era comemorada em 14 de Março, uma homenagem a um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho, nessa data, no ano de 1847.
Porém, essa celebração não era oficial. Houve uma proposta de lei para que a comemoração fosse oficializada no dia 14 de Março, mas o Projeto foi arquivado. A presidente Dilma, então, em 3 de junho de 2015, sancionou a Lei 13.131/2015, que criou oficialmente o Dia Nacional da Poesia.
Esse Projeto de Lei, sugerido pelo senador Álvaro Dias, teve proposta aceita para que o Dia Nacional da Poesia fosse comemorado no dia 31 de Outubro, nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. Drummond, nascido em Minas Gerais, no ano de 1902, é um dos maiores poetas brasileiros, sendo reconhecido internacionalmente. Em Belo Horizonte, estudou, trabalhou como funcionário público e iniciou sua carreira como escritor. Fundador do periódico
A Revista, órgão oficial do modernismo mineiro, foi destaque desse movimento literário. Em 1930, publicou sua primeira obra, Alguma poesia, quando o modernismo já estava consolidado em terras brasileiras. Com poemas que abordam temas de nosso cotidiano (família e amigos, conflitos sociais, existência humana etc.) e uma escrita com toques de ironia e pessimismo, Drummond é um marco na literatura brasileira. 
Em 1987, infelizmente, no Rio de Janeiro, o autor faleceu, doze dias após a morte de sua filha única, Maria Julieta Drummond de Andrade, amor maior da vida do autor.
 
Confira o que Drummond nos deixou e entenda o porquê do autor ser o homenageado e ter o dia de seu nascimento marcado no calendário brasileiro como o Dia Nacional da Poesia. 

http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-poesia.htm

* 2016 - Dia Mundial da Poupança

O Dia Mundial da Poupança é comemorado anualmente em 31 de outubro. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar, investindo pensando na construção de um futuro sólido e seguro financeiramente.
No atual cenário mundial, onde a maioria das economias são baseadas no capitalismo, os bens materiais, novas tecnologias e serviços são cada vez mais atraentes e efêmeros, incentivando as pessoas a gastarem mais do que realmente podem (e em produtos "descartáveis"). O consumismo é tão forte e imediatista, que o ato de poupar chegar a ser associado com a avareza, por muitas vezes.

Origem do Dia Mundial da Poupança
O Dia Mundial da Poupança foi criado pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança, em 1925, na Itália, um ano após a sua fundação. Sendo assim, ficou instituído que o dia 31 de outubro seria destinado para a tentativa de conscientização da população mundial sobre os benefícios da poupança e as consequências negativas que a falta de planejamento financeiro podem acarretar para a vida familiar, por exemplo. No Brasil, no entanto, a data só começou a ser comemorada a partir de 1933.

Dicas para poupar

Muitas pessoas alegam que não fazem qualquer tipo de poupança, seja diária, semanal, mensal ou anual. No entanto, a poupança é essencial em período de crise, seja nacional ou familiar (a perda de um emprego, por exemplo). Se alguns passos forem seguidos, não se torna tão difícil começar a poupar e reduzir custos. Tenha um objetivo fixo (comprar uma casa nova, um carro, fazer uma viagem e etc) Faça um cálculo de quanto será necessário para concretizar o objetivo;
Quando receber o salário, poupe um pouco antes de gastar com qualquer outra coisa - guarde ao menos 10% do que ganha; Evite comprar a primeira coisa que vê (comprar por impulso); Pesquise e compre sempre à vista; Fique atento ao uso do cartão de crédito e débito; Fique de olho nas despesas fixas da casa (conta de água, luz, telefone, internet e etc). Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado; Sempre peça desconto; 
http://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-poupanca/

* 2016 - Dia do Saci

O Dia do Saci é comemorado anualmente em 31 de outubro. A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro. O Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, ao invés do Dia das Bruxas (Halloween), que é celebrado no mesmo dia e que nada tem a ver com a cultura do Brasil.

Origem do Dia do Saci
Com o objetivo de fazer resistência à cultura norte-americana, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal nº 2.479, de 2013, que institui o 31 de Outubro como sendo o Dia do Saci. No entanto, em São Paulo, a Lei nº 11.669, de 13 de Janeiro de 2004, já oficializa o dia 31 de Outubro como Dia do Saci no estado. Várias outras cidades também já decretaram leis que oficializam a data, com o mesmo intuito de reforçar a cultura e folclore nacional. De acordo com a lei: “Entendemos que a comemoração anual do “Dia do Saci” permitirá um contato sistemático com a variedade e a beleza das tradições do País, de modo a fortalecer o processo de consolidação da identidade nacional bem como a auto-estima do povo brasileiro". Outra data que também celebra o Saci-Pererê, assim como todos os outros personagens míticos da cultura brasileira é o Dia do Folclore.

Dia do Saci e Halloween
Como dito, o Dia do Saci surgiu como uma alternativa ao Halloween, uma celebração baseada na cultura norte-americana. O objetivo é conscientizar a população sobre a rica variedade cultural do folclore brasileiro.
A Lei n.° 2.479, de 2003, diz que: “A data escolhida, 31 de outubro, dia em que se festeja o Halloween, “Dia das Bruxas”, nos Estados Unidos, parece-nos pertinente. A comemoração do Halloween no Brasil – como tantas outras celebrações da cultura norte-americana de forte apelo comercial – tem atraído cada vez maior número de jovens e crianças. Criar, na mesma data, o “Dia do Saci” é, portanto, uma forma de se oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura.”

Atividades para o Dia do Saci
Ao invés de sair pelas ruas fantasiado com as roupas típicas do Halloween norte-americano, no Dia do Saci as pessoas podem optar por fantasias que caracterizem os seres sobrenaturais do folclore brasileiro, como o Saci-Pererê, a Matinta Pereira, o Curupira, a Caipora, entre outros. Entre algumas das atividades interessantes para partilhar com as crianças no Dia do Saci, destaca-se:

Contar histórias sobre as lendas nacionais;
Fazer uma peça de teatro com o Saci-Pererê como personagem principal;
Fazer desenhos do Saci e das demais figuras mitológicas da cultura brasileira;
Recriar a lenda do Saci-Pererê, incentivando a criatividade das crianças.

A Lenda do Saci-Pererê

Há quem diga que a lenda do Saci surgiu no sul do Brasil, em meados do século XVIII, onde as histórias populares narravam as travessuras de um pequeno índio de rabo que assustava os animais e destruía plantações. Porém, quando a lenda chegou ao norte do país, as características do personagem mudaram. Passou a ser negro, usar um gorro vermelho e a fumar um cachimbó (por influência da cultura africana na região).
A lenda também descreve o Saci como tendo apenas uma perna, pois a outra teria perdido em uma luta de capoeira. A lenda do Saci-Pererê é transmitida ainda hoje de geração em geração nas comunidades rurais do Brasil, principalmente. O mito ficou conhecido nas grandes cidades do país e internacionalmente graças aos livros de Monteiro Lobato, com destaque para "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", que teve sua adaptação para a TV e tornou as histórias do Saci conhecidas em todos os cantos do Brasil. 
Se você quiser saber mais...clique nesses links abaixo. Você irá se deliciar com a bela historia do Saci-Pererê. 
http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-saci/

* 2016 - Dia do Reporter Policial

Repórter Policial, trata-se de um repórter que fica de plantão, atento às notícias ligadas à segurança pública. Diariamente, o repórter policial telefona para as delegacias de polícia para perguntar se há novidades e se necessários, deslocam-se para o local do fato, não existe domingos e feriados para o repórter policial, ele tem de está atento. Trazer a noticia do sub mundo do crime exigem muito mais do que a determinação em busca da noticia. Estas diferenças básicas entre repórteres fazem a credibilidade ou não de onde são vinculado as noticias.

“Diariamente, o repórter policial telefona para todas as delegacias e unidades de polícia para perguntar se há novidades em troca de notícia, e essa técnica é conhecida como ‘ronda policial’; um trabalho de risco, principalmente para quem trabalha na parte da noite”, completa Ribeiro.

 Parabéns a todos os profissionais que trabalham nesta área de risco. 
http://www.nasmalhasdalei.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1680:hoje-e-o-dia-do-reporter-policial&catid=4:famosos
https://leisemprojeto.wordpress.com/tag/dia-do-reporter-policial/


* 2016 - Dia das Bruxas (Halloween)

O Dia das Bruxas ou Halloween é comemorado anualmente no dia 31 de outubro. Mesmo sendo considero parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o planeta, se adaptando, através do sincretismo das superstições e lendas de cada região, com o conceito moderno norte-americano do Halloween. Etimologicamente, a palavra "halloween" é derivada da expressão inglesa "hallow evening", que em português significa "noite sagrada". Acredita-se que a festa, que acontecia entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, celebrada pelos povos celtas, era chamada de Hallow Evening, sendo abreviada para Hallowe´en até chegar a forma atual: Halloween.

Símbolos do Halloween
Como o Dia das Bruxas está relacionado com a morte, as principais figuras desta data são os seres espectrais, ou seja, que não pertencem ao mundo dos vivos, como:
Zumbis
Bruxas
Fantasmas
Caveiras
Monstros
Gatos pretos (porque possuem a conotação da má sorte)
Demônios
Abóbora

De acordo com o costume do “Trick or Treat” do Halloween norte-americano, as guloseimas (chocolates, balas, pirulitos e etc) também são consideradas símbolos modernos desta data. Os símbolos do Halloween também são utilizados como inspiração para as fantasias. É um costume entre as pessoas que celebram o Dia das Bruxas usar fantasias cujo tema seja o imaginário sobrenatural popular (fantasmas, lendas urbanas, monstros, vampiros, zombies e etc).

Origem do Dia das Bruxas
As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos, com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário Celta), os mortos e espíritos malignos saiam de suas tumbas para atormentar os vivos. Para tentar se proteger do "mortos-vivos", os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as "forças do mal". A celebração original é chamada de Samhain, que significa "Fim do Verão", e era conhecida como uma comemoração pagã, tanto que as pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidas e levadas à fogueira da Inquisição, acusadas de bruxaria e prática de magia negra. Para tentar "abafar" a data, a Igreja Católica criou o Dia dos Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram.

Dia das Bruxas no Brasil
O Halloween é uma festividade muito recente no Brasil, trazida a partir da cultura norte-americana, em filmes e séries de TV. No entanto, há uma resistência muito grande em algumas regiões do Brasil sobre a comemoração da data no país. Algumas pessoas argumentam que o país é muito rico em cultura popular para celebrar uma cultura estrangeira e ignorar a própria história e identidade. Por causa dessa polêmica, foi criado o Dia do Saci, a partir do decreto de lei nº 2.762/2003, também no dia 31 de outubro, constituindo uma "resistência pacífica" à cultura americanizada do Dia das Bruxas.

Dia das Bruxas nos Estados Unidos
Quem levou o Halloween para os Estados Unidos foram os irlandeses, no século XIX, tornando-se uma das principais festividades da cultura americana. Atualmente, nesta data as crianças costumam sair às ruas, batendo de porta em porta e perguntando: "Trick or Treat?" ("Gostosuras ou travessuras?", em português). Se as crianças não ganharem doces, têm a permissão para fazer uma “pegadinha” ou travessura na casa da pessoa, como se fosse um "pequeno diabinho". Jogar papel higiênico nas árvores do vizinho costuma ser a “pegadinha” mais comum durante o Halloween.

Filmes para o Dia das Bruxas - Halloween
No Dia das Bruxas é costume reunir os amigos ou familiares e assistir filmes e séries de suspense, terror ou horror. Eis algumas sugestões de filmes para assistir na noite de Halloween:
The Witch, por Robert Eggers (A Bruxa, 2015)
The Grudge, por Takashi Shimizu (O Grito, 2004)
Friday The 13th, por Sean S. Cunningham (Sexta-Feira 13, 1980)
A Nightmare on Elm Street, por Wes Craves (A Hora do Pesadelo, 1984)
The Ring, por Gore Verbinski (O Chamado, 2002)
The Texas Chainsaw Massacre, por Marcus Nispel (O Massacre da Serra Elétrica, 2003)
The Exorcist, por William Friedkin (O Exorcista, 1973)
Hellraiser, por Clive Barker (Hellraiser - Renascido do Inferno, 1987).
http://www.calendarr.com/brasil/dia-das-bruxas-halloween/

* 2016 - Dia da Reforma Luterana

O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de Outubro. A data é celebrada pelos Luteranos, membros das igrejas cristãs que se originaram a partir da Reforma Protestante, iniciado por Martinho Lutero. No Brasil, os chamados evangélicos pertencem a uma ramificação da igreja cristã Protestante. O Dia da Reforma, como também é conhecido, é feriado nacional na Escócia e em alguns estados da Alemanha.

Origem do Dia da Reforma Protestante
O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de Outubro por ser esta a data em que o monge agostiniano Martinho Lutero, em 1517, anunciou uma proposta de reforma da doutrina católica em frente a igreja de Wittenberg, na Alemanha. A proposta ficou popularmente conhecida como as 95 teses.Lutero e os seus seguidores foram excomungados pelo papa Leão X em 1520, nascendo então a tradição luterana.
Temendo a morte por heresia, Martinho se isolou no Castelo de Wartburg durante cerca de um ano. Lá, o agostiniano traduziu os textos bíblicos para o alemão. Atualmente, a maioria das igrejas protestantes mudam a data da celebração do Dia da Reforma para que caia no último domingo do mês de outubro, com excessão dos sabatistas, que ainda celebram rigorosamente a data em 31 de Outubro.
http://www.calendarr.com/brasil/dia-da-reforma-protestante/

* 2016 - Dia da Dona de Casa

O Dia da Dona de Casa ou Dia da Dona do Lar é comemorado em 31 de Outubro. A data celebra popularmente o trabalho das mulheres (e homens também, claro) que se dedicam a manter a organização e rotinas do lar. Levar as crianças ao colégio, fazer as compras no mercado, cozinhar, passar a roupa, cuidar do jardim... Enfim, são inúmeras as tarefas de uma Dona de Casa e devemos prestar homenagem a essas pessoas todos os dias!

Origem do Dia da Dona de Casa
Não se sabe ao certo o motivo do Dia da Dona de Casa ser comemorado em 31 de Outubro. O mais provável é que tenha a ver com alguma personalidade da cultura popular, que acabou por se popularizar e ficou marcado no imaginário das pessoas como Dia da Dona do Lar.
No entanto, na cidade do Rio de Janeiro a data foi oficializada com o Decreto de Lei nº 5.756, de 16 de junho de 2014, porém não no dia 31 de Outubro. As Donas de Casa Cariocas vão celebrar o seu dia em 3 de Abril, por decisão do projeto do vereador Marcelo Piuí.

Ideias de presentes para o Dia da Dona de Casa
Preparar um café da manhã especial e servir na cama
Fazer todas as tarefas domésticas por um dia
Levar para jantar / almoçar em um restaurante
Levá-la para um SPA e fazer massagens relaxantes
Dar um passeio pelo campo ou praia
http://www.calendarr.com/brasil/dia-da-dona-de-casa/

30/10/2016

* 2016 - Dia do Material bélico

As origens do Material Bélico (Mat Bel) remontam ao Brasil Colônia, quando aqui se procurou organizar uma estrutura embrionária de manutenção para os equipamentos das forças militares. Não existiam estabelecimentos fabris, o que acarretou grandes dificuldades para as atividades de manutenção e suprimento das armas e demais petrechos de guerra. Nesse contexto, em 1762, na Capitania do Rio de Janeiro, foi fundada a primeira unidade específica de material bélico, a CASA DO TREM. Esta denominação provém da expressão portuguesa “Trem de Artilharia”, que compreendia todo o material bélico utilizado pelas tropas.
No brasão de armas da Casa do Trem, estavam sobrepostos dois canhões coloniais cruzados, os quais, até hoje, são ostentados orgulhosamente pelos matbelianos em seus uniformes, como guardiões de uma tradição de mais de dois séculos.Com a vinda da Família Real, novas medidas foram implementadas por determinação do Príncipe Regente D. João. Em 1810, criou-se a Companhia de Artífices, que passou a formar mão de obra especializada para o Arsenal Real, em substituição aos soldados que, até então, eram oriundos dos Regimentos de Artilharia. Em 1811, D. João mandou criar a Real Junta de Fazenda dos Arsenais, Fábricas e Fundição da Capitania do Rio de Janeiro, nomeando seu primeiro presidente o Tenente-General Carlos Antônio Napion, que já havia exercido cargo semelhante em Portugal. O Tenente-General Carlos Antônio Napion nasceu em Turim (Itália), em 30 de outubro de 1757. Sua história confunde-se com os primórdios do Material Bélico no Brasil. Em 1800, após a conquista da Itália por Napoleão, o Ten Gen Napion passou a servir ao Reino de Portugal, vindo para o Brasil em 1808, na comitiva da Família Real. 
Aqui chegando, foram-lhe atribuídas múltiplas e difíceis missões ligadas à defesa e à implantação da indústria e do ensino militar superior. No setor de Material Bélico, criou e dirigiu a Fábrica de Pólvora da Lagoa e o Arsenal Real do Exército, origem do atual Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro. Foi também Inspetor Geral de Artilharia, aprimorando a estrutura das fortalezas da Colônia e ampliando a Real Fábrica de Armas da Conceição. Tais organizações foram as raízes da estrutura de Material Bélico no Exército Brasileiro. Como presidente da Junta Militar da Academia Real Militar, criada por D. João, em 1810, coube ao Ten Gen Napion organizá-la e dirigi-la, fato este que lhe conferiu o privilégio de ter sido o primeiro comandante das Academias Militares em terras brasileiras e ter o seu nome em primeiro lugar na galeria de ex-comandantes da Academia Militar das Agulhas Negras, permanecendo nesta função até a sua morte, em 27 de junho de 1814. 
O precioso legado de suas profícuas realizações tornou-o merecedor do reconhecimento da Instituição e do País, que o consagrou Patrono do Quado de Material Bélico. Após a independência, novos arsenais foram construídos no Rio Grande do Sul, na Bahia e em São Paulo, os quais, juntamente com o “Trem de Mato Grosso”, incumbiram-se de realizar, naquelas regiões, as atividades do apoio de Material Bélico. Espingardeiros, coronheiros e artífices  disseminavam, assim, as tradições que o matbeliano de hoje trabalha por honrar. A Guerra da Tríplice Aliança representou o ponto alto da atuação dos arsenais e fábricas no século XIX. Afora a deficiência de suprimentos, o então Marquês de Caxias deparou-se com a precariedade do material bélico existente.Em sua preparação para a arrancada vitoriosa, o invicto General reequipou a Infantaria e a Cavalaria, bem como dotou a Artilharia com novas peças, fabricadas, em sua maior parte, no País, a fim de reduzir ao máximo a dependência da importação de armamento e munição, indispensáveis às operações de guerra. Durante a República, em 1915, instituiu-se, no Exército Brasileiro, o Serviço de Material Bélico e, três anos depois, foi inaugurado, no Rio de Janeiro, o Depósito Central de Material Bélico, com a missão de estocar o armamento e a munição da então denominada Diretoria de Material Bélico. 
O Estado-Maior do Exército criou, na década de 1930, a Seção de Motomecanização. Em 1938, os blindados Renault, adquiridos na década anterior, foram substituídos pelos carros Ansaldo, de fabricação italiana, que passaram a mobiliar o recém-criado Esquadrão de Autometralhadoras. Mais tarde, tornou-se o Centro de Instrução de Motorização e Mecanização (CIMM), primeiro centro de instrução de Material Bélico. Em 1942, o CIMM transformou-se em Escola de Motomecanização, sob o comando do então Tenente-Coronel Artur da Costa e Silva, futuro Presidente da República. Durante a Segunda Guerra Mundial, implementou-se a 1ª Companhia Leve de Manutenção, integrante da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, a qual foi organizada em três pelotões: o de suprimentos, o de evacuação e reparação auto e o de reparação de armamento, além de uma seção de comando. Fruto das experiências colhidas na campanha da Itália, o Exército reformulou seu apoio de Material Bélico, criando, em 1946, batalhões de manutenção e companhias de manutenção leves, médias e especiais. Como consequência natural de toda essa evolução, em 1959, foi criado o mais novo componente operacional do Exército, o Quadro de Material Bélico. Sua lei de criação estabelecia que o Material Bélico tivesse as seguintes finalidades: “Reunir, num só quadro, todos os oficiais que exerçam funções relativas à pesquisa, estudo, fabricação, recuperação, armazenamento e manutenção de material bélico: armamento, munições e explosivos, material de guerra química, instrumentos e equipamentos de observação e direção de tiro, viaturas, combustíveis e lubrificantes; 
Prover as necessidades em pessoal especializado para o exercício de funções de direção, chefia e comando e execução em órgãos da alta administração do Ministério da Guerra, diretorias incumbidas do suprimento, manutenção e fabricação de material bélico, serviços dos grandes comandos, fábricas, arsenais, parques e depósitos, bem como unidades de manutenção.” Em 1986, com a aprovação pelo Estado-Maior do Exército do manual de campanha C 9-1 – Emprego do Material Bélico, definiu-se a doutrina de emprego até hoje vigente, atribuindo-se ao Quadro, desde então, missões de combate, de apoio ao combate e de apoio logístico. As missões de combate consistem no seu emprego como arma base e englobam a defesa de seus locais de trabalho, a sua própria proteção em marchas e estacionamentos, as ações preventivas e repressivas como integrante de forças de segurança de área de retaguarda e, mesmo, o seu emprego como infantaria em situações excepcionais de combate. As missões de apoio ao combate compreendem a destruição e remoção de granadas e bombas, as informações e a assistência técnica, a defesa química, biológica e nuclear, as inspeções e o estabelecimento de normas técnicas. As missões logísticas, razão inicial da criação do Material Bélico, são cumpridas por meio de atividades de suprimento e manutenção dos materiais de defesa, da coleta e evacuação do material salvado e capturado; em situações peculiares, essas missões poderão incluir o transporte de material de defesa. Em síntese, cabe ao Material Bélico assegurar o apoio cerrado e contínuo, que confere o poder de fogo e a mobilidade ao Exército Brasileiro. O renascimento da Aviação do Exército e as recentes operações de manutenção de paz têm demonstrado que, sem um eficiente apoio de Material Bélico, tais missões ficam seriamente comprometidas. Sendo assim, com as perspectivas de o Brasil se firmar cada vez mais como uma liderança no cenário internacional, aliado ao fato de o País possuir uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta, cresce em importância a aquisição, por parte do Exército Brasileiro, de modernos materiais de defesa capazes de garantir a operacionalidade da tropa em ambientes de combate com  características assimétricas. Nesse sentido, os integrantes do Quadro de Material Bélico vêm  buscando seu constante aperfeiçoamento, a fim de esdtar à altura dos novos desafios advindos do combate moderno.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/8395/30-de-Outubro---Dia-do-Quadro-de-Material-Belico

* 2016 - Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

O termo reumatismo, a rigor, não trata de uma doença em particular, mas de um grande número delas. É atuante principalmente no sistema musculoesquelético e também pode acometer o sistema respiratório, gastrointestinal e a pele, por exemplo. O sistema musculoesquelético é o sistema que dá a sustentação (ossos) e mobilidade (músculos) ao nosso corpo. Sua estrutura é muito complexa, pois é composto por mais de 230 ossos e cerca de 639 músculos, que desempenham funções variadas, como proteger órgãos vitais (crânio e costelas), sustentar-nos na posição ereta e permitir atos como andar, pegar, pular, etc.
Ao movimentarem-se, os ossos e os músculos usam as articulações que, ao mesmo tempo em que os prendem na posição correta, permitem que executem os movimentos mais variados. As doenças reumáticas se apresentam comumente como inflamações (crônicas ou não) em um ou mais componentes de uma articulação, gerando dores e incapacidade temporária ou permanente para sua movimentação adequada, mas algumas pessoas portadoras de reumatismo podem apresentar sinusites de repetição, acometimento do pulmão e pele, dentre outros, sem alterações nas articulações. Artrose, artrite reumatoide, lúpus, fibromialgia, tendinites, bursite, gota, febre reumática e osteoporose são algumas das doenças reumáticas mais comuns.
Apesar de afetar homens e mulheres, jovens e idosos, a maior prevalência é entre as mulheres com idade entre 30 e 40 anos. Por esse motivo, elas devem ficar mais atentas a alguns fatores de risco, como idade avançada, obesidade, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso e ingestão de medicamentos que podem contribuir para o surgimento da doença. Ao perceber dor nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada de vermelhidão, ‘inchaço’, calor ou dificuldade para movimentar as juntas (especialmente ao acordar pela manhã), a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo. Doença - Ao contrário de algumas doenças ditas silenciosas (hipertensão e diabetes), em geral, o reumatismo pode ser mais facilmente percebido: o próprio paciente pode identificar os primeiros sintomas.
Dores ao esticar os braços sobre a cabeça ou ao elevar os ombros até tocar o pescoço podem ser sinais de doença reumática. Se a enfermidade for descoberta logo nos primeiros sintomas e o paciente tiver tratamento adequado, ele pode levar uma vida normal, diminuindo assim os riscos de incapacidade física.
 

Tratamento - O tratamento às doenças reumáticas é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A assistência aos pacientes com doenças reumáticas inclui desde o fornecimento de medicamentos até a realização de práticas integrativas (como acupuntura), associada à realização de exercícios que devem ter indicação de um profissional. Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde   
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34646-dia-nacional-da-luta-contra-o-reumatismo

* 2016 - Dia do Fisiculturista

O Dia do Fisiculturista é comemorado anualmente em 30 de Outubro, no Brasil. A data tem o objetivo de homenagear o atleta que se dedica a "arte" do fisiculturismo. O fisiculturismo, que também é conhecido por culturismo, é considerado um esporte de competição, onde os atletas trabalham os músculos do corpo em busca de hipertrofiá-los, ou seja, aumentar a massa muscular o máximo possível. O objetivo da modalidade esportiva não é testar quem levanta mais peso, mas quem possui a melhor definição dos músculos do corpo. Nas competições, as apresentações dos fisiculturistas podem ser individuais ou em grupos, a nível de comparação. Um dos nomes mais populares dentro do fisiculturismo é o do ator norte-americano Arnold Schwarzenegger, que segundo a Federação Internacional de Fisiculturismo já foi sete vezes campeão mundial na categoria.

As principais competições podem ser divididas nas seguintes categorias:
Fisiculturismo Júnior: para atletas com menos de 23 anos e que estão no ínicio da carreira;
Fisiculturismo Sênio: para atletas com mais de 23 anos e com experiência de carreira;
Fisiculturismo Máster: para atletas com níveis musculares bastante elevados;
Fisiculturismo Clássico: para atletas que não desenvolvem os músculos ao "extremo", preferindo uma estrutura física mais "leve" e "natural".

Não apenas homens praticam o fisiculturismo.Existem campeonatos especialmente feitos para as mulheres fisiculturistas.
Os treinamentos dos fisiculturistas são bastante exigentes. Uma alimentação equilibrada de carboidratos e proteínas é fundamental para o crescimento muscular, não apenas os exercícios pesados e intensos.
Outro fator de extrema importância para esses atletas é o descanso, sendo recomendado no mínimo oito horas de sono por dia, para ajudar no hipertrofiamento muscular. Não se sabe ao certo a origem do Dia do Fisiculturista, mas são pessoas que merecem os parabéns pelo empenho e dedicação em manter uma disciplina de treinos intensos, com a finalidade de atingir a meta de ser o mais definido corpo na competição. http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-fisiculturista/
Related Posts with Thumbnails