28/02/2011

* 2011 – REUNIÃO PARA O ENTRA 21

Mais uma etapa do ENTRA 21 está chegando , a partir do  mês de abril a agenda do ENTRA 21 está assim definida:

DATA FINAL PARA INSCRIÇÕES: 29/04/2011

DATA E HORÁRIO DO TESTE DE SELEÇÃO: 30/04/2011 (Sábado) as 8h00 (a confirmar)

Local: CEDUP HERMANN HERING, Rua Benjamin Constant, 857 - Escola Agrícola – Blumenau Obs: trazer uma caneta preta ou azul e a carteira de identidade.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: a relação dos classificados será divulgada a partir do dia 04/05/2011 - no site http://www.entra21.com.br/ e a listagem afixada no Blusoft, Cedup e ProWay.

MATRÍCULA: 11/05/2011 em um dos seguintes horários: 08h00, 14h00 ou 19h00

Local: CEDUP HERMANN HERING, Rua Benjamin Constant, 857 - Escola Agrícola - Blumenau

Obs: Menores devem vir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Trazer cópia dos seguintes documentos: Identidade, Histórico Escolar ou Último boletim, Comprovante de Residência, Folha de Pagamento dos membros da família que trabalham.

INÍCIO DAS AULAS: 16/05/2011 Turnos: Mat.: 07h30 as 11h30 - Vesp.: 13h30 as 17h30 - Not: 18h15 as 22h15

Dúvidas – ligar: BLUSOFT (47) 3323-3598
CEDUP: (47) 3327-0866
PROWAY: (47) 3322-3344
O PROGRAMA ENTRA21-BLUSOFT visa preparar o jovem para o mercado de trabalho através do treinamento em informática e desenvolvimento humano. O programa é financiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da FAPESC, pela Prefeitura de Blumenau e por Empresas do Setor de Tecnologia e de outras áreas de Blumenau. O mais importante é que todo o treinamento é gratuito, para o aluno, incluindo material didático e transporte. Tendo uma duração de 5 meses (420 hs), com aulas diárias de 4 horas.
A ABLUDEF através das assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes estiveram na reunião juntamente com as ONGs ABADA senhoras Sônia e Eliane e a representante do NIAF/ AFISFALE a assistente social Beatriz, que com o representante do ENTRA 21 Sérgio Tomio analisaram a parceria e pediu para as representantes das ONGs que o auxiliasse na divulgação e nos cadastramentos dos associados destas ONGs para participarem deste empreendimento. As entidades levaram material de divulgação e estarão fazendo o anuncio aos seus associados.

* 2011 – REUNIÃO MENSAL DO CPPI

No dia 28 de fevereiro reuniu-se a Comissão de Permanente de Politicas do IdososCPPI. Nesta reunião foi revisto a proposta inicial da Comissão que eram as propostas de ações que teríamos elencados em outubro/2009. Na comissão esteve presente a coordenadora do CMI senhora Vanessa Rocha, a senhora Dalva Day representante da ABLUDEF , a senhora Raquel Reis sendo assessoradas pela assessora de planejamento do conselho a assistente social Amanda Barilli.

Matriz de Planejamento Comissão Permanente de Políticas do Idoso

Na ocasião foi elencadas propostas de ações , como articular e observar as dificuldades para que essas ações não fossem realizadas durante a gestão.

A 1ª proposta era de efetuar levantamento da rede de atendimento ao idoso (OG´s e ONG`s); Para saber se elas atendiam idosos ou não.

2º Enviar correspondência aos gestores Og’s e Ong’s, Conselho de assistência Social e Saúde, para levantamento das entidades.

3ª Enviar e-mail para todas as entidades que trabalham com idosos solicitando informações;
4º - Telefonar ou ir pessoalmente as entidades que não respondam ou não tenham e-mail. Prazo médio.

Tínhamos como prazo até o mês de abril de 2010 para o levantamento, e logo em seguida fazer a apresentação ao CMI em junho de 2010. Não foi possível essa temática, dificuldades observada pelo grupo de conselheiros:

Pensou-se em acionar a rede de contatos para que indiquem entidades de atendimento ao idoso de seu conhecimento. Houve o levantamento das entidades através do conhecimento pessoal de cada Conselheiro. A partir do contato com estas entidades, outras estariam presentes. Como resultado a equipe pensou em formatar um documento que conste os serviços mapeados em execução no Município.

Alguns dos pontos que os conselheiros apontaram como dificuldades foram:

- Rotatividade de assessoria. Nos dois anos de CMI da gestão 2008/2010 foram feitas 4 mudanças de assessorias. Outro fator predominante foi às preocupações que a SEMASCRI tinha em relação a calamidade/2008, a gripe A , que trouxe para a cidade atenção máxima, sendo necessário o recesso das reuniões por um longo período . Também foi colocada como sendo umas das dificuldades o não comprometimento dos conselheiros enquanto representantes dos idosos, participarem das comissões mais efetivamente. O objetivo principal do documento instrumental é dar suporte e disponibilizar um banco de dados constando informações para os idosos que estão em ILP`s e os que estão ainda em condições de ter acesso aos muitos grupos dentro da sociedade blumenauense. Outra proposta foi fazermos avaliações mensais quanto às deliberações CMI a fim de elaborar  documentos com diretrizes a construção ou melhoria da política do idoso; Sugestão do grupo é que seja feito um documento (planilha) para sistematizar as demandas. E que seja cobrado da assessoria a cada plenária o envio de oficio e a devolução em tempo hábil, para que a mesa organizadora possa estar analisando e passando aos demais membros. Estaremos efetivando as documentações numa pré-avaliação no dia 21 de março, para apresentar o resultado na plenária que está agendada para o dia 28 de março na SEMASCRI as 8:30hs.

27/02/2011

* 2011 - PARCERIAS COM O SESI

No dia 23 de fevereiro as assistentes sociais da ABLUDEF, Dalva Day e Tânia Regina Moraes foram na reunião marcada nas dependências do SESI escola, situado na Alameda Br.do Rio Branco, 521 – centro, para tratar de assuntos referente ao mercado de trabalho para PDFs. Fomos recebidas pelas supervisoras Silvia Souza e Nila Nascimento, juntando com a senhora Rocheli R. Ronchi. Nosso principal motivo da reunião e dar continuidade a parceria que a ABLUDEF tem com o SESI escola. O SESI está oferecendo  vagas para pessoas com deficiências tanto físicas, visuais e outras para que os mesmos possam estudar gratuitamente, e como o slogan do SESI diz: "ESTUDAR É VIVER MELHOR". Tivemos o prazer de ver chegar ao SESI para mais um dia de estudo um associado da ABLUDEF que além de sua deficiência física como cadeirante tem a deficiência visual. Mostrou-se muito feliz em poder estudar em brailler e para ter acesso ao espaço escolar que é todo adaptado, veio com o transporte especial BLUFÁCIL, conquistado pela luta incansável da presidente da ABLUDEF Maria Helena Mabba, onde tive a oportunidade de ver e estar presente em cada etapa que foi conquistado na parte de transporte especial. A partir deste ano estaremos mais em contato com esse espaço onde a pessoa com deficiência terá acesso além do estudo, capacitação e finalizando com a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Não adianta trabalhar separados se temos o mesmo pensamento que é a Inclusão e a dignidade da pessoas com deficiencia e para tanto temos que trabalhar juntos, entidade, orgãos federais, estaduais, municipais e sociedade para que o deficiente seja um trabalhador respeitando suas limitações mas dando continuidade a sua vida.
PROJETO SOCIAL: INCLUSÃO DAS PDF`S NO MERCADO DE TRABALHO
O atendimento é realizado através da inclusão nos serviços e atividades do Programa social “Apoio habilitação, reabilitação e inclusão social das Pessoas com Deficiência Física e suas famílias”
Atualmente a ABLUDEF possui cadastradas 1.500 PDF’s, sendo:7% crianças,7% adolescentes,71 % adultos e 15% idosos. Em relação a inclusão no Mercado de Trabalho como um dos objetivos do Programa da ABLUDEF, podemos destacar o desenvolvimento e capacitação profissional e a formação pessoal das pessoas com deficiência Física com o objetivo de:
• Promover a sua independência social e econômica.
• Investir na reabilitação e integração na sociedade dos PDF’s.
• Divulgar e lutar pelos seus direitos e deveres como cidadão.
• Possibilitar uma melhor qualidade de vida, desde a reabilitação física até o desenvolvimento de grupo de apoio.

Atualmente temos 120 empresas cadastradas, que disponibilizaram diversas vagas como:
Aux. De Produção,
Revisor,
Repositor,
Auxiliar Administrativo,
Operador de Caixa,
Desenhista Eletrônico,
Cobrador,
Operador de Telemarketing, entre outros.
As empresas disponibilizam as vagas via email ou por ofício, informando-as à ABLUDEF. Os currículos dos candidatos são enviados por email e também são encaminhados pessoalmente. A equipe multidisciplinar (assistentes sociais, psicólogos), vão nas empresas para realizar palestras de sensibilização com objetivo da eliminação das barreiras arquitetônicas (acessibilidade) e preconceito e discriminação. Para os meses de março, abril e maio já estamos com 3 empresas para fazer palestras. Histórico do número de beneficiados com Programa de Inclusão de pessoas com deficiência física no Mercado de Trabalho:

Nr. Pessoas contratadas:

2003 = 80
2004 = 23
2005 = 61
2006 = 74
2007 = 48
2008 = 40
2009 = 30
2010 = 25
* Totalizando 381 pessoas em 8 anos.

Em pesquisa realizada Gesser (2010) junto a mulheres associadas à ABLUDEF, Foi diagnosticado às dificuldades destas em inserir no mercado de trabalho, podemos destacar 3 itens que as mesmas pautaram:

* 1º perder o benefício previdenciário,
* 2º à falta de qualificação profissional,
* 3º à dificuldade de acessibilidade para estudar e trabalhar.

Mas em contra partida a luta por mais dificil que seja , para  inserir ao mercado de trabalho, tem suas compensações, tais como:

1º melhoria das condições de vida,
2º independência econômica .
3º ser valorizada no seu meio, seja familiar quanto social.

O OBJETIVO principal da  ABLUDEF é "Capacitar as pessoas com deficiência física para a inclusão deles no mercado de trabalho";

Objetivos Específicos.

 Promover o desenvolvimento das habilidades e competências profissionais e pessoais das PDF’s.

 Propiciar, às PDF’s, condições para participar do processo de capacitação oferecido pelo SINE.

 Criar um curso de marketing pessoal com a finalidade de fornecer orientações sobre como fazer curriculun vitae e como agir profissionalmente durante o processo de recrutamento e seleção de vaga e no ambiente de trabalho, em parceria com o SESI.

 Oferecer condições para que as PDF’s tenham oportunidade de participar, de acordo com suas expectativas, de todas as etapas de seleção da vagas oferecida pela empresa contratante.

 Firmar parcerias e realizar encaminhamentos com EMPRESAS do município de Blumenau que viabilizem oportunidades profissionais para PDF´s.

 Firmar parcerias com Instituições de Ensino do município de Blumenau que viabilizem a formação das PDF´s para o Mercado de Trabalho.

 Oferecer, palestras e demais atividades relacionadas à inclusão dos PDF´s no mercado de trabalho, de modo a capacitá-los técnica e eticamente para as vagas existentes no município de Blumenau.
Maiores informações:
SESI: http://www.sesisc.org.br/ tel: (47) 3322-7878 / 3322-3165
ABLUDEF: .www.abludef@yahoo.com.br  tel: (47) 3035-5922 / 3035-5822

* 2011 – 1ª REUNIÃO DO CMI DO ANO

No dia 23 de fevereiro os conselheiros titulares e suplentes estiveram na 1ª reunião do CMI. O horário para iniciar foi as 830hs dando tempo para os conselheiros chegar a sala de reunião. Dando seqüência às 8:35min, houve o “momento da coordenação”. Após a leitura e aprovação da ordem do dia, foi aprovada a ATA da reunião do dia 12/2010.
As correspondências recebidas foram dado ciência e houve concordância dos fatos pelas conselheiras. Uma das sugestões feita por um dos conselheiros foi que colocassem o endereço das ILPs, para que  se houvesse interesse de algum membro poderiam fazer uma visita. Atualmente estamos com 12 ILPs em Blumenau e 2 estão inscritas no Conselho Municipal do idoso.
O item referente a “3ª conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa”, devemos pensar como faremos as temáticas, pois o informe já vem enxuto.
Pelo órgão federal : A conferencia Nacional está agendada para o mês de novembro, a estadual para agosto e a municipal a previsão é para julho de 2011. A assessoria do CMI estará averiguando e fazendo os encaminhamentos para os órgãos competentes para saber em que ponto está os trabalhos e quais as temáticas para a Conferencia do Idoso.
As 8:50 foram realizado discussões sobre a agenda das reuniões para as comissões e plenárias do CMI, e ficou assim:

C.P.P.I = Comissão Permanente de Política do Idosos será realizada no dia 28/02 às 8:30hs.;

C.E.M.M. = Comissão Especial Multi-Profissional e Multi-Setorial será no dia 09 de março ás 8:30hs ;

C.P.N.R. = Comissão Permanente de Normas e Regulamentação será no dia 14 de março ás 8:30hs;

C.P.I.D. = Comissão Permanente de Informação e Divulgação será no dia 16 de março ás 8:30hs;

A Mesa Coordenadora composta pela coordenadora Vanessa da Rocha, vice-coordenador Júlio César Pereira , 1ª secretária Josiane dos santos Hoepers e a 2ª secretária Maria Janete Pimentel Adam estarão se reunindo dia 21 de março as 8:30hs.

C.P.P.I = Comissão Permanente de Política do Idosos será realizada no dia 21/03 às 8:30hs.;

A plenária do CMI será no dia 28 de março as 8:30hs na SEMASCRI.

Sendo que a gestão atual do CMI estará encerrando suas atividades dia 09/04 e para tanto estaremos construindo um documento de avaliação da gestão, o que foi realizado e o que ficou para ser realizado na próxima gestão.

As 9:35 foram realizado a Comissão para o processo de escolha dos conselheiros não governamentais para o Biênio 2011/2013. A coordenadora do CMI senhora Vanessa, Senhor João Ernesto e a senhora Maria do Horto Coimbra irão compor a comissão, para avaliar as documentações dos novos candidatos a conselheiros do CMI. A conselheira Dalva Day representante da ABLUDEF deixará de participar da nova gestão, dando espaço para outros representantes, após 3 gestões consecutivas, pretende se dedicar a sua profissão como assistente social da entidade. Onde trabalha não só com idosos mais pessoas com deficiencia física de 0 a 100 anos ou mais.

24/02/2011

* 2011 – 6º ENCONTRO DOS TWITTEIROS DE BLUMENAU

             Foto tirada pelo blogueiro e twitteiro Jaime Batista da Silva “Repórter Voluntário”.

No dia 23 de fevereiro aconteceu o 6º encontro de TWITTEIROS de Blumenau nas dependências do BUTIQUIN WOLLSTEIN, no centro de Blumenau. A Miss Blumenau Michelly Bohnen esteve prestigiando o encontro dos twitteiros.


 Fotos: Arquivo de Adalberto e Dalva Day

13/02/2011

* 2011 – REUNIÃO COM REPRESENTANTE DO TRANSPORTE BLUFÁCIL


O responsável pelo BLUFÁCIL – transporte especial para pessoas com deficiência severa (cadeirante) esteve na ABLUDEF no dia 11 de fevereiro para conversar com a presidente Maria Helena Mabba e a assistente social Dalva Day sobre as demandas de 2011. Como a partir deste ano as pessoas que faziam fisioterapia na ABLUDEF foram recolocadas na FURB e assim o BLUFÁCIL estará atendendo-as no mesmo sistema de 2010, pediu que fosse repassado a ele com antecedência para que tudo funcione bem. Atualmente os 03 ônibus do BLUFÁCIL atende 48 pessoas, sendo que 43 cadeirantes para a fisioterapia, 03 para o trabalho e 03 para a escola. A expectativa é que 2011, sejamos contemplados com mais 01 ônibus BLUFÁCIL, dependendo apenas do promotor de justiça o Dr. Rogério Ponzi Seligman dar o seu parecer favorável . Esse sistema deu a essas pessoas a oportunidade de sairem de casa, para fazer fisioterapia e com expectativa de futuramente poderem sair para estudar, trabalhar e mesmo passear. A fisioterapia é um dos instrumentos importantissimo para que muitos que sofreram acidentes possam ter condições de se adaptarem ao dia a dia e se tornarem pessoas produtivas.

* 2011 – REUNIÃO COM PROFESSORA DE DANÇA

No dia 11 de fevereiro a ABLUDEF recebeu a professora de dança Melina Aparecida que pretende ser professora voluntária de dança para um grupo de associados com deficiência física pré-selecionado de idades variadas.
Melina Aparecida formada em educação física pela Uniasselvi venho conhecer a entidade a convite do professor de educação física da ABLUDEF (Mauricio Pfiffer). Maria Helena Mabba pediu que ela trabalhasse junto ao psicólogo da entidade Marcelo Rodrigo de Campos e do professor de educação física Mauricio Pfiffer e da assistente social Dalva Day para que juntos selecionasse as pessoas que querem e podem participar de um grupo de dança. Também estaremos introduzindo pessoas em cadeira de rodas para montar a coreografia.

* 2011 – REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA JUVENTUDE DO PSDB


No dia 10 de fevereiro esteve na ABLUDEF o presidente da Juventude do PSDB , Tiago Alexandre Bottós, para firmar uma parceria com diversas palestras com a ABLUDEF. Pretende começar com grupos de 20 a 30 pessoas que jantarão “Degustando a acessibilidade”, onde a presidenta Maria Helena Mabba irá falar sobre as dificuldades que uma pessoa com deficiência sente ao sair de casa e adentrar nas lojas para fazer compras. Mas o mais importante não é detectar as dificuldades, mas auxiliar na procura de soluções. Sendo benéfico para a entidade e também para as lojas , e mais jovens vem ao encontro das ONGs organizada na cidade para auxiliar as diversas demandas que tem e não podem sozinhas organizar uma cidade, mas se todos pensarem em como diminuir ou achar soluções para eliminar os obstáculos com certeza teremos uma cidade mais acessível.

* 2011 – TEATRO DA ABLUDEF

No dia 10 de fevereiro os funcionários e associados estiveram realizando a primeiro encontro da peça de teatro que a entidade esta montando para recepcionar e dar boas vindas os associados para o ano de 2011. Maria Helena Mabba disse que escolheu cada um dos associados para o teatro,conforme ia lendo o roteiro, pensava em uma associada que se encaixava melhor para o personagem.
Os ensaios foram divertidos, pois começou com um friozinho na barriga mas aos poucos as “atrizes e atores” se soltaram e até se divertiram ao saber o quanto é prazeroso a arte do faz de conta. Teremos que aguardar até o dia 12 de março quando estaremos apresentando ao público a peça “As loucuras no convento das irmãs de Santa ABLUDEF”.

12/02/2011

* 2011 – 1ª REUNIÃO DA COPLAN DO ANO DE 2011

A 1ª reunião da COPLAN de 2011, tinha como pauta a 1ª referente ao processo 2010/28721 – EIV condominio Res. Morada dos Pássaros e a 2ª pauta referente ao processo 2010/24776 – EIV COOPER Garcia.Na abertura o senhor Walfrido Balistieri comentou sobre a visita do prefeito de Blumenau e sua equipe ao Rio de Janeiro,para dar apoio e ajudar de alguma maneira na enchente (catastrofe) em Petropolis. Fugindo um pouco da pauta foi falado sobre a Praça escolinha nº1 para dizer que foi aprovado a verba para finalizar os trabalhos. Na primeira pauta foi aprovado pela comissão o processo do condominio Morada dos Pásssaros.

A presidenta da ABLUDEF e CODEPA Maria Helena Mabba esteve presente no dia 10 de fevereiro as 8:30hs , no salão nobre da prefeitura de Blumenau para participar como ouvinte da explanação sobre a construção da nova filial da COOPER e poder apoiar esse projeto que irá trazer ao bairro Garcia novo visual deste bairro que tanto sofreu com as enxurradas em 2008.
A pauta 2º foi apresentada pelo diretor-presidente da COOPER, Hercílio Schmidt , em multimídia que explanou com maestria sobre esse projeto. A senhora Maria Eloisa coordenadora da Biosfera também fez suas colocações sobre esse grande projeto.

Alguns dados importantes sobre o projeto:

=> Acesso de veículos pela Rua Amazonas e pela Rua Moacir pinheiro;

=> 125.000,00 de investimentos já foram feito;

=> 16 mil m2 de área comprada;

=> O prédio terá 15 mil metros quadrados de área construída;

=> Será uma obra pré-moldada

=> Vai circular 306 veiculos por hora;

=> A 5ª unidade da COOPER estará finalizada até o final do ano de 2011;

=> Além do supermercado abrigará 15 lojas de apoio;

=> O estacionamento terá de 370 a 400 vagas;

=> Vai gerar mais de 150 a 300 empregos;

=> 60 empregos indiretos;

=> O investimento total será de R$ 20 milhões;

Após darem espaço para questionamento sobre a obra pelos conselheiros da COPLAN, foi aprovado o projeto pelo conselho.

Projeto da futura instalação da COOPER - Garcia
Foto: Percy Ralf Coley
Texto: Maria Helena Mabba e Dalva Day

* 2011 – ASSINATURA DO REPASSE DAS VERBAS ASSISTENCIAS DO 1º TRIMESTRE / 2011

No dia 09 de fevereiro a ABLUDEF e demais ONGs não governamentais estiveram no salão nobre para receber o cheque referente aos meses Janeiro até março de 2011.
Maria Helena Mabba foi assinar o convênio referente as verbas para dar continuidade ao programa "Apoio a Habilitação, Reabilitação e Inclusão social da Pessoa com Deficiência Física e suas Famílias". A entidade tem mais de 1500 associados e a meta mensal é de 500 atendimentos , ultrapassamos a meta, chegando a 800 pessoas mensais.
Ao receber o cheque referente o repasse da verba para os trimestre de 2011, Maria Helena agradeceu e pediu para os gestores que não deixassem de repassar as verbas mensalmente, pois as ONGs inscritas trabalham nas mais diversas questões de vulnerabilidades sociais e para o município é de muita importância essa parceria, anualmente essa demanda aumenta mas a verba não segue essa mesma linha. Muitas delas têm que trabalhar no vermelho, pois depende do povo para receber doações, das campanhas que fazem durante o ano e muitas depende dos pedágios realizados no municípios.

Foram beneficiadas mais de 30 ongs, Blumenau recebeu doações pela dedução de impostos de renda de empresários que estão imbuídos nesta questão de vulnerabilidade. Sendo esses parceiros em diversas oportunidades. Todas as ONGs para serem inscritas no município tem que ter todos os legalmente inscrito na Secretária de Assistência Social do Município, e terem um projeto social a seguir .

A secretária da assistência social Patrícia Sasse Morastoni falou da importância dessa solenidade para a garantia de verbas e assim as ONGs poderem já se organizar para começarem a trabalhar em condições de poder sanar seus compromisso financeiros.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS -  Elcido Schluter também parabenizou a todos e em seguida o senhor Mario Hildebrand agradeceu a todos e falou da importância que o município dá a todas as ONGs  e que a parceria com certeza foi firmada para que todos possam estar trabalhando com tranqüilidade neste ano 2011. O deputado federal Jean Kuhlmann veio a Blumenau falar do repasse de verba e garantiu que o ano de 2011, será um ano de realizações para o município. Também prometeu colocar em votação um dia especial para homenagear as Ongs, sugestão dada pelo senhor Mario Hildebrand, sendo sugerido o dia 24 de junho ( data de nasc. da ex- primeira dama senhora Ruth Cardoso) em homenagem ao trabalho realizado por ela durante o mandado do ex-presidente Fernando Henrique. Ao finalizar a reunião o vice-prefeito Rufinus Seibt falou sobre o comprometimento da prefeitura em saldar os compromisso assumido na gestão.

* 2011 – REUNIÃO COM O DIRETOR- PRESIDENTE DA COOPER

No dia 7 de fevereiro esteve na ABLUDEF o diretor-presidente da COOPER Hercílio Schmidt para conversar com a presidenta da ABLUDEF/CODEPA , Maria Helena Mabba para pedir auxilio na questão da construção da nova filial que será construída no bairro Garcia. Maria Helena Mabba convocou as duas representantes da CODEPA que são conselheiras da COPLAN para que ouvisse junto aos demais funcionários da ABLUDEF sobre as demandas que o diretor - presidente da COOPER tinha em relação à construção da nova filial da COOPER. Sobre as demandas que foi socializada pelo senhor Hercilio Schmitd para os demais ouvintes irei colocar no texto sobre a 1ª reunião do COPLAN. O bairro Garcia é um dos mais populosos de Blumenau, aproximadamente 70 mil habitantes, esse é um dos motivos que o bairro necessita de mais coopertativas e supermercados. Além de servir a população será um gerador de novos empregos.

05/02/2011

* 2011 – SUCATAS " LIXO ELETRÔNICO"


No dia 3 de fevereiro, Ney Carlos Visnieuski Filho da empresa NM Recuperação de Materiais, esteve na ABLUDEF para dar um destino aos diversos computadores e acessórios como mouse, pilhas, baterias que não tinham mais serventia para a entidade. Após analise pelo técnico de computação e vendo que o “custo benefício” deste matérial seria melhor dar um destino certo, pois a recuperação sairia para a entidade com um elevado custo e sem a certeza se após ir para o conserto estariam em condições de uso. Conforme Ney  Carlos todos os tipos de aparelhos eletrônicos como celulares, computadores, televisores, monitores, DVD player, notebooks, podem ser reciclados do mesmo modo que é reciclado papeis, plásticos ou Alumínio. O maior benefício de nós consumidores fazemos é enviar o conhecido “lixo eletrônico” para um local onde realmente estão preocupados em beneficia-los e assim contribuiremos para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida do planeta. O lixo eletrônico quando é reciclado corretamente ele é reinserido na cadeia produtiva como matéria-prima, diminuindo a extração de minérios, reduzindo o consumo energético para a fabricação de bens de consumo e minimizando os impactos ambientais gerados pela produção de novos produtos. A ABLUDEF não poderia estar de fora desta questão que é a preservação da natureza e por este motivo contactou com a empresa NM recuperação de materiais, que prontamente veio a Blumenau e se comprometendo a vir atender a entidade e a comunidade quando for acionada. A comunidade blumenauense doam computadores que não necessitam mais ou trocam os seus por novos, e encaminham os usados para a ABLUDEF, ou para outras ongs da cidade  que por sua vez repassam para os associados que após receberem da entidade curso de aprendizagem na área de computação, tem um computador em sua casa, pois muitos não tem financeiramente condições de adquirir . Somente os que não tiverem mais condições de funcionar é que são encaminhado para a NM que por sua vez dão um destino para as sucatas.
Contato com a empresa NM
http://www.nmrecuperação.com.br/  ou pelo tel: (48) 4104-1344

* 2011 – VISITA DOS REPRESENTANTE DA EMPRESA IPEL – INDAIAL

No dia 3 de fevereiro estiveram na ABLUDEF a convite da assistente social Dalva Day a equipe de funcionários, técnicos de segurança, técnica de enfermagem e a presidente da CIPA da empresa IPEL – Indaial Papel Embalagem LTDA . Ao todo vieram 5 pessoas (Jéssica; Juliano; Letícia; Liliane e Luiz) onde foram recepcionados pela presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba, pelas assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes e a psicóloga Marivete Gesser.
No dia 27 de janeiro Liliane contactou através do blog da assitente social Dalva Day(http://www.dalvaday.blogspot.com/) e manifestou o desejo de conhecer os trabalhos realizado pela ABLUDEF em relação a prevenção e atendimento das pessoas que sofreram acidente de trabalho . Ficou combinado uma reunião com a equipe multidisciplinar da ABLUDEF e assim aconteceu. Após ouvirmos atentamente o relato e suas aflições em relação ao aumento de acidente de trabalho especialmente com as mãos. A equipe da ABLUDEF fez vários questionamentos e deu algumas sugestões, sendo que uma das sugestões que a empresa fez e prontamente foi aceita pela entidade é ir fazer palestras durante os meses  de março/abril, na semana da CIPA como as que em 2010 fizemos nas empresas, escolas e outros . Em 2010 o foco foi acidente de trânsito, devido ao elevado número de pessoas que faleceram ou se tornaram deficientes físicos, grande parte de jovens entre 20 a 35 anos de idade em que ainda estavam estudando e trabalhando.

* 2011 – REUNIÃO COM A EQUIPE DO SENAI

No dia 01 de fevereiro na ABLUDEF, as representantes do SENAI,  Daiane e Camila reuniram-se  com a presidente da entidade Maria Helena Mabba e alguns dos profissionais que integram a equipe multidisciplinar , assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes e  o psicólogo Marcelo R. Campos. O objetivo do encontro foi a apresentação e posteriormente a implantação de cursos para os associados que necessitam se capacitar para acessar o mercado de trabalho. As representantes vieram conversar e expor os trabalhos que o SENAI tem e pode estar atendendo essa demanda. A proposta será avaliada pela equipe para ver se enquadra ao que foi discutido e se realmente atende a expectativa.
O SENAI disponibiliza diversos cursos , como exemplo podemos destacar:
* Planejamento, programação e Controle de Produção;
* Oratória "A Arte de falar em público"
* Administração da produção;
* Gestão de recursos humanos
* Telemarting e Vendas , entre outros.
A ABLUDEF recebe pedidos de preenchimentos das vagas disponiveis das empresas de Blumenau e região, querem contratar pessoas com deficiencia, mas para isso devemos qualifica-los para que não sejam apenas preenchedor de "COTAS", mas que possam estar sendo contratados para serem futuros profissionais na área a que se destinam.

03/02/2011

* 2011 – PALESTRA “COMPORTAMENTO SOCIAL E POSTURA PROFISSIONAL”


No dia 28 de janeiro na ABLUDEF os funcionários receberam o psicólogo especialista em psicanálise Marcelo Roberto Campos para palestrar sobre “Comportamento Social e Postura Profissional”. Serão realizadas várias palestras que engrandecerão o quadro de funcionários, posteriormente estarão sendo administrada para a diretoria da entidade e para os grupos. O palestrante é funcionário da ABLUDEF como psicólogo, sendo que atua em consultório clínico particular é professor do SENAI, professor da UNIFEBE, psicólogo do CEVAP, junto com a equipe multidisciplinar estarão trabalhando temáticas que irá engrandecer o trabalho tanto profissional quanto pessoal dos funcionários que trabalham na ABLUDEF.
“ A vida não examinada não vale a pena ser vivida” Socrates

Marcelo foi aos poucos trabalhando os diversos temas junto ao grupo, que interagiram com ele.

• Por que trabalhamos em grupo?

• A união faz a força!

• Para que servem as funções? Para melhor organizar.

• O que é uma associação? É uma organização resultante da união legal entre duas ou mais pessoas, para a realização de um objetivo comum.

• Qual é o objetivo da ABLUDEF? Até que ponto nós funcionários estamos contribuindo para que os associados possam estar se tornando um ser independente?



“Acredite Neles! Com limite sem barreiras.”

• O sentido da Hierarquia.

• Quem é o nosso cliente? No caso é o associado

• Cliente externo & cliente interno

• Foco no cliente & foco do cliente: Temos que estar focado no primeiro termo.

• Porque perdemos clientes? 1% morte; 3% mudou-se; 5% mudou de hábito; 9% custo e benefício; 14% pela qualidade ; 68% pela insatisfação com a qualidade dos serviços
COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS:

• a) Desenvolvimento a confiança
• b) Comunicação
• c) dominar a tensão
• d) Prestar atenção
• e) trabalho em equipe
• f) Motivação
• g) Entender a instituição
“ Você seria seu próprio cliente”....


Ao finalizar a palestra deu a oportunidade dos funcionários se manifestarem com perguntas , outros dando opiniões e juntos procurando as respostas do nosso dia a dia enquanto trabalho profissional.
Após a palestra “COMPORTAMENTO SOCIAL E POSTURA PROFISSIONAL”, Maria Helena Mabba convidou a equipe de funcionário para cantar parabéns ao funcionário Mauricio Pfiffer, professor de esporte, aniversáriante do dia 10 de janeiro e ao advogado da entidade Drº José Monarim aniversariante do dia 29 de janeiro para confraternização e juntos tomarem um lanche com bolo e salgados. Cada um dos aniversariantes ganharam da equipe um presente como forma de amizade.

O professor de esporte Mauricio recebeu o carinho da esposa e da filha (Letícia) que veio até a entidade parabeniza-lo.

01/02/2011

* 2011 - 1ª REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABLUDEF DO ANO 2011

Maria Helena Mabba, iniciou o ano da ABLUDEF com várias reuniões, a primeira aconteceu dia 24 de janeiro com a EQUIPE MULTIDICIPLINAR, composta por 2 assistentes sociais, 2 psicólogos e 01 professor de educação física. Entre as demandas da entidades está em criar um regimento interno que contemple tanto os associados, funcionários e a diretoria. Juntos rever o que poderemos fazer para melhorar os atendimentos aos associados. Temos aproximadamente 1500 associados e atendemos um número aproximado de 800 associados mensal, como poderemos atingir os outros 700 associados. Teremos que elaborar novas ações. Uma das sugestões é ampliar as oficinas de artesanatos, este ano teremos que priorizar todas as faixas de idade, não somente mulheres adultas. Poderemos abrir espaço para idosos, adolescentes, crianças e também masculinos. Outra demanda para 2011, é a criação de grupos de casais, com acompanhamento de equipe multidisciplinar. Capacitar os associados com várias temáticas como exemplo educação política, capacitação para o mercado de trabalho. Realizaremos o IIº SEMINÁRIO : GENÊRO E CIDADANIA DA ABLUDEF tanto feminino (março) quanto masculino (julho), que em 2010 foi um sucesso. Priorizar atendimentos com grupos de pessoas com dificuldades severas e suas famílias. Também teremos que estar a frente da coleta de dados referente à saúde da mulher. Um dos tópicos desta demanda é saber junto a SEMUS , quantas mulheres com deficiência são mães ou engravidaram depois de se tornarem deficientes? Outra  preocupação da ABLUDEF é saber se os profissionais da saúde até que ponto tem trabalhado na questão de prevenção de doenças que normalmente as mulheres tem e como essas são atendidas, a exemplo de prevenção do câncer de colo, prevenção do câncer de mama e outros.Dentro dos grupos  atendidos na ABLUDEF, para o ano de 2011 estaremos priorizando a inclusão de novos membros e para isso teremos que colocar um tempo para cada grupo,como proposta da equipe que sejam grupos de no máximo 15 pessoas e será trabalhado temas com duração de 4 meses , assim dará oportunidade de mais associados acessar os grupos da ABLUDEF. Um dos grupos que tem muita aceitação na entidade é o Grupo de artesanato Arco íris administrado todas as terças-feiras, com 25 associadas e 01 associado. Será necessário reduzir para 15 pessoas e dar mais dias para o grupo. No artesanato são administrados curso de pintura em tecido, confecções de flores de E.V.A., flores de meia de nylon, bordado russo, ponto cruz, crochê, reciclados; pintura ou cobertura nas caixinhas de MDF , cestas de jornais, decoupagem, costura, confecções de almofadas de capitonê, chinelos , TEAR e outros. Também a COOPER  realiza  cursos 1 vez ao mês na entidade. O curso de informática  será de 4 meses, ao todo são 15 grupos que a ABLUDEF oferece mensalmente para o associado, e para que esses possam estar participando terão que fazer sua inscrição na ABLUDEF, estaremos divulgando a data logo que o quadro dos cursos estiverem completos.

Após a reunião com a equipe multidisciplinar a presidente Maria Helena Mabba reuniu-se com a diretoria da ABLUDEF gestão 2010/2012 no dia 25/01/11 para analisarem todos os itens que a equipe multidisciplinar levantou na reunião do dia 24/01/11 e em seguida foi aprovado por unanimidade. Logo após a reunião Maria Helena Mabba convocou todos os funcionários da entidade como motoristas, serviços gerais, auxiliares administrativos e a equipe multidisciplinar para a reunião ás 14 horas do dia 25/01/11 para por a parte das decisões tomadas e aprovadas pela diretoria.
TEXTO: Assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes
FOTO: Percy Ralf Colley
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