29/06/2010

* 2010 - “MURO DA RUA PROGRESSO”


A novela do “MURO DA RUA PROGRESSO” continua. No mês de junho tivemos mais alguns capítulos em grande audiência , a historia se deu no dia 11 de junho de 2010, Paulo França, Cleverton João Batista, juntamente com o Assessor Tarciso A. Souza, estiveram em nossa residência, onde conversaram longamente sobre a obra da curva do cemitério entre outros assuntos. Após muita discussão sobre o que estava sendo feito na rua progresso e se essa era a melhor forma de sanar os problemas de desmoronamentos constantes neste local. Fomos ver as obras no local  e diante de coisas inexplicáveis, ficou resolvido que iriam trazer os responsáveis pela obra para que pudessem tranqüilizar a comunidade do bairro progresso. Todos que avistam o morro da rua progresso “ao vivo e a cores” são da opinião que deveria ser feito bancadas do alto para baixo, e não construir um “murinho” para conter a enormidade de barros soltos na encosta. Nos dias 3 e 4 de junho bastou vir uma chuvinha que já se registrou um desmoronamento do barranco, destruindo os trabalhos que estava sendo feito na rua.
Hoje dia 29 de junho tivemos mais um capitulo de grande "audiência" . Estivemos na obra a convite do Cleverton que nos ligou pela manhã para irmos ao encontro da pessoa encarregada das obras, para mostrar que tudo estava se encaminhando para uma normalidade prevista.
No encontro conversamos com o engenheiro responsável pela obra HIROSHI MATSUOKA da empresa RODOMAQ. Após mostrar com grande ênfase que o muro estava sendo com toda a engenharia de ponta. Explicou que não serão feito gabiões, sendo que serão removido o material mole e fazer de pedra (roncamento).
ENROCAMENTO:é um dispositivo amortecedor formados por estrutura executada em pedra, destinado à proteção de taludes e canais, contra efeitos erosivos ou solapamentos, causados pelos fluxos d'água. Pode ser de pedra arrumada ou lançada, rejuntadas ou não com argamassa. É utilizado na fundação de galerias e bueiros, ou ainda, caso especificado pela fiscalização, no adensamento dos materiais de fundação, para que venham a apresentar as condições exigidas para fundação de galerias ou canais de concreto.”
No lado onde tem o ribeirão serão feito calçadas fora a fora, com vigas de 40 por 50 vai ficar em balanço, conhecida como “LAJE SUSPENSA”.
Na barranca foi feito uma vala (caneletas no alto) de proteção onde a água da chuva vai cair numa escadaria. Quanto a retirara do barro dito como “material mole “, será feito manual o trabalho de retirada do barro mole. O local atrás do muro onde ficarão o "barro mole"  que cair durante as chuvas é conhecido como Bacia de Suitagem (depósito de material). Deverão estar fazendo trabalhos continuamente de manutenção destes locais, para que o acúmulo de barro ali depositado não fique forçando a estrutura do muro. O engenheiro HIROSHI MATSUOKA comentou que serão três calhas. Também será colocada uma vegetação no local. Disse que não é uma solução definitiva. O muro terá após completar o projeto uma extensão de 125 metros e a cada 5 metros tem dois tirante de sustentação do muro.
O que é um TIRANTE: É uma viga horizontal (tensor) que, nas tesouras, está sujeita ao esforços de tração. Barra de ferro, cabo de aço ou qualquer outro elemento que se presta aos esforços de tração.
Adalberto Day pesquisador da história do bairro Garcia e lider comunitário perguntou ao enhenheiro,  se as estacas de ferro ficarão assim como está ou vai ter uma nova forma de apresentação. O engenheiro disse que as estacas serão serradas até a altura da calçada. Estaremos vigilantes a essa questão e com certeza teremos vários capítulos desta historia onde o protagonista principal é o “MURO DA RUA PROGRESSO”.

27/06/2010

* 2010 - DIA DE LAZER DANÇANDO NA VILA

A ABLUDEF a convite da  PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, participou do Evento DANÇANDO NA VILA, que aconteceu  no dia 19 de junho, no setor 3 do Parque Vila Germânica. O Objetivo do evento foi  oferecer à comunidade blumenauense um dia de lazer, entretenimento, e atendimento com serviços de saúde e sociais.
                                    
As entidades puderam, além de divulgar seus serviços, também oferecer seus produtos como vendas de artesanatos feitos pelos associados de cada entidade participativa.
Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF juntamente com a vice Evanilde Severino, percorreram o parque conhecendo os trabalhos que as entidades estavam oferecendo à comunidade.
Maria Helena Mabba e Evanilde Severino passearam no carro antigo que estava em exposição no Parque.


Maria Helena Mabba acompanhou o sobrinho Leonardo, para o atendimento que o guarda Correia fez no espaço destinado à escolinha de trânsito, onde a criançada pode além de andar de bicicleta, aprender o significado das sinalizações e os cuidados referentes a trafegar com segurança na cidade e nos bairros. Cerca de 15 associados participaram e representaram a ABLUDEF no Evento DANÇANDO NA VILA.

25/06/2010

* 2010 – GRUPO DE FAMÍLIAS DE JUNHO

No dia 24 de junho, na sede da ABLUDEF aconteceu o encontro do Grupo de Família “laços & sonhos” que são familiares dos nossos associados e o primeiro encontro do “Núcleo de Familiares e Vítimas de Acidentes de Trânsito” , grupo de familiares de vítimas do trânsito que vieram a óbito em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau SETERB .
A reunião teve início às 14h na sede da ABLUDEF que fica localizada na rua Bertha Odebrech, 63, bairro Garcia. Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF recebeu  todos no salão de eventos da entidade. Anunciou aos presentes que o tema do encontro seria “A vida tem a cor que você pinta”.
Apresentou a equipe da ABLUDEF que com carinho e responsabilidade fizeram o encontro. Chamou cada um deles, a começar pelo professor de informática Jorge que ficou encarregado na parte de som, orientando a equipe na posição dos microfones. A assistente social Dalva que esteve ao seu lado em todos os momentos do encontro organizando, orientando e auxiliando a equipe. Marivete psicóloga da entidade que palestrou sobre a questão da perda de familiares, o luto e as orientações referente as situações inerentes do grupo de famílias.  Tanto Marivete quanto a assistente social Tânia (ausente por motivos de doença) são as que coordenam o grupo de família “Laços & Sonhos”. As senhoras Angela e Dyrce são as responsaveis pelo lanche que foi servido no final do encontro um gostoso (café com guloseimas). Os dois motoristas da entidade Delmar e José (Dé) que transportam os associados para as atividades na ABLUDEF. A auxiliar administrativo Miriam que ligou para as famílias convidando para o encontro. Colocou que a equipe da ABLUDEF é pequena em número mas a cada evento se tornam Gigantes pois conseguem realizar os eventos sempre memoráveis. Aproveitando o momento já agradeceu o presidente da SETERB senhor Rudolf que veio com sua equipe, a assessora de comunicação Eloísa, a senhora Lucimara que outrora já fazia atendimento no grupo “Núcleo de Familiares e Vítimas de Acidentes de Trânsito” e o guarda senhor Correia da escola de trânsito.
Após as apresentações, foi dado início ao encontro com a apresentação do CD da ABLUDEF, onde puderam ver um pouco do que é feito na entidade, para as pessoas que vieram pela primeira vez a entidade. Maria Helena Mabba falou a todos os presentes qual o objetivo da ABLUDEF em realizar o encontro : “ Objetivo é de resgatar as famílias cadastrada na entidade e com familiares que tiveram perdas em acidentes de trânsito”. Para podermos juntos trabalhar uma maneira de prevenção para que não haja aumento de acidentes no município de Blumenau, causando perdas e deixando jovens com deficiências. Buscar uma forma de educar os jovens no trânsito, divulgar o trabalho de prevenção, em escolas, empresas, associações de moradores, igrejas e observar os locais que não são acessíveis para as pessoas com deficiências e idosos. Em seguida solicitou ao professor Jorge que colocasse o vídeo com a música MAR AZUL cantada pelo TIM MAIA. A assistente social Dalva fez uma dinâmica para descontrair o público e mostrar que a ABLUDEF não quer trabalhar individualmente, pediu a todos que se unissem pois necessitamos um do outro. É importante a parceria com a comunidade e com o poder público. Todos como cidadão temos o dever de fazer algo para minimizar os efeitos trágicos do trânsito. Como disse o presidente da SETERB “os carros são máquinas perfeitas, o que os tornam errados , é o mal uso, que os usuário fazem deles.”
Ao iniciar a dinâmica, foi perguntado ao grupo: De que cor você pinta a sua vida?

A assistente social Dalva, solicitou que suas colegas de trabalho Marivete e Miriam  distribuíssem a cada um dos presentes um pacotinho contendo 5 balas da mesma cor , ou seja 5 azuis, 5 vermelhas, 5 amarelas e assim por diante. Somente um pacote por pessoas, e voltou a perguntar: De que cor você pinta sua vida atualmente....

AZUL como o mar e o céu...  AMARELO como o sol e o ouro...  VERDE como as plantas na natureza...  VERMELHO como o fogo e o rubi...  BRANCO como as nuvens... CINZA como um céu chuvoso...  PRETO como uma escuridão...  MARROM como a terra...  Transparente como a água...
QUE COR É A SUA VIDA?
A sua vida tem a cor que você pinta... Tem a cor que você quiser,só depende de você!Por isso, Pinte sua vida! Não importa a cor, Use quantas cores você desejar.


MORAL DA DINAMICA: Após passar os slides , foi passado um pote de vidro entre os presentes e a assistente social Dalva pediu que cada um abrissem o pacote das balinhas coloridas que tinham em suas mãos e colocasse todas elas juntas no pote. Quando foi devolvida a ela, foi revelada a moral da dinâmica. Que cada bolinha colorida representava um de nós que podemos estar vestidos de azul,de amarelo, de vermelho, de branco,de marrom, de preto, ou transparente. O importante é se sentir feliz e não pintá-la somente de uma cor, mais de várias cores. E que nós precisamos estar como o pote todo colorido (unidos) de várias cores simbolizando (credo, classe social, educação, profissionais, comunidade,  associados e principalmente familiares) trabalhando todos juntos. Após a conclusão da dinâmica, foi distribuído para todos os presentes um pote com várias balinhas coloridas e não somente de uma cor. Simbolizando todos os presentes que estão dispostos a mudar essa realidade tão trágica que é o grande aumento de óbito e de pessoas com seqüelas graves devido ao índice de acidentes de motos, carros e de transeuntes acidentados,apresentado diariamente no site do SETERB na cidade de Blumenau.


Maria Helena pediu que a senhora Ejanira relatasse sobre o acidente que sua filha sofreu quando ainda tinha apenas 10 anos e hoje com 19 anos é uma moça dependente dos seus cuidados. Seu relato emocionou a todos pois falou o quanto é difícil uma mãe ou um pai, que teve a filha perfeita e ao sair de casa para visitar sua avó, foi atingida por uma motorista inexperiente em cima da calçada de pedestre. Após 17 dias em coma e 5 meses internada, hoje necessita de tantos cuidados mas ainda dá graças a DEUS por tê-la a seu lado viva. A rede de TV RBS que cobriu o evento entrevistou-a pois com seu relato poderá conscientizar os ouvintes da emissora, também a TV RIC RECORD esteve cobrindo o encontro do GRUPO DE FAMÍLIA. Sabemos que a divulgação na mídia é importante e temos pessoas que estão na área de assessoria voluntária na entidade como a jornalista Louisiana assessora de imprensa (ABLUDEF) e Eloisa Assessora de comunicação (SETERB).
Maria Helena solicitou a todos que fossem os vigilantes do trânsito em seus bairros, não só referente ao trânsito, mas observarem a acessibilidade, como calçadas, ruas, escadas em prédios em vez de rampas. Pediu que fosse mostrado um slide com o tema : TUDO PASSA que recebeu de uma amiga via e-mail, cujo autor é Lincoln Ferreira.

Também deu seu depoimento por ser uma pessoa com deficiência e hoje comanda tanto a ABLUDEF, uma ONG com 1500 associados e administra um quiosque com total de mais ou menos 20 funcionários nas duas empresas. E representa como presidente da CODEPA outras 14 ongs do município, isso tudo como voluntária. Como profissional fez concurso público sem as "cotas atuais" para pessoas com deficiência e trabalha como digitadora num Ambulatório. Mostrou que por ser uma pessoa que desde a idade de  1 ano e 7 meses quando teve poliomielite ( praticamente nasceu com a deficiência) , sendo que é muito mais difícil uma pessoas que se torna deficiente quando adulto. Falou aos presentes que o grande número de motos no trânsito e nas mãos de jovens sem habilitação,  está provocando uma grande demanda na entidade, como pessoas se associado ou necessitado de cadeira de rodas, de banho, muletas canadenses ou axilares. Outro tanto de pessoas aumentam a estatística do SETERB na lista de óbito.
Maria Helena atendeu a mídia como sempre o faz, dando total atenção. Sempre teve uma grande parceria da imprensa na divulgação dos trabalhos realizados pela entidade.
O associado Otacilio Kruscinski  mais conhecido como “TATA”, um dos novos associados de 2010, relatou aos ouvintes que sua vida mudou totalmente nos últimos 3 meses, quando foi atropelado no trânsito ao pilotar sua moto. Foi atingido por um carro e nesta colisão foi amputado sua perna, após passar por todo o sofrimento, recebeu carinho e compreensão dos amigos e familiares, o que o ajudou a sair do estado de choque e poder continuar sua vida. Outrora trabalhava com as pessoas que necessitavam de orteses como representante de Associação de moradores, hoje continua o seu trabalho, mas se tornou um dos que lutam para ter acessibilidade, em locais que antes não percebia. Após falar para o público foi convidado a dar uma entrevista para a TV RIC RECORD, sobre o assunto de encontro.
As 16:30 encerrou-se o encontro, Maria Helena convidou a todos para estar presente no próximo encontro que será no dia 23 de julho, no mesmo horário . Todos gostaram do encontro e irão se agendar para estar presente ao encontro e trazer sugestões. Foi realizado sorteio entre o grupo de famílias e em seguida todos se confraternizarão tomando um gostoso café regado com muita conversa onde o assunto principal era a maneira de como poderiam estar se agilizando durante o mês para ajudar de alguma maneira a entidade. Três pessoas disseram que estarão entrando em contato para serem voluntária na oficina de fraldas, pois sabem que a demanda de fraldas não só na ABLUDEF, mas em todo o município é grande. A ABLUDEF tem atualmente uma demanda de 200 associados que necessitam de fraldas, pessoas idosas, adultos, adolescente em fase escolar que necessitam de fraldas, principalmente agora que o inverso chegou. Para os associados que estão nesta demanda as fraldas são totalmente gratuita. As assistentes sociais da entidade fazem avaliação, pois como dependemos de doações para a compra de materia prima para a fabricação das fraldas, nos torna impossivel repassar fraldas mensalmente, somente quando temos uma boa quantidade é distribuido a essas famílias,


Venham conhecer os trabalhos realizados na ABLUDEF...quem sabe você se torna uma voluntária consciente .

21/06/2010

* 2010 - TROCO DA BONDADE ANGELONI


A Rede Angeloni é uma empresa 100% familiar. Foi fundada em maio de 1958 pelos irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni, a partir de uma pequena fiambreria, na cidade de Criciúma no sul de Santa Catarina. O Angeloni é reconhecido como a maior rede de supermercados de Santa Catarina e é considerada a 3ª da Região Sul e a 9ª do país.

O que é o Troco da Bondade? É uma campanha que consiste em estimular os clientes a depositar moedas nos cofres que estão nos caixas. O grande diferencial dessa campanha é que o Angeloni acrescenta 5% ao que foi depositado, e doa o valor total de cada loja para uma entidade assistencial periodicamente selecionada. Hoje, o troco da Bondade reúne milhares de colaborações modestas, que, reunidas, representam uma grande diferença para muitas pessoas carentes.

A ABLUDEF foi beneficiada por esse carinho dos blumenauenses, que ao fazerem suas compras deixaram uma moeda nos cofrinhos do Angeloni. A presidenta Maria Helena Mabba e a assistente social Dalva Day estiveram no supermercado Angeloni do bairro da Velha, no dia 14 de junho, para receber das mãos das gerentes do Supermercado Angeloni e da Farmácia Angeloni a quantia aproximadamente de R$ 2.700.00. Quantia essa que foi depositada na conta destinada a Ampliação da ABLUDEF.
VIACREDI  359.450.5
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_Angeloni

20/06/2010

* 2010 BRASIL 2 X 1 COREIA DO NORTE

No dia 15 de junho as torcedoras do BRASIL, Maria Helena Mabba, Ana Elisa Sardagna, Angela Rosane Leite Fernandes, Dyrce Costa Tomio, Hilda Maria da Rocha e Leodenice Fernandes, estiveram na ABLUDEF durante o jogo torcendo pelo time.

Maria Helena Mabba pediu que as funcionárias Angela e Dyrce montassem uma linda mesa alusiva a data junina, para comemorarem e torcerem pelo BRASIL. Todas estavam lindamente vestidas com  a camisa do BRASIL e representando a ABLUDEF com o slogan "Acredite neles, sem barreira".
Por acreditar no time as torcedoras vibravam a cada GOLLLLLLLLL..... e esperavam pela ampliação do placar.

17/06/2010

* 2010 - MASCOTES DAS COPAS DO MUNDO


O Primeiro mascote de uma COPA DO MUNDO surgiu em 1966, na Inglaterra e se chamava Wilie. Willie é  um leão e é considerado o mascote mais famoso de todas as Copas do Mundo.Simboliza não só a força de seu povo, mas também sua nobreza e linhagem.





Na copa de 1970 , no México, o mascote foi simbolizado por  um menino com um Chapéu Mexicano de uniforme verde e branco pisando em uma bola , chamava-se  JUANITO.

Na copa da Alemanha Ocidental em 1974, os mascotes foram dois meninos vestidos com as cores da seleção da casa, um deles carregava uma bola em baixo do braço.Chamavam-se TIP e TAP , tem pessoas que afirmam que eles representavam as duas Alemanhas, abraçadas para receber todos os povos do mundo.




A copa de 1978 na Argentina foi simbolizada pelo mascote na figura de um menino chamado de “GAUCHITO MUNDIALITO”,  ele jogava bola vestido com a camisa da seleção local.



A copa de 1982 , disputada no país da Espanha tinha o mascote "NARANJITO," uma laranja com uma bola no braço.




A copa de 1986 aconteceu na México, o mascote era  "PIQUE", uma pimenta com um tipico chapeú mexicano e uma bola ao seu lado.Transmitia a paixão e a potência do futebol mexicano.




Na copa de 1990 acontecida na Itália tinha o "CIÃO" como mascote, e  era um desenho em forma de jogador de futebol cujo cabeça era uma bola e o corpo tinha as cores da bandeira italiana.





A copa de 1994 aconteceu no E.U.A, e o mascote foi  um cachorro chamado de "STRIKER" .



Na copa de 1998, na França o mascote foi um galo de corpo azul e crista vermelha enorme e seu nome era "FOOTIX".


A copa de 2002, na Coréia do Sul e no Japão tinha 3 mascotes como representantes , ATO (laranja), NIK (azul) e KAZ (roxo) , criaturas do futuro.

A copa de 2006, na Alemanha foi a vez do mascote "GOLEO VI " e " PILLE", um leão e uma bola falante.


A copa de 2010, realizada na África do Sul, o mascote é um Leopardo de cabelo Verde e se chama " ZAKUMI". Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação de África do Sul, enquanto KUMI é a forma escrita do número 10.O animal simboliza o espírito do país africano, sua geografia e seus costumes.
FONTE: www.duplipensar.net/.../copa...2006.../mascotes-das-copas-do-mundo.html

16/06/2010

* 2010 “MURO DO PROGRESSO?”


Após 01 ano e meio já passado da maior tragédia urbana do Brasil, acontecida em Blumenau, e região,começaram a fazer trabalhos de contenção as margens e morro da curva do cemitério na Rua Progresso . Esta obra tem prazo de conclusão até 180 dias. A obra com 110 metros de comprimento, e com altura acima de 3 metros está orçada em R$ 950 mil , com recursos do governo Estadual - Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA).
Todos se perguntam como um muro com as especificações acima descrita poderá conter a fúria da natureza, como a tragédia de novembro de 2008.

FOTO: Tragédia de nov/2008
Comentam que após a construção do muro, irão retirar o barro e as árvores que estão ao topo do morro. Mesmo não sendo especialista no assunto, fico a imaginar como poderão retirar um o barro ali depositado em nov/2008, se o “murinho” não terá abertura para passar uma maquina escavadeira. Penso que deveriam ter retirado, afastado o barranco do muro, para depois faze-lo, caso houvesse necessidade.

15/06/2010

* 2010 - FISIOTERAPIA – FURB – 02/06/2010



Recebemos a visita dos futuros fisioterapeutas, hoje alunos de fisioterapia da FURB, no dia 02 de junho na sede da entidade .São alunos do professor Wilson que gentilmente trouxe o grupo para conhecer a ABLUDEF.
A assistente social Dalva Day mostrou um vídeo institucional e depois falou sobre os trabalhos que a ABLUDEF desempenha em varios setores para os associados.
Os alunos de fisioterapia juntamente com o professor Wilson e acompanhado pela assistente social Dalva Day visitaram a sala de fisioterapia e também conheceram o transporte adaptado BLUFÁCIL que traz os usuários para fazerem fisioterapia na entidade todas as segundas e terças feiras.
A ABLUDEF/FURB fazem a longo prazo parcerias entre si, a ABLUDEF cede local para que a FURB disponibilize Recursos Humanos e equipamentos para reabilitação física do Curso de Fisioterapia, na entidade.

* 2010 - ABLUDEF EM CLIMA DE COPA DO MUNDO


Equipe de funcionários, colaboradores e voluntários da ABLUDEF , em clima de COPA DO MUNDO, todos liderados pela dupla da diretoria, a presidenta Maria Helena Mabba e a vice-presidenta Evanilde Severino.
  
Presidenta Maria Helena Mabba, Angela Rosane Leite Fernandes (serviços gerais), Dalva Day (assistente social), Dyrce Costa Tomio (serviços gerais).


Os motoristas da ABLUDEF,  Delmar Gonçalves e José Policarpo (Dé), a psicóloga Marivete e a assistente de administração Miriam Carla Fabeni todas preparadas para festejar as jogadas brasileiras em campos estrangeiros.

Tânia Regina Moraes (assistente social), professor de informática Jorge, o gerente do quioski da ABLUDEF Adir  e o advogado José Monarim em clima de torcida organizada.

A diretoria da ABLUDEF biênio 2010/2012, presidenta Maria Helena Mabba, Vice-presidenta Evanilde , secretária Lucinda de Fátima Vanderlinde, tesoureiro José Carlos Araujo Rosa , unidos pelas cores VERDE e AMARELA.

Os conselheiros fiscais: Alairton José Cristovão, Vilmar José Balsan e Alcione de Souza em clima de COPA DO MUNDO.

 
 O coordenador do transporte especial BLUFÁCIL, Marco, os motoristas Antônio, Carlo, José, receberam o cartão em homenagem ao carinho, respeito pelo transporte dos associados cadeirantes .

Os motoristas Givanildo e Luis foram os primeiros a transportar os associados cadeirantes pelo sistema BLUFÁCIL, ou seja transporte porta a porta para atendimentos de pessoas em cadeira de rodas severos. Temos os motoristas Ralf e Rosmar que também atende em bairros distintos.

Maria Helema Mabba presenteou cada um dos seus funcionários,colaboradores e voluntários com uma foto referente a  COPA DO MUNDO 2010, todas  as molduras foram feitas e tiradas do site http://www.supermolduras.com/molduras__1.htm, onde tem infinitas molduras para embelezar as fotos gratuitamente , sejam da copa, como de diversos temas , aniversário, dia das mães, natal, páscoa e outros.
Related Posts with Thumbnails